Boa tarde Finansfera!
Outubro passou e a cada dia estamos mais perto de 2024...esse tempo está voando... Como acredito que a grande maioria da Finansfera (especialmente aqueles com carteira forte em RV e Internacional) minha carteira também sofreu um recuo nesse mês de outubro... Negativa em 0,58 % considerando o aporte do mês e 1,07 % se considerar apenas a rentabilidade da carteira...Tá ruim mas tá bom...faz parte depois de tantos meses de alta ter alguns meses de baixa. O problema é que está faltando dinheiro para aproveitar as oportunidades...rsrs. Depois da VVI baby e da babá noturna o valor mensal de poupança teve um recuo bem considerável...mas como apontei no post anterior, dinheiro está aí para facilitar nossa vida e eu estava (e estou) precisando dessa ajuda agora... melhor ter condição de fazer isso que ser obrigado a viver sem a ajuda.
De todos os ativos apenas a renda fixa subiu...tinha um bom tempo que não via um mês de recuo generalizado nos FIIs...Aproveitei para fazer alguns movimentos táticos que já queria fazer há algum tempo.
Sobre os gastos, houve o aumento relacionado à babá noturna que estamos contratando para dormir com a VVI baby em uma das noites em que fico sozinho com ela... Ter pelo menos um período na semana que sei que poderei focar em algo de meu interesse e conseguirei dormir 6-7h direto não tem preço...vale cada centavo (não tá barato...rsrs). Consegui uma taxa de poupança de 37 % esse mês, dessa vez sem eventos não recorrentes pra ajudar um pouco. Além do aporte do valor poupado também houve a frequente reaplicação de todos os rendimentos, dividendos e JCPs recebidos.
O dinheiro recebido como salário foi utilizado basicamente pra fazer um movimento tático que já queria fazer há algum tempo nos FIIs e também comprar um LCI de renda fixa que estava com taxa bem interessante. Gosto muito do setor de FIIs de varejo, apesar de terem pouquíssimos FIIs desse setor de qualidade. Esse era (ainda é na verdade) um setor que tinha uma participação bem abaixo do meu desejo, uma vez que estava representado por apenas um ativo (HGRU11). Depois de muito estudo e avaliação, aportei parte do valor recebido do salário mais os rendimentos dos FIIs no meu atual segundo FII de Varejo: TRXF11. Por enquanto a posição está pequena mas a ideia é aportar os novos rendimentos dos FIIs nesse ativo até o setor de varejo chegar entre 10 - 20 % da carteira...Tudo vai depender dos valores das cotas do TRXF11 nos próximos meses e da subscrição do HGRU11 que já está virando novela (há meses estão pra anunciar e até agora nada - acabei usando parte da reserva de oportunidade que estava montando para essa subscrição para comprar o LCI).
Apesar de tudo, o ano de 2023 não está ruim pra minha carteira, tendo esta acumulado crescimento de 19,92 % no ano com aumento via apenas rentabilidade equivalente a 10,46 % para uma inflação acumulada de 3,92 %. Se considerar o CDI acumulado até outubro temos 11,07 %... valor um pouco acima da minha rentabilidade no ano, mas temos que lembrar que a maioria dos investimentos que temos paga CDI bruto...temos que tirar o IR pra ver o quanto realmente cai no nosso bolso... além disso, minha carteira é diversificada e me protege de vários eventos, tantos nacionais como internacionais... isso tem um preço pra carteira, naturalmente diminuindo a capacidade de aumento de rentabilidade da mesma no curto prazo. Concluindo....espero que melhore em novembro/dezembro mas se pelo menos não cair mais tá bom...rsrs.
Nos gráficos abaixo mostro o crescimento da carteira, sua lucratividade sem contar aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o início do meu monitoramento (iniciado em dezembro de 2021) e o acumulado no ano de 2023. Continuo consistentemente acima da inflação...maravilha...
O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos pelas classes que realmente atuo ativamente (retirando classes não gerenciáveis onde não invisto ou os investimentos são pré-determinados: Exemplos: Reserva de Emergência e PGBL). A carteira atual está bem perto da minha carteira objetivo.
Esse mês a renda fixa aumentou proporcionalmente em relação aos demais mais pela queda dos outros do que pelo seu aumento... apesar que fiz um investimento em renda fixa pra recuperar um pouco essa classe. Temos no mercado ótimas taxas atualmente...tanto em tesouro direto (por voltar de IPCA+6 % aa) quanto em ativos bancários (CDBs, LCIs, LCAs, etc). Consegui um LCI IPCA + 6,2 % aa com validade de 3 anos...achei uma ótima oportunidade, dado que era um papel do banco Inter (querendo ou não um banco relevante) e é um papel isento de IR e protegido pelo FGC. Viva longa à RF!
Abaixo a carteira de ações BR e minha distribuição por setor. Com os dividendos e JCPs recebidos aproveitei a subscrição e sobras da ITSA4 e também comprei novos papéis da ITSA4 no mercado secundário. Gosto da empresa, apesar que gostaria que ela participasse com maior % em algumas empresas chaves em que atua e mantivesse uma porcentagem boa da XP... ficar comprando 10 % de empresa na minha opinião e se desfazendo de um banco/corretora lucrativa não me parece uma boa estratégia (Alpargatas é uma empresa que não sei por quê a ITSA4 não vende...limitada e com muito risco). Mas com certeza eles tem pessoas mais preparadas que eu pra fazer essas decisões.
Abaixo a carteira de FIIs. Ainda estou aguardando a subscrição do HGRU11. A subscrição do MALL11 foi um banho de água fria...Subscrição bem acima do preço de mercado...emissão para institucionais. Pena. Por outro lado finalmente comecei a alocação em TRXF11 e fiz uma alteração tática que já estava planejando há alguns meses: A substituição do RBRP11 pelo JSRE11. Ambos fundos de lajes corporativas, mas via a condição do RBRP11 de turn around muito difícil e de longo prazo. Por outro lado o JSRE11 possui imóveis bem melhores que o RBRP11 e estava tão descontado quanto. O lado negativo do JSRE11 é sua alavancagem e grande dependência de um imóvel único, mas isso o RBRP11 também tinha (River One), mas considero o ativo principal do JSRE11 muito melhor que o do RBRP11 (na minha opinião em gente...). Vamos ver como o JSRE11 se comporta nos próximos meses... Venda com prejuízo...continuo não precisando emitir boleto e pagar imposto nos FIIs...