sábado, 30 de março de 2024

Fechamento da Carteira MAR/24 ( +2,10 % / +1,93 %)

 



 Boa Noite Finansfera!


Março foi um ótimo mês para a parcela da carteira no exterior...aumento expressivo, sendo que os demais investimentos andaram um pouco de lado (renda fixa, ações BR e FIIs subiram timidamente). Como o que importa é a carteira como um todo, no final o resultado foi positivo! Ainda mais considerando que a prévia da inflação do mês de março (IPCA-15) veio baixa! Incrível que até os investimentos esperam o fim do Carnaval para começar o ano de verdade! rsrs. Crescimento do patrimônio em + 2,1 %, sendo que +1,9 % vieram da rentabilidade dos investimentos! Maravilha!

Por esse resultado deu pra perceber que nesse mês quase não aportei em investimentos, não é? O motivo disso foram os cartões de crédito que estão turbinados estes meses com o pagamento da viagem que faremos com a VVI baby (será que agora tenho que passar a chamar ela de VVI Toddler? - Já está com 18 meses!) e também que comecei a carregar o cartão Wise com as moedas estrangeiras dos países que iremos conhecer...Assim a taxa de poupança do mês foi de pífios 17 % (compenso depois...confia...rsrs).

A novidade do mês foi sobre o fato de eu voltar essa semana às atividades físicas! Finalmente uma luz no fim do túnel nesse aspecto (não aguentava mais o regime de engorda desde o início da pandemia)... Agora vamos ver se consigo voltar sem arrumar uma lesão pois passei 4 anos sem atividades físicas e já voltei direto para uma atividade que amo mas que é conhecida por gerar lesões (já estou sentindo o ombro aqui...espero que seja apenas algo leve)... O correto era eu voltar pra academia, passar um tempo fazendo uma recuperação muscular e ai sim voltar para minha atividade do coração...mas não tenho mais paciência com academia...sempre odiei ter que ficar revezando aparelho e ficar aguentando os tipos típicos de academia gritando, desfilando ou fazendo fotos/vídeos para o Instagram...

Nos gráficos abaixo seguem os dados costumeiros de crescimento da carteira, sua lucratividade sem aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o inicio do meu monitoramento (dezembro/21) e o segundo do acumulado de 2024. Lembrando que para o mês de março como ainda não temos o valor final da inflação divulgada, uso o IPCA 15 como referência.







Seguem os gráficos das classes de ativos nas quais invisto. O gráfico abaixo é a divisão do patrimônio em todas as classes de ativos que tenho na carteira:

O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos pelas classes que realmente tenho alguma atuação (retirando classes não gerenciáveis onde não invisto ou os investimentos são pré-definidos - Exemplos: Reserva de Emergência e PGBL). A carteira atual está bem perto da minha carteira objetivo.

Esse mês deixei parte do dinheiro novo em uma "reserva de oportunidade" rendendo 100 % do CDI e parte, junto com os rendimentos dos FIIs recebidos, utilizei para entrar na subscrição dos FIIs TRXF11 e LVBI11 ... Os FIIs estão ficando caros e resolvi aproveitar esse momento para aportar um pouco mais nesse setor. A cada dia que passa as boas oportunidades vão ficando cada vez mais raras..

 Abaixo segue a carteira de ações BR e sua composição por setores:

Esse mês aproveitei os dividendos da ITSA4 que foram bem gordinhos e comprei um pouco de EGIE3. Excelente empresa...

Abaixo a carteira de FIIs e sua alocação por setor...Como citei acima, esse mês os rendimentos foram reinvestidos em subscrições dos FIIs existentes. Segue o jogo!


Na renda fixa não houve investimentos além de manter uma parte dos valores novos em uma "reserva de oportunidade". Ainda não sei se irei investir ela na renda fixa ou outro ativo assim que esta alcançar um valor mais considerável...vamos ver as oportunidades que aparecerão nos próximos meses...

Também não houve novos investimentos nos ETFs internacionais... Incrível como continuam a subir mesmo com tantos problemas no mundo como guerras, crises climáticas, política, etc...

E vocês caros colegas? "Começaram o ano" com o pé direito? Já estão com suas carteiras acima da inflação? 


Grande abraço!


VVI






10 comentários:

  1. VVI
    Comece com calma na atividade física. Dessa vez vai dar certo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia CP! Estou começando com calma, dentro do possível...rsrs. Vamos ver como o corpo se comporta. Grande abraço!

      Excluir
  2. Olá, VVI.

    Praticar atividade física é uma bênção. É incrível como faz bem para o corpo e para a mente! Ri muito com "não aguentava mais o regime de engorda" 🤣.

    Também não tenho muita paciência para frequentar academia, com todo o revezamento de aparelhos e tudo mais. Acredito que sou bastante antissocial (rs...).

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia SP! Sem dúvida...pra mim que sempre fiz atividade física desde os 12 anos e só parei a partir de 2019 foi muito difícil ficar sem essas atividades. Acho que ser antissocial é um pré requisito pra seguir o FIRE...kkkk. A maioria de nós não vemos problema em seguir esse caminho longo e solitário que é o acúmulo de patrimônio...rsrs. Grande abraço!

      Excluir
  3. VVI,

    Apesar de ter reduzido os aportes é bom saber que está destinando recursos para bons momentos com a família. É interessante como o tempo passa rápido, parece que foi ontem que era só uma recém-nascida.

    Também comprei Engie Brasil, gosto muito da empresa esse mês.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite PI! O tempo voa mesmo...A pouco tempo estava me preparando pra ser pai e hoje já estamos nos aproximando do aniversário de 2 anos VVI Baby. O tempo voa...rsrs Grande abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pelos resultados, VVI!

    Eu tô nessa de 0 atividade física desde o início da pandemia também, e até agora eu não consegui a motivação neccessária pra mudar isso.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ET! Minha motivação foram os exames não estarem mais perfeitos e a barriga começar a atrapalhar...quase nenhuma das minhas bermudas serve ainda. Assim, como vi uma oportunidade de voltar, mesmo que significasse pagar babás diaristas pra me cobrir, resolvi arriscar. Já voltei devagar e espero conseguir manter por um bom tempo. Grande abraço!

      Excluir
  5. Fala VVI,
    Esse ano promete!
    Graças a deus a carteira está indo muito bem por aqui também! hahahahahh
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite CP! Promete mesmo! Boa sorte pra nós!

      Excluir