segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Fechamento da Carteira 2023 (+27,58/+16,72%)




 Bom dia Finansfera!


E não é que 2023 fechou como um excelente ano para a carteira do VVI? Tivemos um aumento da carteira de 27,58 %, sendo que desconsiderando os aportes nossa carteira apresentou uma rentabilidade real de 16,72 %!!! Muito acima da previsão de inflação em 2023 (4,65% considerando o IPCA-15 de dezembro)!!!

O resultado de dezembro foi bem positivo, tendo a carteira aumentado 4,08 %, sendo destes 2,82 % realmente de rentabilidade da carteira! A explicação para o grande aumento da carteira foi um somatório da boa lucratividade dos investimentos e também de verbas não recorrentes que entraram na conta e foram 100% transformados em investimentos. Havia muitos anos que a carteira sem considerar aportes não vencia a inflação, quiçá SELIC e IPCA+6 %!!! Esse ano batemos todos os índices! Lembrando que estamos falando de uma carteira de uma pessoa conservadora, sendo que 40 % da carteira está em renda fixa e boa parte da carteira de ações está concentrada em ações defensivas ou de setores "mais estáveis".

Os gastos em dezembro ainda vieram com resquício da Black Friday, mas não aumentou muito o gasto de cartão de crédito. Além dos típicos "gastos da VVI baby, tive um gasto extra de 13o salário da babá. Nessa frente tivemos uma má notícia...nossa babá pediu pra sair... Teremos que começar tudo de novo no processo de seleção, treinamento e pegar confiança. Além disso, o gasto em janeiro/fevereiro promete pois teremos que pagar o acerto que não será barato (são muitos valores diferentes). Outro problema é que aqui no RJ o pessoal é meio "safado". Pedem demissão mas querem que no sistema você que mande embora pra terem direito a multa de FGTS, seguro desemprego e afins...Já vem com aquela "ameaça velada" e acabamos tendo que "demitir" ela pra evitar problemas futuros... Demos o aviso prévio e ela sai no final de janeiro...Agora é correria pra arrumar outra pois não temos como ficar sem considerando que ambos trabalham. Faz parte da vida...

A VVI baby está muito saudável e feliz. Demos muita sorte pois, apesar dela requerer atenção 24h e isso me deixar muito cansado e as vezes frustrado de não conseguir fazer nada além de trabalhar e cuidar dela, ela é uma criança super saudável e alegre. Raramente chora ou faz birra...vamos esperar os 2 anos...rsrs. Ela já está andando pra tudo que é lado falando várias coisas bonitinhas (especialmente para pedir comida...rsrs). Faz toda a diferença quando você percebe que está  conseguindo se comunicar de verdade com ela...que começa a entender o que ela quer ou não quer.

Em relação à taxa de poupança acumulada do ano, fechei em ótimos 46,8 % do valor bruto recebido! Tirando impostos (cerca de 22 %), o maior gasto foi realmente a VVI baby com cerca de 8 % de gasto do recebido bruto anual. Nada mal essa taxa de poupança considerando o relevante aumento de gastos que tivemos com a chegada da VVI baby! Espero conseguir manter essa pegada em 2024!

Como meta de 2024 só gostaria de conseguir voltar a fazer alguma atividade física e ter um pouquinho de tempo pra mim (1-2h por semana...só pra manter minha dignidade mesmo...rsrs). Esse ano de 2023 foi muito desafiador e cansativo...desconsiderando a parte de investimentos foi o pior e melhor ano da minha vida (é confuso eu sei, mas é isso mesmo)...

No mês de dezembro recebi algumas verbas não recorrentes e junto com os valores acumulados do salário e investimentos investi em renda fixa (um LCI 2025 que pagava IPCA+5,28 %), FIIs (aumentei a concentração em TRXF11) e também comprei um pouco de ações (KLBN11 no caso). Nada fora do normal... Além disso, fiz o aporte no PGBL  para receber no ano que vem um pouco mais de restituição de impostos. Espero que esse seja o último ano que faça aporte no PGBL deixando a partir do ano que vem que ele " se auto alimente". Vamos ver...

Nos gráficos abaixo seguem os dados costumeiros de crescimento da carteira, sua lucratividade sem aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o inicio do meu monitoramento (dezembro/21) e o acumulado em 2023. Lembrando que para o mês de dezembro como ainda não temos o valor da inflação divulgada, uso o IPCA 15 como referência.






Seguem os gráficos das classes de ativos nas quais invisto. O gráfico abaixo é a divisão do patrimônio em todas as classes de ativos que tenho na carteira:

O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos pelas classes que realmente tenho alguma atuação (retirando classes não gerenciáveis onde não invisto ou os investimentos são pré-definidos - Exemplos: Reserva de Emergência e PGBL). A carteira atual está bem perto da minha carteira objetivo.

Mesmo com o aporte na renda fixa não foi suficiente para aumentar sua participação na carteira. A valorização das ações BR, FIIs e ETFs internacionais compensaram o investimento... Ano que vem é tentar aumentar um pouco mais a renda fixa com o direcionamento dos aportes.

Abaixo segue a carteira de ações BR e sua composição por setores:

Interessante que nunca tive uma alocação tão baixa no setor de energia...ele sempre ficou no meu limite de 30% por setor  mas desde o ano passado tem caído...Em 2024 devo tentar privilegiar esse setor que normalmente só me dá alegrias...

Abaixo a carteira de FIIs e sua alocação por setor...No ano de 2023 me desfiz do RBRP11 e inclui dois novos FIIs na carteira:JSRE11 e TRXF11. Vamos ver como o mercado de FIIs reage no ano de 2024...A ideia é manter a alocação de 20% da carteira em FIIs e elevá-la até 30% na época do FIRE (daqui há uns 9 anos).

Abaixo distribuição interna do patrimônio na renda fixa...De novo em 2023 voltei a investir em tesouro direto, algo que não fazia há algum tempo. Com taxas chegando acima de IPCA+6 % aa não tinha como ficar de fora...

Por fim distribuição em ETFs internacionais. Com a reforma tributária e seu efeito em ativos no exterior tenho que pensar melhor sobre a melhor forma de agir com esses ativos... A cada dia surge um produto nacional que investe em ativos internacionais, o que mitiga muito dos riscos tributários e de dificuldade em acessa os ativos internacionais em caso de morte, etc. A rentabilidade desses ativos nacionais estão cada vez mais próximas dos investimentos internacionais, com a redução a cada dia das taxas de administração dos fundos...vamos ver... Ter uma parcela da carteira em ativos internacionais é algo muito importante pra mim, mas por outro lado não compactuo com a visão de muitos da Finansfera que o Brasil irá virar uma Venezuela e com isso ativos internacionais via veículos nacionais seriam tomados pelo governo. O risco existe, mas acredito que seja muito pequeno e a tranquilidade de não ter que se preocupar com questões tributárias e mudanças de regras no Brasil ou País os os ativos estão não tem preço...É algo a pensar para 2024... Outro ponto é que invisto em ETFs irlandeses através dos ETFs IWDA+EIMI que se complementam (mercado global desenvolvido e emergentes). Tomei essa decisão para pertimir que eu pudesse alterar a relação entre esses mercados de acordo com a condição do mercado, fazendo um tipo de rebalanceamento por fora do ETF. Isso tem lógica e é uma estratégia válida, mas ando questionando se não seria melhor mesmo pegar um ETF que tenha ambos os mercados (global desenvolvido e emergentes) e simplesmente aportar nele sem me preocupar com a proporção... Comprar um VWRA por exemplo...É algo que estou pensando também...vamos ver...

E vocês caros amigos? Estão comemorando o resultado de dezembro/2023? O que acham que irá ocorrer em 2024 com os investimentos?


Grande abraço e um Feliz 2024 para todos nós!


VVI







20 comentários:

  1. Desejo um Feliz 2024 para você e sua família!

    O tão aguardado rali de fim de ano na bolsa, de fato, se concretizou, presenteando-nos com uma notável valorização (risos...).

    Sua carteira teve um desempenho ótimo em 2023, e, como você descreveu, mesmo sendo conservadora, superou todos os índices.

    Já o ano de 2023, de acordo com as previsões econômicas, deveria ter sido "morno", para dizer o mínimo, mas acabou trazendo muitas surpresas positivas.

    Um abraço e que tenha um excelente ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos votos SP! Tudo de bom pra você e sua família também! Pois é...engraçado como o Brasil sempre nos surpreende...quando pensamos que vai bem vai mal, mas quando pensamos que vai mal acaba que pode ir bem...rsrs. Previsões econômicas e do valor do dólar são tão exatas quanto esoterismo ou leitura de signo...não vale a pena confiar...Grande abraço e que 2024 seja melhor (ou pior se acreditarmos na psicologia reversa do mercado...rsrs) ainda que 2023!

      Excluir
  2. VVI,

    Apesar de nossas carteiras não serem iguais elas são bem semelhantes, principalmente pois temos uma proporção muito semelhante de RV e RF, isso deixou nossas carteiras com uma rentabilidade bem próxima no ano (com a sua a frente rsrs').

    Sobre a babá, é realmente complicado passar por essa correria de ter que procurar uma nova, ainda mais vocês que são pais responsáveis e que estavam recolhendo devidamente os encargos trabalhistas, essa situação de ter que demitir alguém que está pedindo demissão só para não ser ainda mais prejudicado é complicado.
    A pira do brasileiro médio com o FGTS é foda, eu esqueço que aquele dinheiro existe, se um dia eu puder usar para comprar um imóvel, ok. Essa pira não é só do brasileiro mais pobre não, é de todos, no meu trabalho eu lembro que na época da aprovação da Eletrobras tinha uma galerinha pirada com aquilo e outros pirados na época da pandemia com aqueles saques extraordinários.

    O cara reclama que o FGTS não rende nada, mas a maioria só faz o dinheiro evaporar quando cai na mão (é um absurdo que aquela merda não garante pelo menos a correção da inflação).

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é PI! Até quem investe de forma conservadora conseguiu uma boa rentabilidade. Vamos torcer pra que isso se repita em 2024. Sobre o FGTS infelizmente muita gente pede demissão só pra ganhar seguro desemprego e não trabalhar...é uma visão muito limitada que acaba reduzindo as chances das pessoas em progredir na carreira. Grande abraço!

      Excluir
  3. Ola boa tarde. Por aqui optamos por deixar na escolinha, pois ambos trabalhamos o dia todo. Sei que a nenê não terá 100% de atenção, mas desistimos de babá pelo que você disse. Achar alguém de confiança e custos de registro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Anon! A gente queria segurar um pouco mais antes de colocar na escolinha pra dar um tempo pra ela tomar mais vacinas antes de ser exposta a todos os vírus/bacterias/protozoários da estação...rsrs. Apesar disso como ela já está com 1 ano e 3 meses já daria pra colocar, mas todo mundo fala que quando você colocar a criança na creche passa uns 6 meses tendo doença semana sim, semana não e que criança doente não pode ficar na creche. Logo a gente ia acabar ficando 6 meses tendo que arrumar forma de ficar com a VVI baby em casa pagando a creche...Ia ser muito difícil...Grande abraço!

      Excluir
    2. Fui pai em janeiro de 2023 e o que mais me surpreendeu foi o trabalho que dá além do que eu já esperava, em especial, a restrição de sono. Mesmo tendo uma boa rede de apoio, o bebê exigi atenção plena 24h dos seus cuidadores. Enquanto estou em casa é impossível fazer algo diferente do que cuidar dele ou fazer tarefas domésticas. Tem sido um grande aprendizado ter um filho. Embora todo o trabalho e de ser bem carinho ( hehehe), é recompensador e estamos pensando em ter outro logo antes de mudar de ideia. Me identifico bastante com o que está passando. Um abraço

      Excluir
    3. Parabéns Thales! Realmente tem momentos de carinho que ajudam a gente a aguentar o cansaço. Eu confesso que subestimei o trabalho de ser pai...nem tanto pelo trabalho normal mas pelo fato de não ter rede de apoio perto e eu e a Sra VVI trabalharmos em horários complementares. É como se fossemos pais solteiros cuida do de uma criança (ficamos revezando os cuidados). Nada mais agoniante que estar sozinho e a bebê não querer dormir ou mamar, chorando no seu colo. Ou então ter que descongelar uma mamadeira sozinho com o bebê acordado com fome...é muito pesado. Grande abraço!

      Excluir
  4. Show de ano. Eu não abro mão de parte do patrimônio em outra jurisdição, também não acho que o Brasil vá virar a Venezuela, porém nem precisa disso, virando uma Argentina / Turquia / Líbano já é o suficiente para os investidores serem muito prejudicados, pois quando as coisas apertam para o governo, ele pode alterar o facilmente o valor do cambio e impor perdas aos investidores.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mendigo! Tb não acho que o Brasil vá virar uma Argentina...temos recursos naturais demais para isso...Acredito mais que o Brasil vá sempre ficar "no meio do caminho". Tem potencial pra ser uma das maiores economias do mundo mas nossos governos (e povo) tem visão limitada e imediatista. Nunca vão investir seriamente em educação e com isso nunca chegaremos lá. Apesar disso, por ser o país dos rentistas temos bons investimentos por cá... Vamos ver como será 2024! Abraços!

      Excluir
  5. VVI
    Em pensar que tem uma galera que sempre fala que a crise está vindo, que enfrentaremos grandes dificuldades, e etc. Queria só ver onde esse pessoal investe. Mas percebo é que devemos estar é no jogo.
    Ué, mesmo vc assinando a carteira dela, vc disse que corre o risco de mais algo trabalhista?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde CP! O problema que apesar de fazer tudo certo a pessoa pode alugar um tanto coisas (que trabalhou fora do horário, teve desvio de função, sofreu assédio, etc) mesmo sem provas. A pessoa te leva na justiça e você tem que pagar advogado e perder tempo. No final você ganha por não ter provas mas a pessoa também não paga o processo acusando não ter condições. No fim quem teve que pagar advogado é perder seu tempo pra se defender é você....é isso pode ser estender por meses/anos....é complicado...

      Excluir
  6. Também fico pensativo em concentrar meus investimentos lá fora em um único ETF, pq na hora de aportar vc não fica pensando muito.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelos resultados, VVI!

    Essa insegurança jurídica na relação de trabalho no Brasil é um dos principais pontos que fazem com que o Brasil seja muito pouco competitivo no mercado, na minha opinião.

    Eu também não acho que o Brasil vá virar uma Venezuela, mas pra mim se ele continuar sendo o que ele é já é mais do que razão suficiente pra que eu queria ter o máximo possível do meu patrimônio fora daqui (idealmente 100% dele). O Risco Brasil é algo que simplesmente não me deixa tranquilo.

    Abraço e feliz 2024!
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Boa noite ET! Eu já pensei assim há um tempo...por coincidência na época estava tentando sair do Brasil com a Sra VVI pois não queria morar mais aqui. Hoje já tenho uma visão diferente das coisas. Ainda acho que seja uma boa sair do Brasil, especialmente se pretende ter filhos, mas já não busco isso com tanto afinco...Outro ponto é que enquanto o plano for ficar no Brasil a medio-longo prazo não tem por que colocar muito do patrimônio fora pois a lucratividade por lá é ínfima em relação a daqui...Se quiser viver de renda vai ter que manter uma boa parte do patrimônio por aqui gerando rendimentos e a parcela internacional seria para proteção mesmo. Não vejo enquanto morar no Brasil meu patrimônio fora superando 50% da carteira (pode ser que mude de ideia no futuro). Hoje já penso mais em me mudar no futuro pra uma cidade de medio porte em um estado legal (mais seguro, barato e tranquilo) e com isso conseguir viver através dos meus rendimentos em real e deixando a parte internacional como proteção apenas. Vamos ver o que o futuro nos guarda...Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá, VVI!
    O final de 2023 nos trouxe muitas alegrias kkk.

    É revoltante esse comportamento da diarista. Provavelmente vocês foram corretos com ela o tempo inteiro mas ao final ela demonstra um oportunismo barato. E também entendo a decisão de vocês, provavelmente faria o mesmo. Pagar o que ela não merece pode sair mais barato do que o stress posterior... lá na frente cada um colhe o que planta.

    Feliz 2024, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é FT! Sou uma pessoa muito sistematica e gosto de seguir a risca as regras. Infelizmente isso as vezes me trás problemas com pessoas que preferem sair um pouco dela. Já vi muitas pessoas passarem por problemas com funcionários e não quero ter essa dor de cabeça...prefiro pagar um pouco mais agora e não ter que me preocupar com isso. Feliz 2024!

      Excluir
  10. VVI,
    Atividade física é difícil sair da inércia, mas depois que entra na rotina é muito prazeroso. Faz bem para o corpo e para mente.
    Um ótimo 2024!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é GI...Fazia atividade física desde meus 16 anos sem parar até a Pandemia...Estou doido pra voltar...O difícil é arrumar tempo...Grande abraço!

      Excluir