domingo, 2 de outubro de 2022

Fechamento da Carteira de Setembro/22 (+ 0,09 % / -0,03 %)

 


 Bom dia Finansfera!

 

Setembro teve um gostinho especial para mim...em meados do seu meio nasceu minha primeira (e pelo planejamento única) filha! Atualmente escrevo esse post direto da licença paternidade, estando claro que a vida irá mudar completamente em todos os quesitos... A taxa de poupança inevitavelmente irá diminuir e o tempo para assuntos pessoais será reduzido ao mínimo. Por esse tempo que já estou convivendo com a filha me é claro que cuidar de um bebê exige muita paciência, resistência ao sono, dinheiro e tempo. Incrível a quantidade de vacinas, remédios e outros pontos que estão "fora" do plano de saúde. Isso sem considerar o parto que foi caríssimo e tenho expectativa de recuperar muito pouco do plano de saúde (parto normal é complicado pois o plano não cobre bons profissionais e o reembolso é muito baixo). O que importa é que o parto correu bem e a Sra VVI já está recuperada. Interessante esses partos humanizados...são totalmente diferentes dos "partos de filmes". Foi uma experiência bem intimista e calma, tendo o parto ocorrido na banheira e sem qualquer anestesia (obviamente realizada no hospital com toda a infraestrutura para caso houvesse alguma complicação). Vivendo e aprendendo...

Em relação ao resultado dos investimentos o mês foi de rentabilidade nula. Mês pré-eleição marcado por muita incerteza nos mercados ajudada pela guerra na Ucrânia que continua sem resolução e efeitos da pandemia ainda ocorrendo especialmente devido as ações da China. Deflação se mantendo devido a queda dos custos do petróleo pelo mundo e manutenção das isenções fiscais nos combustíveis e energia. Quero só ver conseguirem compensar os impostos ano que vem conforme combinado entre o governo federal e os governos estaduais... Se for efetivado o IPCA ano que vem promete... 

Os ativos internacionais despencaram esse mês (cerca de 7% médio), porém em reais tiveram leve queda devido ao elevado aumento do dólar em relação ao real. Por outro lado a renda fixa foi altamente afetada pelo IPCA negativo uma vez que a maior parte da minha renda fixa é atrelada ao IPCA. FIIs e ações BR subiram levemente, contribuindo para a estabilidade do resultado.

Esse mês houve uma característica diferente na minha carteira: a variação do patrimônio foi muito pequena. Normalmente consigo fazer aportes elevados (cerca de 40-50% do salário), porém como esse mês foi o pagamento do parto, pelo menos na contabilidade do mês esse gasto entrou anulando quase todo o aporte do mês (na prática fui juntando o dinheiro nos últimos meses não tendo um impacto tão grande nesse mês, porém acabei computando os valores guardados nos últimos meses como investimentos, exigindo agora que eu lance o valor do parto de uma vez na contabilidade do mês...).

Abaixo segue a curva de aumento do meu patrimônio, sua rentabilidade e o IPCA acumulado em 2022 (o valor do IPCA de agosto não foi incluído uma vez que ainda não foi divulgado).

 

Em relação aos gastos do mês, houve o pagamento do parto (o valor já estava guardado desde o mês passado), vários exames, vacinas e remédios para a Sra VVI e filha (até o famoso teste do pezinho saiu caro...acreditam que o mesmo agora tem vários tipos diferentes e o pediatra pediu um que não estava totalmente incluído no plano de saúde? Maravilha...). Esse ano vai ser um ano juntando notas fiscais para ajudar na restituição de IR no ano que vem...rsrs

Com todos dos gastos consegui manter uma taxa de poupança em setembro de cerca de 40 % (desconsiderando valor do parto), valor esse aquém da média que normalmente atinjo (50 %) mas que possivelmente será uma nova média para os meses a seguir... Se conseguir manter os 40 % no longo prazo acredito que será  um ótimo resultado uma vez que logo terei que arcar com custos de babá/creche/escolinha.

 Para outubro o plano é investir de forma diversificada entre ações BR, FIIs e renda fixa. Foco no aumento do patrimônio e da renda recebida mensalmente. Vamos ver os impactos na economia da eleição e acompanhamento da guerra da Ucrânia sobre os investimentos.

Abaixo segue a alocação do meu patrimônio por tipo de investimento:

Resumindo a alocação acima e eliminando os investimentos não gerenciáveis (reserva de emergência e PGBL), temos a alocação simplificada abaixo que é a que eu utilizo para o rebalanceamento com novos aportes:



 Abaixo seguem gráficos com a minha atual alocação geral em cada classe de ativos:
 
Ações BR: 

 
A carteira de ações continua bem distribuída e em crescimento. O mês de setembro teve baixa incidência de rendimentos, porém o suficiente para, junto com dinheiro novo, permitir investimentos em novas cotas de VALE3 e SAPR11. Foco em rendimentos e seguindo a alocação objetivo da minha carteira. 
 
 FIIs:

 
 
Os FIIs de tijolo tiveram mais um mês de recuperação, enquanto os FIIs de papel amargaram mais quedas. Vejo alguns bons fundos de papel sendo negociados com P/VP abaixo de 1 e tendo a aproveitar esse momento para aumentar minha alocação nesse tipo de ativo (tenho apenas cerca de 15% em papéis). Moral da estória: nesse mês reinvesti 100% dos rendimentos em fundos de papel (RECR11 e MCCI11).

ETFs Internacionais:
 

 Mais um mês de queda dos ativos internacionais compensados pelo aumento do dólar. A guerra da Ucrânia está complicando o mundo...cada vez mais uma guerra nuclear fica mais possível (mesmo considerando armamento nuclear de baixa potência). Infelizmente se essa guerra estourar mesmo, o certo é que todos perderemos. Continuo não atuando nos ETFs internacionais...não compro nada mas também não vendo...vamos ver os próximos meses.
 
Em relação ao trabalho, essa licença paternidade interrompeu um pouco meu foco no trabalho. O meu timing de mudança de área não foi bom, dado o nascimento da filha e necessidade de "andar mais devagar" nos próximos meses. Espero que a qualidade do meu trabalho não seja tão afetada pela privação de sono nos próximos meses. Desculpem pela baixa qualidade do post mas é difícil escrever o post tendo que trocar fraldas, ninar e fazer as dezenas de coisas necessárias a cada 3h para a bebê...não é fácil...rsrs

E vocês, colegas FIRE? Como foi o setembro de vocês?

Grande abraço!

VVI
 

 

12 comentários:

  1. Parabéns pelo nascimento de sua filha! Que ela tenha muita saúde! Também sou pai recente (há 8 meses) e sei pelo que você está passando agora. É bastante trabalhoso, mas aproveite cada momento junto e dê todo o apoio à sua esposa, pois este comecinho é bem cansativo principalmente por conta do pós parto. Minha esposa também teve parto normal, e se recuperou rápido.
    Pelo meu plano eu consegui reembolso de metade do valor cobrado pela equipe médica, então acabou não saindo tão salgado para mim.
    Aproveite também a licença paternidade... bom demais! Emendei a minha com uma parte de minhas férias e consegui passar um tempo bem legal em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mago! Bota trabalhoso nisso...rsrs. Estou aproveitando cada dia da licença. O difícil será voltar ao trabalho tendo quase 20 dias sem dormir direito...rsrs. Pensamos que seria melhor deixarmos as minhas férias para quando minha esposa fosse voltar ao trabalho, mas hoje considero que teria sido melhor estratégia tirar as férias junto com a licença. Esse período tem muita coisa pra resolver e como somos apenas eu a Sra VVI, acaba que precisaremos de cada hora disponível pra fechar os detalhes necessários. Grande abraço!

      Excluir
  2. VVI,
    E eu pensando que parto normal era simples. Mas depende muito do momento. Não tenho filhos, mas levei minha irmã ao hospital. No caso dela foi algo mais rápido. Depende do processo de dilatação da mulher.
    Quanto as vacinas, acredito que seja uma escolha sua, mas essas vacinas devem ter nos PSFs do seu bairro.
    Parabéns pela sua filha. Que ela tenha muita saúde e traga muitas felicidades para a família.

    Com essas quedas no exterior, acho que vou fazer caixa em dólar e esperar mais um pouco também.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia CP! Cada parto é de um jeito...Tem pessoas que sofrem em trabalho de parto por 48h e outras poucas horas. Tivemos sorte pois o nosso foi bem rápido (de começar as contrações e a filha nascer foram 3h). Em relação a riscos o parto normal é muito mais seguro que a cesariana, apesar disso como no parto normal existem poucos procedimentos/anestesia o plano considera reembolso de um valor baixo, apesar do valor real do parto ser o pagamento de sobreaviso de toda a equipe (como não sabemos quando o parto irá acontecer os médicos, enfermeiras e técnica ficam de sobreaviso tendo que parar o que estiverem fazendo para realizar o parto - essa é a justificativa para o alto valor). Devo conseguir reembolso de uns 10-20% apenas do valor pago...mas o que importa mesmo é que no parto normal a esposa tem recuperação muito rápida. Sobre fazer caixa em dólar pode ser uma boa estratégia, porém se baseia em saber o fundo do poço pra investir...Nao seria melhor uma estrategia de investimentos distribuídos no tempo? Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá VVI, Investidor Inglês aqui!

    Parabéns pela filha! Com certeza sua vida já é outra meu caro. Muita saúde ai pra ela viu!

    Sobre taxa de poupança, cara por aqui caiu muito rsrs. Isso devido eu e a sra inglês chegarmos no acordo de ela não voltar a trabalhar (hoje ela trabalha em casa)

    Assim economizamos com creche e outros.

    Contudo, só minha renda pesou bastante rsrs Dependendo do mês fecho no zero a zero

    O bom de ter construído uma base é que fico tranquilo mesmo tendo mês sem aportar.

    O problema disso é que a IF vai ficando cada vez mais distante.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Inglês! Realmente é outra vida mesmo....rsrs. No meu caso a ideia é a esposa continuar a trabalhar também, obrigando a contratarmos uma babá/berçário. Vamos ver como serão os próximos meses... Espero conseguir manter pelo menos 30% de taxa de poupança no pós filha...rsrs. Grande abraço!

      Excluir
  4. VVI,

    O nascimento da bebê com saúde é sem dúvidas o melhor dos fechamentos mensais possíveis.

    Aproveite muito esse momento, apesar de não ser pai acredito na máxima que devemos aproveitar cada momento da vida dos filhos, eles crescem em um piscar de olhos.

    A guerra na Ucrânia é algo que tirei do meu radar. Se a guerra continuar do jeito que está não fará diferença, pois tudo está bem precificado; se desandar para uma guerra nuclear também não me importo com a carteira hahahaha

    Aproveite a fase.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelos votos PI! Realmente nascer bem foi a melhor notícia de fechamento de mês possível. Agora é atacar os desafios que vem pela frente...rsrs O problema não é a guerra, mas seus efeitos. O desabastecimento de gás na Europa já ameaça a produção na zona do Euro e isso pode trazer recessão. Com isso os ativos internacionais despencam (os meus já estão uns 30% no negativo). Grande abraço!

      Excluir
  5. Parabéns VVI pelo nascimento da bebê, melhor investimento da vida é esse. O meu está com 9 meses. Aproveite cada momento que passa rápido. Dica: Não compre roupa sem parar, pois perde muito rápido. Sobre esse mês foi muito mais ou menos rsrsrs, estou na mesma de você com minhas RF baseado no IPCA. Vamos continuando com força e fé!! Sobre as ETFs ainda não criei coragem de aportar, sinto que o retorno é quase nulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vini! Essa questão das roupas é engraçada mesmo...perde-se roupas em semanas! Ela já está com 20 dias e já estamos perdendo roupas que não servem mais...rsrs. Sobre o IPCA o bom é que é temporário. Pros próximos meses a tendência é a inflação voltar a subir sem interferências do governo. Sobre as ETFs internacionais eu acredito na tese e acho uma ótima hora pra entrar, mas tem que encaixar com sua alocação de risco e foco. Grande abraço!

      Excluir
  6. Em primeiro lugar, parabéns pelo nascimento de sua filha!! Muitas felicidades, saúde e sucesso em sua vida!! O seu relato me fez lembrar muito do nascimento da minha (hoje com 4 anos), pois o parto foi da mesma forma: banheira e sem anestesia.

    Bem interessante os seus gráficos de acompanhamento. Vou pegar algumas ideias para a Carteira Zé Batalha.

    A CZB está bem parecida com sua carteira, praticamente flat no ano. Vamos continuar focando nos aportes e perseverando!

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ZB! Valeu pelos votos de felicidade! Foco pro futuro e aportando sempre! Grande abraço!

      Excluir