quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Usando o Dinheiro como Facilitador de Vida - Caso Real

 


Boa noite Finansfera!


Como todos os meus 3 leitores já sabem, fui pai recentemente (na verdade fez pouco mais de 1 ano já) e esse tem sido o grande desafio da minha vida atual: Como conseguir tempo para realizar todas as responsabilidades paternas ao mesmo tempo em que se precisa trabalhar (alguns dias ainda presenciais) e ainda conseguir reservar um pouco de tempo (um pouquinho pelo menos) para relaxar e praticar hobbies? No último ano esse tem sido meu grande desafio pessoal e até então tenho falhado miseravelmente...Tenho dado conta do trabalho e da insana rotina para atuar nas demandas da VVI baby, mas no final o tempo reservado pra mim mesmo é praticamente zero - mesmo nos poucos momentos em que ela dorme não consigo fazer nada que exija concentração pois sou interrompido quase que a cada 20 min com pequenos choros ou movimento bruscos dela no berço...tudo pode acontecer...ela pode dormir horas ou ir acordando a cada 20-30min...

A rotina de pai na minha condição tem drenado demais do meu tempo, psicológico e energia. O problema é que não temos rede de apoio próxima e os horários de trabalho meus e da Sra VVI são na maioria dos dias complementares...ou seja...várias vezes apenas um de nós está cuidando da VVI baby sozinho. Mesmo com uma babá contratada como CLT ainda temos dezenas de responsabilidades que são muito difíceis de se tratar sozinho em especial fora do horário administrativo e fins de semana (Exemplo: Tente ninar um bebê sem fazê-lo acordar ao mesmo tempo que você tem que descongelar leite e esquentá-lo? Essa rotina sozinho é muiiiito complicada e se não há um alinhamento de planetas e você consegue fazer o bebê continuar dormindo no berço enquanto você esquenta  a mamadeira será o caos por uns 20min que acarretará em um bebê que demorará mais para dormir de novo).



A situação estava beirando o burn out...sério mesmo...pela primeira vez na minha vida estava tão cansado e sem vontade que estava vivendo no automático...zero atividade física...atualizando esse blog na correria muitas vezes no próprio celular no caminho casa-trabalho-casa...dormindo na melhor das hipóteses 5 horas ininterruptas e não sentindo prazer em fazer nada. Isso já estava há uns 8 meses sem parar...

Há uns 3 meses lembrei do Bastter que dizia muito que se temos um problema temos que "jogar dinheiro nele" e seguindo esse conselho propus um plano de ação para Sra VVI. Ela não gostou nos primeiros meses, mas mesmo ela enxergava como eu estava desmotivado e cansado. Assim, acabou aceitando. O plano era: Pagar uma pessoa para dormir aqui em casa pelo menos 1 dia/semana com a VVI baby me liberando da responsabilidade de ficar de olho nela e parar de seguir todo o rito que culminava em uma noite mal dormida...Para informação: na nossa rotina pelo menos 2 noites por semana eu cuidava sozinho por 12 ou 24h (e dormia sozinho) com a VVI baby.

Conseguimos uma indicação de uma pessoa e inicialmente me assustei com o valor a ser pago... Pensei que era frescura minha e que estaria jogando um bom dinheiro fora...mas eu mesmo via que não tinha como eu aguentar muito mais na rotina insana de correria que segui. 

Fizemos algumas experiências e não tenho palavras pra dizer o quanto tem me feito bem. Ter uma noite na semana garantida que conseguirei fazer o que quiser de 19h-7h e ainda saber que dormirei uma noite completa não tem preço. Bom... na verdade preço tem sim e não é tão barato, mas dinheiro é uma ferramenta que deve ser usada para facilitar nossa vida...sempre ouvi isso mas nunca tinha internalizado esse conceito de verdade. A cada dia que passa fica mais claro pra mim a importância da independência financeira para que possamos usar o dinheiro para aliviar diversos problemas que irão aparecer como esse caso.

Esse é o primeiro caso que me lembro que ter uma condição financeira tranquila e um excedente de recursos me proporcionou "comprar uma facilidade" para melhorar minha condição de vida. Essa "noite livre" vai no curto-prazo desbloquear minha possibilidade de voltar a fazer atividade física também, o que será um outro grande ganho, além de permitir que eu saia de casa mais cedo no dia posterior para ir pro trabalho (hoje tenho que esperar a babá chegar e com isso sempre saio no horário do rush, chego tarde no trabalho e acabo por ter que sair tarde também. Em resumo essa simples noite livre me permite:

- Ter um tempo pra mim pra fazer o que eu quiser (estudar, ver uma série, dormir, etc);

- Dormir 7h/dia pelo menos 1 dia / semana;

- Fazer atividade física;

- Ir pro trabalho mais cedo, pegando menos trânsito, chegando mais cedo e podendo sair mais cedo do trabalho.

Realmente estou vendo luz no fim do túnel...

Para exemplificar a vantagem dessa noite, estou escrevendo esse texto do blog no meu quarto sem me preocupar com a VVI baby ou em correr pra ter tempo de arrumar algo, pois tem uma pessoa a monitorando e que irá dormir no quarto dela, acordando e cuidando de tudo que ela precisar enquanto durmo tranquilamente no meu quarto.

Meu conselho: Não se esqueçam que o dinheiro permite facilitar muitas coisas na nossa vida e não se privem em usá-lo quando possível. Dinheiro está aí pra ser usado. Não foquem só no fim do caminho da IF, mas lembrem-se de usar um pouco do dinheiro pra tornar o caminho se não tranquilo, pelo menos um pouco mais fácil.


Grande abraço!


VVI

OBS1 - Minha taxa de poupança diminuiu um pouco com esse gasto extra mas ainda está dentro do meu valor objetivo.

OBS2 - A pessoa é de confiança e temos circuito de câmeras com cartões de memória para acompanhar a distância a VVI baby.

4 comentários:

  1. Interessante como hoje ter um filho hoje é muito mais difícil que antigamente, seja porque não há mais a mãe para cuidar em tempo integral, seja porque as famílias são menores e menos unidas, gerando uma rede de apoio menor.
    Não por coincidência a taxa de nascimentos está abaixo da taxa de reposição.
    "Jogar dinheiro no problema" é uma filosofia ótima, minha hierarquia de gastos é assim Comodidade (tempo) > Experiências > Comprar coisas.
    Vale a máxima, "tempo é dinheiro", assim é possível utilizar o tempo para ganhar dinheiro e em certa medida é possível usar o dinheiro para ter mais tempo. Há quem diga que esse é o principal problema de quem é pobre, não ter tempo para ganhar dinheiro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mendigo! Pois é...se for parar pra pensar mesmo não compensa ter filhos hoje em dia...só se um ou os dois cônjuges tiverem muita vontade disso. O trabalho é enorme quando não se tem uma rede de apoio próxima. Concordo plenamente...temos que usar mais o dinheiro pra comprar de volta nosso tempo (por um valor menor que vendemos nosso tempo pro trabalho) e quem não tem como fazer isso só pode aceitar o fato que sua vida não é mais sua. Grande abraço!

      Excluir
  2. Exatamente o que nós que estamos nessa jornada precisamos sempre lembrar, repetir para nós mesmos que o dinheiro é um recurso facilitador. Gastando um pouco para a trajetória até a independência financeira ser mais leve e agradável e saber que isso não mudará em nada lá na frente, pelo contrário, chegará lá muito mais feliz.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir