sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Fechamento da Carteira de Dezembro/21 (+2,87 % / +1,76 %) e Carteira do Ano de 2021 (+24,62 % / +6,24 %)

 

Bom dia colegas da Finansfera!

 

Fim de ano...como esse ano passou rápido! Dezembro começou de lado, mas depois acelerou um pouco e foi marcado pela recuperação dos FIIs! Em 1 semana vi a carteira de FIIs explodir com aumentos acima de 10%! Pena que ainda estava alocando nesses ativos e agora pagarei mais caro pelos mesmos papéis...faz parte. Pensando no ano como um todo, foi um ano de crescimento da carteira mas com os investimentos (sem aportes) rendendo abaixo da inflação e também abaixo do CDI... Dada a situação da RV considero uma situação "tá ruim, mas tá bom".

De forma geral o ano foi marcado pela renda fixa e investimentos internacionais salvando a carteira, sendo que minha aposta em FIIs ficou no final levemente positiva (comecei a aportar em FIIs em setembro). Para as ações, resultado bem negativo...mas paciência...oportunidade de aporte a vista! E olha que minha carteira é bem defensiva (muitas elétricas e seguradoras)!

No final, minha carteira cresceu em dezembro +2,87 %, considerando os aportes, e, sem considerá-los, cresceu 1,76 %. Resultado excelente, ainda mais considerando os meses anteriores. É o primeiro mês depois de muito tempo que ficarei acima da inflação (não é possível que a inflação de dezembro será superior a 1,76 %! rsrs).

Abaixo a evolução da carteira em 2021 considerando em azul a evolução total da carteira (contando os aportes), em vermelho a evolução da carteira sem os aportes do mês e em amarelo a curva acumulada da inflação IPCA (sem o mês de novembro que ainda não teve seu valor divulgado).

 Gráficos de Acompanhamento do Patrimônio

   



 

Esse mês de dezembro foquei em renda fixa, FIIs e ações, mantendo assim a alocação ideal. Para janeiro a ideia é continuar investindo nesses ativos focando na evolução do dólar (se baixar um pouco mais faço mais um aporte). Janeiro também é um mês de ajuste de estratégia...Não espero grandes mudanças, mas confesso que estou gostando muito do foco em renda dos FIIs...poder ser que aumente um pouco a alocação nesse ativo (o difícil é definir qual ativo teria sua participação reduzida).

Do ponto de vista dos gastos, foi um mês de gastos controlados. Não temos o costume de comprar presentes pros outros e nem para nós mesmos (na verdade compramos, mas não em datas comemorativas). Consegui atingir uma taxa de poupança de aproximadamente 43% em dezembro... No ano, a taxa de poupança foi de incríveis 56 %! Maravilhosa taxa! Pena que ano que vem o homeoffice acaba e terei que voltar a gasta tempo e dinheiro com transportes e alimentação em restaurantes durante a semana...Já estou com saudades...

Previsão preliminar para Janeiro: Continuar a alocação em RF, Ações e FIIs, além de continuar formando uma reserva de oportunidade para aproveitar alguma boa oportunidade que apareça em 2022 (estou apostando que com o ano eleitoral as ações BR vão variar muito, gerando boas oportunidades).

Abaixo seguem os gráficos resumos do meu patrimônio atualmente.


 Distribuição Geral da Carteira por Ativos (%)



Distribuição Simplificada da Carteira Gerenciável (%)



 Carteira de Ações BR (%)


 Carteira de FIIs (%)

Carteira de ETFs no Exterior (%)

 


Conclusão

 

Um mês excelente, acelerando os ganhos no apagar das luzes de 2021. Em geral, um bom ano, considerando tudo que aconteceu e a queda das ações BR. Como sempre digo: diversificação é muito importante e me ajuda a manter minha tranquilidade durante o ano...

 Grande abraço e até a próxima! Feliz ano novo para todos e ótimos investimentos em 2022!

 VVI



8 comentários:

  1. Você acertou relativamente bem o timing de entrar em FIIs, infelizmente duvidei das quedas que já tinham sido cantadas ainda no começo do ciclo de alta dos juros e tomei um prejuízo de entrada.

    No geral parece que nossas carteiras tiveram um desempenho bem próximo em dezembro. Você demonstrou a ideia de seguir aportando em FIIs nesse começo de 2022, peço que sempre traga os detalhes desses aportes e eventuais racionais, estou precisando de inspiração (e informação) para focar nesses ativos tão relevantes. Está confortável com o desempenho de todos eles?

    Também não tenho o hábito de dar presentes (e nem receber) no final do ano, normalmente não gosto dos presentes que ganho hahahaha'.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde PI! Cara, acertei a entrada de cagada mesmo... não esperava a subida dos FIIs agora em dezembro, mas sim lá março-abril/22 quando teríamos uma visão melhor do máximo da taxa SELIC...Na verdade estava seguindo uma estratégia de alocação mês a mês em FIIs pensando que teria mais tempo. Com essa valorização estou focando em criar um RO e também continuar alocações em maior quantidade em ações (ainda baratas) e um pouco em FIIs pois é muito libertador ver o aumento de renda todos os meses...Os primeiros meses de 2022 vão mostrar se esse aumento é um "vôo de galinha" ou não...Em relação a minha escolha de FIIs, assino uma casa de análise de investimentos e dentro dos FIIs indicados avalio os que estão com as melhores métricas e são mais elogiados nos sites de FIIs. Também faço uma diversificação em relação ao segmento, dando preferência para tijolo (prefiro). Só não invisto em FOFs... Em relação aos FIIs estou satisfeito pois o que importa é renda... não estou nem mais avaliando o valor na carteira dos FIIs de forma unitária, apenas como um todo. Pra FIIs eu avalio a renda passiva do mês em relação ao mês anterior...isso me deu uma grande tranquilidade. Um dia vou acabar separando as carteiras em "Valor" e "Dividendos" e não olhando mais patrimônio da segunda parcela... É algo pra eu pensar nesse ano.
      Não dar e receber presentes em datas festivas é libertador...dar e receber presentes sem datas definidas é muito melhor, pois fica claro que a pessoa quis te dar algo naquele dia por algum motivo e não por que a sociedade espera que naquele dia se presenteie alguém...Dei muita sorte da esposa levar isso tranquilamente e também gostar.
      No mais, continuarei passando os principais ativos da carteira e novas aquisições. Para FIIs meu objetivo de longo prazo é ter uma carteira de 8-10 ativos (2 de cada setor). Mas não estou com pressa nisso, ainda mais que minha participação em FII é pequena ainda (10%).
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Um ótimo 2022 e parabéns pela taxa de poupança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo 2022 GI! Fiquei surpreso mesmo pela taxa de poupança... Acredito que seja por causa do Homeoffice e também por não termos viajado em 2021. Grande abraço!

      Excluir
  3. Fala VVI!
    Os FIIs da CZB também tiveram um novembro terrível (-5,76%) mas um dos melhores dezembros da história (+11,07%).
    Parabéns pela incrível taxa de poupança!
    Feliz 2022!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia ZB! Pra mim o segredo dos FIIs é não olhar valorização/desvalorização, mas sim o aumento de renda... psicologicamente é muito melhor!
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Eu tenho que começar urgentemente a fazer esses gráficos. Mais uma coisa para a lista de coisas a fazer em 2022, he. Feliz 2022!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Muna! Bom te ver por aqui...O bom é que você só precisa fazer os gráficos uma vez e depois eles se atualizam automaticamente. Se quiser existem várias planilhas prontas no YouTube/Finansfera que já tem os gráficos prontos... é só jogar seus dados e pronto! Ótimo 2022!

      Excluir