quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Fechamento da Carteira de Novembro/21 (+0,74 % / +0,19 %)

 

Bom dia colegas da Finasfera!

 

Novembro parecia mais um mês de recuperação da Bolsa até seu finalzinho, mas a nova variante maldita do COVID veio para detonar todo acumulado do mês em poucos dias! Mercado brasileiro não é para amadores mesmo...rsrs...Apesar que, dessa vez, o tombo foi geral (Brasil e resto do mundo mesmo). Agora só nos resta torcer para essa variante não ser tudo isso que se noticia. 

No fim fechei a RV BR (FIIs e Ações) perto do "zero a zero" (25 dias de crescimento e 5 dias de queda), a RV em ETFs Globais ficaram levemente negativos (mas compensados pelo aumento do dólar) e a RF novamente garantiu o resultado positivo da carteira (apesar de perdendo pra inflação). Mais um mês típico...rsrs

No final, minha carteira cresceu 0,74 % considerando os aportes e, sem considerá-los, cresceu 0,19 %. Mesmo com aportes, possivelmente fiquei abaixo da inflação (vamos ver dia 10 quando divulgam o IPCA). Abaixo a evolução da carteira em 2021 considerando em azul a evolução total da carteira (contando os aportes), em vermelho a evolução da carteira sem os aportes do mês e em amarelo a curva acumulada da inflação IPCA (sem o mês de novembro que ainda não teve seu valor divulgado).



 

 Gráficos de Acompanhamento do Patrimônio

 

Esse mês de novembro fortaleci a carteira de FIIs, aumentando-a para 10 % da carteira e alcançando o objetivo inicial planejado. Em relação a outros ativos, ficaram na mesma, com exceção que vendi um pouco de moeda estrangeira para criar uma RO... a tendência é que seja utilizada para comprar mais FIIs e Ações, mas vamos ver o que aparece de interessante ainda este ano..

Do ponto de vista dos gastos, foi um mês de gastos mais elevados, e olha que não foi devido à Black Friday... consegui atingir apenas uma taxa de poupança de aproximadamente 35%...Dezembro devo voltar a média de 50%.

Previsão preliminar para Dezembro: Acumular um pouco mais de RO pra aproveitar alguma boa oportunidade que apareça.