sábado, 31 de dezembro de 2022

Fechamento da Carteira de Dezembro/22 (+ 0,72% / + 0,22%) e Consolidado do Ano (+ 20,95% / + 1,80%)

 


Bom dia Finansfera!


Chegamos ao fim de dezembro e também ao fim de 2022! Uma coisa é certa...esse ano foi um ano de grandes emoções! Resolvi juntar nesse post tanto o habitual resultado de fechamento do mês quanto um consolidado do ano. Como o post será duplo tentarei ser mais objetivo nas descrições.

Resultado de Dezembro/2022

O resultado obtido em dezembro foi de crescimento da carteira de +0,72 %, sendo que a rentabilidade dos investimentos (desconsiderando aportes) foi de apenas +0,22 %. Mais um mês com rentabilidade possivelmente abaixo da inflação (pra ter uma ideia o IPCA 15 de dezembro indicava uma inflação de +0,42 % para dezembro). Um fechamento de dezembro assim como foram a maior parte dos fechamentos do ano...crescimento acima da inflação devido aos aportes e rentabilidades perdendo da inflação.

Contribuíram para a baixa rentabilidade mensal a nova queda dos ativos do exterior, sendo que dessa vez a queda foi acompanhada pela queda também do dólar. Ações BR e FIIs se mantiveram estáveis e a renda fixa que salvou o resultado, uma vez que com o fim dos IPCAs negativos, a renda fixa voltou a entregar resultados relevantes.

Sobre a vida pessoal continuo tentando me acostumar com essa nova vida de pai. Como dá trabalho...já esperava isso, mas confesso que a quantidade de tempo necessário e dificuldades que esperava foram subestimados...Tem dias que passo 30-45 min apenas tentando acalmar a VVI baby para ela conseguir dormir...até uma coisa simples e "fácil" como dormir quando está cansado é uma dificuldade para um bebê...não estão brincando quando dizem que um bebê precisa aprender tudo do zero... Esse mês de dezembro foi meu mês de férias...acabei passando todas as férias resolvendo os pepinos normais de ter um bebê pequeno e ajudando e passando tempo com ela e a Sra VVI. Agora em janeiro infelizmente tenho a volta ao trabalho...rsrs...Está difícil mas espero que com o crescimento da bebê as coisas comecem a ficar mais tranquilas.

Do ponto de vista de gastos foi um mês de gastos pesados, especialmente com a VVI baby. A taxa de poupança média que tinha de 50 % passou para cerca de 30 % pelo segundo mês seguido, o que me indica que devo estabilizar perto disso por enquanto. Como preocupação principal está o fato que em janeiro começa a trabalhar a babá que será CLT (sairá bem caro para nós) e o fato que a Sra VVI ainda não voltará ao trabalho (com isso a renda ficará apenas comigo). Haverá gastos extras e muita burocracia (mas nada que não estávamos estimando)... como gostaria que o governo simplesmente gerasse um boleto e dissesse: Pague isso e está Ok... são muitos detalhes pra correr atrás e preparar.

Abaixo segue a curva de aumento do meu patrimônio, sua rentabilidade e o IPCA acumulado em 2022 (o valor do IPCA de dezembro especialmente deve seu valor computado como o IPCA 15 para permitir uma visão completa do ano). Apesar do aumento considerado do patrimônio (mais de 20 %) a rentabilidade foi pífia (1,8 %) ficando bem abaixo da inflação IPCA (cerca de 5,5 %) acumulado no ano. Espero que os resultados venham nos próximos anos através da valorização dos ativos que comprei "barato" nesse ano...




 Abaixo segue a alocação do meu patrimônio por tipo de investimento:

Resumindo a alocação acima e eliminando os investimentos não gerenciáveis (reserva de emergência e PGBL), temos a alocação simplificada abaixo que é a que eu utilizo para o rebalanceamento com novos aportes:


Como pode ser visto no gráfico acima tive um aumento considerável da porcentagem de FIIs na carteira...sigo a estratégia de aumento dos FIIs para 15 % da carteira de modo a aumenta a cara de "renda" da carteira...O plano é ir aumentando enquanto os FIIs continuarem como oportunidade de compra...
 
Abaixo seguem gráficos com a minha atual alocação geral em cada classe de ativos:
 
Ações BR: 

 

A carteira de ações continua bem distribuída e em crescimento. Os aportes do mês foram em MOVI3 que caiu muito nos últimos meses, mas ainda acredito na estratégia da empresa e vejo uma boa oportunidade de recuperação do investimento assim que a SELIC comece a ceder. Outra novidade da carteira foi a substituição das ações da SULA11 por RDOR3 devido a compra da primeira pela segunda. Ainda estou avaliando se vou manter as ações da RDOR3 mesmo ou se vou vendê-las e alocar em outras ações...devo decidir em Janeiro... Gosto da RDOR3 e do mercado em que está, porém tenho minhas dúvidas sobre a capacidade da empresa em aumentar seu lucro em um mercado tão competitivo. Além disso acho o valor da cotação um pouco alta.
 
 FIIs:

  
 
Aproveitei o vencimento de um CDB esse mês (triste...era  um CDB que pagava 130% do CDI) e segui com o plano de aumento da participação na carteira dos FIIs de 12,5 % para 15 %. Pra variar realizei a compra de dois novos FIIs que já estava de olho há algum tempo: LVBI11 e HGBS11. O primeiro é um fundo de logística com ativos excelentes que estava bem descontado. O segundo é um fundo tradicional de shoppings que estava em um preço muito bom. Como só tinha um ativo de shoppings (MALL11), resolvi colocar mais um FII desse setor para melhorar a diversificação.  É possível que continue investindo bem em FIIs no início do ano que vem caso as cotações continuem atrativas. Agora a carteira de FIIs possui 10 ativos. Não quero aumentar muito mais que isso, mas pode ser que inclua um novo ativo de renda urbana para diversificar com o HGRU11...vamos ver...Também estou pensando em aumentar um pouco a porcentagem de fundos de papel...gostaria de ter algo perto de 20 % deste tipo de fundo e estou atualmente com pouco pais de 16 %.

Renda Fixa (novo):


Os ativos de renda fixa continuam muito interessantes e convidativos, porém esse mês o rebalanceamento indicava investir em outros tipos de ativos... minha meta é manter 40 % da carteira em renda fixa e já tinha passado esse valor há alguns meses. Após o vencimento do CDB referido anteriormente agora voltei aos 40 % desejados.  Apesar disso é muito tentador a quantidade de ativos de renda privada de empresas sólidas oferecendo, líquido, mais de IPCA+6% no longo prazo...tentador...muito tentador...

ETFs Internacionais:

 

 Esse mês não houve qualquer aporte em ativos internacionais...foi um mês apenas acompanhando as cotações. Com a queda do dólar estou pensando em fazer um aporte no início de 2023, mas tudo vai depender se vai sobrar dinheiro para isso...

Consolidado do Ano

O aumento do patrimônio em mais de 20 % foi um ótimo resultado dada a grande capacidade de poupança e investimento que tive em 2022. Acredito que em 2023 não consiga manter a mesma taxa de poupança, pois já vi que a VVI baby custa muito dinheiro...kkk (consultas, remédios, brinquedos, babá, vacinas, etc). Se conseguir manter uma taxa de 30-40 % já estarei satisfeito. A boa noticia também é que se tudo der certo, a partir de fevereiro a Sra VVI começa a voltar ao trabalho e com isso a renda familiar tende a voltar a seus valores anteriores... 

Em relação a rentabilidade, apanhei com força para a inflação...pelo menos não fiquei com rentabilidade negativa graças a renda fixa que segurou as pontas. Esse ano foi um ano que mostrou como é importante ter uma carteira diversificada para impedir grandes variações da rentabilidade. Espero que a renda variável se recupere em 2023 ou 2024. Como o meu foco é no longo prazo, não tenho pressa no aumento das cotações...na verdade espero que fiquem baixas por mais tempo para aproveitar para comprar bastante em 2023 e diminuir meus valores médios.


E vocês, colegas FIRE? Como foi o dezembro/ano de vocês? Arrependimentos ou planos para 2023?


Grande abraço e Feliz Ano Novo!


VVI


16 comentários:

  1. Olá, VVI!
    Não tenho filhos, mas tenho certeza que dá bastante trabalho ahahaha

    Por aqui, dezembro escapamos também graças a renda fixa e tenho botado um pezinho na água sobre FIIs porque tudo caiu muito. Você citou a oportunidade em papel e realmente tem muuuuita coisa com desconto, só aguardando a inflação voltar a influenciar no pagamento, para todo mundo comprar novamente.

    Espero que 2023 possamos acompanha-lo na sua jornada!
    muita paz e saúde para família.

    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia PI! Dá muiiito trabalho...rsrs. Renda fixa salva mesmo! Para pessoas que não gostam de variações bruscas no patrimônio é muito interessante ter uma boa parcela da carteira em RF. Ao meu ver é uma boa época de comprar FIIs descontados, só falta dinheiro...rsrs Grande abraço!

      Excluir
  2. P.I,
    Desejo a vc um ótimo 2023 e que seja de bons investimentos!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz ano novo garota! Apesar do desejo original ter sido pro PI! kkkk

      Excluir
  3. VVI,

    Apesar de estar torcendo o nariz para os FIIs é preciso reconhecer que HGBS, HGLG e HGRU são ativos bem geridos.

    Sobre as questões envolvendo a sua filha, é tudo parte do processo e como já disse em fechamentos anteriores daqui alguns anos você vai é sentir falta dessa fase. O que mais dói no Brasil na minha opinião não é a carga tributária e sim a burocracia, você tenta fazer tudo certo, mas são tantos regulamentos, leis, instruções normais, legislações estaduais e protocolos que é quase impossível andar na linha.

    Sucesso e felicidade em 2023.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Poupador! Sempre tentei ao máximo ficar longe das burocracias brasileiras mas ultimamente não tenho conseguido evitar tão efetivamente. Espero que com a digitalização algum dia isso melhore. Grande abraço!

      Excluir
  4. Olá, VVI. Um feliz 2023!

    Fiquei um pouco assustada com seu relato sobre a VVI Baby (risos...). Ainda não tenho filho, mas posso imaginar toda a correria que demanda a criação de um baby.

    Dezembro foi um mês maravilhoso p/ mim. Eu consegui reunir toda minha família (estão espalhados pelo Brasil) e aproveitei cada segundo com eles. Isso me deixou cheia de energia para iniciar 2023.

    Um beijo para a VVI Baby!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Poupadora! Confesso que subestimei a quantidade de trabalho e atenção que um bebê requer dos pais...rsrs. Tem que ter muita paciência e energia! Fico feliz que seu dezembro foi muito bom! Cada vez mais fica difícil juntar toda a família uma vez que esta cada vez mais comum cada um morar em um estado/país diferente. Grande abraço e um ótimo 2023!

    ResponderExcluir
  6. Que legal, eu também fiquei papai neste mês de dezembro, primeiros 15 dias foi só correria, teste pezinho, teste olhinho, orelinha vacinas etc. Mas é muito bom!

    Feliz 2023!! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Bilionário! É muita coisa mesmo pra ver e marcar...além das dores de cabeça de acorda na madrugada a cada 3h pra alimentar e arrotar...a boa notícia é que melhora aos poucos! Grande abraço!

      Excluir
  7. A esperança é que os ativos que compramos baratos esse ano tenham um crescimento exponencial nos próximos anos para compensar a dor de ver os investimentos estagnados hoje.
    Abraços e feliz ano novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mendigo, a teoria e dados passados indicam isso...vamos torcer para a teoria se confirmar nos próximos anos! Grande abraço!

      Excluir
  8. Oi VVI, tudo bem? Filho gasta com força... Você vai ver as vacinas que não da no posto e os médicos indicam. Estou bem próximo as suas metas de renda fixa onde quero manter aproximado a 50%, apesar que as oportunidades em bolsa estão ótimas. Sobre o Fii HGRU11 está também no meu radar e deve entrar. Estou com a meta de manter 2 Fiis por categoria para uma maior diversificação. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Vini! Vacinas é foda mesmo...O que complica é que a vacina da rede privada sempre é um pouco melhor que a da publica e com isso você fica forçado a pagar a particular pra proteger um pouco mais o filho...E são muiiitas vacinas...Fechei um pacote de 1 mês até 6 meses e saiu por R$4k...e olha que pesquisei muito...foda. Minha carteira objetivo de FIIs segue essa lógica de 2 ativos por setor...Só não tenho 2 de renda urbana pois ainda não achei outro que valha a pena agora pra compor com o HGRU11 (quase peguei TRFX11, mas hoje acho um pouco caro). Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Grande VVI!

    Sobre cuidar de um bebê eu também nunca imaginei que desse tanto trabalho rs
    Teve dias de eu e minha esposa acordar 9 vezes durante a noite com o choro da minha filha pra fazer ela dormir de novo! No dia seguinte a gente estava feito um zumbi...

    "a rentabilidade foi pífia (1,8 %) " => feliz de você pois eu terminei o ano no negativo rs... pelo menos o patrimônio cresceu uns 4% com os aportes

    "minha meta é manter 40 % da carteira em renda fixa" => tamo junto aí nessa meta! Será meu principal foco nos investimentos desse ano!

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde ZB! É barra mesmo... não sobra tempo pra nada... Essa ano foi difícil mesmo pra quem tem grande parte na renda variável. O que salva mesmo são os aportes. Espero que consiga manter pelo menos um aporte mínimo (esse mês de janeiro vai ser bem comprometido pelo IPTU, conselho, babá e pela falta de renda da esposa que ainda não voltou pro trabalho). Sobre a meta de 40% tenho mantida ela nos últimos anos e isso tem garantido que minha carteira não caia muito. Gosto muito dessa proteção da RF (apesar de saber que ela limita também as subidas da RV). Grande abraço!

    ResponderExcluir