quarta-feira, 1 de junho de 2022

Fechamento da Carteira de Maio/22 (+ 2,56 % / +0,44 %)

 

 

Bom dia Finansfera!

 

Um mês de Maio com um aumento considerável da carteira, porém não devido à rentabilidade da mesma, mas sim devido a aportes não recorrentes recebidos. De forma geral a carteira se comportou como no mês de abril com os ativos internacionais desvalorizando (nesse caso mais devido ao câmbio que à queda dos ativos), ações BR andando de lado e FIIs e renda fixa salvando o dia...rsrs. A cada dia a rentabilidade da carteira se distância da inflação...Essa guerra maldita, Covid e problemas internos tem que dar uma trégua rápido para controlarmos um pouco essa inflação que está corroendo nosso poder de compra mais rápido que a maioria dos investimentos conseguem compensar. Abaixo segue a curva de aumento do meu patrimônio, sua rentabilidade e o IPCA acumulado.

 

Em relação aos gastos este mês tivemos mais gastos relativos a suplementos, alimentação especial e itens para a nossa futura filha. Incrível a quantidade de suplementos e itens que são apontados como necessários e o seu custo elevado. Estou começando a ver que ter filho sai caro mesmo...kkk...e olha que nem comprei fraldas...rsrs. Mesmo assim a taxa de poupança foi bastante elevada (66 %) mas devido a elevados valores não recorrentes recebidos nesse mês - 100% investidos. 

No mês de Maio a maior parte dos investimentos foram direcionados para os ETFs internacionais e um pouco para os LIGs. Infelizmente as taxas dos LIGs caíram um pouco...Estava adorando as taxas próximas a IPCA+6% aa (atualmente giram por volta de IPCA+5,5% aa @ 7anos). Além desses investimentos, os rendimentos dos FIIs e ações foram reinvestidos nas mesmas classes de ativos, sem grande mudança de estratégia.

Para Junho, o plano é manter a alocação desejada entre os ativos e começar a poupar um extra para o pagamento do parto previsto para Setembro. A Sra deseja um parto normal com a obstetra de confiança dela e o plano reembolsa um valor mínimo comparado ao valor total do parto. Ter que manter uma equipe de obstetras, instrumentador e anestesista de sobreaviso por um período não sai barato.

 Abaixo seguem gráficos com a minha atual alocação geral em cada classe de ativos:

Abaixo a alocação detalhada por cada classe gerenciável (retirando ativos não alteráveis, como PGBL e reserva de emergência):

 Como pode ser visto no gráfico abaixo a minha alocação em FIIs e Renda Fixa estão levemente acima ao desejado (respectivamente 10 e 40 %), sendo que a alocação em ativos internacionais não teve aumento considerável, mesmo sendo o foco das alocações do mês aproveitando os valores reduzidos do dólar. A tendência é manter os aportes internacionais em junho caso o dólar continue "se comportando bem".

Em relação às ações, sem grandes mudanças...Os dividendos e JCPs recebidos foram reinvestidos nos ativos da própria carteria. Sem novidades até o momento. Abaixo segue alocação:

 

Em relação aos FIIs, aumentei a posição em BRCO11 e um pouco de MALL11 esse mês. Segue a alocação atual:

 

Por fim, segue a alocação em ETFs neutros no exterior:

 

No mais, vamos seguindo e torcendo para uma menor inflação no curto prazo...Grande abraço!

 

VVI

16 comentários:

  1. Dei uma pesquisada no gráfico desse IWDA, é bonito mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Bilionário! É um bom ETF neutro global mesmo. Mas no curto prazo depende muito de quando você entrou...rsrs. Estou apenas uns 20% negativo nele com essa queda generalizada pós guerra. Mas o foco tem que ser longo prazo. Grande abraço!

      Excluir
    2. Timming nessa hora é bastante curioso, em VWRA devo estar uns 5% positivo (comprei tem 2 semanas, rs)

      Excluir
    3. Pois é Neto...kkk.Estou tentando aproveitar essa queda para baixar o preço médio o quanto possível. Espero que no longo prazo recupere.

      Excluir
  2. Apesar do meu histórico em contrário, sou fã de investimentos passivos. Creio que esse IWDA + EIMI vai garantir grande retorno no longuíssimo prazo. O pessoal não costuma apostar nisso porque quer sempre a ilusão de que estará entre os 10 ou 20% que batem a média. Abs!
    Ass: Trabalhar Pra Si Mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite TPSM! Todo investimentos em RV, não só os ETFs globais neutros, só apresentam suas reais características e lucratividades no longo prazo. O difícil é ter paciência de esperar vendo as variações de mercado como esta aproveitando estes momentos para aportar mais. É antinatural pro ser humano isso... Grande abraço!

      Excluir
  3. Bom dia, VVI!

    A inflação realmente está assustando e pelo visto vai piorar. Ultimamente estou voltando do supermercado com duas sacolinhas e uma conta de 200 reais. Um absurdo!

    Então imagino como deve estar gastando com a chegada da sua filhinha.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Poupadora... Reclamo pois não quero gastar mais pelo mesmo que comprava antes, mas imagino a situação de quem não tem uma gordura grande para absorver esses aumentos. Deve ser desesperador ter que ir diminuindo as coisas que compra ou a qualidade delas simplesmente pois não tem como pagar o preço atual pelas coisas que comprava. É triste ver tantas pessoas deixando de comer carnes ou alimentos importantes pois estes não se encaixam mais em seu poder aquisitivo. Tomara que consigamos reverter isso o quanto antes. Grande abraço!

      Excluir
  4. VVI,

    Gastos com a família é sempre um bom gasto e toda dedicação nos primeiros anos de uma criança trará bons dividendos na saúde e desenvolvimento no futuro.

    Sobre os investimentos infelizmente o negócio é ir aportando, é difícil dizer quando a correção (ou recessão?) lá fora vai terminar.

    Busquei essas LIGs da Ágora em Maio. Entrei em vários horários diferentes do dia, consultei pelo celular, depois pelo PC e nunca apareceriam para aportar. Cheguei a falar com o chat da Ágora, mas a única orientação que recebi foi entrar em contato pelo telefone para tirar dúvidas a respeito. Diante da dificuldade decidi renovar minha LCI com 99% do CDI e liquidez após 90 dias.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia PI! Pois é, esses gastos são investimentos mesmo...reclamo por reclamar mesmo de qualquer gasto não "previsto", mas sei da importância deles. E olha que nem chegou a época das creches e escolinhas onde o custo será muiiiito maior...Aqui no RJ não se encontra creche de qualidade mínima por menos de R$2000-2500. Sobre os LIGs tenho consultado diariamente e encontro quase todos os dias...o problema é que a Ágora é péssima...primeiro que os LIGs não são visíveis pelo aplicativo. Segundo que o site da Ágora é bem visualizado com o Chrome e o Edge...Se usar Firefox pode ter vários problemas, inclusive não mostrar os LIGs... Normalmente olho os LIGs por volta de 11h da manhã...tem alguns dias que aparecem apenas os LIGs ligados ao CDI, porém na maioria dos dias aparecem todos...O Itaú também entrou oferecendo LIGs competitivos (o Bradesco ainda é melhor, mas já está próximo) e o sistema do Itaú é infinitamente melhor... dá pra ver pelo aplicativo. No Itaú os investimentos são pra no mínimo R$50k, porém já conversei com meu gerente e ele disse que dá pra baixar esse valor...As taxas tem caído infelizmente, mas ainda estão na faixa de IPCA+5,5%@7anos...Tenta entrar na Agora via notebook/computador de mesa entre 11h-14h... Grande abraço!

      Excluir
  5. VVI, parabéns pela evolução.

    Interessante, tive que pesquisar sobre LIG pois não conhecia esse tipo de ativo financeiro. Achei bem distribuída sua carteira, mas me chamou a atenção o percentual em COE. Foi indicação de algum assessor/consultar?

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite JD! Foi sim...esse COE foi uma indicação do assessor da XP há uns 5 anos atrás. Na época não conhecia e era uma opção com ligação com ativos internacionais com capital garantido. Resolvi experimentar e me arrependi...não compensa (pelo menos não foi muito dinheiro). Ainda tem uns 2 anos pra vencimento e estou praticamente com o mesmo valor Investido...aprendizado... Não invisto de jeito nenhum em COEs. Grande abraço!

      Excluir
  6. Olá VVI

    Bom gerenciar o risco da carteira nesses investimentos em RF, pois não é a toa que as taxas são mais atrativas do que as do TD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde GI! Com certeza temos que gerenciar os riscos, por menor que estes sejam . Atualmente tenho focado nos LIGs dos bancões (Itaú e Bradesco), ou seja, baixíssimo risco. A diferença das taxas e principalmente a isenção de IR estão muito vantajosas pra deixar pra lá...Grande abraço!

      Excluir
  7. VVI, tem que ter coragem pra ter filhos no Brasil e nesses tempos que estamos vivendo. Parabéns pela sua!

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ET! De vez em quando temos que nos arriscar mesmo..kkk Grande abraço!

      Excluir