sábado, 18 de dezembro de 2021

Viajando pós COVID - Nova Estratégia

 

 

Bom dia Viajantes!

 

Viajar sempre foi praticamente uma filosofia de vida pra Sra VVI e eu. Desde 2010 quando fomos ficados pelo "mosquitinho da viagem" viciamos nessa arte, em especial viagens internacionais (já contei essa estória há muitos posts atrás). 

Depois de 10 anos veio esse maldito vírus pra interromper nossa tradição de vida...Tínhamos desde 2010 um objetivo de fazer pelo menos uma grande viagem ao ano e estávamos conseguindo atender com louvor...No final, já estávamos otimizados para tirar o máximo das nossas férias (definição dos períodos de viagem nas férias é uma arte) e realizar várias viagens incríveis por ano (chegando a 2 ou 3 nos últimos anos!)...mas aí veio o COVID...

 

 

Nesse período poderíamos ter conhecido de 2-6 lugares incríveis...

 

Demos sorte no final, pois fomos pegos com uma viagem pro sudeste asiático toda esquematizada, confirmada e muitas despesas grandes pagas: no final a viagem ocorreu e conseguimos curtir bastante ela (com poucos contratempos por causa da pandemia), apesar de quase ficarmos presos na Tailândia por conta do fechamento das fronteiras (fecharam 3 dias após voltarmos ao Brasil em março/20). Realmente foi questão de sorte (além de não termos contraído a doença na viagem)...

Desde então, não temos viajado para nenhum lugar, evitando ao máximo exposições desnecessárias ao vírus maldito. Recentemente com a vacinação em massa e redução drástica de casos graves no Brasil, voltamos "a nos coçar" para viajar. Pensamos em voltar a viajar pra fora (em especial América Latina), mas o risco de novas ondas da pandemia e fechamentos de fronteira nos colocou medo. Além disso, sempre pensamos que "antes de correr precisamos aprender a andar" e com essas mudanças do mundo pós COVID é interessante fazermos testes com viagens mais próximas para ver como será a logística daqui em diante. 

Concluindo, decidimos que em 2022 iremos voltar a viajar (mediante a pandemia continuar "controlada"), mas localmente. Vamos fazer algumas viagens no mesmo estado onde moramos (talvez alguma para um estado mais distante) para testar o setor de turismo e ver como o processo acontece. Com esta estratégia também mitigamos os riscos de fechamentos de fronteira, custos de testes PCR e desvalorização do real também se acorrer algo, temos maior facilidade para cancelamentos e plano de saúde válido em todo o país. Sabíamos que nossa estratégia passada de focar nas viagens internacionais inicialmente para depois focar no Brasil seria uma decisão sábia...agora temos todo o Brasil pra conhecer enquanto a situação lá fora se estabiliza (só não sabíamos que iria ser sábia por esse motivo...pensamos originalmente em fazer as viagens internacionais enquanto somos jovens e com energia).

Pra quem viajava todos os anos esses quase 2 anos sem viagens foram uma tortura. Era nossa válvula de escape dos nossos trabalhos estressantes...mas foi um período complicado para muita gente, e não podemos reclamar...tirando esses percalços estamos até o momento vivendo praticamente ilesos dessa pandemia.

 

 

Saudade...Colocar o Mochilão é uma Sensação Mágica...

 

Pensamento positivo que 2022 será conhecido como o ano do fim dessa pandemia maldita e que consigamos voltar a viajar com tranquilidade e agilidade pelo mundo...

E vocês viajantes? Como se viraram com as viagens nesse período e como pretendem seguir a partir de agora?

Um grande abraço!

 

VVI

12 comentários:

  1. VVI,

    Também estou querendo viajar no próximo ano. Eu pretendia fazer uma viagem em Abril, mas com todo esse fortalecimento da pandemia no exterior e que possivelmente vai contaminar o nosso país achei melhor esperar para o segundo semestre do próximo ano.

    Inicialmente estou pensando em viajar dentro do país, às viagens para o exterior estão caríssimas com qualquer destino meia boca na América Latina saindo por mais de R$ 3 mil a passagem por pessoa, a nossa moeda virou um estrume.

    Vamos torcer para que a pandemia vá embora e que a variante seja apenas muito transmissível e que os vacinados continuem tendo uma boa resposta.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde PI! Legal ver que outros também estão indo por essa mesma direção. Confesso que quase "chutamos o balde" e arriscamos uma ida pra Colômbia ano que vem (achamos passagens por R$1000 o trecho por pessoa com vôo direto e em bons horários), mas depois respiramos fundo e vamos manter o plano. Torcendo pro COVID virar apenas uma gripe...
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Há quanto tempo não sei o que é viajar.... minha última viagem foi em fevereiro de 2020, bem na véspera da pandemia, para Foz do Iguaçu. Muita gente no aeroporto de luvas, máscaras.... pelo menos conseguimos ir e voltar em paz, o dólar ainda não custava nem cinco reais, fizemos umas comprinhas no Paraguai.... Bons tempos ! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite 40invest! E olha que nessa época achávamos que o dólar estava alto...rsrs. Não dá mesmo pra tentar adivinhar o que vai acontecer com o câmbio. Tomara que volte logo a viajar...sempre com segurança!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Quero viajar pelo Brasil tb, conhecer Foz, Gramado, Balneário Camboriú, Bonito e etc. Fui em Noronha e gostei mt tb. Pra quem pode viajar de carro é bacana tb.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Frugal. Tem muita coisa legal no Brasil pra conhecer... Só espero que os lugares não se aproveitem dessa vantagem e comecem a cobrar mais do turista. Infelizmente o Brasil muitas vezes consegue ser mais caro que viajar pra fora, mesmo com a diferença do câmbio.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Depois de dois anos fiz uma viagem. Conheci Campos do Jordão e achei legal. Ano que vem pretendo fazer duas aqui mesmo no Brasil. Viagem internacional ainda está fora da minha realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Anon! Concordo... é muito arriscado viajar pra fora atualmente. Imagina comprar passagem, reservar hotel/passeios e o país entrar em quarentena ou algo similar? Muito risco de perder dinheiro em dólar.
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Pandemia já acabou, agora é só balela de governo tentanto cercear nossa liberdade. Nao faço mais nada que eles mandam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito sua opinião Anon, apesar de não concordar.
      Grande abraço!

      Excluir
  7. Em 2021 voltei ao nordeste pela segunda vez (praia). Estava muito barato quando fui (passagem e hospedagem) e praias vazias. Foi ótimo para descansar.
    2022 pretendo viajar para fora novamente, mas algum país da América Latina mesmo por causa do dólar alto.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia GI! Que bom que conseguiu aproveitar 2021 e viajar! Espero que as coisas estabilizem em 2022 e os riscos de fechamentos de fronteiras fiquem pro passado...Grande abraço!

    ResponderExcluir