quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Fechamento da Carteira de Agosto/22 (+ 2,40 % / + 1,66 %)

 


Boa noite Finansfera!

 

Agosto no quesito lucratividade foi uma maravilha! Quase tudo subindo! Apenas os ativos internacionais que caíram, mas o aumento do dólar segurou um pouco... Considerável elevação do patrimônio (2,4 %) com rendimento real acima da média (1,66 %). As ações BR e FIIs recuperaram muito bem nesse mês. Por um lado é bom ver o patrimônio finalmente crescendo acima da inflação, por outro é triste saber que pagarei mais caro em setembro na RV do que em agosto...mas faz parte. Como ano eleitoral é sempre uma incógnita, quem sabe temos um final de ano positivo? Esperança é a última que morre...

Interessante esse mês com essa deflação "artificial". Infelizmente os alimentos continuam subindo mas estão "escondidos" pela queda dos combustíveis e energia elétrica baixados "na caneta". Infelizmente estamos jogando parte dessa inflação para o ano que vem...mas faz parte...ano eleitoral é conhecido por sempre "jogar a sujeira para o próximo mandato".

Abaixo segue a curva de aumento do meu patrimônio, sua rentabilidade e o IPCA acumulado em 2022 (o valor do IPCA de agosto não foi incluído uma vez que ainda não foi divulgado).

 

Em relação aos gastos do mês, a proximidade do nascimento da  filha trouxe alguns gastos  elevados não previstos: um novo celular com câmera de maior qualidade (para registro do parto e primeiras fotos da bebê), pagamento de mais uma parcela da máquina lava/seca e outras dezenas de pequenas coisas geraram a maior fatura de cartão de crédito do ano... Essa elevada fatura reduziu a parcela reinvestida do salário para aproximadamente 40 %. Apesar de ser a menor proporção do ano ainda considero um valor muito bom...Mês que vem ainda deve vir uma fatura alta, mas com tendência a baixar nos próximos meses... Uma outra boa notícia foi o recebimento da restituição do IR. Foi direto para o investimento do mês.

Esposa com 38 semanas, caminhando para o parto no final de Agosto - meio de Setembro. Com certeza até o próximo fechamento a família VVI estará completa! Em princípio a chegada da filha não deve impactar tanto as finanças...é a vantagem de se organizar muito e nos preparar para esse momento...Valor do parto já está reservado e reserva de emergência elevada prevendo o aumento de custos mensais...mas o que deve reduzir bem vai ser quando iniciarmos a creche (a partir de uns 8 meses). Os preços são muito elevados por aqui...

No mês de agosto o dinheiro novo foi direcionado para FIIs e Ações, sendo os rendimentos dos FIIs reinvestidos em FIIs e dividendos/JCPs em ações BR. As aquisições do mês foram RBRP11, MALL11 e RECR11 nos FIIs e VALE3, CVCB3 e AESB3 em ações BR.

Para setembro o plano é manter a estratégia de reinvestir os rendimentos recebidos em seus respectivos setores e dinheiro novo ir para algum ativo de renda fixa. As taxas tem reduzido mês a mês, mas ainda existem boas oportunidades por aí... Acho que está na hora de aproveitar um pouco de ativos vinculados ao CDI...Confesso que estou desanimado com os investimentos no exterior...vou aguardar um pouco pra ver se o conflito na Rússia começa a caminhar para o seu fim antes de voltar a aportar por lá...espero que o dólar não esteja muito alto quando isso ocorrer...

Abaixo segue a alocação do meu patrimônio por tipo de investimento:


Resumindo a alocação acima e eliminando os investimentos não gerenciáveis (reserva de emergência e PGBL), temos a alocação simplificada abaixo que é a que eu utilizo para o rebalanceamento com novos aportes:

A partir do gráfico acima é possível ver que a participação em ativos internacionais reduziu, com a manutenção dos demais ativos e leve aumento da parcela em ações BR e FIIs. Estou bem tentado em aumentar minha alocação alvo dos FIIs para 15%...

 Abaixo seguem gráficos com a minha atual alocação geral em cada classe de ativos:
 
Ações BR: 

 
A carteira de ações continua bem distribuída e em crescimento. O mês de agosto foi o melhor do ano em pagamento de JCPs/DIV especialmente pelo dividendo do BBSE3. Que pancada...rsrs...que continue assim.
 
 FIIs:
 

 
Esse mês vi ótimos fundos de papel caindo muito por causa da deflação de julho e prevista para agosto...entendo que os fundos de papel tendem a cair com a queda da SELIC, mas acredito que a queda que tivemos foi um pouco exagerada. Vi ótimos fundos sendo vendidos a valores baixos e aproveitei um pouco! Por outro lado já começa a ficar mais complicado escolher fundos de tijolo que estejam baratos...ainda tem boas opções, mas não tão óbvias como nos últimos meses. Mas o que importa são aportes constantes e consistentes e a ideia é continuar aportando 100% dos rendimentos nos próprios FIIs.

ETFs Internacionais:
 

 Mais um mês de queda dos ativos internacionais mas que foram parcialmente compensados pelo aumento do dólar...o plano é dar um tempo nos aportes internacionais para sentir o momento de recuperação dos mercados internacionais...essa crise tem tudo para demorar a passar e acredito que os ativos vão continuar sofrendo.
 
Em relação ao trabalho, estou trabalhando bastante me dividindo entre o meu setor antigo e o novo (condição do meu gerente para me liberar). Por um lado é complicado, pois sou um só acumulando o trabalho de duas pessoas, mas eu sei que é temporário e logo conseguirei ficar no novo setor. É bom estar em um ambiente novo e com novos desafios. Tinha muito tempo que não me sentia realmente aprendendo coisas novas. Apesar de todo o trabalho, tem sido positivo e estou empolgado pro futuro. A questão agora é a licença paternidade que deve impactar um pouco o trabalho mas será por uma boa causa.

E vocês, colegas FIRE? Agosto também foi um ótimo mês para vocês?

Grande abraço!

VVI
 

 

12 comentários:

  1. VVI,

    Temos naturalmente um viés para investir no Brasil e não no exterior, mas é inegável a qualidade dos ativos. Eu pessoalmente estou de olho em alguma janela para enviar remessas para o exterior (meu sonho seria pegar um dólar a 5,00 e um S&P500 nos 3.600 igual em junho), se não vier ainda assim pretendo enviar a remessa.

    Agora sobre FIIs admiro seu ânimo com essa classe de ativos. É de longe meu pior desempenho em rentabilidade e continuo com a sensação que os pagamentos mensais estão saindo literalmente do valor da cota tal como uma amortização. Deixei essa classe um pouco de lado.

    Ansiedade deve estar a 1000 com o bebê hahaha'

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde PI! Em relação aos investimentos no exterior quase tivemos novamente o dólar a R$5 em? Bateu na trave...Sobre os FIIs minha visão é que vimos nos últimos anos os piores momentos deles, uma vez que não se comportam bem, do ponto de vista de valor da cota, em cenários de juros altos. A tendência futura de queda de juros tende a valorizar as cotas. Mas o que importa não é o valor da cota mas os rendimentos constantes e que serão perfeitos para uma época de FIRE. Como imóveis o ciclo é longo temos que pensar em décadas e não anos... Sobre o bebê pode chegar qualquer dia...é realmente difícil não saber quando...Grande abraço!

      Excluir
    2. Vi alguns youtubers que levaram 100% dos investimentos pro exterior aproveitando a queda do dólar ano passado, as vezes eu acho que eles são malucos, mas talvez os malucos somos nozes :/

      FIIs são interessantes para rendimentos, no quesito rentabilidade eles ficam praticamente de lado.

      Excluir
    3. Boa tarde Bilionário! Esses YouTubers devem estar em pânico, pois devem estar bem negativos...rsrs. Pelo menos aqueles que não estão focados no longo prazo. Ao meu ver o problema de investir no exterior é que os rendimentos são baixos, te forçando a vender patrimônio (estratégia que eu não gosto) para gerar renda. Isso sem contar o fato de ter grande parte do patrimônio em uma jurisdição desconhecida. Isso me incomoda e é o motivo de limitar meu patrimônio lá fora em cerca de 20%. Sobre os FIIs realmente não tem grande crescimento nas cotas, mas o objetivo é gerar renda. No longo prazo os fundos de tijolo tendem a repor a inflação nas cotas, mas é melhor não contar com isso e reinvestir parte dos rendimentos pra garantir a atualização dos rendimentos. Grande abraço!

      Excluir
  2. olá, VVI

    Como sempre, um post super interessante de se ler. Essa organização facilita demais o entendimento.

    E o tema principal desse momento da sua vida, ótima sorte no parto e que você e sua família tenham paz e muita alegria nesse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia PI! Que bom que gostou do conteúdo! Obrigado pelos votos de felicidade! Grande abraço!

      Excluir
  3. VVI, esta chegando o melhor momento da sua vida. Você vai se transformar e tudo que parece correto a certo ponto, essa percepção ira alterar. Foque 100% em todos os momentos junto a Bebe pois cada segundo é importante. E sobre as finanças ótimo resultado. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Vini! Espero que seja isso mesmo. Me assusta um pouco mudar completamente a vida pois adoro a liberdade que tenho hoje, mas espero que isso seja substituído por outras coisas maravilhosas. Grande abraço!

      Excluir
  4. Fala, VVI.

    Cara, gosto muito da CVC como empresa (como cliente nunca usei).

    Mas, acho que essa é uma das empresas que o Barsi fala que tem que ficar sempre aportando e raramente sobra dividendo pro acionista.

    Ela tem um bom operacional e consegue negociar bons preços com os fornecedores (voos e estadias). Mas os último anos, óleo no nordeste, quebra da avianca e (sem falar na bala de prata - covid) fizeram uma empresa top precisar passar o pires pros acionistas colocarem mais dinheiro... ela é um exemplo clássico do que me afasta do stock picking. Não adianta só a analise da empresa estar certa, o cenários tem que se comportar dentro da sua previsão (e eles não irão se comportar).

    Quanto a filhona... cara, acho q já falei aqui, meus primeiros meses de pai foram muito ruins, é basicamente trabalho, trabalho trabalho... não consegui ainda romantizar esse período... Vc será muito importante ajudando a mãe...

    Hj minha filha tem 2/3 anos, pra mim está claro: amo crianças!!! Tolero bebês!!! rs

    Adoro brincar com minha filha... o home office veio no momento certo, ela até estranha quando preciso trabalhar fora de casa.rs

    Grande abraço!!!

    Bora lá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Neto! A CVC é uma empresa que está na minha carteira como ativo de aposta, tanto que minha concentração objetivo dela é apenas 1%. Gosto da empresa e vejo uma chance grande de crescimento/recuperação nos próximos anos com a tendência do fim da pandemia e guerra. Lógico que novos eventos podem impactar essa recuperação (crise mundial, outras pandemias, etc) mas uma ação que era barata por R$20 antes da pandemia, conseguiu sobreviver a 2 anos de turismo praticamente parado e hoje já com uma certa recuperação do turismo continua na casa de R$7, me parece bom negócio. É claro que posso estar errado e inclusive ela quebrar (é um mercado com muita concorrência), mas é uma aposta apenas...perderia 0,23% da minha carteira se esse evento de quebra ocorresse, ou seja, nada...). Sobre a filha já estou tentando me preparar pra isso. Não sou uma pessoa muito paciente e não gosto muito de crianças (por mim não teria filhos, mas a esposa ama crianças e não via a possibilidade dela não ser mãe). Estou torcendo pra me descobrir como pai (mesmo sabendo que vou odiar ter que cuidar de bebês...rsrs). Espero que dê certo e valha a pena no final...Grande abraço!

      Excluir