segunda-feira, 1 de maio de 2023

Fechamento da Carteira de Abril/23 (+ 4,10 % /+ 1,88 %)

 

 

     

Bom dia Finasfera!  

Novo post vindo diretamente do dia do trabalho (01/05)...  

Abril foi um mês de rentabilidade recorde no ano e também em relação a valores investidos. Não lembrava da última vez que todas as minhas classes de ativos subiram ao mesmo tempo! Grata surpresa (ou surpresa ruim? Significa ativos mais caros...)! O destaque mais positivo foi para os FIIs que tiveram uma valorização considerável no mês. Até os ativos internacionais ficaram no positivo dessa vez, uma vez que as cotações subiram mais que a desvalorização proporcional do dólar! Por um lado é bom ver o patrimônio crescendo com força, mas por outro lado é triste ver que os bons ativos da minha carteira sairão mais caros a partir de agora...rsrs. Mas como Brasil é Brasil, ainda teremos dezenas (ou centenas) de reviravoltas e valorizações/desvalorizações gigantescas nesse ano. Haja coração! 

Os gastos de abril consolidaram o nosso aumento de gastos com a VVI baby. Realmente o aumento de gastos especialmente com a babá reduziram um pouco nossa capacidade de poupança. A sorte é que vivia com muito pouco e temos como absorver esse valor.  Esse mês também recebi um valor não recorrente que me fez ir às compras nos investimentos... 100% da renda recebida foi investida e de forma distribuída entre renda fixa (uma debênture incentivada interessante que foi sugerido pelo assessor da XP), FIIs diversos, ações BR e ETFs internacionais! Isso gerou uma taxa de poupança em aproximadamente 62% esse mês (não recorrente mas faz parte)! Nada como um renda não recorrente pra inflar a taxa de poupança! Essa é também a explicação para o aumento relevante da carteira (+4,1%), junto com a valorização conjunta dos ativos existentes.

Nos gráficos abaixo mostro o crescimento da carteira, sua lucratividade sem contar aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o início do meu monitoramento próximo (iniciado em dezembro de 2021) e o acumulado no ano de 2023. Apesar da carteira crescer constantemente em ritmo elevado, isso se dá mais ao fato dos aportes constantes e elevada taxa de poupança...A rentabilidade da carteira teve uma boa recuperação esse mês, porém ainda abaixo da inflação no ano...continuando assim posso até conseguir bater o IPCA... quem sabe? É ser muito otimismo esperar que meus investimentos consigam bater pelo menos a inflação? rsrs... Que fase....rsrs






Como já informado, recebi um valor extra não recorrente esse mês e consegui reinvesti-lo integralmente... Juntei com o valor mensal do salário para investimentos, rendimentos recebidos dos FIIs e ações (Dividendos e JCPs) e fiz a distribuição dos valores seguindo a minha carteira objetivo. Como minha carteira já está bem próxima do objetivo acabou que o aporte foi distribuído nas 4 grandes classes de investimentos que tenho: renda fixa, ações BR, ETFs internacionais e FIIs.

Os aportes em FIIs foram pulverizados, sendo concentrados no XPCI11, RECR11, MALL11 e RBRP11 que ao meu ver e considerando minha estratégia eram as melhores opções de aporte no mês! Infelizmente estou pagando a cada mês um pouco mais pelos ativos, mas paciência...ainda estão com cotações bem abaixo do valor patrimonial e são excelentes fundos (exceção do RBRP11 que é um fundo um pouco mais complicado mas estou fazendo uma "fézinha" nele e apostando na sua recuperação).

Os aportes em ações focaram em VALE3, SAPR11 e VIVT3. VALE3 teve uma queda relevante esse mês dado o resultado decepcionante (para os economistas da internet)  no primeiro semestre de 2023... ótima oportunidade de aumentar posição em uma empresa tão boa como ela...investir não é pensar no agora, mas sim no futuro...infelizmente temos cada vez mais "vendedores de apocalipe" na internet e cada queda/resultado não esperado é vendido como desastre, o que acaba gerando efeitos  manadas nos investidores individuais. Manter a calma e o plano é o segredo... foco no futuro e manutenção dos aportes.

Com a recorrente queda do dólar nos últimos meses finalmente chegou a vez dos ativos internacionais... Aproveitei o câmbio abaixo de R$5 pra fazer um aporte (no final o VET  ficou acima de R$5, mas ainda em um valor muito bom) e investir em EIMI...Tava precisando rebalancear um pouco mais o IWDA/EIMI...Se o dólar continuar controlado assim vejo no futuro novos aportes constantes...

No campo de gastos, a VVI baby através principalmente pelos gastos com a babá e vacinas continua o maior gasto da casa. Não posso reclamar muito de vacina esse mês pois apesar de ainda estar pagando o pacote de vacinas contratado até 6 meses (terminou em abril) pros próximos meses temos a vista vacinas pelo SUS (tríplice viral e COVID). Já é um alívio pro bolso! rsrs

Para o próximo mês  a estratégia é continuar investindo em vários tipos de ativos tentando encontrar ótimas oportunidades! Por enquanto devo manter a estratégia de reinvestimento de rendimentos em suas próprias classes de ativos (rendimentos de FIIs em FIIs e Div/JCPs em ações). Isso tende a privilegiar o investimento nos FIIs, mas acredito que temos atualmente uma boa janela de investimento nessa classe de ativos que já começou a se fechar...tá na hora de continuar a aumentar posição... Continuo adorando o efeito psicológico de ter um "segundo salário" mensal dado pelos FIIs e que está aumentando a cada mês devido aos reinvestimentos e novos aportes!

O TD ao meu ver já teve sua janela de oportunidade praticamente fechada nesse mês...pena que não investi mais forte...Vamos ver se na próxima má notícia que o governo dê para o mercado ou na próxima bobagem que nossos políticos falarem temos uma reabertura da janela com um aumento dos juros futuros...Vou ficar atento...

Chega de enrolação e seguem os gráficos das classes de ativos que invisto. O gráfico abaixo é a divisão do patrimônio em todas as classes de ativos que tenho na carteira:

O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos sob as classes que atuo (retirando classes não gerenciáveis):

Abaixo a carteira de ações BR que mantenho e minha distribuição objetivo:

Abaixo a carteira de FIIs e indicação da distribuição por classe dos FIIs:


Abaixo distribuição do patrimônio na renda fixa:

Por fim distribuição em ETFs internacionais:

No mais é isso colegas FIREEs! Infelizmente o tempo tem sido curto para melhorar a qualidade dos post e informações incluídas... Ser pai é um trabalho que tem sido bem mais difícil e consumidor de tempo que eu inicialmente pensava...rsrs

E vocês? Como foram seus investimentos?


Grande abraço!


VVI



10 comentários:

  1. Muito bom rendimento, acredito que quem fez o dever de casa, isto é, aportou forte nos últimos anos, logo vai ver a carteira batendo a inflação com folga.
    Inflação deve dar uma folga pelo menos até esse governo conseguir colocar as patinhas sujas no comando do Banco Central.
    Também aproveitei a queda do dólar para enviar algum dinheiro para fora. Noticia quentinha, vi agora que o governo emitiu uma MP para taxar rendimentos no exterior, estou cada vez mais feliz em ter escolhido investir nos ETFs de acumulação.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mendigo! Seria bom a inflação dar um tempo mesmo...tá incomodo chegar no supermercado e sempre ter más notícias...rsrs. Sobre a MP, esse é o assunto do momento...pelo menos ainda é uma MP (o que realmente vai virar lei é outra estória), mas apesar dos ativos irlandeses não serem atingidos por essa MP, pode ser que estejam em risco na próxima "caixinha de maldades". Esse é o problema de investir no exterior...estamos expostos a sacanagens do nosso governo e ainda às sacanagens do governo aonde investimos. Mas ano vale a pena sofrer por antecedência. Vamos ver como isso evolui. Grande abraço!

      Excluir
    2. Tenho a impressão de que é o contrário, vai pagar mais imposto nos ETFs de acumulação.

      Excluir
  2. Fala, VVI!

    Boa, dinheiro extra vira logo aporte!!! simples e fácil!! rs

    Um abraço e um bj pra vvi baby!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Neto! O bom de manter as contas sob controle é que qualquer valor extra vai 100% pros investimentos! Grande abraço pra você tb!

      Excluir
  3. Olá VVI!

    Muito boa a sua carteira, bem diversificada e balanceada com bons ativos. Parabéns!

    Minha baby está com 5 meses só levei fazer vacinas normais na saúde, que vacinas que você comprou pra sua? São diferentes das fornecidas no SUS?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo resultado em abril pra sua carteira, VVI.

    É muito bom quando temos valores não recorrentes pra poder turbinar um aporte.
    Não consigo nem imaginar como seria se eu tivesse uma baby Tardia em casa, hahaha! Os gastos devem ser enormes mesmo.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ET! Pior que o gasto é a falta de tempo...rsrs. Além disso o pique tendo 40 anos já não é o mesmo...rsrs. Grande abraço!

      Excluir
  5. Belo rendimento!

    O mês de abril foi um sinal de que, se a economia realmente melhorar, as carteiras diversificadas serão recompensadas rss.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é FT! O triste é lembrar que subida da carteira significa que os ativos se valorizaram e com isso será mais caro comprar novas cotas. Grande abraço!

      Excluir