sábado, 11 de setembro de 2021

Segurança do Investidor - Você mantém aplicativos de Bancos/Corretoras no Celular?

 

Bom dia Finasfera!

 

Recentemente várias notícias envolvendo golpes de sequestros ou roubo de celulares que geraram grandes prejuízos foram publicadas nas mídias. Estes golpes envolveram o PIX e aproveitaram da sua velocidade e praticidade para o mau. É sempre assim no Brasil...algum vagabundo vai arrumar uma forma de utilizar um instrumento tão útil para otimizar um roubo. 

 

 

Mais uma preocupação para o investidor brasileiro...Já não bastava a constante queda da bolsa e problemas econômicos/políticos...rsrs

 

Fico revoltado com isso pois sempre que temos uma facilidade para alguma coisa acabamos tendo que abrir mão (ou não usá-la plenamente) por causa da segurança. Estava extremamente satisfeito com o PIX e com a facilidade que tenho hoje para monitorar meus investimentos via aplicativos (ainda mais com o acesso para consulta via digital).

Esse movimento gerou uma resposta do Banco Central que limitou os valores do PIX entre 22h e 6h, tentando minimizar o prejuízo. Mas como funcionam os golpes?

 

Identifiquei 2 tipos principais:

 

1 - Um bandido fica a espreita de uma vítima que esteja com o celular desbloqueado em uso e o rouba mantendo o celular desbloqueado. Uma vez tendo acesso ao telefone ele tenta entrar no seu email e tenta ter acesso aos aplicativos bancários para realizar transferências para contas de laranjas ao mesmo tempo que o laranja saca o dinheiro da conta. Esse golpe já existia, mas a velocidade do PIX agilizou o golpe e permitiu que em minutos o dinheiro saia da sua conta e seja sacado pelo laranja. 

2 - Um bandido rende você e te leva para um lugar isolado onde te obriga a desbloquear seu celular e avalia seus saldos nos aplicativos de bancos e corretoras. Esse golpe já existia, mas dependia de te levar até  caixas rápidos ou lojas para que você fizesse saques/compras. Nesse momento os criminosos estavam expostos a serem descobertos pela policia ou denunciados, pois os saques/compras geralmente ocorrem em lugares movimentados. Com o PIX esse problema foi resolvido. Não é mais necessário levar a vítima nesses lugares. É só forçar a vítima a fazer PIXs para a conta do laranja e ele saca (ou redireciona parte do PIX para outras contas) em minutos. E você é mantido no local isolado (com internet) o tempo todo. Nesse golpe não adianta ter várias proteções de acesso aos aplicativos pois com uma arma na cabeça você não vai se negar a abrir e fazer transações da sua conta...


Esse golpe me fez pensar no risco que corremos todos os dias...O tipo 1 não me preocupa muito pois se você habilitar certas medidas de segurança no celular dificultaria muito a ação do criminoso. Bloqueio do celular sem uso por alguns segundos, pedido de senha/digital na abertura dos emails e verificação em duas etapas são alternativas efetivas e simples que aumentam sua chance de não ter problemas no caso de um roubo de celular.

Mas para o golpe 2 é mais complicado. Quem aqui não mantém aplicativos de todas as suas contas e corretoras no celular facilmente acessadas via digital? Se formos sequestrados, rapidamente o criminoso vai verificar que você tem um patrimônio considerável e isso pode transformar um "sequestro curto" em um "sequestro longo" a fim de drenar ao máximo seu dinheiro. E com o PIX esse processo será facilitado. A praticidade em verificar seu patrimônio vai jogar contra você nesse momento. Se o bandido estava em busca de poucos milhares de reais em um crime de oportunidade, verá a possibilidade de te roubar algumas dezenas de milhares ou até mais (na maioria os bandidos não entendem muito como funciona o sistema financeiro). Quando ver na sua conta da corretora R$500.000 ele vai achar que conseguirá retirar todo esse dinheiro...e você vai ter que explicar para a pessoa que está com arma na sua cabeça os tempos necessários para se sacar ações ou resgatar fundos e que você não está tentando enganar ele... Arriscado né?

 

A Tecnologia tornando a vida de todos mais prática...de todos....rsrs

 

É incrível como uso de armas no Brasil é algo banalizado...fora do país são raros os países

Esse ponto me fez pensar em métodos para minimizar os riscos. As melhores soluções que encontrei foram:


1 - Utilizar aplicativos que escondem os aplicativos bancários no celular - Dessa forma se um criminoso pegar seu celular não verá os aplicativos das corretoras e não vai pensar em você como uma 'galinha dos ovos de ouro". O problema é que esses aplicativos não são muito efetivos e a maioria não funciona bem caso a pessoa que esteja analisando seu celular tenha um pouco de conhecimento sobre esses aplicativos (normalmente só dificultam o acesso pela tela principal ou modificam os ícones).


2 - Ter outro celular que é mantido em lugar seguro tendo todos os seus aplicativos financeiros e usar no dia a dia um celular com aplicativos úteis para o dia a dia e um aplicativo apenas de banco tendo saldo suficiente para o seu dia a dia e limite baixo para impedir um grande golpe. O problema dessa opção e ter que manter dois chips e ter que comprar outro celular... é um gasto considerável...


3 - Instalar um emulador de android no computador pessoal e manter os aplicativos bancários dentro do computador pessoal enquanto no celular mantém apenas aplicativos de uso diário e uma conta tendo saldo suficiente para o seu dia a dia e limite baixo para impedir um grande golpe.

 

Pessoalmente não gosto da ideia de ter que comprar um novo celular (e manter um outro chip) e não encontrei até agora um aplicativo gratuito que consiga esconder outros aplicativos de verdade sem deixar rastros. Assim, estou tentando a terceira opção. Ainda estou no processo de encontrar o melhor emulador e testá-lo para efetivamente migrar os aplicativos para o computador. (uso Linux, por isso é um pouco mais complexo o processo...rsrs).

 

 E você? O que está fazendo para se proteger? Usa os aplicativos de corretoras no celular? Se sente seguro andando por aí com todas essas informações a um clique no bolso/bolsa?


Grande abraço!

 

VVI

27 comentários:

  1. Sinceramente se sofrer um sequestro e o cara quiser todo meus milhões que trabalhei igual um cachorro sarnento para conseguir, eu prefiro que me mate mas não darei um só centavo !
    Ass: Investidor Depressivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me sinto da mesma forma. Antes de entregar minhas economias pra vagabundo, prefiro entregar a vida...essa historia de dinheiro se consegue dnv é desculpa de almofadinha socialista

      Excluir
  2. Boa tarde Investidor Depressivo! Prefiro que o bandido não saiba o quanto tenho na minha carteira e com isso, se ocorrer, tenha apenas o prejuízo do meu cheque especial (o famoso dinheiro do bandido).
    Grande abraço!
    .

    ResponderExcluir
  3. VVI
    Já não usava aplicativos da corretora para não tomar decisões precipitadas, agora tenho certeza que não devo usar mesmo.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anon! Pois é... é uma boa estratégia para segurar a ansiedade...Mas é tão prático fazer os investimentos mensais pelo celular! Abrir rapidinho o app e fazer uma compra/venda. Mas infelizmente no Brasil temos que ter esse tipo de preocupação e abrir mão da praticidade...

      Grande abraço!

      Excluir
  4. Poha, além do dinheiro do bandido agora tem que ter também o celular e o app do bandido? Ah pqp, quando é que vcs vao tomar vergonha e deixar de viver nos "grandes centros urbanos?"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anon! Basicamente quando tiver emprego com bom salário pra engenheiro fora dos grandes centros urbanos... Vontade não me falta...
      Grande abraço!

      Excluir
    2. FIRE nao precisa de emprego...

      Excluir
  5. Uso um celular Xiaomi e ele permite criar uma pasta segura (secreta), que só funciona com um determinado movimento das mãos, não me sinto mais tranquila por isso, mas é aquela história, o que puder dificultar né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante Glaucia! O meu Motorola não tem isso de fabrica. Mesmo quem sabe que os celulares Xiaomi tem essa função não consegue saber esse movimento (o movimento é programável?).
      Grande abraço!

      Excluir
    2. o meu OnePlus tbm tem isso

      Excluir
    3. Infelizmente o movimento não é programável, como falei, é um dificultador só...

      Excluir
  6. Troquei de corretora (usava a Rico, mas ela não permite acessar a conta sem o token instalado no celular), e agora uso a Clear. O próximo passo é criar um outro e-mail e vincular esse e-mail na conta corretora. Esse e-mail não deixarei logado no celular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anon! É complicado mesmo esse hábito dos itokens no celular...Sei que a XP e Inter também são assim. Espero que seu plano funcione.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Queria saber como funciona isso, pois eu não gosto de ter o token no celular.

      Excluir
  7. A minha sogra comprou um celular barato "para o ladrão". Acho tão injusto! Agora quando saio, tento não levar o celular pois tendo pouco dinheiro, é um dinheiro que eu consegui e não quero deixar para ninguém. Tem uma opção no meuIphone velho para apagar tudo. Acho que isso também me deixa tranquila. Eu comprei esse Iphone 5 uns três anos atrás usado por 700 reais e essa função já me conquistou.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Muna! Também me revolta ter que fazer esse tipo de coisa. Estou tentando alguma solução que não necessite de gastos para mitigar esse risco. Quem trabalha e sua pra ganhar seu dinheiro morre de medo de perder tudo... Essa função nde apagar tudo é facilmente acessível se roubarem seu aparelho? Se for é uma ótima proteção! Mas o que me preocupa atualmente é o caso do sequestro onde você estaria a mercê de um bandido. Nessa situação se seus investimentos estiverem aparentes no celular há o risco do bandido querer limpar a conta...
    No mais bom te ver por aqui!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Instalei o lawn chair, que é um launcher que permite esconder apps. Ter um celular que só fica em casa também é uma boa solução. Se vc usa o google sheets pra controlar investimentos o google te espiona. Infelizmente nao conheço um substituto. Ótimo post ! Deixo essa discussao com varias dicas: https://www.reddit.com/r/investimentos/comments/euwd8z/aplicativo_de_banco_x_rouboassalto/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Vagabundo! Obrigado pela dica! Vou dar uma olhada no app e no link. Conversando com um colega de TI ele me disse que se for deixar os apps em um celular em casa, esse celular não pode ser muito "simples", pois é importante que o celular mantenha as atualizações de segurança ativos, pois se não trocaremos bandidos por hackers. Dessa forma teria que gastar um dinheiro considerável em um celular que vai ficar desligado a maior parte do tempo. Foda... E a alternativa de usar emulador de Android no Linux não foi pra frente pois os sistemas dos bancos reconhecem que é um emulador e não funcionam...
      Tá difícil se proteger hoje em dia...
      Grande abraço!

      Excluir
  10. Eu na verdade uso, mais ainda tenho medo perder o pouco que já tenho na minha carteira vai ser muito triste

    ResponderExcluir
  11. VVI, lendo somente agora esse post pois estou pensando em tomar providências relacionadas a isso.
    Estava certo de optar pela opção 2, comprar um celular bem barato pra deixar em casa, mas achei a opção 3 interessante também. E aí, qual foi a sua decisão?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ZB! Eu tentei o 3) mas infelizmente os sistemas dos bancos de alguma forma identificavam que não era um celular e não funcionavam no ambiente virtual. Uma sacanagem, pois seria a melhor opção (e mais segura). O 2) eu pensei muito e não tive coragem de comprar um novo celular pra deixar guardado. Não adiantaria comprar um celular muito barato pois as atualizações de segurança venceriam também rapidamente obrigando a comprar outro celular. Atualmente utilizo o 1) e enchi o celular de travas e senhas pra minimizar riscos de conseguirem operar ele. Por enquanto estou fazendo isso...

      Excluir
  12. Compra um celular de baixo custo e deixa os aplicativos. Simples. Vale a pena. Solta esse dinheiro um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Raf! Atualmente tenho 2 celulares mesmo...um pra uso diário onde deixo o aplicativo do meu banco principal (e que controla meu cartão de credito) e o outro celular, que nunca sai de casa, onde mantenho os aplicativos das corretoras, demais bancos ou outros aplicativos onde necessidade de segurança é mais crítica. A questão que incomoda não é o gasto com o celular, mas o fato de ter que fazer isso por segurança é o que incomoda...mas paciência...vivemos no Brasil e temos que nos adaptar à sua realidade...Grande abraço!

      Excluir