quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Fechamento da Carteira de Novembro/22 (+ 2,22 % / - 0,70 %)

 



Bom dia Finansfera!


Novembro foi um mês parecido com outubro do ponto de vista de tempo e foco quase exclusivos na VVI baby. Como dá trabalho cuidar de um bebê...mesmo que a atenção da Sra VVI acabe sendo muito mais requisitada que a minha (não tem como eu alimentar ela) ainda tenho que atuar trocando fralda, dando banho, fazendo massagem anti-cólicas, ninando e colocando para arrotar... e o ciclo se repete dezenas de vezes durante dia, tarde, noite e madrugada... A boa notícia é que ela está se desenvolvendo conforme esperado! A contratação da babá está praticamente fechada, com início previsto para janeiro/23. Estou agora correndo atrás do processo de contratação CLT dela...que burocracia e quantidade de exigências...é um absurdo a complexidade e dificuldade para contratar uma pessoa formalmente... e olha que nem estou reclamando do custo...é da burocracia e exigências de controle mesmo...Brasil sendo Brasil...

Sobre o fechamento de novembro a carteira teve um aumento bem considerável (2,22 %) devido ao reinvestimento integral da primeira parcela do 13o terceiro salário e também benefício de férias. Tenho conseguido manter aportes altos quase todos os meses e com isso aumentar a carteira quase que constantemente. Por outro lado, a rentabilidade da carteira sem considerar os aportes foi negativa (-0,7%) devido a uma considerável queda da minha carteira de ações BR e FIIs. O resultado só não foi pior pois a renda fixa voltou a crescer consideravelmente com o fim das deflações no IPCA e também por causa de melhora nas cotações dos ETFs internacionais (compensando a queda do dólar).

No mês de novembro consegui finalizar a migração dos ETFs da finada Passfolio para a Interactive Brokers...infelizmente perdi USD65 de taxas na brincadeira, mas pelo menos resolveu. Agora todos os meus ativos internacionais estão na mesma corretora.

Abaixo segue a curva de aumento do meu patrimônio, sua rentabilidade e o IPCA acumulado em 2022 (o valor do IPCA de novembro não foi computado uma vez que ainda não foi divulgado). Vergonhoso resultado até novembro...pouco mais de 1,5 %... apanhando da inflação mesmo considerando as deflações falsas dos últimos meses...





 

Para dezembro o plano é reinvestir alguns papéis de RF que vencem e também focar em fazer a contribuição para o PGBL que faço anualmente... Esse ano deixei pra última hora (de novo). Espero que esse seja o último ano de contribuição, sendo que a partir do ano que vem passo a ter uma boa parte da verba do fundo na última alíquota de IR e com isso posso implementar a estratégia de sacar do fundo e reinvestir no mesmo fundo a fim de conseguir a isenção de IR e pagar apenas 10 % de imposto...vamos ver se funciona... 
Abaixo segue a alocação do meu patrimônio por tipo de investimento:

Resumindo a alocação acima e eliminando os investimentos não gerenciáveis (reserva de emergência e PGBL), temos a alocação simplificada abaixo que é a que eu utilizo para o rebalanceamento com novos aportes:


 Abaixo seguem gráficos com a minha atual alocação geral em cada classe de ativos:
 
Ações BR: 


 

A carteira de ações continua bem distribuída e em crescimento. O mês de novembro não teve investimentos em ações...todos os investimentos em renda variável foram para os FIIs... Dezembro devo voltar a realocar os rendimentos e JCPs recebidos em ações... 
 
 FIIs:

  
 
Os FIIs sofreram esse mês com grandes quedas ligadas ao aumento da taxa de juros futuros. Independente disso, sigo aportando firmemente todos os rendimentos recebidos e nesse mês ainda coloquei um pouco de dinheiro novo nos investimentos. Comprei mais RECR11, PVBI11 e BTLG11. Vamos ver o que estará mais interessante em dezembro...

Renda Fixa (novo):


Assim como para as demais classes de ativos resolvi voltar com a indicação da minha distribuição de ativos em renda fixa...notem tenho na maioria ativos isentos de imposto de renda. Essa estratégia tem como foco manter a lucratividade da carteira mesmo em cenários onde a inflação esteja muito alta...

ETFs Internacionais:
 

 Esse mês foi de recuperação forte dos ETFs internacionais...infelizmente não estou conseguindo aproveitar essas subidas aportando mais internacionalmente...sempre que estou pra enviar uma remessa o dólar sobre muito e acabo decidindo esperar...nesse meio tempo encontro outra boa oportunidade e invisto o dinheiro...vamos ver se o dólar continua caindo mais. Se isso ocorrer vou dar um jeito de enviar um pouco pra fora. Tem muito tempo que não compro ETFs irlandeses...preciso voltar...
 
Em relação ao trabalho, estou de férias e ainda me dividindo entre dois setores da empresa. Minha transferência para o novo setor deve ocorrer em fevereiro...espero que meu chefe não dificulte a transferência (ele não está feliz com a situação - por um lado é bom ver que nosso trabalho é valorizado e que fazemos falta, por outro acabamos perdendo oportunidades pois não querem nos liberar...complicado).

E vocês, colegas FIRE? Como foi o novembro de vocês? Também sofreram com as quedas da renda variável BR? Qual a estratégia de vocês para dezembro?


Grande abraço!

VVI

8 comentários:

  1. Eu estou aproveitando para fazer aportes no exterior, quer dizer, bitcoin não fica em lugar algum, mas também não fica no Brasil, então acho que posso chamar de investimento no exterior :P
    Engraçado como vamos nos adaptando ao dólar, antes dólar acima de R$4,50 eu já achava alto e não aportava, depois cada vez que passava dos R$5 eu evitava, agora com R$5,20 já estou achando um negocião.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mendigo! É uma boa estratégia focar um pouco no internacional mesmo. O mercado fora foi muito impactado e alguma hora deve voltar aos níveis pré crise...Além disso o dólar tem se comportado bem...como você disse é engraçado a nossa percepção de caro e barato...Também acho R$5,20 barato, sendo que em um passado não tão distante quando o dólar chegou a R$5 todo mundo achou um absurdo...Grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns por mais um mês de aporte, e sustentando uma família ainda por cima!

    "acabamos perdendo oportunidades pois não querem nos liberar..." - sei muito bem como é isso... a vaga que eu fico "namorando" no meu trabalho nunca vem para mim por conta disso e também porque geralmente é reservada para os membros de uma "panelinha" muito exclusiva...

    Eu quando decido aportar no exterior não me preocupo tanto assim com o dólar, eu defino o valor que eu quero receber na corretora em dólar, mando o que tiver que mandar e pronto. Se ficar esperando o dólar cair, pode ser que o dólar "caro" de hoje se transforme no dólar "barato" de ontem. Teve meses que eu consegui mandar a menos de 5 reais, teve meses que eu mandei a 5,40, outros que mandei a uns 5,20, e por aí vai. Para ter mudanças realmente significativas, teria que ter um baita acontecimento político/econômico que tirasse o câmbio desse atual paradigma de 5 reais e pouco
    pode inclusive ir a 6...tomara que não, mas pode...). Óbvio que se acontecer alguma coisa muito boa e o dólar cair abaixo de 4 reais, eu mandaria um pouco mais para o exterior, mas o que temos hoje em dia é isso, e eu ainda quero investir lá fora, então o preço do dólar não me impede. Claro, cada um sabe o que é melhor para si, mas esta é a minha opinião.
    65 dólares para resolver o problema da transferência de ativos no exterior achei até barato, mas eu acho que eu teria tido muita dor de cabeça... ainda bem que desde o começo fui pela Interactive Brokers. O meu plano B, caso a Interactive resolva passar a perna nos clientes brasileiros, é a TD Ameritrade.
    Abraços e muita saúde para a sua filha! Aproveita essa fase!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos votos de saúde pra VVI baby, Mago! Também sou assim em relação às remessas, mas quando há um elevado aumento do dólar logo antes deu fazer a remessa tenho a tendência a esperar um pouco pra ver se o valor estabiliza ou retorna um pouco...é uma estratégia pra evitar picos temporários (quando fui aportar o dólar subiu de R$5,10 para R$5,40). O problema é que enquanto esperava o dólar estabilizar os juros futuros estouraram e tinha no mercado opções de renda fixa pagando IPCA+6% líquido (Exemplo: LIGs). Não resisti e aportes o dinheiro. Além disso minha concentração internacional está acima do planejado no momento... Essas recentes quedas de ações é FIIs abriram oportunidades interessantes...Vamos ver como estará o mercado quando receber novo salário... Grandes abraço!

      Excluir
  3. A burocracia na teoria é feita para garantir e evitar abusos, o problema é que tão arcaica que se preocupa com coisas que não mudam na vida do trabalhador.
    Sempre interessante ver a sua carteira de ações, é uma das carteiras com maior qualidade dos ativos que vejo aqui na blogosfera, só tem empresa boa.

    Desejo sorte com o seu chefe, o meu ex-chefe fez o possível para resolver o problema dele em troca de prejudicar a patética carreira de um funcionário estagnado.

    Também estou na torcida para pegar uma bola janela de dólar nesse mês.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é PI, entendo que aa burocracias estão ai pra tentar proteger, mas acabam desanimando muito a seguir a regra. Se não fosse a minha esposa eu preferiria contratar 2 babás por 2 dias (pela regra não precisaria de carteira assinada) só pra não ter que passar por essa burocracia. Mas paciência... Sobre a carteira de ações optei por assinar uma casa de análise quando comecei a investir diretamente e escolhi as ações que mais me interessavam nessa carteira recomendada dado o meu perfil mais conservador. Inicialmente a ideia é ter metade das ações com foco de dividendos e metade crescimento. Com o tempo, fui aprendendo mais e comecei a colocar ações que analisei e achei que valiam a pena. Atualmente meu foco é mais em dividendos que crescimento. Além disso, tenho umas regrinhas próprias: Nunca ter mais que 10% da carteira em mais de uma ação, não ter mais que 30% da carteira em um mesmo setor e também não invisto em empresas aéreas, varejo comum ou ações instáveis. Sobre o chefe a minha sorte é que é um amigo e conhecido de longa data...se ele puder me ajudar sei que o fará...Grande abraço!

      Excluir
  4. Olá, VVI.

    Pois é, Bebê ocupa muito o tempo da gente.

    Tomara que as coisas na empresa dê certo.

    Abraços!

    ResponderExcluir