sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Os Grandes Momentos da Vida e como Estes nos Tornam quem somos Hoje


 

Boa noite Blogosfera! 

 

Estive pensando estes dias sobre a vida e como existem momentos nela que definem completamente o caminho que iremos trilhar e nos moldam...
 
Não sei se isso é um início de uma crise dos 40 anos (estou chegando perto) ou se apenas um pensamento dada a grande mudança de vida que tive há pouco menos de 3 meses atrás (ser pai), mas venho pensando muito nesses momentos e lembrando de como me senti em situações do passado e como isso me influenciou.
 
 
A vida é feita de momentos...
 
 
 O primeiro momento "grandioso" que me lembro foi quando participei de um torneio de música na escola e, junto com alguns amigos, ganhamos primeiro lugar no concurso! Foi absurdamente inesperado e me lembro até hoje da sensação de receber um troféu na frente de um auditório lotado...lembro que meus pais me levaram depois pra comer pizza pra comemorar e foi a primeira vez que me lembro de sentir realizado com algo...
 
Depois o outro grande evento que me lembro foi passar no vestibular em uma excelente universidade federal...lembro que nos meus 17 anos estava na praia com meus pais e família sem esperar que o resultado do vestibular sairia naquela época...lembro que meu pai adorava comprar o jornal do domingo e ler na praia e quando veio no jornal a lista de aprovados corremos pra olhar se meu nome estava lá...e estava! Descobri que tinha sido aprovado no vestibular na praia em um momento inesperado e de descontração e relaxamento. Rapidamente os familiares jogaram cerveja e refrigerante em mim, assustando todos os banhistas próximos e também alertando alguns outros vestibulandos que vieram correndo pedir pra olhar seus nomes no jornal...Lembro que a realização que senti naquele momento foi o mesmo sentimento que tinha sentido anteriormente, mas infinitamente maior...depois desse dia os dias restantes de férias foram maravilhosos com o sentimento de dever cumprido...
 
Em seguida lembro de quando passei em um concurso público concorrido e cheguei no primeiro dia de trabalho. Me senti tão orgulhoso e importante...foi muito bom aquele momento, pois lembro que durante o final da universidade morria de medo de ficar desempregado...nunca fui muito bom de "fazer contatos" e não tinha muitos "amigos dentro de empresas" pra dar aquela forcinha pra conseguir uma entrevista.
 
A compra do primeiro apartamento...mistura de medo e empolgação... lembro de terminar a decoração do meu apartamento com a Sra VVI (na época namorada) e sentirmos que tinha ficado como queríamos!
 
Seguindo, tive diversos outros momentos inesquecíveis de realização com minha na época ainda namorada (hoje Sra VVI) nas dezenas de viagens que fizemos juntos...momentos de descobertas culturais maravilhosas, visitas a locais que sempre sonhamos conhecer pessoalmente ( alguns que víamos quando crianças em fitas cassetes que os pais alugavam da Discovery) e experiências internacionais incríveis que tive a oportunidade de viver.
 
Outro ponto foi o casamento com a Sra VVI que na prática já existia, mas que era necessário "oficializar" pro diversos motivos. Não esperava que fosse tão especial, mas no final teve um grande significado e gosto de me lembrar até hoje (apesar de não gostar de ter sido o centro das atenções).
 
E por fim, a grande aposta da minha vida e motivo por literalmente acabar com minhas noites de sono: o nascimento e constante desenvolvimento da VVI baby. Nunca quis ter filhos, mas a Sra VVI era o contrário (precisava ser mãe). Depois de anos de negociação e postergações nos planos ambos abriram mão de certos desejos e resolvemos tentar  o(a) filho(a) que já resolveu vir no primeiro mês de tentativa.  É um sentimento estranho pra mim pois ao mesmo tempo que sinto muita falta da minha vida anterior (não é mentira o que dizem que sua vida acaba no nascimento do filho e outra começa depois), também a VVI baby consegue desarmar qualquer arrependimento/dúvida com apenas um sorriso...tem uma forma que ela olha pra gente que consegue penetrar na minha alma e derreter o meu coração normalmente gelado e individualista...
 
Ainda estou apanhando nessa minha nova vida e não sei bem como ela será...atualmente a vida gira em torno dela, não permitindo vida própria nem minha e nem da Sra VVI (os investimentos estão praticamente sendo feitos no automático e o WhatsApp respondido ninando ela...nesse momento só consigo escrever esse texto por ela estar em um raro momento de sono e a Sra VVI ter ido dormir pra descansar um pouco - estou responsável por acompanhar a VVI baby via babá eletrônica).
 
Essa situação me fez pensar muito nessas etapas da vida e como certas situações ficam gravadas na nossa memória e como conseguimos sentir a sensação que tivemos em cada um desses momentos... eventos positivos ou negativos marcaram que somos hoje...Fico pensando que ainda tenho muito tempo de vida e que possivelmente novos eventos "Life Changers" ainda estão por vir... E é interessante pensar como decisões e eventos moldaram quem sou hoje e minhas escolhas que me fizeram chegar aqui. Será que cometi erros graves? Será que não teria sido melhor seguir outro caminho? Algum arrependimento? São perguntas que passam pela minha cabeça de vez em quando...mas depois de um tempo lembro que essas decisões me definiram e são parte de mim. Escolher outro caminho seria me tornar outra pessoa e abandonar um grupo de sentimentos e boas lembranças que hoje tenho gravada na minha mente e fazem parte do meu ser.
 
Somos o fruto de um somatório de decisões tomadas de forma nem sempre consciente...
 
 
Esse post tá parecendo aquele conto de Natal do Charles Dickens dos três fantasmas do Natal que visitam o velho e mostram como seria a vida alternativa dele e o futuro que o aguarda...vou parar por aqui...logo a VVI baby vai acordar e tenho que aproveitar esse tempo pra lavar roupas com xixi e cocô dela (que fase...kkkk).
 
Hoje o dia foi de filosofia mesmo...rsrs. Esse post ficou com cara dos posts da Yuka (Blog Viver sem Pressa), não é? rsrs E vocês colegas? Tem pensamentos como estes? Se arrependem do caminho seguido ou fariam a mesma coisa? Já passaram por estes momentos de epifania? 

Grande abraço!

VVI
 

8 comentários:

  1. VVI,

    Vc descrevendo as etapas da sua vida, foi quase que igual a a minha. Só não tive filho, ainda!
    Mas como é bom relembrar momentos bons. Claro que nossa caminhada foi dura, árdua, mas, no pesar da balança, sabemos que valeu a pena. Devemos lembrar que na vida nem tudo é perfeito, pois isso temos momentos difíceis e momentos para lá de sensacionais.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Caminhando e Poupando! Realmente é bom olhar pra trás e lembrar com saudosismo do que passou...coisas boas geram boas lembranças e coisas ruins aprendizado...Grande abraço!

      Excluir
  2. Apesar de caminhos diferentes eu sinto que tenho um modo de ver a vida muito parecido com o seu.

    Essa fase sua com o bebê está sendo ótima e é possível sentir no texto toda a felicidade que você está vivendo.

    Sobre a reflexão global do seu texto, não poderia deixar de concordar mais.

    Uma ótima semana!

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite PI! Eu tenho uma teoria que a maior parte dos seguidores do FIRE são de forma geral pessoas muito parecidas e de origem similar. Que bom que está gostando! Essa fase tem muita felicidade, mas também tem muito cansaço e dificuldade em aceitar que a vida antes da filha acabou e uma nova vida se inicia. Como sou muito sistemático, confesso que tem sido um desafio pra mim essa adaptação. Grande abraço!

      Excluir
  3. VVI, este será e é seu melhor post. Sabe porque? Porque muito mais que investimentos que seguimos e caminhos trilhamos, são essas mudanças e aprendizados que fazem a vida valer a pena. Sou pai recente também e te falo sua vida agora é outra. Muitos falam que sua a vida agora nem é sua e isso é um pouco de verdade pois você mesmo vai perceber que o VVI Baby agora é parte integrante do seu corpo. Eu já trilhei vários caminhos até chegar onde estou e as dúvidas que você possui são as mesmas minhas, entretanto quando olho o Vini Baby sinto que existe apenas um caminho a seguir e que todas as ruas levavam ao mesmo destino. Lindo seu texto. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vini! Obrigado pelas belas palavras! É realmente isso...nossa vida já não é mãos nossa e temos que aprender a aceitar não ter mais controle dela. Grande abraço!

      Excluir
  4. Bom dia, VVI
    Parabéns pelas conquistas, ter filho é bênção de Deus, é uma imensa alegria, tenho um casal e amo demais, um forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lucinalva! Obrigado pelo carinho! Filhos são uma benção mesmo, mas dão trabalho...rsrs. Grande abraço!

      Excluir