sábado, 3 de junho de 2023

Fechamento da Carteira de Maio/23 (+ 6,66 % /+ 5,45 %)

  

 

    

Bom dia Finasfera!  


O que foi esse mês de maio, em? Me assustei com o resultado do mês...sabia que a carteira iria se comportar em esse mês, mas não sabia que seria tanto assim! Um mês em que todas as classes de ativos da carteira subiram, tendo destaque para os FIIs e Ações BR que disparam! O triste é saber que em junho pagarei mais caro pelos mesmos ativos...mas por outro lado é bom ver uma recuperação da carteira que vem apanhando há anos do CDI e também do IPCA...

Em relação a gastos esse foi um mês de gastos controlados e sem nenhum grande gasto extra. Os gastos com a VVI baby estão dentro do esperado, sendo o principal a carteira assinada da babá. Venho conseguindo manter uma taxa de poupança boa, mesmo com o inegável aumento de gastos com a inflação e a VVI baby...maravilha (esse mês foi de 53 %, mas considerou também as rendas extras)!

Esse mês aproveitem algumas verbas extras para aumentar a reserva de emergência já considerando o aumento de gastos com a VVI baby (mantenho junto com a Sra VVI reservas de emergência que totalizam 4 meses de gastos nossos: Muitos vão pensar que é um valor baixo, mas por ser concursado e a esposa trabalhar em área não correlata isso gera uma grande diversificação de renda para nós...somado com algo FGTS e bom plano de saúde isso é suficiente para proteger bem nossa vida no caso da maioria das emergências).

Nos gráficos abaixo mostro o crescimento da carteira, sua lucratividade sem contar aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o início do meu monitoramento (iniciado em dezembro de 2021) e o acumulado no ano de 2023. Que crescimento esse mês! A rentabilidade dos investimentos tanto acumulado quanto em 2023 conseguiram passar do IPCA! Em 2023 estou vencendo até o CDI!!! Vamos ver quanto tempo dura essa alegria...rsrs







Com o valor reservado para investimentos nesse mês comprei um pouco de FIIs, um pouco de ações e o restante coloquei na reserva de oportunidade. O aporte em ações foi todo em VALE3 que caiu bem nos últimos meses por causa da queda do preço do minério no mundo. Boa oportunidade! A parcela em FIIs foi divida entre BTLG11, RECR11 e PVBI11. Três fundos que ainda estavam bem descontados (a cada mês os FIIs sobem e os descontos desaparecem...fazer o quê...). O valor da reserva de oportunidade coloquei em CDB que rentabiliza 100%CDI com liquidação diária. Como disse recebi alguns valores extras esse mês e lancei eles diretamente na minha reserva de emergência. Desde o aumento de gastos com a chegada da VVI baby estava enrolando para aumentar proporcionalmente ao aumento de gastos a reserva, mas enrolei esse tempo todo. Esse mês resolvi o problema.

Para o próximo mês  a estratégia, caso se mantenha essa tendência atual dos investimentos será fazer mais um aporte pro exterior aproveitando o dólar "baixo". Vamos ver como vai ficar isso até o próximo momento de investir! A renda dos FIIs e Ações devem ser reinvestidos na renda fixa. É possível que comece a usar parte da renda dos FIIs para comprar ações uma vez que ainda vejo boas empresas a custos baixos no mercado. FIIs também tem alguns, mas já não está tão fácil encontrar ativos muito baratos...

Chega de enrolação e seguem os gráficos das classes de ativos que invisto. O gráfico abaixo é a divisão do patrimônio em todas as classes de ativos que tenho na carteira:

O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos sob as classes que atuo (retirando classes não gerenciáveis):

Com essa grande valorização dos FIIs eles chegaram a perto de 20% da minha carteira (objetivo= 17,5%) e ações chegaram a 23% (objetivo= 22,5%). Tudo aponta que agora é hora de focar em renda fixa de novo!

Abaixo a carteira de ações BR que mantenho e minha distribuição objetivo:

Abaixo a carteira de FIIs e indicação da distribuição por classe dos FIIs:


Abaixo distribuição do patrimônio na renda fixa:

Por fim distribuição em ETFs internacionais:


E vocês caros colegas? Como foram seus investimentos? Também tiveram uma subida vertiginosa esse mês? Pensam em focar em quais ativos a partir da agora?


Grande abraço!


VVI



15 comentários:

  1. Olá, VVI!

    Este mês foi só alegria, sem dúvida! Taxa de poupança incrível sobretudo tendo filhos, parabéns pelo controle!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Resultado incrível esse seu, VVI, parabéns! Também tenho me coçado pra fazer umas remessas pra fora e aproveitar a queda do dólar, o Plano Canadá é que tem me impedido.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ET! Eu também me surpreendi...Até refiz os cálculos pra ver se não tinha cometido algum erro de cálculo...mas aparentemente foi isso mesmo...Fica tranquilo que no final vai valer a pena...sendo Canadá ou outro lugar...Grande abraço!

      Excluir
  3. Excelente resultado ! Se você fosse resumir sua estratégia para alcançar um resultado tão acima do CDI o que você diria ? Comprar bons ativos descontados ?
    Grande abraço
    Rumo a IF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Rumo a IF! Uma mistura de comprar ativos descontados por longo período de tempo e um pouco de sorte também. Agora temos que lembrar que isso não garante que no mês que vem não haja uma queda que anule esses lucros...rsrs. Foco no longo prazo...Grande abraço!

      Excluir
  4. Você estava certo, era só esperar que uma hora comprar na baixa revelaria o potencial de lucro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde MI! Pois é...não dava pra ficar 3 anos apanhando sem parar. Uma hora tem que subir de volta...Agora vamos ver se estamos mesmo entrando em uma fase de valorizava da RV ou se é apenas mais um "voo de galinha" da RV... Grande abraço!

      Excluir
  5. Olá VVI!

    Ótimo resultado este mês, todo mundo feliz por aqui :)

    Os FIIs realmente está ficando mais difícil de encontrar pechinchas, até estou pensando em começar uma reserva de oportunidade, coisa que nunca tive hehe

    Abraços e muitas felicidades com a baby VVI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei porque mas foi como anom... bugs...

      Abs do https://bilionariodozero.blogspot.com

      Excluir
    2. Boa tarde Bilionário! Valeu cara! Vamos ver como serão os próximos meses...rsrs. Eu também não acredito em reserva de oportunidade, mas estou propenso a acumular um pouco os recursos pra ver o que vai acontecer...ou mandar pra fora...vamos ver. A verdade é que estou bem sem tempo pra ficar estudando RV e agora não temos mais o cenário em que podia "comprar quase qualquer coisa" que valia a pena. Grande abraço!

      Excluir
  6. VVI,

    Bom saber que os gastos se estabilizaram. Sobre os quatro meses de reserva, acho que realmente está dentro do necessário para sua realidade familiar.

    A VALE é uma baita empresa que não tenho na carteira, já pensei em colocar ela dentro do portfólio, mas penso que a China já construiu quase tudo o que precisava e não vejo outro local no mundo com tanta demanda para a oferta de minério de ferro, fora às grandes jazidas. Como você vê as perspectivas da Vale no longo prazo?

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde PI! A RE tem que se adaptar a nossa realidade mesmo...Nunca na minha vida usei a reserva, tanto por sorte quanto por ser organizado, mas mantenho caso tenha alguma situação que eu não antecipei...Se perder o emprego, minha esposa tem outro e tenho FGTS alto. Se for problema de saúde tenho plano bom...Não vejo uma situação de emergência que não conseguisse segurar pelo menos 30 dias com cartão de crédito... Sobre a VALE ela produz mineiro de altíssima qualidade e com preços melhores que seus pares fora do país. É uma empresa super consolidada e tem ótima gestão. Eu pessoalmente acho que sempre haverá demanda por algumas commodities e minério de ferro é base pra muitas coisas. Além disso ela é apenas 1 das ações da Carteira, sendo a carteira como um todo até bem pouco dependente de commodities (acho que só tenho VALE e Klabin desse tipo). A maior parte da minha carteira continua em energia elétrica, seguradoras e saneamento, setores super perenes. Assim commodities e alguns setores como construção civil e varejo são apenas uma pimentinha na carteira...Grande abraço!

      Excluir
  7. É, maio foi um mês bem bom mesmo para a renda variável. Torçamos para que a bolsa continue subindo e o dólar baixando (geralmente esses dois têm correlação negativa, mas vejamos), mas procuro não me importar com o preço de compra (claro que de vez em quando há uma tentação de comprar ações de alguma empresa que ficou barata - na minha próxima atualização vou acabar falando disso). Só quero que o dólar caia mais, para eu conseguir mandar ainda mais para o exterior...
    Muita saúde para a VVI bebê!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Mago! Obrigado pelos votos de saúde pra filha!

      Excluir