sábado, 9 de setembro de 2023

Fechamento da Carteira de Agosto/23 (+ 1,45 ou 0,58 % / + 1,1 ou + 0,23 %)





Boa noite Finansfera!


Acabei atrasando a divulgação do meu fechamento de agosto dada a correria habitual com a VVI Baby! A rotina continua muito puxada, não sobrando muito tempo para atividades externas como a manutenção desse blog atualizado... Pelo menos as coisas tem a tendência a melhorar, uma vez que a Sra VVI finalmente concordou em contratarmos uma pessoa para dormir com a VVI Baby pelo menos uma vez semana de forma a permitir que façamos algo diferente nesse dia (ir na academia, ler um livro, dormir cedo, etc). Isso é necessário pois nossa rotina está absurdamente compactada e corrida, não deixando espaço para nada além de trabalhar, sobreviver e cuidar da VVI baby. Espero que melhore...

No mais a VVI baby está se desenvolvendo muito bem e me assusto em lembrar que nesse mês de setembro ela faz um ano de vida...um ano que minha vida mudou completamente... vamos ver o que o destino me reserva para esse próximo ano...

Sobre os gastos,  nada de mais...os mesmos de sempre, sendo os gastos da VVI baby os maiores entre os demais setores de gastos. Apesar disso, a estratégia de acumulação continua firme, tendo em agosto conseguido investir 31 % do salário líquido (além dos reinvestimentos de rendimentos/JCPs/Dividendos que continuam em 100%). Essa é a vantagem de ter ambos os cônjuges trabalhando...os custos são sempre divididos pela metade.

O dinheiro recebido como salário foi utilizado basicamente para a participação em subscrições de FIIs, sendo estas BTLG11 e HGBS11. Os reinvestimentos foram feitos nas suas respectivas classes, sendo os dividendos/JCPs recebidos utilizados para comprar de mais ações da EGIE3 (desde a saída da ENBR3 quero restabelecer um pouco a parcela de elétricas da minha carteira).

A carteira cresceu 1,45 %, sendo rentabilidade pura equivalente em + 1,1%. Foi um resultado muito bom pra ser verdade: Por esse motivo chamei o VAR e fiz um recálculo pra checar... Nisso consegui entender o que aconteceu... no mês passado havia esquecido de computar um investimento em renda fixa que fiz, sendo o resultado de julho impactado negativamente por essa não consideração. Nesse mês o investimento entrou como novo, inflando o resultado. Caso não considerasse esse "erro" a carteira teria subido + 0,58 % com rentabilidade de 0,23 %...No final o que importa é que minha carteira está subido todo o mês e minha rentabilidade no ano está bem acima da inflação! Que continue assim... Nesses momentos que vemos como é importante uma carteira diversificada: Apesar do resultado negativo das ações BR, os demais ativos performaram bem e compensaram a queda.

Nos gráficos abaixo mostro o crescimento da carteira, sua lucratividade sem contar aportes e IPCA acumulado para dois períodos diferentes: O primeiro desde o início do meu monitoramento (iniciado em dezembro de 2021) e o acumulado no ano de 2023. Continuo consistentemente acima da inflação...maravilha...





Seguem os gráficos das classes de ativos que invisto. O gráfico abaixo é a divisão do patrimônio em todas as classes de ativos que tenho na carteira:

O gráfico abaixo mostra a distribuição de ativos sob as classes que realmente atuo (retirando classes não gerenciáveis onde não invisto ou os investimentos são pré-determinados: Reserva de Emergência e PGBL):


Por esse gráfico acima fica claro que tenho que voltar a privilegiar a renda fixa. Vamos ver se ainda encontro algum bom ativo IPCA+ acima de 5% com baixo risco e isento de IR.

Abaixo a carteira de ações BR  e minha distribuição por setor. 

Abaixo a carteira FII. Atualmente tem crescido bastante...adoro o rendimento pingando mensalmente na conta...é libertador...rsrs. 


Abaixo distribuição interna do patrimônio na renda fixa...Possivelmente mês que vem estará um pouquinho mais alta...

Por fim distribuição em ETFs internacionais:

Ainda estou enrolando sobre a venda do VT e compra de IWDA+EIMI...Pensando me parece que só vai servir para pagar taxas...talvez o melhor seja deixar como está mesmo e só investir dinheiro novo em IWDA+EIMI...vamos ver...

E vocês caros colegas? Também tiveram um bom agosto? Suas carteiras já estão acima da inflação acumulada? Quais são as suas estratégias para os próximos meses?


Grande abraço!


VVI



12 comentários:

  1. Olá VVI
    Também participei da subscrição de BTLG. Achei inclusive que teriam sobras, mas pelo visto não. HGBS também tenho mais faltou grana.
    Vou te adicionar no meu blog list e passar a te acompanhar.
    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Dividendos! Agora teremos que comprar FIIs via subscrição dados os elevados preços...foi tão bom o período de comprar ótimos fundos abaixo do valor patrimonial...rsrs. Pena que faltou dinheiro. Obrigado por adicionar no blog list! Nos vemos nos próximos posts. Grande abraço!

      Excluir
  2. Bom dia VVI,
    Gosto muito da sua diversificação de ativos. Parece estar bem divididos, tanto nas ações quanto no FII's. Minha estratégia para os próximos meses é de aportar nas ações que estão desbalanceadas com a % que tinha estipulado. Mas acho que vai faltar dinheiro pra deixar a carteira certinha. hahahahaha
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia CP! Obrigado pelo elogio! Tento diversificar ao máximo a carteira sem pulverizá-la. Vejo algumas ações ainda bem descontadas e com isso uma boa oportunidade de aportes! Não está tão bom quanto há 6 meses atrás, mas acredito que está melhor do que daqui a 6 meses. Sempre falta dinheiro mesmo para balancearmos a carteira...normal...rsrs. Grande abraço!

      Excluir
  3. VVI,

    Bom saber que tudo continua indo bem com a VVI Baby.

    Queria ter essa sua fé nos fundos imobiliários.

    No final do dia o que importa é diversificar entre boas empresas em bons setores da economia, o resultado é menos expressivo no curto prazo, mas em troca entrega uma solidez maior no longo.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde PI! Sempre gostei de imóveis e investir via FIIs me dá essa possibilidade de comprar imóveis incríveis com liquidez e na maior parte das vezes com yield melhor do que comprando/alugando imóvel. Não é a maior maravilha da terra mas é bom o suficiente para compor uma carteira previdenciária. Grande abraço!

      Excluir
  4. Seu resultado em agosto foi bom, VVI. Minha carteira também está relativamente acima da inflação no ano, vamos ver o que os próximos 4 meses irão nos reservar.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu não tenho essa pureza em aplicar os rendimentos recebidos na mesma classe, eu simplesmente junto tudo, somo o aporte e invisto no que a minha planilha diz que está mais para trás.
    Quanto ao IWDA e EIMI eu fiz o caminho contrário, deixei de comprar os dois e passei a comprar só o VWRA. Não vendi nenhum dos dois, nessa parte sou bem Bastter, só compro e não vendo nada :))
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mendigo! Na verdade é preguiça mesmo ...rsrs. O correto seria fazer o que você faz.: juntar tudo e investir na classe mais distante do objetivo. Como minha carteira está muito perto do objetivo acabo mantendo os rendimentos para reinvestimento na mesma classe, mas não é sustentável uma vez que os rendimentos dos FIIs acabam desbalanceando muito o rebalanceamento. No futuro com certeza terei que migrar pro seu método. Sobre IWDA+EIMI X VWRA concordo com você que é mais prático or só de VWRA mesmo....No início parece ser interessante separar desenvolvidos de emergentes de forma a conseguir alterar a proporção entre eles mas na prática parece um trabalho desnecessário para alguém preocupado com simplicidade. Tenho pensando muito nisso também. Também não gosto de vender...só vendo em casos muito específicos ligados a perda de fundamentos do ativo. Grande abraço!

      Excluir
  6. Legal a carteira. Eu não venderia nada do VT, só passaria a aportar o dinheiro novo nos outros ETF, no seu caso. Con o tempo VT seria irrelevante na carteira.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mago! Concordo. Por mais que eu queria simplificar a carteira e com isso manter ativos "suspensos" é algo que vá contra essa simplicidade vejo que vender só serviria para pagar taxas. Melhor deixar parado na carteira mesmo. Grande abraço!

      Excluir