sábado, 4 de fevereiro de 2023

Fechamento da Carteira de Janeiro/23 (+ 1,51 % / + 0,87 %) e Análise de Metas de 2022/2023

 



Bom dia Finansfera!


Faltou tempo esse mês e acabei atrasando a divulgação do resultado de janeiro/23 e também não consegui publicar o rotineiro post do meio do mês...É tanta coisa pra se preocupar (e gastar) que fico até perdido...vitaminas, vacinas, ar condicionado (sim...aqui no RJ a temperatura está infernal e teremos que colocar um ar condicionado no quarto da VVI baby), IPTU, CREA, entre outros gastos para inflar a contabilidade do mês e impactar os investimentos de janeiro. A sorte  é que tive uma entrada de recursos não esperada que ajudou a contrabalançar esses gastos... 

É bem assim mesmo...rsrs

Mês de janeiro teve grandes emoções...desde invasão de bens públicos, decadência das Lojas Americanas quanto queda do dólar em um cenário incerto...Brasil não é para amadores...

Metas de 2023

Esse item era pra ter sido abordado no meu post de meio de mês, mas não deu tempo... Basicamente minhas metas de 2022 eram as de 2021 que não consegui implementar...estou envergonhado em dizer que não cumpri quase nenhuma meta (mas em alguns casos não foi minha culpa viu? rsrs). Seguem as metas de 2022:

-Retorno aos Exercícios Físicos: Até cheguei a retornar a academia, mas com o nascimento da VVI baby parei temporariamente pois havia um aumento do surto de COVID e também outras doenças que estavam controladas mas que infelizmente tem voltado com força total, em especial em crianças (sarampo, poliomielite, etc). Assim, tanto eu quanto a Sra VVI preferimos ficar mais "enclausurados" para proteger a VVI baby. Até agora tem funcionado...4 meses sem problemas. Infelizmente ficar sem atividade física já está  cobrando seu preço com o aumento do meu peso, piora da minha saúde e também diminuição da minha paciência e ânimo...Espero conseguir voltar perto do meio do ano a fazer atividades, mesmo que seja aqui em casa mesmo ou atividades mais ao ar livre (apesar que o amor da minha vida é mesmo o Muay Thai). Meta mantida para 2023!

- Colocar a Saúde em Dia: Sim! Essa eu cumpri! Fiz checkup, coloquei aparelho para correção dos dentes e fiz alguns exames esporádicos. Todos perfeitos! Maravilha! Engraçado que estando há 2-3 anos sem fazer atividades físicas pensei que minha saúde estaria ruim, mas na verdade em relação aos parâmetros verificados minha saúde está melhor que antes...rsrs... vai entender...

- Voltar a Viajar: Mais uma meta descumprida! Tínhamos planos mas acabamos cancelando pelo mesmo motivo do não retorno aos exercícios físicos...Mas agora em 2023 há esperança. Assim que a VVI baby crescer um pouco mais com certeza vamos fazer uma viagem teste e se tudo der certo, tirar o passaporte dela e voltar a rodar o mundo! Meta mantida para 2023!

- Encomendar o herdeiro: Engraçado que quando escrevi essa meta em 2022 a Sra VVI já estava grávida mas não sabíamos! rsrs. Meta cumprida com louvor! rsrs

- Taxa de Poupança acima de 50% - Minha taxa de poupança (e investimentos) foi de incríveis 55,5% em 2022! Meta batida! E olha que isso é em relação aos recebimentos brutos (só de impostos foi 21,6%) e também não conto o plano de previdência da empresa onde trabalho nos meus investimentos (de previdência privada foram mais 6,3 %). A ideia é diminuir essa meta em 2023 para 40%. Vamos ver se consigo atender.

Resultado de Janeiro/2023

O resultado obtido em janeiro foi de crescimento da carteira de +1,51 %, sendo que a rentabilidade dos investimentos (desconsiderando aportes) foi de + 0,87 %. Não temos ainda o fechamento do IPCA em janeiro, mas acredito que tenha boa chance desse mês ser o primeiro, desde muito tempo atrás, em que meus investimentos renderam mais que a inflação! Isso sim é para se comemorar!!! Quem sabe esse ano consiga que meus investimentos rendam um valor real e não apenas andando de lado em valor  e apanhando pra inflação?? Pensamento positivo!

Dessa vez quase todas as classes contribuíram para o crescimento da rentabilidade sendo a única exceção sendo os FIIs...Meus FIIs sofreram um pouco esse mês...Os ativos internacionais sofreram com a queda do dólar, mas essa queda foi mais que compensada pela melhora das cotações dos mercados internacionais!

Sobre a vida pessoal esse mês foi o primeiro com a ajuda da babá e também com o retorno gradativo da Sra VVI ao trabalho. Com certeza a babá ajuda muito, mas como era de se esperar a Sra VVI está tendo alguma dificuldade em deixar outra pessoa cuidar da VVI baby. É um comportamento normal e vai passar com o tempo...Outro ponto relevante é que o calor infelizmente chegou ao Rio de Janeiro...Estamos tendo alguns dias infernais de calor e os ventiladores de teto que temos não estão dando conta em todas as situações...tivemos que comprar um ar condicionado para colocar no quarto da VVI baby. Moro em um apartamento alto e bem arejado...raramente o ventilador não dá conta...mas esse janeiro está difícil...Com o retorno da Sra VVI ao trabalho meu tempo livre que já era pequeno diminuiu mais ainda e acabo tendo que passar várias horas cuidando da VVI baby antes e depois da chegada/saída da babá...não é fácil a logística ainda mais para alguém que já se aproxima dos 40 anos como eu...rsrs...paciência não é meu forte e um bebê pede 100% de foco o tempo todo...e difícil mas necessário...


Do ponto de vista de gastos, como já adiantei, foi um mês de gastos pesados, especialmente com a VVI baby. A taxa de poupança foi de cerca de 33%, mas grande parte disso veio do recebimento de um valor não recorrente...Minha esperança é que essa situação seja pontual agravada pelo IPTU+CREA que pago em janeiro de todo ano...tradicionalmente janeiro não é um bom mês para acumulação. Para fevereiro a visão é de uma tendência de estabilização dos gastos e com isso poderei ter uma visão mais clara de como será minha taxa de poupança no ano...

Abaixo seguem as curvas de aumento do meu patrimônio, sua rentabilidade e o IPCA acumulado e também uma curva só mostrando o ano de 2023. Achei interessante colocar os dois gráficos a partir de agora para vermos a evolução não só anual, mas também acumulada. Continuo firme no caminho FIRE!





 Abaixo segue a alocação do meu patrimônio por tipo de investimento:

Resumindo a alocação acima e eliminando os investimentos não gerenciáveis (reserva de emergência e PGBL), temos a alocação simplificada abaixo que é a que eu utilizo para o rebalanceamento com novos aportes:


Como pode ser visto no gráfico acima tive um aumento considerável da porcentagem de FIIs na carteira...Continuo dando preferência para os aportes em FIIs de modo a chegar em  15 % da carteira... A idéia é aproveitar FIIs bastante descontados e aumentar a renda mensal para novos aportes. Também não resisti ao dólar baixo em janeiro e fiz uma remessa pra fora...Está difícil decidir no quê investir dada a quantidade de boas oportunidades no mercado em praticamente todas as classes! O que falta  é dinheiro...rsrs
 
Abaixo seguem gráficos com a minha atual alocação geral em cada classe de ativos:
 
Ações BR: 

 
Esse mês houve uma novidade em relação às ações BR. Desde a compra da SULA11 pela RDOR3 e conversão das ações estava pensando se mantinha as ações RDOR3 recebidas ou se vendia e comprava algo mais "a minha cara". Em Janeiro resolvi vender as ações da RDOR3 - motivo: Ela não passou nos meus filtros de qualidade e previsão futura de lucros, havendo melhores oportunidades no mercado. Assim vendi todas as ações de RDOR3 e comprei mais ações de algumas das ações que tenho em carteira (não comprei ações de uma empresa nova).


 FIIs:

  
 
Para os FIIs aproveitei os rendimento recebidos no mês e juntei com mais uma parcela de dinheiro novo e fiz novos aportes em LVBI11, RECR11 e RBRP11. Essa última foi uma "fézinha" que fiz uma vez que fundo já está muito baixo e começou a conseguir fechar contratos de aluguel para o River One... dedos cruzados! Conseguindo fechar a vacância absurda do prédio a tendência é o fundo quase dobrar! Pensamento positivo (2)!

Renda Fixa:


Foi um mês sem aportes na renda fixa, apesar de não faltar vontade (só dinheiro)... Nesse mês de fevereiro haverá o vencimento de um CDB antigo que tenho e a tendência é reinvestir na RF mesmo...quem sabe voltar ao TD pagando IPCA+6,5%aa? Nada mal...ou então um LIG turbinado...vamos ver as taxas existentes  quando o dinheiro entrar na conta...

ETFs Internacionais:

 

 Com o aporte internacional que fiz esse mês comprei mais alguns papéis de EIMI uma vez que a porcentagem deste havia caído mais que o IWDA. Talvez em fevereiro sobre um dinheirinho para mais um aporte...quem sabe...


E vocês, colegas FIRE? Como foi o janeiro de vocês? Animados com o mercado até então? Esperançosos ou pessimistas?


Grande abraço!


VVI



11 comentários:

  1. VVI, já começou o ano bem!
    Esse calor está impossível mesmo kkkk

    quanto ao resultado, tb tenho achado os FIIs muito descontados e minha carteira vem sofrendo bastante com as quedas. Tenho me dividido basicamente para RF e FIIs.

    Um bom ano para nós!
    P.I.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia PI! Tá difícil mesmo...enquanto eram apenas eu e a Sra VVI o ventilador de teto dava conta, mas com um bebê em casa a situação é diferente. Eu pessoalmente acho que temos ótimas oportunidades em todos os ativos! Tá difícil errar na escolha (apesar de ter ativos bem melhores que outros). Estou atualmente focado em aumentar os FIIs, mas a RF realmente está muito convidativa! Grande abraço!

      Excluir
  2. VVI,
    Imagino como é pesada a logística para criar uma criança. Não sou pai. Mas vejo as correrias do pessoal próximo de mim. Mas a vida é assim mesmo. A todo tempo temos desafios. Espero que volte a malhar para manter os exames ótimos.
    Sempre bom investir no exterior para diversificar o risco geográfico. Dólar caindo, é sinônimo de real valorizando. Aproveita para fazer umas remessas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu CP! Tá é faltando dinheiro pras remessas e também aproveitar outras oportunidades existentes! Grande abraço!

      Excluir
  3. VVI,

    Cuide da atividade física (quem sou para julgar? kkkk). Seu nível de aportes é altíssimo se levarmos em conta que está calculando encima do bruto.

    Uma das coisas essenciais em um relacionamento é ter alguém ao seu lado que compartilha de seus valores, é bom que a sua esposa não fique te pressionando para torrar toda a grana do salário e compartilha de uma boa filosofia de vida.

    No aspecto investimentos tivemos rentabilidade relativamente próximas. Compartilho da mesma "dor" de ver a inflação comer a rentabilidade já escassa.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite PI! Acho que a escolha de um cônjuge que esteja alinhado com seus planos é uma das grandes decisões que podem acelerar ou acabar com seus planos FIRE...Dei muita sorte no final que minha esposa compartilhe da mesma filosofia que eu (apesar dela não querer saber de denominação FIRE ou estratégias de alocação)...rsrs. Não podemos ter tudo... Tem uns 2-3 anos que não venço a inflação de forma sustentada...espero que isso mude logo... Grande abraço!

      Excluir
  4. Olá VVI, boa tarde

    Realmente esses últimos meses estão muito quentes, a sra. VAR comprou um climatizador de ar e estamos muito satisfeitos. Até o pequeno VAR gostou da novidade e nos auxilia quando repomos a água.

    Parabens pela poupança e pelos investimentos. E concordo, falta dinheiro para diversas oportunidades.

    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde VAR! Avaliamos comprar o climatizador mas como aqui é muito úmido ficamos com receio de não funcionar bem... seria bem melhor pra instalar...rsrs. Valeu cara, vamos firme em direção ao FIRE! Grande abraço!

      Excluir
  5. Fala VVI!
    Parabéns pela disciplina nas metas mesmo com a chegada de um bebê!
    Também estou procurando aportar nesses FIIs descontados.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir