Boa noite Finansfera!
Acabei atrasando a divulgação do meu fechamento de agosto dada a correria habitual com a VVI Baby! A rotina continua muito puxada, não sobrando muito tempo para atividades externas como a manutenção desse blog atualizado... Pelo menos as coisas tem a tendência a melhorar, uma vez que a Sra VVI finalmente concordou em contratarmos uma pessoa para dormir com a VVI Baby pelo menos uma vez semana de forma a permitir que façamos algo diferente nesse dia (ir na academia, ler um livro, dormir cedo, etc). Isso é necessário pois nossa rotina está absurdamente compactada e corrida, não deixando espaço para nada além de trabalhar, sobreviver e cuidar da VVI baby. Espero que melhore...
No mais a VVI baby está se desenvolvendo muito bem e me assusto em lembrar que nesse mês de setembro ela faz um ano de vida...um ano que minha vida mudou completamente... vamos ver o que o destino me reserva para esse próximo ano...
Sobre os gastos, nada de mais...os mesmos de sempre, sendo os gastos da VVI baby os maiores entre os demais setores de gastos. Apesar disso, a estratégia de acumulação continua firme, tendo em agosto conseguido investir 31 % do salário líquido (além dos reinvestimentos de rendimentos/JCPs/Dividendos que continuam em 100%). Essa é a vantagem de ter ambos os cônjuges trabalhando...os custos são sempre divididos pela metade.
O dinheiro recebido como salário foi utilizado basicamente para a participação em subscrições de FIIs, sendo estas BTLG11 e HGBS11. Os reinvestimentos foram feitos nas suas respectivas classes, sendo os dividendos/JCPs recebidos utilizados para comprar de mais ações da EGIE3 (desde a saída da ENBR3 quero restabelecer um pouco a parcela de elétricas da minha carteira).
A carteira cresceu 1,45 %, sendo rentabilidade pura equivalente em + 1,1%. Foi um resultado muito bom pra ser verdade: Por esse motivo chamei o VAR e fiz um recálculo pra checar... Nisso consegui entender o que aconteceu... no mês passado havia esquecido de computar um investimento em renda fixa que fiz, sendo o resultado de julho impactado negativamente por essa não consideração. Nesse mês o investimento entrou como novo, inflando o resultado. Caso não considerasse esse "erro" a carteira teria subido + 0,58 % com rentabilidade de 0,23 %...No final o que importa é que minha carteira está subido todo o mês e minha rentabilidade no ano está bem acima da inflação! Que continue assim... Nesses momentos que vemos como é importante uma carteira diversificada: Apesar do resultado negativo das ações BR, os demais ativos performaram bem e compensaram a queda.
Nos gráficos abaixo mostro o crescimento da carteira, sua lucratividade sem contar aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o início do meu monitoramento (iniciado em dezembro de 2021) e o acumulado no ano de 2023. Continuo consistentemente acima da inflação...maravilha...
O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos sob as classes que realmente atuo (retirando classes não gerenciáveis onde não invisto ou os investimentos são pré-determinados: Reserva de Emergência e PGBL):
Por esse gráfico acima fica claro que tenho que voltar a privilegiar a renda fixa. Vamos ver se ainda encontro algum bom ativo IPCA+ acima de 5% com baixo risco e isento de IR.
Abaixo a carteira de ações BR e minha distribuição por setor.
Abaixo a carteira FII. Atualmente tem crescido bastante...adoro o rendimento pingando mensalmente na conta...é libertador...rsrs.