domingo, 8 de maio de 2022

Aluguel de Ações - Vantagens e Desvantagens - Minhas Impressões

 

 

Bom dia Finansfera!


Aluguel de ações é algo que ainda é pouco utilizado por muitos donos de ações no Brasil e é uma possibilidade interessante para aqueles investidores que focam em longo prazo e não giram muito a carteira. Apesar disso é importante entender que não é uma opção que só tem vantagens, sendo necessário que cada um avalie os prós e contras.

Infelizmente é uma opção ainda nova e, ao meu ver, com muitas melhorias ainda a serem implementadas, além de ser difícil entender/acompanhar as taxas fechadas no aluguel. Faço minha locação pela corretora Clear, assim para outras corretoras pode ser que o sistema seja diferente e as vantagens/desvantagens apontadas abaixo não aplicável. Avalie cada uma delas e verifique se são aplicáveis ao seu caso...Lembrando que isso é só um relato da minha experiência, não sendo qualquer indicação de ação...

 

Principais Vantagens do Aluguel


1) A primeira e grande vantagem do aluguel de ações é que você é remunerado sem ter que fazer nada e, dependendo da quantidade e tipo de ações que você tem, pode ser um valor bem representativo. Quem não quer um dinheiro extra sem fazer nada?

2) O processo é normalmente bem simples nas corretoras e dado o aceite no aluguel das ações você só tem que esperar e acompanhar os avisos no email de que seus ações X foram alugadas a uma taxa Y e que serão depositados Z reais na sua conta;

3) Não existe risco de perda das ações tomadas no aluguel pois o processo é garantido pela B3. No final do prazo do aluguel todas as ações alugadas voltam para sua carteira como se nada tivesse acontecido;

4) Outra grande vantagem é que dividendos/JCPs/Outros eventos geradores de renda continuam sendo enviados pra você mesmo durante o período de aluguel. A B3 "reembolsa" os valores recebidos no período de aluguel na sua conta;

5) Os rendimentos recebidos de alugueis são tratados como recebimentos em renda fixa pela Receita Federal e de forma total (você não precisa discriminar o recebido com cada ação...é só colocar o valor total informado no informe de rendimentos da B3). Assim é fácil lançar esses ganhos na declaração de IRPF.

 

Principais Desvantagens do Aluguel


1) A primeira desvantagem que vejo é o fato que, durante o período de aluguel, as ações alugadas "somem" da sua corretora, sendo visíveis apenas no CEI. Isso atrapalha aqueles que gostam de controlar o crescimento da carteira ou sua rentabilidade pois o valor que é apresentado na corretora não representa mais o valor total do seu patrimônio. Assim você terá que fazer esse controle com uma planilha ou aplicativo externo;

2) As taxas de aluguel variam absurdamente em relação ao momento do aluguel e o tipo da ação. As taxas são definidas pelo livre mercado e com isso podem te render centenas de reais ou pouco centavos (já recebi em aluguel R$0,05!). É uma loucura que não tem como controlar...

3) As taxas e impostos cobradas do valor recebido são muito elevadas, consumindo entre 40-50 % do valor recebido. Como o aluguel de ações é visto como um investimento de renda fixa, o IR devido segue as faixas de investimentos de RF. Como o aluguel normalmente é um investimento de curto prazo (normalmente em torno de 1 mês), acabam caindo em uma alíquota alta da tabela. Além disso a corretora/B3 cobram um valor elevado de taxa de aluguel (uns 20 %) o que minimizam muito o valor recebido. Acredito que com a popularização dessa alternativa essa taxa caia, mas por enquanto é isso;

4) Apesar da declaração dos valores recebidos no IRPF ser simples, existe uma necessidade de atenção e verificação extra no aluguel das ações. Durante o período de aluguel suas ações são literalmente transferidas para o locador e, apesar da B3 reembolsar proventos pagos no período, ela reembolsa sem declarar esse reembolso no informe de rendimentos. Por outro lado, como as ações nesse período não estão em sua posse, a empresa dona das ações considera que pagou os proventos para o locador e por isso não mostra esses proventos no informe de rendimento em seu nome. Assim para lançar corretamente no IRPF você tem que lançar os valores indicados pela empresa no informe de rendimentos e verificar no extrato da B3 se existem valores recebidos classificados como "reembolso" naquela ação. Você tem que somar os dois valores e lançar no programa do IRPF. Fui surpreendido esse ano com dois exemplos desses no extrato que tirei na B3 e com valores consideráveis. Fique atento!

5) Existe um risco pequeno mas existente de perda de rendimentos no aluguel. Explico: Imagine que você tem 50 ações de Bradesco e alguém aluga 25 ações de você. Você ficará com 25 ações na  sua conta e temporariamente o locador ficará com 25. Nesse período que a ação está alugada você recebe uma bonificação de ações da empresa na proporção de 10 % (a cada 10 ações da empresa que você possui você ganhará 1 ação). Se você tivesse as 50 ações na sua conta nessa época, isso significaria ganhar 5 ações e no final ter 55 ações. Mas como metade está alugada, você ganharia teoricamente 2,5 ações. O problema é que a empresa só paga  por ações inteiras. Assim você receberá 2 ações pelas suas ações e o locador ganhará  também outras 2 ações. Quando você receber de volta do aluguel as ações terá 54 ações ao invés de 55 (pode ser que a diferença seja paga com leilão de ações ou não). Risco limitado e perda pequena, mas pode acontecer...

 Como pode ser visto, existem vantagens e desvantagens, sendo necessário ficar atento para minimizar os impactos das desvantagens pra você. Confesso que as vezes fico revoltado com alguns valores recebidos por alugueis de grandes quantidades de ações  (recebendo poucos centavos por um aluguel específico), mas de vez em quando entra um valor mais alto que compensa o aluguel de ações. 

 Uma crítica que faço é que a corretora poderia permitir que eu limite o valor mínimo de aluguel a ser efetivado na conta. Exemplo: Não alugue nada que vá me gerar menos que X reais de aluguel. Acaba que a maioria dos aluguéis me retorna centavos ou poucos reais, o que faz as desvantagens serem maiores que as vantagens. Em compensação de vez em quando entra um valor elevado que faz compensar...É muito louca a diferença entre valores de acordo com a época e ação alugada...

 No final, na média de um inteiro ano, consigo pagar uma boa compra no supermercado só com os rendimentos recebidos. Assim, pra mim vale a pena...e pra você? Já conhecia o aluguel? Gosta ou não? Alguma outra vantagem/desvantagem que esqueci ou alguma experiência pessoal sobre o assunto?


Grande abraço!


VVI


obs: Não sou contador e as instruções apontadas para declaração de imposto de renda nesse post vem da minha experiência pessoal e estudo. Tenha sempre em mente que posso estar errado, devendo cada um pesquisar a forma correta de declarar os ativos no imposto de renda e caso não tenha certeza procurar um contador. Não me responsabilizo por erros apontados nesse post...trate o relato aqui como minha experiência pessoal e que pode ter erros.

8 comentários:

  1. VVI,

    Esses dias pensei em alugar minhas ações tendo em vista que sou um investidor que movimenta muito pouco a carteira. Pulei fora quando vi o rolo com IR e com as planilhas de controle.

    Paz é tudo!

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde PI! Com certeza cada investidor tem que avaliar se vale a pena pra si. O importante é ter todas as variáveis nas mãos para poder fazer uma decisão condizente com sua estratégia! Falou tudo...paz é tudo. Grande abraço!

      Excluir
  2. Já pensei em alugar minhas ações, mas mudei de ideia depois de ler sobre o assunto. Achei o processo complicado e com taxas bem elevadas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Poupadora! Pelo menos na Clear o processo foi bem simples pra colocar pra aluguel. Mas concordo que as taxas são elevadas e a necessidade de controle relevante. Pra mim como meus investimentos já são muito complicados não faz muita diferença o aumento de burocracia (já tenho que fazer um controle grande por causa de outros ativos), mas como o PI disse acima, paz é tudo. Não é um ganho tão grande que valha a pena arriscar sua tranquilidade. Grande abraço!

      Excluir
  3. Fala VVI

    Na Rico eu deixava habilitado o aluguel automático de ações. Ou o recurso não existe mais ou foi desativado. Acho interessante pra quem é holder, como eu. Vou verificar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ZB! Realmente tem suas vantagens! Grande abraço!

      Excluir
  4. Faço tudo pela MyCap. Agora to fazendo tbm pela XP. Minha impressão é que na mycap eles são mais eficientes (conseguem alugar mais ações) e pensam mais no cliente (na MyCap, eu recebo mais de 50% do valor bruto, na xp eu recebo 50%, além do IR eles descontam outra taxa (acho q é do assessor de investimentos)).

    Tbm só faço por que é muito automatizado, mas sensação que tenho é que as corretoras tiram muita vantagem do cliente pessoa física.

    A desvantagem 4 eu não sabia e a desvantagem 5 acho que nunca havia me atentado, tem certeza que pode ocorrer isso mesmo?

    Bom post!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Neto! Semana passada ainda recebi um e-mail da CLEAR falando que vai aumentar a taxa de 20% para 30%. Vão acabar me fazendo desistir de alugar as ações dadas as necessidades de controle para IRPF sendo que 90% dos aluguéis tem gerado centavos de renda. As corretoras poderiam permitir que limitassemos o aluguel a valores acima de um certo valor para eliminar esses aluguéis de centavos que só geram dor de cabeça...Sobre o item 5 um colega acusou a perda de 1 ação que estava alugada nesse caso do Bradesco. Apesar disso, o Cowboy recentemente entrou em contato comigo e disse que com ele não deu esse problema. Dessa forma trate como um item não confirmado. Sobre o item 4 eu mesmo descobri isso apenas esse ano (ainda bem que comecei a alugar ano passado). Por lei de Murphy, eu tinha sim valores como reembolso e confirmei que não estavam no informe de rendimentos da ação (no meu caso foi a BRAP4). É bom ficar de olho nisso. Esse ano já estou marcando na minha planilha de controle esses reembolsos pra facilitar minha lembrança na declaração do ano que vem. Grande abraço!

    ResponderExcluir