domingo, 1 de outubro de 2023

Fechamento da Carteira de Setembro/23 (+ 0,42 % / - 0,25 %)

 




Boa tarde Finansfera!


Estou aproveitando a visita dos avós VVI e usando o tempo que passam com a VVI baby para colocar muitas coisas em dias, inclusive o blog. Consegui escrever até um material extra além do fechamento do mês (post sobre pecados capitais dos investidores)! Tirando onda, em ?!? rsrs.

Nesse mês de setembro o mercado andou de lado e no final ainda caiu um pouco, especialmente devido à desvalorização dos ativos internacionais e minha carteira de ações BR que também recuou um pouco devido ao maior temor do mercado com o futuro dos juros americanos (o que também inflou os juros futuros aqui no Brasil). Minimizaram as quedas a renda fixa e os FIIs - sempre é bom ter uma carteira balanceada.

Sobre os gastos,  nada de mais... Consegui uma taxa de poupança de 46 % esse mês, impulsionada por uma renda não recorrente que recebi. Dessa forma, continuo o caminho de reinvestimento dos 100% de rendimentos recebidos, além de ainda todo mês colocar um pouco de dinheiro novo.

O dinheiro recebido como salário foi utilizado basicamente para compra de ações e participar da subscrição do LVBI11. A aposta desse mês no campo de ações BR foi na ITSA4 (Itausa) - cotação abaixo de R$9 achei muito descontada para uma empresa do nível da Itausa. Como meu sistema apontava a ITSA4 como uma das empresas desbalanceadas na carteira, recebeu toda a verba do mês.

A carteira cresceu + 0,42 %, sendo a rentabilidade desconsiderando aportes equivalente em - 0,25 % (negativa). O resultado foi bastante impactado pela queda dos ETFs internacionais e recuo das ações BR. Apesar de tudo, foi uma queda muito pequena e já era esperada após tantas altas. O que importa é que o resultado anual ainda está acima do CDI acumulado, o que comprova o bom caminho trilhado (carteira está  com 13,33 % de lucratividade no ano para um CDI acumulado de 9,25 %).

Nos gráficos abaixo mostro o crescimento da carteira, sua lucratividade sem contar aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o início do meu monitoramento (iniciado em dezembro de 2021) e o acumulado no ano de 2023. Continuo consistentemente acima da inflação...maravilha...








Seguem os gráficos das classes de ativos que invisto. O gráfico abaixo é a divisão do patrimônio em todas as classes de ativos que tenho na carteira:

O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos sob as classes que realmente atuo (retirando classes não gerenciáveis onde não invisto ou os investimentos são pré-determinados: Reserva de Emergência e PGBL):


Esse mês os FIIs acabaram por crescer acima do objetivo, muito por causa das subscrições que ocorreram. As ações BR também estão acima do objetivo, logo a tendência para o próximo mês seja apostar na renda fixa e ativos no exterior. Preciso aproveitar ainda as oportunidades da renda fixa que estão desaparecendo aos poucos...

Abaixo a carteira de ações BR  e minha distribuição por setor. 

Abaixo a carteira de FIIs. Ainda estou aguardando a subscrição do HGRU11 e MALL11. Pra esses vou dar "all in" e comprar todas as cotas a que tiver direito! Espero que não demorem...

Abaixo distribuição interna do patrimônio na renda fixa...

Por fim distribuição em ETFs internacionais:

Depois de muito pensar sobre a simplificação da carteira de ETFs resolvi apenas deixar o VT "parado" e investir nos IWDA e EIMI mesmo. Não vale a pena girar patrimônio e pagar taxas de compra/venda pro sistema. VT continua um ótimo ativo, assim não tenho problema em deixá-lo parado na carteira. Confesso que estou um pouco interessado em aproveitar as altas taxas da renda fixa americana no momento, mas tenho que estudar melhor como fazer isso de forma otimizada (e via ETFs irlandeses para não pagar imposto em dividendos).

E vocês caros colegas? Como foi o mês de setembro? O que esperam para o fim de ano? 


Grande abraço!


VVI



16 comentários:

  1. Não consegui achar nenhuma forma muito fácil de investir em bonds do tesouro americano. Pela Interactive Brokers é bem confusa a compra de bonds e alguns exigem um valor mínimo muito alto.
    ETF irlandeses de acumulação não achei nenhum que fosse tipo o nosso tesouro SELIC, parece que até os mais curtos tem marcação a mercado.
    A melhor solução até agora foi aplicar através da Nomad, o problema é que paga dividendos mensais, que é uma chatice reinvestir e vem descontados os 30% que o governo americano garfeia.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom.dia Mendigo! Também procurei um ativo para aproveitar as taxas altas do tesouro americano e tive dificuldade pra achar um...realmente não é trivial entender cada ETF e ter certeza que não está fazendo besteira. Sobre esse da Nomad, além de ser muito chato ter que ficar reinvestindo, imagina a dor de cabeça pra fazer a declaração de IR? Cada dividendo recebido é uma linha a ser preenchida do carnê-leao...Complicado... Grande abraço!

      Excluir
  2. Olá VVI, parabéns pelo resultado, conseguiu segurar bem as quedas neste mês, o lado bom da carteira bem balanceada/diversificada. Agora pro final do ano só vejo gastos extras chegando hehe, Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Bdz! É bom ver quando você prepara a carteira de um jeito e o que você pensou realmente funciona na prática! Fim de ano é complicado mesmo, mas ainda tem o 13o pra dar uma ajudada! Grande abraço!

      Excluir
  3. Belo nome para o blog, parabéns pela gestão da carteira.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, VVI. Tudo bem?

    Que bom que você aproveitou o tempo livre para dar atenção ao Blog. Agradecemos 😉.

    Meus gastos mensais estão começando a retornar a patamares saudáveis. Fico imaginando como deve ser difícil manter tudo sob controle e fazer investimentos com um filho. Não é para qualquer um.

    Sobre o mercado estar se movendo de lado, acredito que a valorização das ações ainda não ocorreu devido ao ceticismo do mercado em relação ao cumprimento das metas fiscais pelo governo.

    Se esse cenário persistir, talvez possamos continuar adquirindo boas empresas com descontos nos próximos meses.

    Com base no gráfico, a rentabilidade da carteira está linda 👏.

    *Parece que você inseriu o gráfico da RF na seção "Distribuição em ETFs internacionais".

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Boa noite SP! É bom ver que o tempo gasto escrevendo o post, trazendo os gráficos, fazendo revisões e brigando com Blogger não é perdido...rsrs. Fico feliz que o material é útil pra você! Acho que a grande sacada que minha esposa e eu tivemos foi ter filho um pouco mais velhos de forma que estávamos com a vida mais estruturada (apartamento próprio, trabalho consolidado, etc). Isso minimizou vários grandes gastos que tivemos e que não temos mais. Apesar disso, ainda não tenho achado os gastos tão altos assim...Vão ficar imagino quando a VVI baby entrar na escolinha e começar a demandar material escolar, uniforme, lazer mais complexo, etc. Por enquanto o gasto real grande mesmo é a babá...o resto é bem tranquilo pra falar a verdade. Sobre os ativos continuarem descontados realmente é uma ótima oportunidade mesmo...pena que os FIIs já subiram muito...mas tem ações interessantes a preços baixos! Sobre a confusão dos gráficos coloco a culpa na correria aqui...Quando conseguir um tempinho corrijo lá. Obrigado por apontar o erro! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Bom resultado!

    Ainda não consegui fazer meu fechamento mensal (sem tempo), mas pelo que li nos posts dos colegas de finansfera, as ações tiveram uma pequena queda, e pelo visto as dos EUA também, por causa dessa alta dos juros do tio sam.

    Já vi que na interactive brokers dá pra comprar bonds, mas como outros já disseram, é meio confuso. Nem sei se vou aportar em bonds , mas pelo menos é bom saber como fazer. Acho que tem um video do Bastter explicando isso. Devo ver depois.

    Esse seu não recorrente foi restituição do IR? Eu recebi uma restituição razoável por conta dos gastos médicos que tive ano passado (parto, obstetra, pediatra, tudo por fora do plano, infelizmente)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mago! O problema de comprar bonds diretamente é que os valores mínimos normalmente são muito altos (algumas milhares de dólares). Isso atrapalha o processo. O não recorrente foi parte de férias que tirem em setembro. Recebi uma boa restituição mais pro meio do ano pelo mesmo motivo que você. Grande abraço!

      Excluir
  7. VVI,
    Na onde de aportar em ETF da Irlanda, acabei vendendo meu VT , pois sabia que no IR teria que declarar os dividendos. E isso é chato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, boa noite CP! Realmente é chato ter que manter controle dos dividendos e lançar na declaração, mas podia ser pior...rsrs. Não quero é ficar pagando taxa de venda/compra. Aí prefiro deixar parado mesmo e só aportar em ETFs irlandeses a partir de agora. Grande abraço!

      Excluir
  8. Fala VVI!

    Também estou analisando a possibilidade de entrar na renda fixa americana, por algum ETF. Estou de olho no TLT, pela possibilidade de ganhar na marcação a mercado no momento que a taxa de juros de lá começar a cair (algo que pode demorar, é claro).
    Não vislumbrei essa possibilidade de investir por ETFs irlandeses. Valeu a dica ai. Vou pesquisar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ZB! Estou olhando o ETF DTLA irlandes que parece ser um fundo de bonds americanos de 20 anos, mas qualquer decisão estratégica minha tem que ser pensada por algum tempo pra eu acabar não fazendo bobagem pensando na ganância de ganhar mais...Vamos ver...Grande abraço!

      Excluir
  9. Seu rendimento no ano está muito bom, VVI. Tenho que voltar a dar uma estudada básica nos ativos lá dos EUA, pois apesar de eu ter feito um stock picking entre stocks, REITs e ter incluído alguns ETFs, deixei tudo no automático depois disso.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ET! Obrigado pelas palavras! Também estou achando boa a rentabilidade, mas acredito que seja mais devido a SELIC estar alta...40% da carteira é RF e se a RF não estiver boa a carteira deve cair junto...mas não vou reclamar...rsrs Grande abraço!

      Excluir