sábado, 2 de dezembro de 2023

Fechamento da Carteira de Novembro/23 (+3,58 % / + 3,44 %)

 


Boa tarde Finansfera!


Fiz o fechamento do resultado de novembro e conferi mais duas vezes pois não acreditei no resultado...jurava que tinha colocado um zero a mais na cotação de um ativo ou duplicado algo pois o resultado foi excelente! Aumento do patrimônio em 3,58 % com rentabilidade dos investimentos (sem aportes) de 3,44 %! Essa grande subida foi suficiente para levar minha rentabilidade até o momento no ano a incríveis 15,7 % !! Bem acima do CDI acumulado em 2023 e também acima do IPCA+6%!!!! Estamos caminhando para um final de ano que pode se consolidar como meu melhor ano desde que comecei o controle de rentabilidade (2021). 

Os gastos continuam similares aos últimos meses, porém em novembro aproveitei o clima de Black Friday pra comprar vários itens que estava precisando mesmo...nova cafeteira (nunca comprem cafeteira com jarra de vidro...o que não falam pra você é que o preço da jarra é quase a mesma da cafeteira inteira...), novo barbeador (o antigo tem aproximadamente 15 anos de uso), nova calça jeans (a atual já está com buracos...rsrs) e também novo celular pix. Consegui bons preços nos produtos mas agora tenho que ir pagando em novembro e dezembro...mas tranquilo...faz parte. No final, taxa de poupança do mês foi de 33 %. Tá bom pra essa nova vida com filho...

A VVI baby continua a crescer e a demandar atenção 24h/dia. Continuo tendo que acordar diversas vezes na madrugada e dormindo tarde/acordando cedo. É um fase...não tem jeito... No mais ela está uma gracinha. Colocamos ela em uma aula para bebês em piscina aos sábados e ela está adorando socializar com outros bebês e aproveitar a piscina...achei inicialmente que era jogar dinheiro fora, mas vendo como ela gosta de estar lá já acho que será uma boa atividade pra ela.

Ainda não consegui voltar às atividades físicas, mas a babá noturna que contratamos para 1 dia/ semana tem aliviado muito minhas noites de quartas-feiras. Só de ter entre 19h-23h um tempo só pra mim e ter a garantia que vou dormir entre 6-7h sem interrupções não tem preço (no caso tem sim...pagamos ela bem por isso...mas vocês entenderam...rsrs). O próximo passo é tentar liberar pelo menos mais um período em outro dia para voltar às atividades físicas 2x semana. Vamos ver se consigo...

Sobre os investimentos  eu realmente levei um susto quando vi o crescimento da carteira no mês! Todos meus ativos (exceção de moeda estrangeira em espécie) subiram! Minha parcela de ações BR então subiu incríveis 10 %! Isso foi o determinante para o resultado da carteira! Sobre os aportes, nada demais...Todo valor que sobrou no mês e 100% dos rendimentos recebidos foram reinvestidos. Dessa vez enviei para fora um parte do dinheiro recebido e comprei IWDA para aproveitar o dólar baixo. Com a outra parcela aumentei a posição em TRXF11 e investi um pouco em EGIE3.

Nos gráficos abaixo seguem os dados costumeiros de crescimento da carteira, sua lucratividade sem aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o inicio do meu monitoramento (dezembro/21) e o acumulado em 2023. Lembrando que para o mês de novembro como ainda não temos o valor da inflação divulgada, uso o IPCA 15 como referência.






Seguem os gráficos das classes de ativos nas quais invisto. O gráfico abaixo é a divisão do patrimônio em todas as classes de ativos que tenho na carteira:

O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos pelas classes que realmente tenho alguma atuação (retirando classes não gerenciáveis onde não invisto ou os investimentos são pré-definidos - Exemplos: Reserva de Emergência e PGBL). A carteira atual está bem perto da minha carteira objetivo.


Com o aumento das ações BR, estas ficaram desbalanceadas em relação às demais, logo hoje sugere-se que no mês de dezembro eu invista em ETFs internacionais para balancear melhor a carteira...mas o que define de verdade será essa distribuição no dia quando for fazer o investimento...vamos ver.

Abaixo a carteira de ações BR  e minha distribuição por setor. Com os dividendos e JCPs recebidos comprei EGIE3, uma empresa que gosto muito e estava abaixo do meu objetivo. Uma novidade esse mês é não tenho mais CVCB3 na carteira...Resolvi sair aceitando o prejuízo e reinvesti o pouco que restou dessa ação junto com o salário em TRXF11. A empresa vinha de uma desvalorização absurda desde a pandemia mas após a recuperação do setor de serviços a CVC continuou mal das pernas... Acreditava no seu turn around em 2023 mas ele não veio. Como era uma posição pequena que mais me atrapalhava que ajudava na carteira resolvi eliminar. Paciência...investir é assim mesmo...se perde em algumas correndo o risco de ganhar muito nelas. Bola pra frente...Interessante que na minha carteira de ações BR as ações com função de turbinar os ganhos são as que tenho com maior prejuízo... os maiores lucros são aquelas que deveriam ser as mais "constantes".

Abaixo a carteira de FIIs. Desisti da subscrição do HGRU11 e agora estou focado em aumentar minha participação em renda urbana via secundário mesmo. Tenho focado no TRXF11 por ter ainda uma concentração baixa nele, mas logo se o preço não estiver muito elevado pretendo investir mais em HGRU11 também. Ontem começaram a divulgar que a Pátria teria comprado a gestão dos fundos da Credit Suisse...bom...dentro das alternativas era a menos pior...agora torcer pras equipes dos fundos serem mantidas. E pensar que havia chance do BTG ou Vinci assumirem essa gestão...seria trágico...rsrs

Abaixo distribuição interna do patrimônio na renda fixa...nada de novo...

Por fim distribuição em ETFs internacionais. Se continuar assim a ideia é aumentar os aportes e também transformar um pouco dos dólares físicos em investidos. Minha reserva de viagem não faz mais sentido a curto prazo com a VVI baby...melhor enviar pra fora e deixar investido.

E vocês caros colegas? Também estão comemorando os resultados de novembro? Tomaram alguma rasteira de algum ativo? Acham que dezembro vai conseguir anular esse crescimento? rsrs


Grande abraço!


VVI



15 comentários:

  1. Muito bom realmente. Meu rendimento está no mesmo patamar.
    O meu grande medo é quando isto voltar a cair....vai ser feio. Mas melhor se preparar psicologicamente para isto. 15% aa é mto dificil acontecer.
    abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anon! A minha esperança é que a diversificação que criei na carteira seja suficiente para impedir grandes quedas, independente do cenário (é claro desconsiderando cenários apocalípticos). Sempre torço pelo melhor mas me preparo para o pior. Grande abraço!

      Excluir
  2. Mês excelente, vamos torcer por um dezembro também bom, para termos um ano com bons rendimentos depois de vários anos sofrendo.
    Vi você comentando sobre o dinheiro para viagem, eu deixo o dinheiro separado para viagem aplicado através da Nomad, eles oferecem investimento em ETF de renda fixa, que hoje estão pagando 5%a.a e quando eu for viajar é só vender esses ETFs e utilizar o cartão deles que fica com saldo em dólar ou sacar dinheiro do país em que você estiver pela rede visa electron. Achei uma boa solução.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mendigo! Como viajava pra fora quase todo ano tenho essa reserva há quase 10 anos já...é o meu hedge pra viagens. As contas no exterior com taxas baixas são uma novidade...antigamente só tinha a opção de cartão pré-pago ou conta no BBA que era horrível. Sobre investir em RF fora eu não gosto pois tem a parte tributária mais chatinha que precisa se preocupar. Mas no futuro quando voltar a viajar pra fora vou avaliar essas novas opções com certeza! Grande abraço!

      Excluir
  3. Mês foi de alegria pra essa blogosfera, hehe!

    Seu rendimento no ano está excelente hein, VVI. Estou longe disso mas ainda assim acima da inflação, pelo menos. Apesar de que quando falamos de inflação é aquela coisa, né: esse índice oficial aí que anunciam está muito longe de ser realidade, pelo menos pra mim. Preciso depois dar uma calculada aqui, mas acredito que minha inflação pessoal ainda esteja acima dos 10,77% de rendimento que minha carteira está tendo este ano.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ET! A nossa inflação é bem diferente da oficial. A boa notícia é que temos o controle dela (exemplo: Se o tomate subir muito paro um pouco de comprar e troco por outra coisa). Isso ajuda a manter a inflação própria um pouco mais baixa. O que tem quebrado as pernas aqui são os serviços básicos (eletricidade/gás/água). Subiu muito e aqui no RJ tem sido difícil não dormir com ar condicionado (principalmente por causa da VVI baby). Grande abraço!

      Excluir
  4. Nós, investidores, estávamos precisando de um mês assim para levantar o ânimo. Espero que não haja grandes correções pela frente.

    Desejo a você e sua família um ótimo final de ano. Boas festas 🎉

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza SP! Espero que dezembro feche o ano melhor ainda! Grande abraço e ótimo Natal e Ano Novo pra você e sua família!

      Excluir
  5. Mês bom demais!! :D

    Também vi essa notícia da Pátria, pelo que comentaram é uma boa gestora, vamos acompanhar. Também não gosto muito da gestão da BTG, mas o pior é que eles estão aos poucos dominando esse mercado...

    Nós nos arriscamos e fizemos uma baita viagem com a baby mês passado, graças a Deus foi tudo bem. Aula de natação deve ser muito bom para o bebê!

    Boas festas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Bilionário! Qual a idade da sua baby? Ano que vem pretendemos fazer a primeira grande viagem da VVI baby. Estou bem preocupado com a logística...vamos ver. Grande abraço!

      Excluir
  6. Parabéns! Esse mês ganhamos fôlego no mercado financeiro. Com o tempo sua bebe vai ficando independente e vai dormir mais também. Não tenho filhos mas observo isso com os dos outros. kkkk

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite CP! Tomara! A saúde já vem piorando por todo o ano...dormir pouco, correria e outros problemas acabam por minar a saúde de uma forma que nunca tinha visto. Grande abraço!

      Excluir
  7. Quem diria, ações e stocks nos trazendo alegrias nesse final de ano, que seja duradouro kkkk. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Fala VVI!
    Esse mês de novembro foi muito bom mesmo!
    A CZB em novembro rendeu incríveis +5,18% e 14,6% no ano!
    Tomara que o rallye continue até o final do ano :)

    Abração!

    ResponderExcluir