sexta-feira, 1 de julho de 2022

Fechamento da Carteira de Junho/22 (+ 0,89 % / +0,13 %)

 

Bom dia Finansfera!

 

Um mês de junho andando de lado...aumento leve do patrimônio, mas investimentos ainda rendendo menos que a inflação (já nem lembro a última vez que meus investimentos renderam acima do IPCA...). Esse mês foi bastante impactado pela queda das ações BR... renda fixa rendendo bem...FIIs foram positivos...ETFs internacionais caíram, mas por causa do aumento do dólar o resultado foi positivo...mas no final a elevada queda das ações BR  quase que compensaram todos os aumentos dos outros investimentos...paciência...já sabíamos que 2022 seria difícil com o ano eleitoral... mas é sempre triste quando vemos o congresso aprovando medidas eleitoreiras sem analisar se temos o dinheiro pra bancá-las...vamos pagar isso tudo com juros no futuro. E olha que ainda tem 3 meses para outubro...tem muita coisa ainda por acontecer...

Abaixo segue a curva de aumento do meu patrimônio, sua rentabilidade e o IPCA acumulado (o valor do IPCA de junho não foi incluído uma vez que ainda não foi divulgado).

 

 

Em relação aos gastos, este mês houve um grande aumento dos gastos para preparativos para a chegada da bebê...É tanta coisa necessária que nem imaginava! Além do berço, comprei banheira anatômica, cadeirinha de descanso, sling, bomba de lactação, fraldas e mais fraldas, cremes de assadura (dezenas), cadeirinha para carro, babá eletrônica, entre diversos outros que apareciam a cada 2 dias...Realmente o parto está chegando (faltam +- 2 meses!). O legal é que o quartinho dela ficou bem bonito...Dica: Adesivos de Parede! São baratos e transformam bem o quarto! Aprovado!

No mês de junho o dinheiro novo foi direcionado para a reserva de oportunidade, sendo os rendimentos dos FIIs reinvestidos em FIIs (no caso em MALL11) e dividendos/JCPs em ações BR (comprei um pouco de CVCB3).

Para Julho o plano é manter a estratégia de reinvestir os rendimentos recebidos em seus respectivos setores e dinheiro novo lançar na reserva de oportunidade aguardando alguma oportunidade interessante em ações BR (aproveitar as quedas recorrentes). Tenho que preparar para repor também a reserva de emergência uma vez que o parto irá ser bem caro (esposa quis parto normal e este não é integralmente coberto pelo plano de saúde...vou ter que arcar com uns 70 % do total e esse não é barato!). Mas se o parto normal é o mais seguro para todos, isso é o que importa. Dinheiro serve pra dar esse tipo de tranquilidade...faz parte...

Abaixo segue a alocação do meu patrimônio por tipo de investimento:

 

Resumindo a alocação acima e eliminando os investimentos não gerenciáveis (reserva de emergência e PGBL), temos a alocação resumida abaixo:

 

A partir do gráfico acima é possível ver que a participação em ações BR despencou nesse mês (estava próximo de 24%), com um leve aumento percentual da parcela de FIIs, ativos internacionais (devido a valorização do dólar) e renda fixa.

 Abaixo seguem gráficos com a minha atual alocação geral em cada classe de ativos:
 
Ações BR:
 
 
 
Pelos segmentos está claro que gosto de setores conservadores em ações BR não é? Já estou no limite da alocação em energia (tenho uma regra que não invisto mais que 30% em um setor e mais que 10% em uma única ação). Bom é que existem diversas boas oportunidades em outros setores...
 
 FIIs:
 
 
 
Para FIIs a mensagem está clara...foco em Renda Urbana na próxima alocação...

ETFs Internacionais:
 
 
 
 Em relação ao trabalho, essa última semana, depois de escapar diversas vezes por diversos motivos, fui forçado a retornar ao trabalho presencial no escritório. Pelo menos em regime híbrido...terei que me reacostumar a perder diariamente 2h30 em transportes de ida/volta pro trabalho...mas pelo menos apenas em 2 dias por semana. Bola pra frente. Agora é torcer pra a inflação começar a desacelerar e aproveitar ao máximo as noites de sono que não terei mais após o nascimento da VVI Jr.
 
Grande abraço e bons investimentos!
 
VVI

7 comentários:

  1. 24 meses foi o tempo que a SELIC perdeu para a inflação, esse mês inverteu, espero que seja uma luz no fim do túnel.
    Voltar ao presencial é barra, mas acostuma.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde MI! Tomara! Já estou cansado de ir no supermercado e assustar com os aumentos de preço! Infelizmente quando controlarmos a inflação o preço não deve cair mas se manter próximo do valor elevado...mas melhor parar de crescer do que continuar aumentando. Temos sorte de sermos grandes produtores de alimentos...Assim ainda temos muitas opções pra tentar fugir um pouco dos roubos. Sobre voltar ao presencial é barra mesmo, mas faz parte. Não posso reclamar pois com todos os problemas ainda estou empregado e com uma vida confortável. Grande abraço!

      Excluir
  2. A votação no senado que foi quase unânime pra aprovar mais verba foi foda mesmo. Desestimulante.

    ResponderExcluir
  3. Pois é Neto...Essa ação eleitoreira sem análise dos seus impactos vai ser responsável por manter o País mais tempo com juros altos, dívida maior, com isso crescimentos baixo e possivelmente com impactos em desemprego... É o velho pensamento do só importa o atual mandado é joga o problema para o próximo. Quem tem ideologia é o povo, nossos políticos só vêem poder e dinheiro. Independente das cores o interesse é o mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, amigo.
    Gosto muito do seu conteúdo. Você está sendo uma inspiração. D epois, se você tiver um tempinho, comecei a registrar minha jornada FIRE. Seria incrível ter seu feedback do primeiro post que fiz.

    https://caminhodaspedrasfire.blogspot.com/

    Muito obrigado pelo seu tempo.

    Abração irmão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia André! Fico feliz que meus posts tenham gerado algum efeito positivo pra você . Espero que o caminho FIRE te dê frutos! Grande abraço!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir