sexta-feira, 1 de abril de 2022

Fechamento da Carteira de Março/22 (+ 5,52 % / + 3,16 %)



 Boa tarde colegas da Finansfera!

 
Março veio com o endurecimento da guerra e com isso uma fuga de investidores das bolsas americanas e européias...As minhas ETFs despencaram, assim como o dólar uma vez que os investidores gringos trouxeram seus recursos para o Brasil aproveitando os baixos custos das nossas empresas na B3! Por isso é tão importante a diversificação! Mesmo com as quedas elevadas dos meus ETFs meu resultado foi muito positivo! O aumento do patrimônio foi turbinado por altos investimentos no mês de março, justificados por recursos não recorrentes recebidos e alta taxa de poupança. Mas a surpresa foi a elevada valorização da carteira devido a valorização das ações e FIIs que tenho na na carteira e também aos juros cada vez mais elevados da minha RF! Que maravilha! Pena que esse aumento na prática significa que os próximos aportes comprarão menos ativos! Bora aproveitar a queda do dólar e dos ETFs para aportar mais fora!
Nesse mês aportei um pouco em cada ativo. Dinheiro novo foi para RF (os famosos LIGs do Bradesco - consegui uma taxa incrível de IPCA+5,98%! Lembrando que LIGs não tem imposto!) e para aporte no exterior em IWDA e EIMI (pena que paguei perto de R$5/dólar). Os rendimentos recebidos dos FIIs foram reinvestidos em MCCI11 (nova posição da carteira) e os rendimentos recebidos de ações em MOVI3 e EZTC3. É bom ver os rendimentos dos ativos sendo reinvestindo e gerando o efeito "bola de neve"!
Do ponto de vista de economia, consegui investir cerca de 80% do valor recebido no mês de março... Essa alta taxa de poupança é justificada pelo investimento de 100 % dos valores não recorrentes recebidos. Nesse mês teve gastos de pintura da casa e pequenas obras...Estamos preparando o quarto da bebê (não sei se falei aqui...mas serei pai de uma menina!) e aproveitando para arrumar vários pequenos problemas do apartamento (sempre íamos deixando pro futuro mas vamos aproveitar essa desculpa). Agora o próximo passo é decoração do quarto do bebê e começar a preparar o enxoval/berço/etc! Por enquanto os gastos estão baixo, não sendo necessário reforçar a reserva de emergência (calculada para 4 meses de gastos normais nossos).
Sobre a vida, sem grandes mudanças... continuo no regime "home office" ainda sem prazo de retorno (aguardando parecer da empresa - pode vir a qualquer momento). Outra novidade é que depois de 2 anos (desde o início da pandemia) voltei a fazer atividade física! Estava na hora! Espero que consiga manter a animação inicial.
Previsão preliminar para Abril: Finalizar a declaração de IRPF (está um caos minha declaração - cada vez mais complexa) e manter os aportes parecidos com os do mês de março: mais fortemente nos LIGs e Exterior e reinvestindo FIIs e Ações nas próprias classes de ativos.

 Abaixo seguem os gráficos resumos do meu patrimônio atualizado. Depois de "apanhar como um condenado" do Linux/ Google Sheets/ Blogger, vou fazer o gráfico de acompanhamento no Excel mesmo (usando o notebook da patroa). Não sei se estou ficando velho, mas antigamente era muito mais fácil fazer gráficos...a impressão que tenho é que o Google Sheets é horrível para isso...Segue abaixo. Legal ver que com essa valorização grande estou perto de alcançar a inflação do período...será que mês que vem consigo, depois de muito tempo, ter meus investimentos valorizando mais que a inflação? Que sonho...rsrs

Variação do Patrimônio x Lucratividade da Carteira x IPCA (%)

  Distribuição Geral da Carteira por Ativos (%)

 

  Distribuição Geral da Carteira por Tipos de Ativos Gerenciáveis (%)

 

 

  Atual Carteira de Ações (%)

 

Atual Carteira de FIIs (%)

 

Atual Carteira de ETfs Internacionais (%) 

 

Que venha abril!

 obs: Desculpe a baixa qualidade de formatação do post mas, não sei por quê, o Blogger tem

ferrado minha formatação do post sempre que copio e colo meus gráficos da planilha...

Uma coisa simples pra agilizar a preparação do material mas que vem me dando dor de cabeça.

vez mais difícil de fazer...

Grande abraço!

 

VVI


15 comentários:

  1. Boa noite, VVI!!!

    Parabéns pela sua rentabilidade de março. Muito boa mesmo.

    Eu fiz minha aposta em RV, mas confesso que fico balançado qd vejo esse juros "sem dor de cabeça", vc tem uma porcentagem boa em RF.

    Não sei se já te perguntei, se sim, desculpe, onde vc pesquisa sobre os ETFs? Tem alguma fonte que concentre todos/vários deles?

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Neto! Pois é, março foi surpreendente! Refiz até às contas pois pensei que só podia ter errado o cálculo de rentabilidade...Gosto muito de renda fixa pois sou um pouco averso ao risco, dessa forma 40% em RF geram essa proteção para a carteira (tenho conseguido ótimas rentabilidades recentemente).Eu acredito que o segredo é diversificar. Se está em dúvida entre investir em dois grupos de ativos, coloca um pouco em cada um. Sobre os ETFs gosto muito dos vídeos do YouTube do Otávio Paranhos e também comparo ETFs no site justetf.com. Pessoalmente prefiro ETFs neutros e globais.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Muito boa rentabilidade.
    IPCA+5,98% livre de IR é um sonho. Se não fosse pelo risco de colocar todos os ovos na mesma cesta e por não conseguir travar essa rentabilidade por décadas e por não ter liquidez, eu converteria todo o meu patrimônio para isso e me aposentaria hoje HUEHUE.
    Estou meio dividido entre aproveitar o dólar e mandar dinheiro para fora ou aproveitar essas boas taxas na RF aqui. No final vou fazer o que minha planilha manda, quanto menos emocionais forem as decisões nos investimentos, melhor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mendigo! Kkkk Eu também, mas o segredo é diversificar. Hoje esse LIG é minha bola da vez, há uns 6 meses eram os LCIs do Inter e aí vamos indo. Com certeza é uma boa estratégia seguir o plano original de alocação. Isso vai permitir o rebalanceamento ótimo da carteira...mas confesso que tenho aportado em RF mesmo meu objetivo sendo 40% e eu já estando em 42%...Com certeza não podemos deixar o emocional agir. Imagina quem saiu das ações nos últimos meses dado o histórico? Eu estava há um mês com mais da metade das minhas ações no vermelho e hoje estou com apenas 2 de 19! O mercado muda muito rápido! Grande abraço!

      Excluir
  3. LIGs? que diabos é isso? tem FGC?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Anon! De forma simplificada LIG é como uma LCI, mas sem FGC. Por outro lado a LIG tem garantia do banco emissor e também da empresa/construtora que pega o dinheiro emprestado. Assim, se der algum problema tem dois responsáveis por te pagar. No caso específico o LIG é do Bradesco, ou seja, teria que o Bradesco quebrar e também a empresa que pegou o dinheiro emprestado pra perder o dinheiro. Quase impossível... Grande abraço!

      Excluir
  4. VVI,

    Essas LIGs são fantásticas. Quando minha LCI vencer eu certamente vou dar uma olhada nessa opção. Se eu encontrasse LIG IPCA+5,5% e com vencimento de 4 ou 5 anos, eu certamente aportaria sem pensar.

    Se esse país der certo, a inflação e os juros reais vão cair (o que justifica a trava na taxa) e se der errado e o IPCA estourar é fato que vamos garantir pelo menos a conservação do patrimônio sem aquela mordida do IR encima da correção inflacionária.

    Ninguém substitui um bom e velho pacote Office instalado no computador, esse é imbatível a décadas! É uma HP12C do mundo digital.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde PI! Tem LIGs de 3,5 e 7 anos se não me engano na Ágora/Bradesco. Eu peguei de 7 anos pois a lucratividade é melhor e não preciso desse dinheiro no período. Mas se quiser tem com tempos menores e taxas boas também! Concordo com sua explicação e esse é o motivo que a maior parte da minha RF é IPCA+! Ganhamos em todos os cenários! Pois é, word/excel/PowerPoint/Paint são vida! Kkkk Gosto muito do Linux, mas infelizmente tem muitos problemas com interface com os sistemas "desenvolvidos pensando no Windows". O Blogger com Linux trava muito! Tenho que pegar o notebook da patroa emprestado pra atualizar o Blog...Grande abraço e sorte para nós no futuro!

    ResponderExcluir
  6. Olá, VVI.

    Esse LIG está muito ainda se tratando de um bancão.
    Por que você não faz uma partição no eu HD e instala o windows?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Cowboy! Exatamente por ser de bancões e ainda ter elevada lucratividade é que eles estão tão interessantes. Se fosse um LIG de banco pequeno acredito que perca muito da sua vantagem. Esse é o meu próximo passo (fazer a partição) no notebook. O que me deixa com preguiça é que comprei esse notebook da Positivo (Vaio) com Linux e eles usam de fabrica um Linux estranho que é parte Debian parte Ubuntu e era instável. O problema é que dependendo da versão Linux que instalava nele alguma coisa dava pau (em um dava problema na placa de vídeo, no outro o problema era com teclado, etc). Hoje estou com uma versão que aparentemente não tem problemas com o notebook. Assim estou com preguiça de instalar o windows e o notebook implicar com ele... Mas vou fazer isso sim... Grande abraço!

      Excluir
  7. Interessante esse tipo de investimento LIG. Vou pesquisar mais a respeito.

    Você sabe dizer se outros bancos/corretoras disponibilizam esse tipo de ativo?

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite VAR! Não sei te dizer..nunca vi outro que não esse do Bradesco.
      Grande abraço!

      Excluir
  8. Parabéns pelo bebê que está chegando! Será uma linda menina.

    Também ando “apanhando” do Google Sheets e quando percebo já estou com o Excel aberto (rs...). Sobre a baixa qualidade dos gráficos que comentou no final do post, tenta copiar para o Paint3D e salva como “imagem”. No Blogger, vai em “inserir imagem” e depois de inserida escolhe a opção “Tamanho Original”.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Poupadora! A baixa qualidade que me referi é em relação à formatação do post e não necessariamente às imagens em si. O que é triste é que é tão mais fácil copiar e colar as imagens diretamente...RS
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo. Comigo aconteceu algo parecido com a formatação quando copiei e colei os gráficos no post e depois tentei centralizar. O erro desapareceu quando usei a opção inserir imagem.

      Abraços

      Excluir