quarta-feira, 6 de março de 2024

Fechamento da Carteira FEV/24 ( +2,65 % / +0,68 %)




 Boa Noite Finansfera!


Publicando esse acompanhamento um pouco atrasado esse mês...o tempo está bastante escasso para preparar o post... Confesso que estou muito desanimado com o Blogger. Tá muito trabalhoso fazer a inserção das imagens...ele é muito travado e anda implicando com os ctrl+c/v de algumas imagens do Excel, me obrigando a salvar as imagens antes para inseri-las. Isso faz perderem qualidade e perco muito tempo...tem outros diversos bugs que me fazem perder 1 hora para conseguir fechar uma simples publicação como essa. Vocês vão notar que parte do texto não está "justificado"...isso ocorreu por que o Blogger simplesmente implicou com aqueles parágrafos e não me deixa justificá-los...a solução seria redigitar os parágrafos, mas aí achei demais...deixa assim...me perdoem por essa...rsrs.

Fevereiro foi um mês de crescimento da carteira! Aumentamos em +2,65 %, muito por causa de rendas não recorrentes que recebi esse mês. De lucratividade mesmo dos investimentos a carteira valorizou +0,68 %. Por um lado é um aumento, mas a má notícia é que tudo indica para um inflação elevada em fevereiro - o IPCA-15 divulgado apontou inflação de 0,78 %. Assim, apesar da valorização, minha rentabilidade não conseguiu manter o poder de compra do patrimônio esse mês...pena...

Do ponto de vista de gastos fevereiro foi o mês que mais gastei dinheiro do qual me recordo...Eu e a Sra VVI decidimos voltar a viajar esse ano pra aproveitar o fato  da VVI baby ainda ter menos de 2 anos e com isso ter desconto na passagem... E o destino, pra variar é internacional... A má notícia é que as passagens aéreas pra fora estão muiiiiiiiito caras...Quase 100% mais caras de quando viajávamos (até 2019). Foi uma facada a passagem e já vimos que será uma outra facada hotel/pousada/airbnb por lá...mas paciência...hora de fazer boas lembranças com a VVI baby. Além disso, vieram diversos outros gastos em paralelo que fizeram meus cartões de crédito quase dobrar minha fatura típica...Se não fosse a renda não recorrente esse teria sido o mês de menor investimento dos últimos anos...espero que melhore os próximos meses (improvável uma vez que dividi as passagens em 8X e tenho que começar a comprar moeda estrangeira...rsrs).

Enquanto a Finasfera em geral comemora a valorização de quase 1% do ibov, minha carteira de ações BR recuou um pouco...Isso mostra como o índice ibov não pode ser tomado como referência do mercado...Os FIIs andaram de lado e a RF subiu o pouquinho de sempre. Quem salvou o resultado mensal foram os ETFs Internacionais! Tinha muito tempo que eles não eram protagonistas no resultado!

No final do mês  a taxa de poupança foi de 30 %, mas por causa da renda não recorrente. Sem ela a taxa seria de 17 %. Tenho que controlar essa taxa aonde for possível...

A nova babá já está habituada com a rotina e também estamos contratando duas outras babás para vir dormir com a VVI baby nas noites que a Sra VVI estiver trabalhando. Um dos meus dois leitores devem estar questionando: " Mas VVI, por quê você não fica com a sua filha a noite e economiza esse dinheiro?" A resposta é simples gafanhoto: " Poderia fazê-lo, mas com isso não teria como fazer atividades físicas durante a semana". Estou com o plano de voltar a fazer exercícios, uma vez que meus últimos exames não vieram tão bons...isso ligou o alerta que se não voltar a cuidar da saúde logo, o preço será mais alto no futuro. Logo...não tem jeito...teremos que intubar isso. Por outro lado, como a esposa trabalha e gera uma renda maior que os custos das babás, o saldo é positivo...paciência.

A VVI baby está linda...super alegre! É uma pena que durante a semana sobra pouco tempo pra curtir ela e temos que compensar nos fins de semana...

Nos gráficos abaixo seguem os dados costumeiros de crescimento da carteira, sua lucratividade sem aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o inicio do meu monitoramento (dezembro/21) e o segundo do acumulado de 2024. Lembrando que para o mês de fevereiro como ainda não temos o valor final da inflação divulgada, uso o IPCA 15 como referência.







Seguem os gráficos das classes de ativos nas quais invisto. O gráfico abaixo é a divisão do patrimônio em todas as classes de ativos que tenho na carteira:

O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos pelas classes que realmente tenho alguma atuação (retirando classes não gerenciáveis onde não invisto ou os investimentos são pré-definidos - Exemplos: Reserva de Emergência e PGBL). A carteira atual está bem perto da minha carteira objetivo.

Esse mês foquei em carregar a renda fixa e não cheguei ainda nos 40%... possivelmente em março vou aumentar a alocação nesses ativos (aproveitar que ainda tem LCIs de bons bancos pagando IPCA+5%aa por aí). 

Abaixo segue a carteira de ações BR e sua composição por setores:

Esse mês aproveitei os dividendos do BBSE3 e mais uns trocados que caíram na conta e comprei um pouco mais de AESB3. Não sou grande fã dela mas estava bem fora da minha porcentagem objetivo e as outras descontadas já havia investido nos últimos meses. Ouvi o rumor do desejo de venda da empresa brasileira pela AES mas não vou ficar aguardando algo que pode ou não acontecer. A vantagem de alocar de forma automática é não deixar nossos vieses internos atrapalharem o caminho.

Abaixo a carteira de FIIs e sua alocação por setor...Esse mês investi os rendimentos recebidos em JSRE11 e TRXF11, dois ativos que estavam atrás do meu objetivo e particularmente gosto. HGLG11 vou dar um tempinho pois acho a cotação dela no mercado "no preço justo" e ainda tenho FIIs que na minha visão ainda estão descontados.


Na renda fixa investi um pouco em TD IPCA+ 2045 e também em um CDB longo pagando 12,5% aa no pré-fixado. Vamos que vamos...rsrs

Por fim distribuição em ETFs internacionais. Agora que lembrei! Da renda não  recorrente peguei um pouquinho e investi em VWRA! Qual a explicação? Estava cansado de ficar controlando a proporção entre mercado desenvolvido (IWDA) e emergentes (EIMI). Assim, optei por comprar um ETF que junta ambos os mercados em uma proporção definida. O plano é começar a simplificar a carteira...pelo menos nos próximos aportes. A tendência é que deixe o que tenho de outros ETFs na corretora e passe a só comprar VWRA agora.

E vocês caros amigos? Como foi o fevereiro de vocês? Tiveram bons resultados?


Grande abraço!


VVI






13 comentários:

  1. Foi um ótimo resultado VVI!

    Em relação a viagem internacional com a baby, vai só com carteira de identidade ou precisou fazer mais algum documento?

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Bilionário! Emitimos o passaporte dela! O triste é que ele é válido por apenas 2 anos. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta! Neste final de semana fomos passear na Argentina e ali passa só com carteira de identidade, foi tranquilo. Abs

      Excluir
  3. Viagens estão pela hora da morte. Eu decidi viajar para perto nas próximas férias, pra não precisar de avião. Aí pego um resort all inclusive e a economia foi por agua abaixo :))
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mendigo! Viajar pelo Brasil pode sair mais caro que ir pra fora...Além disso pra quem gosta de história e culturas diferentes viajar pra fora acaba sendo mais interessante. Grande abraço!

      Excluir
  4. VVI,
    Os cálculos são esses mesmo. Se vcs trabalhando ganham mais do que ficando com a baby, vale a pena. E sem contar que vcs precisam de qualidade de sono! Perder noite é ruim demais.

    Viajar é muito bom. Então, Viva Viaje e Invista. Acho que o dólar vai dar uma estabilizada, pois a tendência são as taxas de juros caírem nos EUA.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras CP! Aos poucos a vida vai se estabilizando e espero conseguir a voltar a viajar regularmente! As viagens serão diferentes com a VVI baby, mas isso não significa que serão piores. Grande abraço!

      Excluir
  5. Parabéns pelos resultados, VVI.

    Realmente os custos pra viajar, que nunca foram baratos, estão num patamar horroroso. Estou querendo programar uma viagem também mas tá dando um certo desanimo por conta disso.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, pois é ET... Eu pessoalmente queria esperar um pouco mais pra ver se os preços davam uma recuada, mas a Sra VVI bateu o pé e exigiu a viagem. Não preciso nem dizer quem manda nessas coisas né? Rsrs. Grande abraço!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá, VVI.

    Em alguns meses, fico bastante estressada com o Blogger durante o fechamento mensal. Já cheguei a deletar algumas postagens e reescrever tudo porque não conseguia resolver alguns erros. Eu organizo uma coisa e o Blogger desorganiza outra. E assim vai 🤣.".

    Quando chegar a viagem, aproveite cada momento. Não consegui fazer minha viagem em 2023 e hoje me sinto totalmente exausta e arrependida por ter adiado.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é SP! Já aconteceu comigo também...Já cogitei não fazer o fechamento mensal uma vez por ter perdido tudo que já tinha feito num post. Pode deixar que aproveitaremos bastante a viagem quando chegar a data! Grande abraço!

      Excluir
  8. Bom dia TQ! Sim, das opções gratuitas é a melhor mesmo...mas podiam melhorar um pouquinho algumas coisas que incomodam bastante. Não me parece muito...são só detalhes de aumentam 50% o tempo pra montar um post. Grande abraço!

    ResponderExcluir