quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Fechamento da Carteira de Outubro/22 (+ 4,22 ou 1,81 % / +0,81 %)

 

Bom dia Finansfera!


Outubro foi um mês em que confesso não ter tido tempo pra nada, muito menos para estudar investimentos. Cuidar de uma criança pequena sozinho com a Sra VVI tem se mostrado um trabalho quase que exclusivo. É o tempo todo trocando fralda, colocando ela para mamar e depois passando 20 min sustentando ela ereta a fim de fazê-la arrotar pra logo depois dos 20 min ver ela dando sinais de que quer mamar mais... E o ciclo se inicia novamente ... Isso durante o dia, tarde, noite e madrugada nunca em intervalos superiores a umas 4h... Sabia que seria difícil, mas não esperava tanto...rsrs. Atualmente ela está com cerca de 40 dias e também com crises constante de cólica...ô negócio complicado...não tem o que fazer além de tentar deixar ela o mais confortável possível, fazer massagens e em casos específicos usar um remedinho pra diminuir as dores. É muito ruim ver sua filha com dor e não ter muito o que fazer...a boa notícia é que cólicas ficam até os 3-4meses de idade...torcendo pra passar rápido.

Queria ter escrito outro post em setembro de um tema não relacionado com o fechamento do mês, mas está muito difícil conseguir tempo livre para escrever um post...para escrever esse agora estou jogando todo o trabalho nas costas da Sra VVI e por isso já peço desculpas pela qualidade do post pois não terei tempo de ler e reler ele antes de publicar... perdoem meus erros de português e formatação...rsrs.

Outro fato relevante a ser apontado é a notícia bomba que recebi do nada: A Passfolio, uma das corretoras que uso fora do país para operar e armazenar meus ativos anunciou que vai fechar e que irá transferir (sem consulta prévia ou possibilidade de negação) nossas contas para uma outra corretora (na prática venderam as nossas carteiras para outra corretora). Quem não quiser ser migrado automaticamente tem que pagar taxa e enviar os ativos para outra corretora. Isso mesmo...temos que pagar taxa (65usd) para a Passfolio pra transferir os ativos sendo que o motivo foi gerado por ela (fechamento)...fiquei revoltado mas como não quero ir para uma corretora na qual não optei por investir já fiz o pedido de transferência dos meus papéis de VT para a Interactive Brokers onde mantenho os ETFs irlandeses. Agora terei apenas uma conta corrente nos EUA (Nomad) e a corretora IB para todos os investimentos. Foi estressante estudar o processo mas aparentemente está dando certo (meus ativos já estão visíveis na IB).

Em relação ao resultado dos investimentos o mês foi de rentabilidade foi positiva, especialmente com a grande alta das ações BR pós eleição! Só no dia 31/10 minha carteira de ações BR subiu cerca de 3%! Espero que não devolvam o rendimento nos próximos dias/semanas. Basicamente o mercado respondeu durante todo o mês a cada nova notícia sobre a eleição, subindo e descendo como uma montanha russa...sorte que eu estava muito atarefado o bastante para ficar monitorando e só fui ver agora pro final do mês. No mais considerei um ótimo resultado!

Para a apresentação da lucratividade da carteira esse mês inclui uma confusão no resultado...como podem ver coloquei que o aumento da carteira foi de +4,22% ou 1,81%, tendo a rentabilidade dos investimentos sem considerar aportes chegado a +0,81%. O motivo desse "duplo aumento do patrimônio" está ligado a uma doideira sem tamanha que aconteceu semana passada. Em uma conversa com o meu pai ele me indicou que encontrou uma quantia em dólares na casa dele que eu tinha deixado há uns 3 anos atrás e esquecido. Lembro que levei essa quantidade pra lá para não deixar esse dinheiro aqui em casa enquanto iria viajar e acabei esquecendo disso com a pandemia! Que loucura! Sempre fui uma pessoa que comemorava quando encontrava em uma calça suja ou na rua uma nota de R$20/50, imagina "recuperar" uma quantia relevante de dólares que eu nem mais me lembrava? Foi ótimo mas isso bagunçou um pouco minha planilha. O +4,22% indicado considerou o aumento do patrimônio considerando estes dólares. O +1,81% mostra o aumento de patrimônio os desconsiderando. Deu pra entender agora? rsrs

Outra boa notícia esse mês foi que recuperei cerca de metade dos valores pagos pelo parto da minha esposa via reembolso do plano de saúde. Esperava menos e por isso comemorei! 100 % do valor foi direcionado para investimentos, o que ajudou no aumento acima da média do patrimônio!

Em relação às ações BR, como já mencionado, houve alta variação durante o mês sendo que no final o resultado foi bem positivo para minha carteira! Como não tenho muitas ações públicas o resultado da eleição não impactou negativamente minha carteira, tendo a mesma subido como um foguete! Apesar disso acredito que a carteira deve cair novamente nos próximos dias e semanas...mercado brasileiro vive de "vôos de galinha" e não espero uma valorização nos próximos anos...pelo contrário...conto com um mercado andando de lado para que possa fazer mais aportes a preços baixos!

Os ativos internacionais continuaram caindo, mas acabaram se recuperando mais no final.  Destaque negativo para meu ETF de Emergêntes (EIMI) que afundou devido a pior visão da economia chinesa devido ao COVID e reeleição do premiê chinês. Paciência...uma hora volta. Confesso que apesar de não querer fazer remessas nos próximos meses o valor do dólar e dos ativos lá fora estão muito convidativos...se mantiverem nos mesmos moldes até o momento do meu próximo aporte pode ser que eu mande um dinheirinho pra fora.

A renda fixa foi altamente afetada pelo IPCA negativo, uma vez que a maior parte da minha renda fixa é atrelada ao IPCA. 

FIIs subiram levemente, contribuindo para a estabilidade do resultado. Detalhe para a continuidade do inferno astral dos FIIs de papéis...Eu vejo como oportunidade!

A taxa de poupança ficou por volta de 55%  esse mês com os principais gastos sendo referentes a comida, despesas da casa e agora despesas com a VVI baby. A taxa de poupança foi alta, mas foi contaminada com o reembolso do parto que entrou como valor poupado. Por enquanto as despesas estão controladas, mas logo minha esposa terá que voltar ao trabalho e teremos que contratar uma babá carteira-assinada para nos ajudar...aí vai um bom dinheiro, além dos valores ligados as vacinas do segundo mês... Fizemos uma entrevista hoje para o trabalho...espero que dê certo!

Abaixo segue a curva de aumento do meu patrimônio, sua rentabilidade e o IPCA acumulado em 2022 (o valor do IPCA de outubro não foi computado, uma vez que ainda não foi divulgado).



 

Para novembro o plano é ver como o dólar se comportará durante o mês e talvez fazer um aporte fora...sei que estava focando em investir em renda BR no momento, mas acho que é hora de comprar um pouco de ativos descontados lá fora por causa da guerra e problemas internos da China. 

Abaixo segue a alocação do meu patrimônio por tipo de investimento:

Resumindo a alocação acima e eliminando os investimentos não gerenciáveis (reserva de emergência e PGBL), temos a alocação simplificada abaixo que é a que eu utilizo para o rebalanceamento com novos aportes:


 Abaixo seguem gráficos com a minha atual alocação geral em cada classe de ativos:
 
Ações BR: 

 
A carteira de ações continua bem distribuída e em crescimento. O mês de outubro teve baixa incidência de rendimentos, porém o suficiente para, junto com dinheiro novo, permitir investimentos em novas cotas de MOVI3, VIVT3 e EGIE3. Destaque para o VIVT3 que pagou dividendos bem gordos esse mês! Foco em rendimentos e seguindo a alocação objetivo da minha carteira. 
 
 FIIs: