domingo, 2 de julho de 2023

Fechamento da Carteira de Junho/23 (+ 2,81 % /+ 2,38 %)

 



Bom dia Finasfera!  


Depois do resultado fenomenal de abril esperava um recuo em junho, mas novamente tive uma grata surpresa! Mais um mês de resultados positivos e, por incrível que pareça, agora a rentabilidade acumulada da minha carteira está acima do IPCA, mesmo considerando os anos de alta inflação que tivemos! É incrível ver como a renda variável opera...Às vezes passam anos de quedas ou carteira andando de lado, mas quando sobe a carteira voa como um foguete!  Deste semestre apenas em fevereiro a minha carteira apresentou rentabilidade negativa...nos demais meses as altas da carteira garantiram a rentabilidade acima de 9% acumulada no ano (para uma inflação de pouco mais de 3%). A Carteira vem batendo até o CDI na sua máxima! Esse resultado mostra como investimentos devem focar no longo prazo e que é na baixa que temos que aumentar nossos aportes, não o contrário.

Esse mês foi um mês sem rendas extras não recorrentes (que pena...já estava ficando mal acostumado) e com alguns gastos não recorrentes...mas nada que tenha atrapalhado o investimento de parte do salário. Mesmo com o gasto consegui reinvestir pouco mais de 30 % do salário recebido (sem contar dividendos/JCPs/rendimentos  recebidos que são 100 % reinvestidos). Acredito que esse patamar de 30-40 % seja meu novo ponto de equilíbrio, uma vez que os gastos com a VVI baby são o nosso maior gasto atualmente. Por outro lado, sabíamos que seria assim e por enquanto ainda não chegamos nos picos de custos dos filhos quando vão para escolinha, exigem lazer mais complexo, começam a ser afetados pelo consumismo vendido pela televisão e por aí vai...vamos ver como será...quem sabe na época de vestibular ela passa em uma universidade federal (se ainda tiverem qualidade na época) e economizamos um dos grades gastos futuros que teremos (ainda mais se ela inventar de fazer medicina...rsrs).

Nos gráficos abaixo mostro o crescimento da carteira, sua lucratividade sem contar aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o início do meu monitoramento (iniciado em dezembro de 2021) e o acumulado no ano de 2023. Que gráficos bonitos...Ambos com rentabilidade da carteira acima da inflação...rsrs








Com o elevado crescimento da cotação dos FIIs e Ações BR nos últimos meses minha proporção especialmente de ações BR ficou um pouco desbalanceada, estando acima do meu objetivo (23 % para um objetivo de 20 %). Os FIIs também subiram muito, mas eu já estava pensando em subir minha porcentagem objetivo dos FIIs de 17,5 % para 20 % e com isso acabou que os FIIs ficaram dentro da carteira objetivo. A carteira objetivo atual é 20 % Ações BR, 20 % FIIs, 20 % Internacional (ETFs e Moeda) e 40 % RF BR. Estou bem perto disso... Do valor reservado para investimentos em junho metade do valor foi colocado em um investimento de reserva de oportunidade (100% CBD com liquidação imediata   -  objetivo de juntar um valor maior e investir em RF BR) e a outra metade foi utilizada para comprar mais FIIs. Essa metade junto com os rendimentos acumulados foram usados para comprar mais PVBI11, XPCI11 e MALL11. Os JCPs/Dividendos recebidos das ações BR foram usados para comprar mais VALE3.

Para o próximo mês  a estratégia é tentar fortalecer a renda fixa da carteira aproveitando alguns papéis com rentabilidade ainda boa e prazo não tão longo... Vai depender do que tiver no mercado na época...Se por acaso não achar nada bom, vou aproveitar o dólar baixo e mandar pra fora mesmo... 

Seguem os gráficos das classes de ativos que invisto. O gráfico abaixo é a divisão do patrimônio em todas as classes de ativos que tenho na carteira:

O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos sob as classes que realmente atuo (retirando classes não gerenciáveis onde não invisto ou os investimentos são pré-determinados: Reserva de Emergência e PGBL):


Abaixo a carteira de ações BR  e minha distribuição por setor. O setor de energia que sempre foi o maior setor da carteira tem sido diluído mês após mês...Com a OPA da ENBR3 possivelmente vou utilizar o valor recebido para reinvestir em outra ação do setor. Gosto muito do setor de energia, especialmente geração e transmissão e pretendo voltar com esse setor para perto do máximo aceitável por mim para um setor apenas: 30 %. Vamos ver...

Abaixo a carteira de FIIs e indicação da distribuição por tipo dos FIIs:


Abaixo distribuição interna do patrimônio na renda fixa...Está claro minha preferência por ativos isentos de IR não é? rsrs

Por fim distribuição em ETFs internacionais:

Com essa proposta de alteração na tributação de ativos internacionais  pelo governo estou pensando em vender a parcela de VT que tenho e diluir esse valor no IWDA e EIMI. Assim ficaria apenas com esses ativos que não são pagadores de dividendos. Além de facilitar minha declaração, não precisarei ficar fazendo conta se estou ou não isento de pagamento de impostos sobre rendimentos e outras armadilhas que o governo inventar de colocar para quem investe lá fora...

E vocês caros colegas? Estão felizes (pelo aumento de patrimônio) ou tristes (ativos mais caros no mercado) com esse aumento generalizado da renda variável? Continuam firmes no caminho FIRE?


Grande abraço!


VVI



16 comentários:

  1. VVI,
    Uma hora esse crescimento dos ativos iriam chegar.
    Também me desfiz de alguns ETfs para concentrar em IWDA. Vou dar uma estudada nos mercados emergente para ver se faz sentido para mim a tese de investir neles.

    Agora quanto aos investimentos no exterior, do jeito que tá a MP, será taxada até a variação cambial dos investimentos. Aí nem adiantaria está em ETFs de acumulação.

    Tomara que mudem isso!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde CP! Eu não entendi dessa forma na proposta...Não tem como cobrar variação cambial de ativos negociados...é o equivalente a cobrar variação cambial de uma ação...A regra da cobrança de variação cambial está ligada a eventos (dividendos, venda,etc) e também a valores mantidos em conta corrente. O caso de ETFs de acumulação só teria imposto na venda dos ativos e caso fique acima do limite de isenção (que baixou muito e virou anual). Grande abraço!

      Excluir
    2. Espero que o seu entendimento seja o deles. Tomara mesmo. Pq não faria sentido ser diferente!

      Excluir
    3. Independente de como for, ainda vai ter muita alteração nas regras antes de algo ser aprovado...vamos ver como vai ficar no final...

      Excluir
    4. Do jeito que foi apresentada a proposta acho que prejudicará mais ETFs de acumulação do que os que pagam dividendos. Se não mudar muita coisa no processo de aprovação, eu não mudaria a estratégia ainda, por enquanto eu inclusive estou comprando mais SCHD. O ideal seria que não mudassem nada, ou diminuíssem impostos, melhorando nossa vida, mas esses governos estão sedentos pelo dinheiro do povo.

      Excluir
    5. boa tarde Bilionário! tudo pode mudar até a aprovação...vamos ver como vai ficar a reforma aprovada. Grande abraço!

      Excluir
  2. VVI,

    A rentabilidade de todo mundo está voando e o melhor é olhar a carteira e ver que está produzindo rentabilidade real na carteira.
    Sobre a VVI Baby é um investimento que traz um retorno imaterial.

    Bom julho.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  3. Valeu PI! Sem dúvida! Não adianta a carteira subir apenas por causa dos aportes mas os investimentos tem que dar frutos acima do IPCA e CDI...Senão era melhor investir 100% em RF. A VVI baby é um investimento de longo prazo, alto risco e custo de entrada alto...mas com potencial de altos retornos mesmo! Vamos ver como vai sair...rsrs. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo resultado, VVI. Eu fico naquele pensamento dual de estar feliz por ver a carteira parar de sangrar e triste por saber que os ativos agora estão mais "caros".

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de acompanhar o crescimento dos amigos investidores, o sentimento passa longe do "a grama do vizinho parece mais verde", sendo mais como inspirações e motivações para ver o que me espera no futuro.
    É muito bom ver a carteira distanciar cada mês mais dos índices IPCA, IBOV, IFIX...
    Tomara que o segundo semestre continue bom assim!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite CP! É bom ver que após tantos meses com a rentabilidade andando pra trás ou lado de vez em quando temos os momentos de "sprint". Tomara que todos consigam vencer o CDI e nos aproximamos da meta FIRE! Grande abraço!

      Excluir
  6. Fala VVI! Parabéns pela performance!

    Carteira Zé Batalha tem trazido muita alegria também!
    12 % no acumulado do ano :D

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ZB! Maravilha de lucratividade em?! Boa sorte pra nós! Grande abraço!

      Excluir
  7. Olá, VVI!

    Faz um tempinho que não passo por aqui. Meu novo trabalho tem sido agitado.

    Realmente, é fascinante observar a dinâmica da renda variável. Os altos e baixos podem ser desafiadores, mas a paciência é recompensada quando a carteira finalmente decola.

    E VVI Baby?
    Deve estar uma fofura! 😊

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Poupadora! Pois é ...apesar das altas significarem comprarmos ativos mais caro, sempre é bom ver que todas as compras na época de quedas agora estão gerando resultados! A VVI baby tá dando muiiiiito trabalho, mas por outro lado é uma criança maravilhosa! Uma fofura! A cada dia está se desenvolvendo mais...Com 10 meses já está quase andando! Super sorridente. Grande abraço!

      Excluir