quarta-feira, 16 de março de 2022

Chegou o Temido Período do Leão! Haja Paciência...

 

Boa tarde colegas!

 

E está aberta a temporada da declaração do IRPF, momento este em que temos que juntar centenas de documentos, assistir dezenas de vídeos no Youtube pra nos lembrar dos detalhes para lançar cada ativo e nos arrepender de manter uma carteira com vários ativos de renda variável...que beleza!

Todo ano fico indignado com a quantidade de burocracia que preciso lançar sendo que a receita já possui a maior parte destes dados! Pelo menos esse ano aparentemente a receita disponibilizou para nós, relés mortais, a declaração pré-preenchida! Espero que economize tempo, apesar de ter lido relatos de colegas em que a declaração lança nos campos errados proventos de FIIs...lá vamos nós! E o pior é a velha estória da responsabilidade do usuário em lançar cada detalhezinho conforme esperado pela receita...e se errar, você é responsável!

 
                                                 É bem assim que me sinto todo ano...

 

Nessas horas que fico com preguiça de ter uma carteira com 19 ações, 7 FIIs, ETFs internacionais, além de vários dividendos, rendimentos, JCPs. Splits, Bonificações, entre outros eventos que complicam tanto a declaração...tipicamente demoro 1 dia pra lançar os patrimônios, rendas do trabalho e despesas com saúde/previdência enquanto demoro algumas semanas para finalizar a parte da renda variável/internacional. 

E ainda tem o dar esposa também que apesar de ser simples do ponto de vista de investimentos é complexo do ponto de vista de fontes...

Vamos que vamos...torcer pra continuar escapando de teia da Receita!

 

Grande abraço e feliz (menos triste) período de declaração de IRPF! 


VVI

 

4 comentários:

  1. Fala, VVI, tudo tranquilo? Como vai a gravidez?

    Aqui em casa tbm é assim: minha completa e o dela simples.

    Como só compro e evito ao máximo vender, a parte da RV pra mim é tranquila, mas o patrimônio é bem chato mesmo.

    O pré preenchimento me deixou feliz num primeiro momento, mas realmente chateado de ter de conferir tudo.

    Fiz um post sobre destinação do IR para fundo da criança e fundo do idoso. Dps dá uma conferida lá se te interessar!!!

    Uma restituição rápida e sem malha fina pra nós!!!

    Bora lá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Neto! TA gravidez está indo bem! Estamos na fase de fazer obras no AP pra arrumar o quarto do bebê...também não sou de vender (apesar de ter vendido algumas ações e FIIs em 2021), mas mesmo assim tem vários eventos que tenho que lançar... Pode deixar que passo lá!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Dolarizei meio da semana passada e já estou vendo o valor em real diminuir. È bem chato mesmo rs. Agora é pensar que no longo ou longuíssimo prazo tudo fará sentido. Com o tempo terei mais e mais ETF internacionais. E tome complicação no IR. o mau é esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite A! Temos que aproveitar esses momentos de baixa do dólar pra aportar mesmo! O complicado é realmente a declaração do IR. É muito chato ter que ficar montando valor médio dos ativos considerando todos os seus aportes e ainda em reais...Tem que manter o controle bem atualizado...
      Grande abraço!

      Excluir