sábado, 30 de abril de 2022

Fechamento da Carteira de Abril/22 (+ 0,6 % / - 1,72 %)

 

 

Bom dia Finansfera!
 
Mais um fechamento de mês ruim para a rentabilidade dos investimentos. Minha carteira teve um aumento de 0,6% no mês, mas muito por causa da elevada taxa de poupança devido a um valor elevado recebido e não recorrente. Tirando os aportes, a carteira encolheu 1,72%. Os responsáveis por essa retração foram os ETFs internacionais (mais um mês de queda...) e também as ações BR que recuaram consideravelmente. Para salvar, FIIs e RF fizeram sua parte controlando a queda do patrimônio. Estou começando a ficar preocupado com os valuations futuros das empresas com esse cenário de crise mundial causada pela hiperinflação e guerra da Ucrânia. A queda das ações só é interessante para nós investidores caso não haja impacto nos lucros das empresas e seus indicadores (dívida, ROE, etc). Começo a achar que podemos entrar em um período de retração econômica mundial e consequente perda de valor das empresas. Espero estar errado. Abaixo segue meu acompanhamento do aumento da carteira, rentabilidade (desconsiderando aportes) e IPCA acumulado em 2022. Triste ver a rentabilidade acumulada até agora perdendo pra inflação e até negativa (menor em 0,48% que o valor no final de 2021)...
 

 
Em relação aos gastos, nada demais. Um mês de gastos controlados e uma taxa de poupança desconsiderando recebimentos não recorrentes de cerca de 60%. Estou começando a pegar ritmo na academia e ver uma recuperação da massa magra perdida nos 2 anos de pandemia em que fiquei totalmente sedentário (apesar de odiar malhar, mas é o necessário no momento - pra quem fazia lutas academia é muito parado e também não gosto de ter que revezar equipamentos e do clima "estranho" que fica com bombados gritando e jogando pesos no chão...não é meu estilo). 
 
Em relação a gravidez da  Sra VVI tudo andando conforme esperado. A coitada está sofrendo com enjoos e infelizmente passa muito mal sentindo cheiro de alho e cebola (estranho né?). O problema é que todo mundo no Brasil cozinha usando estes dois ingredientes. Assim é só entrar pela janela um cheiro de alguém preparando o almoço que ela tem que correr pro banheiro ou ir pro quarto ficar em um ambiente isolado... não deve ser fácil pra ela. Espero que melhor logo (falaram que normalmente enjoos melhoram após 3 meses...ela já está no quinto mês e nada). 
 
No mês de março investi mais um pouco em renda fixa pra aproveitar os LIGs (infelizmente as taxas caíram, mas consegui um IPCA+5,65% para 2029), enviei um pouco de dinheiro pra fora  (estou montando uma reserva de oportunidade em dólar) e por pouco não consigo fazer uma segunda remessa perto de R$4,65/dólar - o dólar subiu rapidamente um dia antes da minha remessa...vou aguardar a reunião do COPOM pra ver se gera uma retração do dólar e fazer essa remessa (espero que o FED não seja mais rápido e aumente o juros nos EUA). Com os rendimentos recebidos em FIIs e dividendos/JCPs das ações investi nos mesmos grupos de ativos (em FIIs comprei um pouco mais de BTLG11 e MALL11 e em ações comprei um pouco mais de PNVL3). Desanimei um pouco do MCCI11 que inclui no último mês na carteira...a taxa de administração do fundo é muito alta e tenho visto muita gente reclamando da administradora. Vou suspender os aportes nesse fundo e dar um tempo pra avaliá-lo melhor.
 
Para Maio pretendo fazer mais uma remessa para a reserva de oportunidade em dólar (pra futuramente comprar IWDA+EIMI a um valor reduzido), comprar mais um pouco de LIG (aguardando um dia que tenha um pico nas taxas) e talvez fortalecer um pouco os FIIs (estou pegando gosto pelo rendimento caindo todo mês na minha conta). Para os rendimentos dos FIIs e Ações investir nos próprios grupos de ativos mesmo...
 
Abaixo segue a distribuição total da minha carteira geral de investimentos.
 
Carteira Geral de Investimentos
 

Desconsiderando os ativos "não gerenciáveis" (aqueles que não considero a possibilidade de mudanças ou otimização mensalmente - PGBL, reserva de emergência, reserva de oportunidade) temos a distribuição simplificada abaixo.
 
Carteira Geral de Investimentos Gerenciáveis



Como pode ser visto no patrimônio gerenciável a cada dia mais a parcela internacional retrai (mesmo com os novos aportes). Esse mês as ações também retraíram, com aumento da participação em renda fixa e FIIs das carteiras. Mesmo tendo um objetivo de 40% em renda fixa, vou descumprir um pouco esse objetivo e aproveitar as altas taxas de RF encontradas hoje em dia. Depois repasso parte dos ativos de RF que forem vencendo para a RV.
Abaixo segue o acompanhamento dos principais grupos de RV.
 
 Carteira de Ações

 
  Carteira de ETFs Internacionais


Sem grandes mudanças nas alocações internas dos ativos de renda variável. E vocês colegas? Como foi o abril de vocês?

Grande abraço!

VVI

10 comentários:

  1. Esse seus investimentos em LIGs estão muito bons! Estou querendo encontrar uma LIG bacana e confesso que IPCA+5,xx% é difícil de deixar passar, na melhor da hipóteses se a inflação explodir para 1.000% a.a o dinheiro estará corrigido e se cair para 3% a.a a rentabilidade extra será muito boa.
    Se não me engano você ou algum outro blogueiro mencionou que eram LIGs do Bradesco, cheguei a procurar mas só encontrei LIG indexadas ao CDI e com no máximo 103% do CDI. Por onde você está encontrando essas LIGs de IPCA+?

    Já vi casos de gravidas com enjoos. Logo mais tá chegando o bebê, durma enquanto ainda pode hahaha'.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia PI! Está difícil deixar passar mesmo...Estou comprando LIGs Bradesco mesmo via a corretora Ágora. Todos os dias as taxas são revistas e as vezes as LIGs IPCA+ estão fora das ofertas em algum turno (no outro elas voltam). Pode ser que deu azar de olhar em um dia desses. Além do mais os LIGs só podem ser vistos pelo site de Ágora e não pelo aplicativo (não sei porquê... pessoalmente acho a Ágora horrível em funcionalidades, mas estou me sujeitando a isso devido as altas taxas dos LIGs). Kkkk. Pode deixar que estou dormindo sim. Há pouco tempo atrás cheguei a conseguir IPCA+5,98% (conheço gente que pegou até 6,13%).Mas tem que ficar olhando todo dia e ter recurso quando um "ponto fora da curva" aparece. Grande abraço!

      Excluir
    2. Não estou encontrado Ligs, hoje utilizo apenas clear e Nu invest. Vocês encontraram nessas corretoras ou apenas em algumas especificas?

      Excluir
    3. Boa noite Vini! Eu até hoje só vi LIGs na Ágora e diretamente no banco Bradesco. Não sei por quê outros bancos não ofertam LIGs também. Grande abraço!

      Excluir
  2. Imagino o que sua esposa está passando em relação o cheiro de alho/cebola. Desde de pequena odeio sentir o cheiro e sabor destes temperos. Lembro de perguntar para minha mãe sobre o cheiro horrível que ficava na cozinha quando ela cozinhava usando alho (Risos).

    O problema é que no Brasil estes temperos são muito usados e que acabo entrando em algumas situações constrangedoras por sempre recusar convites de colegas para almoçar/jantar em suas casas ou restaurantes. Mas que bom que no caso da sua esposa deve ser passageiro.

    Sua carteira segurou bem a queda generalizada do mês de abril. Já a minha sofreu bastante e a queda foi grande.

    Melhoras para a Srª VVI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Sou Poupadora! O estranho é que até a gravidez ela adorava o cheiro. Sempre cozinhamos com muita cebola e alho. Foi só engravidar que o cheiro mudou do maravilhoso pro péssimo. Hormônios são poderosos. A parcela de RF+FIIs, além das partes de reserva de emergência, oportunidade e outros acabaram segurando a elevada queda das ações (BR e ETFs internacionais), mas mesmo assim quase anularam todos os aportes realizados no mês, que foram bem mais elevados que o normal por causa de um recebimento não recorrente. Mas faz parte...segue o jogo... Grande abraço!

      Excluir
  3. Ótimo esse investimento em LIG! Protege contra uma inflação fora de controle. Estive tentado várias vezes a mudar meus 120k (no mínimo) em BTG Inflação curta para algo assim. Espero que o BC consiga manter a inflação abaixo dos dois dígitos daqui pra frente. Seu mês foi bom. O resto das carteiras está mostrando muito sangue rs. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde A, atualmente na RF todo o dinheiro que sobra vai para os LIGs. Tomara mesmo que consigam controlar a inflação. Do jeito que está quase nenhuma carteira diversificada consegue vence-la. A minha renda fixa é que segurou a onda. Se não fosse ela (42% da carteira) a queda teria sido na ordem dos 5-7%. Grande abraço!

      Excluir
  4. Olá, VVI.

    A bolsa despencou bonito. Bom que deu para comprar algumas boas ações.

    Minha esposa passou mal (enjoo) até no último dia do nascimento da bebê. Tomou remédio durante esse tempo todo. Espero que a sua não tenha a mesma "sorte".

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cowboy! Tomara mesmo... Está sendo bem difícil pra ela... O bom é que de um jeito ou outro depois do parto deve voltar ao normal! Espero...kkk Grande abraço!

      Excluir