quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Fechamento da Carteira de Outubro/22 (+ 4,22 ou 1,81 % / +0,81 %)

 

Bom dia Finansfera!


Outubro foi um mês em que confesso não ter tido tempo pra nada, muito menos para estudar investimentos. Cuidar de uma criança pequena sozinho com a Sra VVI tem se mostrado um trabalho quase que exclusivo. É o tempo todo trocando fralda, colocando ela para mamar e depois passando 20 min sustentando ela ereta a fim de fazê-la arrotar pra logo depois dos 20 min ver ela dando sinais de que quer mamar mais... E o ciclo se inicia novamente ... Isso durante o dia, tarde, noite e madrugada nunca em intervalos superiores a umas 4h... Sabia que seria difícil, mas não esperava tanto...rsrs. Atualmente ela está com cerca de 40 dias e também com crises constante de cólica...ô negócio complicado...não tem o que fazer além de tentar deixar ela o mais confortável possível, fazer massagens e em casos específicos usar um remedinho pra diminuir as dores. É muito ruim ver sua filha com dor e não ter muito o que fazer...a boa notícia é que cólicas ficam até os 3-4meses de idade...torcendo pra passar rápido.

Queria ter escrito outro post em setembro de um tema não relacionado com o fechamento do mês, mas está muito difícil conseguir tempo livre para escrever um post...para escrever esse agora estou jogando todo o trabalho nas costas da Sra VVI e por isso já peço desculpas pela qualidade do post pois não terei tempo de ler e reler ele antes de publicar... perdoem meus erros de português e formatação...rsrs.

Outro fato relevante a ser apontado é a notícia bomba que recebi do nada: A Passfolio, uma das corretoras que uso fora do país para operar e armazenar meus ativos anunciou que vai fechar e que irá transferir (sem consulta prévia ou possibilidade de negação) nossas contas para uma outra corretora (na prática venderam as nossas carteiras para outra corretora). Quem não quiser ser migrado automaticamente tem que pagar taxa e enviar os ativos para outra corretora. Isso mesmo...temos que pagar taxa (65usd) para a Passfolio pra transferir os ativos sendo que o motivo foi gerado por ela (fechamento)...fiquei revoltado mas como não quero ir para uma corretora na qual não optei por investir já fiz o pedido de transferência dos meus papéis de VT para a Interactive Brokers onde mantenho os ETFs irlandeses. Agora terei apenas uma conta corrente nos EUA (Nomad) e a corretora IB para todos os investimentos. Foi estressante estudar o processo mas aparentemente está dando certo (meus ativos já estão visíveis na IB).

Em relação ao resultado dos investimentos o mês foi de rentabilidade foi positiva, especialmente com a grande alta das ações BR pós eleição! Só no dia 31/10 minha carteira de ações BR subiu cerca de 3%! Espero que não devolvam o rendimento nos próximos dias/semanas. Basicamente o mercado respondeu durante todo o mês a cada nova notícia sobre a eleição, subindo e descendo como uma montanha russa...sorte que eu estava muito atarefado o bastante para ficar monitorando e só fui ver agora pro final do mês. No mais considerei um ótimo resultado!

Para a apresentação da lucratividade da carteira esse mês inclui uma confusão no resultado...como podem ver coloquei que o aumento da carteira foi de +4,22% ou 1,81%, tendo a rentabilidade dos investimentos sem considerar aportes chegado a +0,81%. O motivo desse "duplo aumento do patrimônio" está ligado a uma doideira sem tamanha que aconteceu semana passada. Em uma conversa com o meu pai ele me indicou que encontrou uma quantia em dólares na casa dele que eu tinha deixado há uns 3 anos atrás e esquecido. Lembro que levei essa quantidade pra lá para não deixar esse dinheiro aqui em casa enquanto iria viajar e acabei esquecendo disso com a pandemia! Que loucura! Sempre fui uma pessoa que comemorava quando encontrava em uma calça suja ou na rua uma nota de R$20/50, imagina "recuperar" uma quantia relevante de dólares que eu nem mais me lembrava? Foi ótimo mas isso bagunçou um pouco minha planilha. O +4,22% indicado considerou o aumento do patrimônio considerando estes dólares. O +1,81% mostra o aumento de patrimônio os desconsiderando. Deu pra entender agora? rsrs

Outra boa notícia esse mês foi que recuperei cerca de metade dos valores pagos pelo parto da minha esposa via reembolso do plano de saúde. Esperava menos e por isso comemorei! 100 % do valor foi direcionado para investimentos, o que ajudou no aumento acima da média do patrimônio!

Em relação às ações BR, como já mencionado, houve alta variação durante o mês sendo que no final o resultado foi bem positivo para minha carteira! Como não tenho muitas ações públicas o resultado da eleição não impactou negativamente minha carteira, tendo a mesma subido como um foguete! Apesar disso acredito que a carteira deve cair novamente nos próximos dias e semanas...mercado brasileiro vive de "vôos de galinha" e não espero uma valorização nos próximos anos...pelo contrário...conto com um mercado andando de lado para que possa fazer mais aportes a preços baixos!

Os ativos internacionais continuaram caindo, mas acabaram se recuperando mais no final.  Destaque negativo para meu ETF de Emergêntes (EIMI) que afundou devido a pior visão da economia chinesa devido ao COVID e reeleição do premiê chinês. Paciência...uma hora volta. Confesso que apesar de não querer fazer remessas nos próximos meses o valor do dólar e dos ativos lá fora estão muito convidativos...se mantiverem nos mesmos moldes até o momento do meu próximo aporte pode ser que eu mande um dinheirinho pra fora.

A renda fixa foi altamente afetada pelo IPCA negativo, uma vez que a maior parte da minha renda fixa é atrelada ao IPCA. 

FIIs subiram levemente, contribuindo para a estabilidade do resultado. Detalhe para a continuidade do inferno astral dos FIIs de papéis...Eu vejo como oportunidade!

A taxa de poupança ficou por volta de 55%  esse mês com os principais gastos sendo referentes a comida, despesas da casa e agora despesas com a VVI baby. A taxa de poupança foi alta, mas foi contaminada com o reembolso do parto que entrou como valor poupado. Por enquanto as despesas estão controladas, mas logo minha esposa terá que voltar ao trabalho e teremos que contratar uma babá carteira-assinada para nos ajudar...aí vai um bom dinheiro, além dos valores ligados as vacinas do segundo mês... Fizemos uma entrevista hoje para o trabalho...espero que dê certo!

Abaixo segue a curva de aumento do meu patrimônio, sua rentabilidade e o IPCA acumulado em 2022 (o valor do IPCA de outubro não foi computado, uma vez que ainda não foi divulgado).



 

Para novembro o plano é ver como o dólar se comportará durante o mês e talvez fazer um aporte fora...sei que estava focando em investir em renda BR no momento, mas acho que é hora de comprar um pouco de ativos descontados lá fora por causa da guerra e problemas internos da China. 

Abaixo segue a alocação do meu patrimônio por tipo de investimento:

Resumindo a alocação acima e eliminando os investimentos não gerenciáveis (reserva de emergência e PGBL), temos a alocação simplificada abaixo que é a que eu utilizo para o rebalanceamento com novos aportes:


 Abaixo seguem gráficos com a minha atual alocação geral em cada classe de ativos:
 
Ações BR: 

 
A carteira de ações continua bem distribuída e em crescimento. O mês de outubro teve baixa incidência de rendimentos, porém o suficiente para, junto com dinheiro novo, permitir investimentos em novas cotas de MOVI3, VIVT3 e EGIE3. Destaque para o VIVT3 que pagou dividendos bem gordos esse mês! Foco em rendimentos e seguindo a alocação objetivo da minha carteira. 
 
 FIIs:
  
 
Os FIIs de tijolo tiveram mais um mês de recuperação, enquanto os FIIs de papel ainda amargaram mais quedas. Continuo vendo alguns bons fundos de papel sendo negociados com P/VP abaixo de 1 e tendo a aproveitar esse momento para aumentar minha alocação nesse tipo de ativo (tenho apenas cerca de 15% em papéis). Moral da estória: nesse mês reinvesti 100% dos rendimentos em dois fundos de papel (RECR11 e MCCI11) e também comprei algumas cotas de BTLG11.

ETFs Internacionais:
 

 Mais um mês de queda dos ativos internacionais e sem aportes. Se o mercado continuar assim (dólar barato e ativos caindo) devo fazer um aporte lá fora logo...temos que aproveitar essas oportunidades antes que o mercado internacional se recupere!
 
Em relação ao trabalho, já estou conseguindo voltar ao ritmo normal, mas confesso que o cansaço das noites mal dormidas estão afetando um pouco minha produtividade...ainda mais trabalhando para dois setores diferentes com os mesmos me cobrando se eu fosse exclusivo deles...normal...o bom é que o trabalho híbrido me permite estar junto da Sra VVI e da VVI baby alguns dias da semana...isso faz a diferença. Fico imaginando como era para os pais de primeira viagem no período antes da pandemia...não deve ser fácil deixar a esposa e filha todos os dias em casa e ir pro trabalho só voltando a noite. Viva o homeoffice! rsrs

E vocês, colegas FIRE? Como foi o outubro de vocês? Também conseguiram surfar no aumento das ações BR? Qual a estratégia de vocês para o final do ano?

Espero conseguir volta a escrever 2 posts por mês no blog...vamos ver como será nas próximas semanas!

Grande abraço!

VVI

19 comentários:

  1. Relaxa quanto à qualidade das postagens, foco na família sempre.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Fala VVI.. Eu imagino o que esta passando pois já passei por isso a pouco tempo. As cólicas acho que dói mais nos pais do que no próprio bebê. Mas passa e um novo ciclo se inicia. Estou na fase do engatinhar e as costas já era kkkk. Sobre os investimentos ótimo mês apesar dos fiis de papel. Nunca gostei muito dos fiis de papel, sinto que estou investimento em renda fixa. Tenho muito pouco. Gosto muito do BTLG11 e HGLG11. Vai ser difícil poupar como antes, o gasto é grande nessa fase. Abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vini! Também acho que a cólica dói mais na gente que nela, mas é complicado ver ela se esticando toda e chorando...rsrs. Outro ponto complicado é quando ela começa com uma sequência de soluços. Dói na alma...rsrs. Confesso que estou doido pra essa fase passar. Espero ainda ter coluna suficiente para a fase fo engatinhar...kkk. Como eu gosto de RF pra mim o FII de papel é uma oportunidade de garantir renda constante, e ainda livre de IR. O que acho estranho é fundos de papel de boas gestoras com P/VP bem menores que 1. É o equivalente a comprar uma nota de R$100 por R$90. Acredito que a nossa SELIC alta ainda vai continuar por um bom tempo ainda compensando os FIIs atrelados ao CDI e até inflação...Vamos ver. Mesmo assim meu objetivo é algo em torno de 20% em FIIs de papel apenas.Tambem prefiro tijolo. Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá, VVI.

    Não sabia que sua filha tinha nascido. Parabéns!
    Os 3 primeiros meses são assim. Depois melhora (falo das cólicas). Também já começa a dormir mais e acorda poucas vezes.
    Sobre gastos: isso vai depender de vocês. Eu não gasto com muitas coisas, mas minha esposa gosta de gastar com brinquedos, mas a bebê gosta mesmo é de brincar com as coisas da gente, exemplo, vasilhas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cowboy! Valeu pelos votos! Estou contando os dias pro fim do período de cólicas! Pois é...já falei isso com a minha esposa...não vale a pena gastar com coisas que a VVI baby não vai aproveitar plenamente...mas mãe é complicado..rsrs. Apesar disso já deu pra ver que o vilão agora serão as vacinas...cada uma mais cada que a outra. Grande abraço!

      Excluir
    2. Olá, VVI.

      Minha filha se vacinou com as disponibilizadas pelo SUS. Só vacinei com algumas que ele não disponibiliza. É besteira pagar por todas. A gente já paga imposto e ainda tem que comprar tudo. Conversa com o pediatra que ele vai falar qual vacina que não é oferecida que compensa comprar.

      Abraços!

      Excluir
    3. Bom dia Cowboy! O problema foi exatamente porque o pediatra apontou que as vacinas ofertadas pelo SUS agora pros 2 e 4 meses ou dão mais reação na criança (tecnologia mais obsoleta) ou geram proteções para menos doenças que as vacinas equivalentes no setor privado. Aí complicou a questão... Grande abraço!

      Excluir
    4. Olá, VVI.

      O pediatra da minha filha só falava que a do SUS dá mais reação.
      Mesmo a paga dá reação (deu na minha filha). Agora sobre proteções eu não sei. Praticamente todas são da pfizer. Acho que é tudo a mesma coisa. Dá uma pesquisada.

      Abraços!

      Excluir
    5. Meu menino foi tudo pelo SUS. Não teve nenhuma reação. Sobre brinquedo rsrs criança gosta é da caixa kkkkk

      Excluir
    6. Pois é Cowboy...o pediatra apontou que as particulares protegem para mais doenças...aí vai ficar difícil optar pelo SUS mesmo sabendo que vai sair caro isso...

      Excluir
    7. A questão da reação depende da criança e da vacina...pode não dar nada ou ter uma reação mais forte. Sobre gostar da caixa concordo 100%, mas tem que convencer a esposa disso...rsrs

      Excluir
  4. Sei muito bem pelo que está passando, VVI. As cólicas são só uma fase, tem que encarar até acabar, não tem jeito. Depois que as cólicas passatem, surgem outras coisas para agitar a criança e acabar com o sono dos pais rs
    E apesar de tudo, nesse comecinho tem o lado bom de que o recém nascido dorme mais, então há oportunidades para sua esposa dar uma descansada durante o dia, e vc também. Quando sua filha estiver maior, ela vai dormir menos durante o dia e exigirá mais atenção do pai e da mãe
    Sua taxa de poupança foi ótima! 55% é bom demais! Se continuar assim, vai longe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mago! Pois é...só posso esperar mesmo...infelizmente a cólica vem atrapalhando muito o sono da VVI baby e ela está com um sono muito leve...mas faz parte. Essa taxa foi fora da curva ( novembro também deve ser devido a férias). Mas tenho como objetivo conseguir manter pelo menos 40% a partir de agora. Eu acho que dá...Grande abraço!

      Excluir
  5. O problema de fintech é justamente que o mercado não comporta tantos players e mais cedo ou mais tarde acontece alguma consolidação. A Passfolio foi só um exemplo.
    A Avenue está se juntando ao Itaú o que escancara a consolidação do setor.

    Que bom que conseguiu reembolso do plano de saúde, é sempre sofrido conseguir essas aprovações. Os caras pendem cada vírgula do tratamento só para encontrar motivo para recusar.

    Também estou balançando entre aportar no BR ou no exterior, mas lá fora as coisas parecem mais descontadas. Vamos ver.

    Parabéns pela ótima taxa de poupança mesmo com tantos gastos.

    Aproveite esses momentos com sua filha, todos os pais dizem que passa rápido e daqui uns anos você terá saudades até dessa fase que parece dolorida hahaha

    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PI! Realmente me surpreendi em conseguir 50% do reembolso. No final saiu por um valor justo. Se o dólar continuar comportado até o próximo salário devo fazer uma remessa pra fora... Pode deixar que entre choros a gente curti...rsrs

      Excluir
  6. Olá, VVI
    A Interactive Brokers é uma grande corretora nos States. Acredito que vc não terá mais dor de cabeça.

    Utilizo a corretora TD Ameritrade desde que comecei a investir fora e até o momento não tive problema algum.

    Bons investimentos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite GI! Pois é...A Passfolio foi minha primeira conta fora, na época que o IB ainda cobrava taxa de manutenção da conta. Depois que a IB eliminou as taxas e me interessei pelos ETFs neutros irlandeses passei a investir o grosso por lá. Apesar disso sempre gostei da Passfolio pois era uma corretora muito intuitiva pra investir e dava relatórios consolidados de imposto de renda. Aí acabei mantendo as duas mesmo. Agora tenho todos meus ativos em um único lugar. Espero ficar já IB por muitos anos ainda...
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir