quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Fechamento da Carteira de Novembro/21 (+0,74 % / +0,19 %)

 

Bom dia colegas da Finasfera!

 

Novembro parecia mais um mês de recuperação da Bolsa até seu finalzinho, mas a nova variante maldita do COVID veio para detonar todo acumulado do mês em poucos dias! Mercado brasileiro não é para amadores mesmo...rsrs...Apesar que, dessa vez, o tombo foi geral (Brasil e resto do mundo mesmo). Agora só nos resta torcer para essa variante não ser tudo isso que se noticia. 

No fim fechei a RV BR (FIIs e Ações) perto do "zero a zero" (25 dias de crescimento e 5 dias de queda), a RV em ETFs Globais ficaram levemente negativos (mas compensados pelo aumento do dólar) e a RF novamente garantiu o resultado positivo da carteira (apesar de perdendo pra inflação). Mais um mês típico...rsrs

No final, minha carteira cresceu 0,74 % considerando os aportes e, sem considerá-los, cresceu 0,19 %. Mesmo com aportes, possivelmente fiquei abaixo da inflação (vamos ver dia 10 quando divulgam o IPCA). Abaixo a evolução da carteira em 2021 considerando em azul a evolução total da carteira (contando os aportes), em vermelho a evolução da carteira sem os aportes do mês e em amarelo a curva acumulada da inflação IPCA (sem o mês de novembro que ainda não teve seu valor divulgado).



 

 Gráficos de Acompanhamento do Patrimônio

 

Esse mês de novembro fortaleci a carteira de FIIs, aumentando-a para 10 % da carteira e alcançando o objetivo inicial planejado. Em relação a outros ativos, ficaram na mesma, com exceção que vendi um pouco de moeda estrangeira para criar uma RO... a tendência é que seja utilizada para comprar mais FIIs e Ações, mas vamos ver o que aparece de interessante ainda este ano..

Do ponto de vista dos gastos, foi um mês de gastos mais elevados, e olha que não foi devido à Black Friday... consegui atingir apenas uma taxa de poupança de aproximadamente 35%...Dezembro devo voltar a média de 50%.

Previsão preliminar para Dezembro: Acumular um pouco mais de RO pra aproveitar alguma boa oportunidade que apareça.

 Distribuição Geral da Carteira por Ativos (%)

Distribuição Simplificada da Carteira Gerenciável (%)

 

Como não houve alteração na alocação de RV BR e ETFs internacionais, não vou apresentar aqui os gráficos (é só olharem do post de outubro). Em relação aos FIIs, estou atualmente com a carteira abaixo. Novidade foi o aumento do HGRU11 esse mês. Próximo na fila RBRP11 e talvez um novo FII (estou analisando ainda).
 Distribuição da Carteira  de FIIs (%)

Conclusão

 

Um mês decepcionante, mas bom para novos aportes. A RF continua funcionando bem em sua função de proteção da carteira. Não tem jeito...pelo menos até 2023 teremos muita volatilidade da RV. O problema é essa inflação absurda que temos...nosso dinheiro cada vez valendo menos e a lucratividade da carteira não sendo suficiente para compensar essa queda...triste.

 Grande abraço e até a próxima!

 VVI


10 comentários:

  1. Olá, VVI.

    Mês passado dentro de uma dia entregou toda a alta. O bom é que dá para a gente comprar boas ações baratas. Meus aportes não segura mais as quedas, isso só funcionava no início.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cowboy! Pois é... Tá difícil ser investidor no Brasil. Quando não é nossa confusão política de sempre é essa maldita pandemia que impede a recuperação da nossa economia. Grande abraço!

      Excluir
  2. Eu fui atualizando minha planilha ao longo do mês e vi minha rentabilidade decolar para quase encostar em 1% e depois derreter com a maior velocidade possível nos últimos dias do mês.

    É frustrante toda a situação, mas torcer para que seja apenas um ruído do mercado e que essa nova variante não jogue todos nós no inferno novamente.

    De qualquer forma uma rentabilidade positiva ainda que aquém da inflação deve ser celebrada.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém PI! Vai ser difícil voltar a falta de quarentena depois de tudo que aconteceu...vamos torcer pelo melhor. O que me deixa preocupado é que apesar de estar no positivo no ano, estou bem abaixo da inflação. E rentabilidade abaixo de inflação é perda de dinheiro...Torcer pra essa inflação ser controlada no ano que vem e conseguirmos compensar esse ano.
      Grandes abraço!

      Excluir
  3. Tá feia a coisa..agora os coins que foram pro saco! Só falta o mercado americano entrar em bear por alguns anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Anon...nem as cryptos estão salvando mesmo...rsrs. Que venha tempos melhores! Grande abraço!

      Excluir
  4. Olá VVI

    Novembro também foi tenso na Carteira Zé Batalha: -3,04%.
    Só se salvou a RF, de resto tudo caiu, algo raro.
    Mas seguimos perseverando!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ZB! Pois é...mas é importante nos mantermos firmes na estratégia e não alterá-la na emoção...Mercado é igual à areia movediça...quanto mais se mexer, mais se afunda...Manter comprando bons ativos aparentemente em bom preço. Da mesma forma que sua carteira caiu muito é só o mercado se animar um pouco que ela vai recuperar na mesma velocidade. Melhores tempos virão...
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Ai sim VVI, que bom que ficou positivo, meu FIIs nem olho.. dá uma tristeza ! te add na minha lista no blog.

    ResponderExcluir
  6. Pois é SP! Com tanto negativo qualquer positivo tem que ser comemorado (apesar de abaixo da inflação). Já concluí que FII se acompanha pela renda gerada e não valor de cotas. Melhor mesmo não ficar olhando se não for comprar mais...rsrs
    Grande abraço!

    ResponderExcluir