segunda-feira, 18 de julho de 2022

Carteira de Renda x Crescimento - Briga Eterna

 

 

 Boa tarde Finansfera!

 

Resolvi escrever hoje sobre uma das grandes discussões existentes na Finansfera - O que é melhor: Uma carteira voltada para a renda ou uma carteira focada em crescimento? Não vou focar nas discussões clássicas apontando o óbvio que não existe melhor para todo mundo e sim o mais adaptado a sua realidade, etc. O foco da conversa é escrever sobre o que eu pensava anteriormente e o que tenho pensado atualmente sobre o tema. Lembrando que sou só um mero investidor buscando a independência financeira e não estou em condições de recomendar nada a ninguém...

 

 

Investir Constantemente é a Chave para o Crescimento do Patrimônio...


 

Quando iniciei minha carteira mais voltada à renda variável (lá pra 2018 quando decidi sair dos fundos de investimentos e fazer a alocação da RV eu mesmo) estudei muito as opções e características de investir diretamente em ações. Estudei sobre as características de cada setor, lados positivos/negativos da renda variável, estratégias de alocação e também me deparei com essa discussão: focar minha carteira em ações de renda ou de crescimento? 

Inicialmente pelo meu estudo conclui que ações com foco em renda eram ideais para pessoas que já estão mais avançadas no caminho FIRE, uma vez que a renda repassada para os acionistas é uma ótima solução para compor a renda necessária para pagar gastos do dia a dia, porém empresas com foco em renda normalmente são empresas já consolidadas em seu mercado e que não tem mais tanto ímpeto em crescer (como não tem onde investir o lucro, distribui em renda). Por outro lado, empresas de crescimento são empresas que focam muito em seu crescimento e por isso optam por utilizar os lucros para crescer mais a empresa ao invés de dividi-lo com os acionistas. Essas empresas tem maior capacidade de crescimento com o tempo e logo maior tendência de valorização. Para aqueles que estão no início do caminho FIRE e tem tempo para aguardar a valorização das ações, essas tendem a ter maior valorização na teoria.

 Na época assinei os serviços de uma casa de análise e montei uma carteira utilizando as ações recomendadas dessa casa para crescimento e renda que era cerca de 70 % com foco em crescimento e 30 % em dividendo. A ideia era ir convertendo a carteira de crescimento para renda com o passar do tempo e no final do caminho FIRE ter uma carteira mais focada em renda. 

Com o tempo notei que apesar de realmente as ações de crescimento tenderem a maiores aumentos em momentos de euforia dos mercados, estas estão mais susceptíveis a quebras e grandes desvalorizações também. O que não pensava é que para crescer muito a empresa tem que se arriscar muito e focar em uma estratégia de crescimento agressiva. Vi isso da pior forma...apesar de nenhuma das empresas que investi terem dado "default", tenho algumas que tiveram desvalorização de cerca de 50 % até o momento sem perda de indicadores (simplesmente consequência da crise). Por outro lado as de dividendos caíram também mas bem menos... Infelizmente temos a mania de focar só nos casos de sucesso e não lembramos que para cada uma empresa que tem um crescimento fantástico, existem dezenas que não deram certo e quebraram ou se mantiveram andando de lado. Em épocas de crise esse comportamento é mais visível ainda...as ações de renda tendem a cair menos que as de crescimento (por outro lado quando a economia melhora as ações de crescimento tendem a subir mais).

Com o passar do tempo confesso que minha cabeça está mudando e tendo mais a focar em ações de renda... talvez por gostar do psicológico de sempre receber uma renda (por mais que entendo que isso é limitar a capacidade da empresa de crescer) e também das limitações de queda (nunca é bom ver que uma das suas ações caiu 10 % em uma dia, apesar de saber bem que isso é normal). Dessa forma tenho aos poucos focado mais nas empresas de renda para novos aportes. Mas isso é pessoal... também não vou abrir mão das ações de crescimento que resolvi investir por causa da desvalorização em caso de crise (pra quem começou a investir em 2018 praticamente só viu crise até o momento...rsrs). Tenho que dar uma chance dessas empresas se recuperarem futuramente (obviamente verificando de tempos em tempos se os indicadores de qualidade continuam saudáveis).

O mais importante é manter o plano inicial e, se decidir alterá-lo, fazer apenas depois de muito tempo de avaliação para impedir alterações "no calor do momento". Mudanças na RV tem que ser feitas de forma devagar e com muito cuidado...Por isso minha ideia é que ações que percam seus fundamentos sejam substituídas por outras com foco em renda...mas vamos ver... Pretendo seguir a máxima do "Compre aos Sons de Canhões. Venda aos Sons de Violinos" (Warren Buffett) pelo menos nos próximos anos e ultimamente tenho ouvido muitos canhões sendo disparados...

Outra opção que tem me agradado muito na RV são os FIIs...Recebimento de rendimentos e reinvestimentos todo mês dão um grande prazer, mesmo com algumas quedas de cotações...Aos poucos devo converter parte da RV em ações para FIIs (hoje tenho 25% em RV Ações BR e apeas 12,5% em FIIs).

E vocês? Preferem ações de renda ou crescimento? Tem uma estratégia clara?

Grande abraço!


VVI

 


10 comentários:

  1. Crescimento até atingir FIRE, depois migrarei lentamente para mais FIIs e renda fixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anon! Era o que eu pensava também...mas estou tendendo mais atualmente em investir em empresas de renda pelo fator psicológico e também pela tendência destas a variar menos em crises. Mas obrigado por compartilhar sua estratégia! Grande abraço!

      Excluir
  2. Olá, VVI.

    Eu também fiz igual a você no início e de uns tempos para cá estou mudando para as de dividendos. As que são consideradas de crescimento estão levando uma surra das de dividendos. Vou vender todas de crescimento depois que elas se recuperarem e se recuperarem. Tem vários estudos que mostram que ações de dividendos sempre foram ganhadoras.

    Cowboy Investidor.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cowboy! Pois é.. Também não vou vender agora, apenas passar a dar preferência para as de dividendos para novos aportes. Ficar tentando acertar a nova empresa que vai multiplicar seu capital não me parece ser uma opção boa. O triste é que na teoria seria ótimo que a empresa reinvestisse seu lucro pra gerar patrimônio...
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá VVI, bom dia

    Um ótimo post. Também tenho adotado algo similar, os novos aportes tem sido nas macro-alocações de RF. E em Renda Variável aguardarei o momento para migrar para dividendos e possivelmente ETFs que acompanham setores/mercados específicos.

    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia VAR! Obrigado pela visita! A RF está bombando mesmo...não tá dando nem vontade de investir em RV...A questão é que tenho uma regrinha pra RV é que quando tenho vontade de aportar mais dado o crescimento e otimismo do mercado, na verdade é hora de vender e sempre que sinto incomodado com a RV é hora de aportar (uma versão interna do compre aos sons de canhões e venda ao som de violinos)...rsrs Grande abraço!

      Excluir
  4. VVI,

    Sempre gostei de investir em empresas grandes, sólidas e lucrativas (e por consequência boas pagadoras de dividendos), naturalmente por serem empresas mais consolidadas é natural que não entreguem grandes saldos de crescimento, por outro lado são justamente os papéis que parecem entregar uma volatilidade menor e são mais previsíveis na forma de se relacionar com o seu acionista.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito PI! Pra quem não tem estômago para grandes emoções na RV as ações de dividendos são uma forma um pouco menos emocionante de investir e tendem a ser menos impactadas por crises uma vez que são normalmente empresas mais consolidadas e terem acionistas mais preocupados com a divisão de lucros que o crescimento. Grande abraço!

      Excluir
  5. Eai VVI, tudo bom?

    Excelente post. Gosto muito dos fundos imobiliários também. Gerar uma renda passiva livre de imposto de renda dá um gostinho FIRE né? rsrs
    Logicamente sempre investindo os dividendos para fazer a bola girar.
    Por enquanto, no momento atual de crise, estou fazendo mais o básico, papai com mamãe, não correndo tantos riscos. Mas ainda estou muito no início.

    Vamos que vamos que a estrada é longa.

    https://caminhodaspedrasfire.blogspot.com/

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite CP! Gosto muito de FIIs também! Receber rendimentos isentos todo mês dá uma tranquilidade muito grande! Apesar disso, tem que ter em mente que apesar da cara de renda fixa FIIs são renda variável e expostos a vários riscos. Concordo que o ideal é começar pelo básico mesmo, apesar do momento ser muito bom pra investir em FIIs. Com o tempo vemos que o que é realmente importante no caminho FIRE é trabalhar pra aumentar os aportes. A rentabilidade dos investimentos é secundário... Grande abraço!

      Excluir