quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Resultado da Carteira - Janeiro/24 ( +4,11 % / +3,82 %)

 



Boa noite Finansfera! Tudo bom?



Vocês devem ter olhado o resultado da carteira e se assustado...como o Sr VVI, que possui uma carteira bastante defensiva, conseguiu um resultado tão elevado assim em apenas um mês? Não foi com criptomoedas...nem agiotagem ou jogo do tigrinho...rsrs. A resposta para essa pergunta é: Eu não consegui... Meu resultado em janeiro de aumento de patrimônio foi negativo, tendo o patrimônio reduzido em - 0,11 % (mesmo com aportes) e com rentabilidade em janeiro de - 0,29 %. Mas como assim??? Chama o João Kleber...rsrs


Seguinte meus caros colegas...a realidade é que esse resultado foi gerado por uma alteração na estratégia de acompanhamento de patrimônio que já estava estudando há algum tempo. Os meus dois leitores mais assíduos já devem ter notado que não estava satisfeito com o acompanhamento dos títulos do tesouro direto que possuo pela marcação via mercado secundário (regra atual das corretoras). Independente se você pretende vender seus títulos antes do vencimento ou não você precisa acompanhar seus títulos subindo e descendo o tempo todo como uma montanha russa por causa da variação dos títulos de acordo com as taxas ofertadas para os novos títulos... Em 2024 isso ficou muito claro, pois o valor dos títulos desabou com o aumento dos juros pagos nos títulos mais novos a cada mês...mas isso é real para uma pessoa como eu que trata TD como Buy&Hold?

Se você não pretende vender seus títulos o valor que você recebe no final já é definido no momento da compra! Tudo que você precisa saber é o número de títulos que tem e o VNA do título: A multiplicação destes dois te aponta o valor que você receberá na data de  vencimento do  título trazido ao valor presente e sem a inflação acumulada (essa é integrada ao VNA todo mês). 

Essa era uma possibilidade para meu acompanhamento (jogar de uma vez o valor do VNA x títulos na planilha e ir só atualizando a inflação até o final), mas significaria um aumento gigante do meu patrimônio de uma só vez, uma vez que estou trazendo resultados futuros de 15-20 anos acumulados para o valor de agora. Apesar de ser fiel ao que irei receber no futuro, trazer isso agora iria me atrapalhar da mesma forma que a marcação a mercado vem me atrapalhado no acompanhamento da carteira e realização de rebalanceamentos...

Assim, aproveitando a presença da Vovó VVI ajudando a cuidar da VVI baby nessa semana e com isso tendo um pouquinho de tempo pra mim, resolvi estudar o tema, fazer várias pesquisas via IA, simulações e por fim definir minha estratégia: 

Brincadeira...rsrs

Estratégia: Vou acompanhar os valores dos títulos pelo seu valor de curva, atualizando cada título pelo valor da inflação e também juros acordados usando o Google Sheets e equações que montei com base na memória de cálculo apresentada no site do TD. Esse era o método usado pelas corretoras antes do lobby que finalizou com a obrigação de indicação desses títulos pelo valor de mercado ao invés de valor de curva... Para isso montei equações nas minhas planilhas que já calculam os valores e todo mês vou alimentando as planilhas com o valor da inflação para atualizar automaticamente os valores com base na taxa acordada. Foi por isso que tive esse resultado tão expressivo! Os meus TDs que estavam sendo computados mês a mês como "em prejuízo" de forma falsa pela marcação a mercado e agora passaram a ter lucro considerável, uma vez que todos os meus títulos IPCA+ pagam mais que IPCA+5,98%aa. Assim, todo mês há garantia de resultado positivo dessa parcela da carteira... 

Infelizmente para os CRI/CRA/DEB continuará com o acompanhamento pelo mercado, mas como minha concentração nestes ativos é muito baixa não importa muito...

Espero que essa nova estratégia funcione bem!

Sobre os gastos, andam um pouco descontrolados nos últimos tempos... Confesso que dei uma largada no controle e otimização das compras, fazendo várias compras "sem me preocupar com preço" ou sabendo que está caro, mas não ligando muito para isso...O importante é que continuo com uma cabeça frugal, sendo estes gastos necessários e sempre ligados a VVI Toddler...Mas confesso que me assustei no fim de janeiro com o valor da fatura do cartão de crédito. A taxa de poupança foi relativamente baixa pro meu padrão antigo (algo perto de 25 %) mas faz parte...O importante é que continuo aportando algum valor novo e conseguindo reinvestir 100 % dos rendimentos recebidos...É estranho não ter mais dividendos e JCPs entrando na conta "do nada"...rsrs. Ainda estou me adaptando a vida sem ações BR.

Seguem os gráficos rotineiros, sendo o primeiro o resultado desde o início do período monitorado e o segundo gráfico o acumulado de 2025:


Obs: Primeiro mês do ano é sempre assim...curva equivalente a um ponto apenas...

Abaixo os gráficos de concentração da carteira:

Como pode ser visto acima com a alteração do método de acompanhamento do TD a parcela de renda fixa aumentou bem devido ao retorno de valorização dos títulos.

A queda do valor do dólar gerou redução da parcela relativa a ativos internacionais, o que sugeriu aportes nessa classe de ativos. Fiz dois aportes durante o mês, pretendendo continuar aportando aproveitando o dólar mais baixo e a menor participação destes ativos no meu patrimônio (classe preferencial para aportes).

Na renda fixa o TD (SELIC+ e Pré) correspondem a 48 % de toda a carteira de RF. O PGBL que é 100% SELIC entra com mais quase 9 %, mostrando a supremacia desse tipo de ativo na renda fixa. O restante da classe é pulverizada em ativos de crédito privado.

Os reinvestimentos foram feitos nos FIIs mais descontados da carteira, sendo esse mês em PVBI11 e JSRE11. Não teve dinheiro novo para essa classe, sendo apenas os rendimentos reinvestidos. Os FIIs não param de cair, estando cada vez mais tentadores...rsrs

Os aportes de dinheiro novo compraram, como era de se esperar, VWRA. O plano agora é só aportar nesse ETF que já é naturalmente diversificado. 

Bom, era isso amigos...vamos rezar para 2025 ser um ano de recuperação para a economia, mas sem que acabem as grandes oportunidades que estão por aí.

E vocês colegas? Como foi o seu mês de Janeiro?


Grande abraço!


VVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário