sábado, 3 de fevereiro de 2024

Fechamento da Carteira JAN/24 ( -0,65 % / -0,95 %)

 


Bom dia Finansfera!


Pra variar um janeiro de recuo da carteira...incrível como todo janeiro é de prejuízo por aqui... Só não esperava uma queda tão grande da carteira de ações: o recuo foi de pouco menos de 10 % da carteira, anulando o ganho de dezembro/23 e ainda compensando parte do ganho de novembro...e isso sem grandes notícias que impactariam negativamente as ações BR (taxa de juros americanas se manteu constante....taxa de juros brasileira caiu...etc). Depois tenho que olhar com uma lupa na minha carteira pra entender o por quê minha carteira que é bem defensiva caiu mais que o Ibov... A boa notícia é que a renda fixa e valorização do dólar conseguiram amortecer a queda das ações BR e no final a carteira caiu menos de 1 %. Vamos torcer para fevereiro compensar isso...

Os gastos de janeiro foram amplificados pela demissão da babá (rescisão sempre sai cara) e também os impostos normais de início de ano (IPTU, pagamento de conselhos, etc). Também houve um gasto relevante com as nossas gatas que precisaram de atendimento veterinário esse mês...fico indignado como são caros os medicamentos veterinários que possuem equivalentes humanos...custam 3x mais e tem veterinário que insiste em receitar a versão veterinária ao  invés de fazer uma simples conta de regra de três (sim...é assim que fazem) para receitar medicamentos humanos que vendem em qualquer farmácia e são mais baratos...sempre tenho que ficar perguntando se não tem um equivalente e quase sempre tem...mas mesmo assim foi uma facada de custos...

No final do mês  a taxa de poupança foi de 22 %, valor que considero muito bom levando em consideração a quantidade de custos extras não recorrentes. Nos próximos meses compenso isso...

Já estamos com uma nova babá aqui e tendo que ensinar tudo a ela...é cansativo esse processo, mas necessário. Só espero que funcione bem para  termos pelo menos mais 1 ano de calmaria nesse assunto (logo chegará a fase da escolinha e a nossa dependência de babá deve diminuir)... Momento desabafo: Maldito Esocial...Esse sistema  do governo federal que foi desenvolvido para ser simples e facilitar a contratação de funcionários é cheio de bugs e lógicas ilógicas! E olha que uso o Esocial doméstica que deveria ser uma versão mais simples ainda! O sistema para fechar mês e fazer o "arroz com feijão" até funciona bem, mas se qualquer coisa diferente acontecer ele faz um tanto de maluquice que só um contador consegue resolver (por sorte consegui que um amigo contador arrumasse as maluquices que o sistema fez na rescisão da antiga funcionária e contratação da nova pra mim)... Depois reclamam que ninguém quer assinar carteira...no meu caso amaria não ter que assinar, mas sou uma pessoa que preza por fazer tudo da forma correta e acabo pagando bastante por isso...não é pelo dinheiro, mas pela dor de cabeça que assinar carteira e gerir  esse sistema traz (muiiiiita burocracia). Mas enfim, voltemos aos investimentos...

Esse mês resolvi incluir um novo FII na carteira...o queridinho do mercado que ao meu ver está (ou estava) descontado... Inclui HGLG11 na carteira...um dos maiores e mais tradicionais fundos do mercado...operando a P/VP de 1,04... resolvi incluir. O problema é que agora vou acabar um pouco desbalanceado em relação a FIIs de logística, mas não podia perder a oportunidade...Agora é torcer pra HGRU11 ou TRXF11 fazerem logo uma emissão para tentar aumentar a participação da renda urbana na carteira (no secundário acho que estão caros).Confesso que atualmente estou em lua de mel com os FIIs, pois estou adorando a renda crescente e confiável pingando na minha conta todo mês...se no final é um bom investimento ou não é outra estória (aparentemente pra mim tem sido), mas do ponto de vista  psicológico estou gostando bastante.

A VVI baby está cada vez mais comunicativa e esperta. Já dialoga com a gente em coisas simples e já está mostrando interesses pessoais (a hora de dar comidinha tem sido um momento desafiador - o tempo todo temos que distrair ela para ela aceitar uma colherada de comida - é um processo lento e cansativo). Mas ela está super feliz e saudável! Em janeiro todo mundo aqui pegou COVID e estávamos muito preocupados com a VVI baby, mas ela só teve sintomas leves, como nós. Obrigado vacinas!

Nos gráficos abaixo seguem os dados costumeiros de crescimento da carteira, sua lucratividade sem aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o inicio do meu monitoramento (dezembro/21) e o de 2024 que por ser janeiro, é são apenas dois pontos... rsrs. Lembrando que para o mês de janeiro como ainda não temos o valor final da inflação divulgada, uso o IPCA 15 como referência.






Seguem os gráficos das classes de ativos nas quais invisto. O gráfico abaixo é a divisão do patrimônio em todas as classes de ativos que tenho na carteira:

O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos pelas classes que realmente tenho alguma atuação (retirando classes não gerenciáveis onde não invisto ou os investimentos são pré-definidos - Exemplos: Reserva de Emergência e PGBL). A carteira atual está bem perto da minha carteira objetivo.

Mesmo com o aporte extra na renda fixa não foi suficiente para aumentar sua participação na carteira. Possivelmente uma boa parte dos novos aportes irão para renda fixa de forma a aumentar sua participação... 

Abaixo segue a carteira de ações BR e sua composição por setores:

Sem grandes movimentações na ações BR... com os dividendos e JCPs recebidos reinvestir em VALE3, aproveitando as quedas recentes. Continuo com a dúvida se realmente vale a pena investir em ações BR...Sempre parece que nossa bolsa vai subir como um foguete mas normalmente o que vemos é um vôo de galinha...

Abaixo a carteira de FIIs e sua alocação por setor...Como apontado anteriormente estou iniciando uma alocação em HGLG11 (reinvestindo os rendimentos dos próprios FIIs) e com a desvalorização das ações e a manutenção das cotas dos FIIs em janeiro (a carteira andou de lado), houve aumento da participação dos FIIs na carteira tendo estes passado o valor de alocação ideal ( hoje está em 21 % para a alocação ideal de 20 %). Devo dar uma turbinada nos investimentos do HGLG11 para subir um pouco sua participação, mas não posso fazer demais senão posso perder o controle da classe de ativos e depois ter que ficar um bom tempo sem investir nela.

Abaixo distribuição interna do patrimônio na renda fixa...Reinvesti um LCI que venceu nesse mês em outro LCI do mesmo banco que pagava uma taxa de IPCA + 5,3 % aa (isento de IR) para 2027...Ainda temos ativos de renda fixa de baixo risco (e com FGC) pagando valores muito atrativos de juros... Com essas quedas da SELIC estes bons negócios tendem a ficar mais e mais difíceis de encontrar... O dinheiro novo desse mês foi todo em outro título LCI IPCA +5,28 % aa (isento). A ideia é tentar voltar a parte de renda fixa ao valor objetivo (40 %).

Por fim distribuição em ETFs internacionais. Estou aos poucos convertendo as reservas em dólares que mantinha em espécie para viagens (agora com a VVI baby o tamanho dessa reserva perdeu um pouco a função no curto prazo) e convertendo em dólares virtuais e investindo. A ideia é manter essa conversão durante alguns meses e ainda fazer alguns aportes extras para aumentar a % desse tipo de ativo perseguindo o valor objetivo (20 %). Pode ser que esse ano façamos uma viagem internacional com a VVI Baby, mas ainda não está certo...estou muito assustado com os preços das passagens aéreas...tá uma pequena fortuna viajar para Europa...

E vocês caros amigos? Como foi a queda do Ibov pra vocês? A carteira se comportou bem? O que esperam do resto do ano?


Grande abraço!


VVI






14 comentários:

  1. Eu vi que a carteira de todo mundo caiu, enquanto a minha subiu, acredito que a maior diferença é que eu tenho quase nada de bolsa brasileira. Acabei decidindo que a melhor combinação é renda variável fora, e renda fixa + FII no Brasil. FII no lugar de REIT para não levar a paulada de 30% de imposto do Tio Sam. Assim acredito aproveitar o melhor que cada mercado de capitais tem a oferecer.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mendigo! Se eu fosse começar uma carteira hoje possivelmente faria o mesmo, mas como quero ver se a carteira ações BR em um horizonte de 10 anos vale a pena...além disso agora não seria uma boa hora de trocar ações BR por ações globais...vamos ver se no futuro faço o mesmo...Grande abraço!

      Excluir
  2. Olá VVI, boa tarde

    Que bom que ocorreu bem com a contração da empregada domestica, em conversas com colegas de trabalho sempre ouço a dificuldade de contratar e também de demitir.

    Também tive perdas em janeiro perdendo partes do ganho de novembro e dezembro. Confesso que tenho desanimado da bolsa brasileira e reduzirei gradualmente nos próximos trimestres a algo em torno de 25%. Com a queda de juros e novas regras para LCI, LCA e CRA haverá impacto na oferta de ativos de renda fixa, uma das corretoras que possuo já soltou um comunicado avisando sobre a restrição de alguns tipos de RF.

    Abraços,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VAR...Difícil a vida do investidor em ações BR...rsrs. Minha faixa objetivo de ações BR é 20% mas o que queria mesmo é fazer igual o Mendigo falou e só ter ações fora do Brasil (via ETFs neutros). Mas não é o momento de uma virada brusca como essa...Realmente assinar carteira mesmo usando o Esocial desanima muito...mas não tenho escolha. Eu acho que essa limitação na RF só vai afetar os exageros...estavam aparecendo um tanto de ativos estranhos nos últimos tempos. Grande abraço!

      Excluir
  3. VVI, seu resultado até que não foi tão ruim. Eu estou questionando muito a estratégia que tenho adotado pra minha carteira..me parece que meu desempenho tem sido medíocre (apesar de que são menos de 5 anos de carteira, então não sei se dá pra afirmar muita coisa nesse tempo..).

    Talvez o esquema seja me contentar com um ETF de S&P500 lá fora e manter apenas o que já tenho no BR sem novos aportes aqui.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ET...Na teoria as ações BR parecem que são bons investimentos mas na prática não tenho tido bons resultados nos últimos 6 anos que invisto diretamente...Me parece que a renda fixa no Brasil é tão alta que acaba ofuscando as ações BR. Além disso a insegurança jurídica, burocracia e altos custos do Brasil acabam por dilapidar os lucros das empresas por aqui...não sei...no longo prazo me enxergo investindo em ações apenas globais e via ETFs neutros, ficando no Brasil com FIIs e Renda Fixa com focos em renda. Mas vamos ver o que o futuro nos reserva... Grande abraço!

      Excluir
  4. Primeiramente parabéns pelo Blog sempre estimulando a estudar e investir rumo a independência financeira. Me chamo Henrique. Comecei um canal no Youtube onde compartilho minha carteira pessoal com foco em renda passiva. Todos os meses pretendo atualizar minhas posições. Quem curte esse tipo de conteúdo entra lá e da uma olhada. Caso goste do vídeo se puder deixe um Like e comente no vídeo.
    https://www.youtube.com/watch?v=5K19M0PtL2I

    ResponderExcluir
  5. VVI,

    Louvável seu interesse em jogar o jogo dentro das leis trabalhistas(independente de concordar com elas). Eu penso que o maior problema do Brasil não é nem a quantidade de legislação trabalhista e sim a falta de clareza jurídica das regras e a enorme burocracia funcional.

    Mesmo fazendo quase tudo certo, sempre aparece na Justiça ou no Fisco alguma alegação baseada em uma normativa aleatória.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite PI! Concordo...A maioria das vezes existem "letras miudas" que se você não estudar bem ou ter uma consultoria de um especialista pode acabar caindo em uma armadilha...Brasil é complicado...Tento fazer tudo 100% certo mas ainda tenho risco de ser acusado de algo irreal ou ter cometido algum erro...Grande abraço!

      Excluir
  6. Fala, vvi, blz?

    To perdido nessa história da babá, em q post vc explicou o por que teria de demitir a anterior?

    Quanto a FII, eu to bem tentado a fazer isso mesmo... simpkifica muito a análise e estar errado em FII, tem o carrego para amenizar tanto psicologicamente quanto financeiramente. Mas não quero desistir de ações. Acho q uma carteira de dividendos pode ser meu "passa tempo" de investidor. rs

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Neto! Tudo bom? Expliquei há uns 3-4 posts atrás. A babá pediu pra sair mas pediu pra eu demiti-la para ela ganhar mais vantagens. Ficou um clima chato e pra evitar risco de inimizades e processos infundados (faço tudo rigorosamente dentro da lei) optei por mandar ele embora (mesmo que contrariado). Sobre ações eu estou cada vez mais convencido que o mercado brasileiro não vale a pena de forma geral...Se tudo continuar como penso agora mais pra frente devo sair das ações BR e migrar o valor para ETFs neutros na Irlanda e FIIs...vamos ver...Só farei esse tipo de movimento em um momento de bolsa Brasil em alta e daqui há alguns anos. Grande abraço !

      Excluir
  7. Fala VVI!
    Na CZB, janeiro foi brabo também: -1,14% no geral e -7,45% em ações
    Tenho HGLG11 também na CZB-FIIs. Muito bom.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ZB! Pois é...vamos ver como será fevereiro! Rsrs. Demorei muito a entrar em HGLG11...vamos ver se o preço se mantém controlado pra eu conseguir aumentar minha alocação...Confesso que estou começando a ter dificuldade em encontrar FIIs bons a preços vantajosos... Grande abraço!

      Excluir