sábado, 5 de agosto de 2023

Fechamento da Carteira de Julho/23 (+ 2,86 % /+ 1,31 %)

 



Bom dia Finansfera!  


Mais um mês de crescimento consistente da carteira! Bem que dizem que a renda variável passa 80 % do tempo em queda ou andando de lado para nos 20 % restantes  crescer exponencialmente, compensando a rentabilidade no final... espero que esse crescimento seja consistente e que acompanhe a queda da taxa de juros!

Esse mês não consegui fazer a contabilidade no último dia do mês, assim esse resultado foi "contaminado" pela variação do mercado até hoje (05/08). Mas faz parte...ter filho(a) é saber que as coisas acontecerão no tempo dele(a) e não nosso...

Sobre o assunto, estou apanhando para conseguir adequar as necessidades da VVI baby ao meu tempo...Confesso que subestimei o trabalho que teria, não por causa do trabalho em si, mas pelo fato da Sra VVI e eu termos rotinas de trabalho complementares...Assim acaba que na maior parte do tempo um de nós está sozinho com a VVI baby e isso acaba por sobrecarregar quem está "por conta" dela. Mesmo com a babá ajudando no horário comercial a rotina está insanamente pesada. Queria seguir o ensinamento do Bastter: "Se tem um problema, jogue dinheiro nele...", mas a Sra VVI não quer contratar mais uma pessoa para ajudar em alguns dias fora do horário comercial...estamos discutindo o assunto...Espero que logo a rotina se torne mais sustentável e consiga voltar pra atividade física e ter algum momento de "descanso".

Sobre o resultado do mês, um ponto interessante é que além de ter um crescimento real da rentabilidade da carteira (1,31 %) julho tende a ter inflação negativa ou perto de zero (IPCA 15 veio - 0,07 %), o que indica também é ótimo pois mostra que a carteira está crescendo de forma real tanto devido aos aportes quanto a rentabilidade. Isso não acontecia há muito tempo, devido à inflação elevada (de que adiantar ter rentabilidade positiva da carteira em 1 % se a inflação no período foi 1,5 %?).

Esse mês pelos meus cálculos finalmente a rentabilidade da minha carteira superou a inflação no período (considerando o período monitorado desde 2021). 

Esse mês também foi marcado por ter sido um mês de alta taxa de poupança (cerca de 60 %), mas devido a um evento não recorrente que me gerou um valor extra...O valor extra foi todo reinvestido.

Os gastos da VVI baby estão estáveis e não incomodando o orçamento da casa e plano de investimentos. Espero que consiga manter isso sobre controle, apesar de saber que quanto maior a criança, maiores os gastos...mas faz parte...

Nos gráficos abaixo mostro o crescimento da carteira, sua lucratividade sem contar aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o início do meu monitoramento (iniciado em dezembro de 2021) e o acumulado no ano de 2023. Cada vez mais bonitos os gráficos...rsrs





Como minha proporção de de ações BR ficou acima do meu objetivo e aproveitando o fechamento do capital da ENBR3, optei por pegar o valor recebido e investir em renda fixa. Juntei com parte do valor não recorrente que recebi e comprei um CDB 2028 125 % CDI... Papel longo, de banco mediano mas com lucratividade real acima do CDI (dá cerca de 6 % acima do CDI líquido). Ótima taxa para um papel garantido pelo FGC!
A outra parte do aporte do aporte e rendimentos recebidos pelos FIIs e JCP/Dividendos de ações foram divididos em investir em ações (comprei mais alguns papéis de EGIE3), destinados para uma remessa internacional para aproveitar o dólar baixo (comprei IWDA) e também uma parte foi destinada para uma reserva de oportunidade que tem como função aguardar as emissões dos FIIs que devem aparecer aos montes nos próximos meses...a idéia é ter capital para entrar em todos que forem vantajosos (valores iguais ao valor patrimonial mas menor que o valor de mercado). Para não ficar sem aportes, comprei alguns papéis de XPCI11 também.

Para o próximo mês  a estratégia é continuar fortalecendo a renda fixa da carteira aproveitando que ainda existem ótimos negócios por aí... Também aproveitar as emissões dos FIIs e também remessas internacionais caso o dólar continue comportado. 

Seguem os gráficos das classes de ativos que invisto. O gráfico abaixo é a divisão do patrimônio em todas as classes de ativos que tenho na carteira:

Um ponto interessante que pode ser verificado acima é que não existe mais COEs na minha carteira! O último que tinha venceu esse mês e reinvesti o valor em outros títulos. Não tive uma boa experiência COEs...pode ter sido apenas uma experiência minha, mas não pretendo mais investir neles tão cedo.

O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos sob as classes que realmente atuo (retirando classes não gerenciáveis onde não invisto ou os investimentos são pré-determinados: Reserva de Emergência e PGBL):


Interessante ver que apesar de eu ter investimento grande parte dos recursos do mês na renda fixa e ter utilizado todo o valor da ENBR3 em outra classe de ativos, a renda variável BR continua acima do valor objetivo e a renda fixa abaixo. Essa característica é explicada pela constante valorização das ações BR que entraram em uma "maré de otimismo". Eu pessoalmente não acredito que seja sustentável, mas sim mais um dos centenas "vôos de galinha" que vi nos últimos anos...mas não vou reclamar! Espero que continuem valorizando com a queda da SELIC.

Abaixo a carteira de ações BR  e minha distribuição por setor. 

Abaixo a carteira de FIIs e indicação da distribuição por tipo dos FIIs. Gosto de investir sempre contrariando o mercado...Hoje nos FIIs a moda é focar em tijolo e abandonar os papéis devido a tendência de queda da SELIC. O que não se percebe é devido a esse movimento existem vários FIIs de papéis descontados e negociados com ótimos preços...em contrapartida a maioria dos FIIs de tijolo já estão no seu valor patrimonial ou acima dele...Sei que FIIs de tijolo tem uma relação não direta com seu valor patrimonial, não sendo possível dizer se o FII está caro ou barato pela relação com o VP, mas não gosto de comprar papéis muito acima do VP. Por esse motivo estou focado agora em comprar FIIs de papel (não mais que 30% da  carteira) e fazer reserva para comprar FIIs de tijolo das emissões pelo VP.

Abaixo distribuição interna do patrimônio na renda fixa...Está claro minha preferência por ativos isentos de IR não é? Apesar disso a proporção dos CDBs aumentou devido às compras do mês. Sem preconceito...se o ativo com pagamento de imposto estiver mais vantajoso ele será escolhido ao invés do papél isento de IR. Dinheiro não tem preconceito...rsrs

Por fim distribuição em ETFs internacionais:

Ainda não decidi se vou transformar meus papéis de VT em IWDA+EIMI... odeio fazer essas transferências...dá um gostinho de trocar 6 por meia dúzia, mas pagando taxas... Tenho que decidir enquanto meu VT ainda está no prejuízo para facilitar a questão de gestão de IR. Vamos ver...

E vocês caros colegas? Também tiveram um ótimo julho? Suas carteiras já estão acima da inflação acumulada? Quais são as suas estratégias para os próximos meses?


Grande abraço!


VVI



12 comentários:

  1. VVI,

    Eu não sou pai (ainda e espero não ser pego de surpresa hahaha') mas acho que é natural que no começo à rotina seja mais pesada, com o passar do tempo o VVI Baby se tornará uma "VVI Kid" e às coisas devem ficar mais leves. O que sempre escuto falar é que depois de 1 ano e meio às coisas ficam mais fáceis.

    Sobre os investimentos todo mundo tá comemorando o bom desempenho da bolsa, é uma pena não ter colocado mais dinheiro antes de Março.

    O Bastter é um dos caras mais honestos do mundo das finanças, só não faz sucesso pois o brasileiro médio procura é uma fórmula mágica para transformar o aporte de R$ 300 mensal em R$ 1 milhão com direito a férias anuais nas Maldivas em menos de 5 anos.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde PI! Pois é...estou contando com isso...kkkk. Tá bem pesado mas espero conseguir segurar as pontas até tranquilizar um pouco. Sobre o Bastter acho que ele já virou um personagem...Pra chamar atenção fala um tanto de baboseira agressiva contra quem não segue o que ele pensa..mas apesar disso concordo com muitas das coisas que ele diz, só não concordo como ele fala...Grande abraço e boa sorte pra nós em agosto!

      Excluir
  2. Em julho o crescimento da carteira foi menor mas continuou positivo, vamos ver até onde vai.

    Nos próximos meses pretendo aproveitar as ainda boas taxas do Tesouro IPCA+, já que daqui pra frente as taxas devem diminuir, e continuar investido no exterior um pouco todo mês enquanto o dólar se mantiver "barato".

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mesmo ocorreu por aqui FT! O aumento maior de patrimônio foi mais por.causa de aporte não recorrente que por valorização dos investimentos. Apesar disso a diferença entre a rentabilidade e a inflação foi muito positiva! Que continue assim... Vamos aproveitar enquanto as taxas estão ainda boas...daqui a pouco vai começar a ficar difícil investir dadas as baixas rentabilidades e altos preços de ativos. Boa sorte pra nós!

      Excluir
  3. Parabéns pelos resultados, VVI. Eu não consigo nem imaginar o trabalho que deve dar ter um filho..provavelmente nunca saberei o que é isso.

    Essas altas gerais da bolsa por um lado acabam me deixando triste, pois com o Plano Canadá não aportei mais quase nada em RV nos momentos que pareciam mais propícios. Paciência.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ET! É muito trabalho...muito mais que eu pensava...Em especial quando seu cônjuge também trabalha e ainda mais quando seus trabalhos são em horários diferentes. Sobre não aproveitar a renda variável, por outro lado o dólar está baixo...Dá pra aproveitar pra fazer aportes e até investir em RF americana aproveitando a elevada taxa de juros...Ainda há oportunidades por aí. Grande abraço!

      Excluir
  4. Melhor época do ano, VVI. Parece até que estamos em um filme, ganhando dinheiro igual ao Leonardo DiCaprio com o mercado financeiro. hahah
    Recentemente reorganizei minha carteira deixando a porcentagem de renda variável bem maior. Foi usando o FGC de um CDB que eu tinha. Hoje tenho 35% em ações e 35% em FII's. Aminha rentabilidade melhorou muito depois de aumentar minha renda variável. Então é bem provável que eu precise nessa subida da bolsa, investir em renda fixa para respeitar as porcentagens estipuladas da carteira.
    Esse é o problema que todo investidor quer. kkkkkk
    Grande abraço VVI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde CP! Está estranho mesmo...eu já estou com medo do governo inventar algo pra devolvemos logo essa rentabilidade...acho que estou traumatizado pelos anos de resultado negativo...kkk. São ciclos mesmo...nos últimos anos quem investiu em RF se deu bem melhor que quem investiu em renda variável...Até 3 meses atrás...por quanto tempo será que a RV vai conseguir se manter assim? Espero que continuemos no caminho certo e a SELIC chegue a valores normais o quanto antes. Grande abraço!

      Excluir
  5. VVI,
    Assim vc me assusta, e vou pensar um monte de vezes antes de ter filho! O que mais pesa nesses primeiros anos de vida no cuidar de um bebe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite CP! Cara, o bebê é 100% dependente de você e requer atenção de alguém durante 100% do tempo no início. Além disso, ele não consegue falar...dessa forma tem várias horas que ele começa a chorar e você tem que ir na tentativa e erro tentando descobrir o motivo...mas o pior de tudo é o fato dos horários deles ser totalmente diferentes dos nossos...assim é muito normal diversas acordadas de madrugada que fazem a gente dormir poucas horas por noite e ainda ter que ir trabalhar no dia seguinte. Acredito que eu tenha uma rotina pior que a média por ter horários de trabalho diferentes que a Sra VVI... Assim tirando o tempo que a babá está aqui em casa sempre um de nós está sozinho com ela tendo que resolver tudo sozinho mantendo atenção a ela (preparar Lanches, almoço, esquentar e dar mamadeira, ninar, ficar monitorando sono, etc). É um trabalho de dedicação exclusiva. Pense bem mesmo se quer ter filhos pois é um caminho sem volta e vai acabar com seus horários livres. Grande abraço!

      Excluir
  6. Parabéns pela rentabilidade e caminho traçado! Entendo bem como é a trabalheira com o baby. O meu tb nasceu em plena pandeia. Ainda consegui alimentar o blog por mais uns 6 meses e depois não tive mais tempo kkk. Aí veio o segundo baby e acabei largando o blog de lado. Só teremos sossego quando os babys virarem kids kkk. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Foco na IF! Realmente é difícil manter um blog com filho pequeno...confesso que subestimei o trabalho...rsrs. Valeu pelos votos! Espero que daqui há algum tempo realmente volte a sobrar algum tempo pra mim! Grande abraço e boa sorte aí com 2.

      Excluir