quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Fechamento da Carteira de Investimentos de Agosto/21 (+1,02 % / +0,29 %)

 

 

 Bom dia colegas da Finasfera!

 

Esse mês de agosto foi mais um mês de queda das bolsas e a lucratividade da minha carteira andando de lado - o que salvou a carteira como um todo foi o rendimento da renda fixa, a excelente  valorização dos ETFs no exterior e os aportes realizados.

No final, minha carteira cresceu 1,02 % considerando os aportes e, sem considerá-los, subiu 0,29 % (mantendo a carteira anual com lucratividade abaixo da inflação, mesmo sem considerar a inflação em Agosto que só é divulgada mais adiante). Abaixo a evolução da carteira em 2021 considerando em azul a evolução total da carteira (contando os aportes), em vermelho a evolução da carteira sem os aportes do mês e em amarelo a curva acumulada da inflação IPCA (sem o mês de agosto que ainda não teve seu valor divulgado).

 

 Gráficos de Acompanhamento do Patrimônio

 

Abaixo segue a variação do retorno dos principais tipos de ativos que compõe a carteira. A menor rentabilidade foi da recente e finada carteira de FIIs. Como apontado no mês passado, havia decidido criar uma carteira de FIIs e tinha iniciado com ela. Porém acabou que logo após o início da carteira apareceu uma excelente oportunidade na renda fixa e acabei decidindo liquidar a carteira, mesmo com esse prejuízo de 1,58 % (a quantidade de FIIs era pequena e não impactou muito a carteira como um todo). As ações também recuaram ainda mais, sendo a carteira salva pela renda fixa e ETFs  no exterior!

 

Lucratividade de Cada Tipo de Ativo da Carteira

 

 

Continuo tendo rentabilidade da carteira abaixo da inflação e com tendência a aumentar a distância do IPCA...Paciência...

Do ponto de vista dos gastos, mais um mês de gastos controlados.... Uma pequena obra no apartamento aumentou um pouco as despesas da casa, mas nada demais. Abaixo a distribuição dos principais gastos do mês em %. Consegui investir 47% do valor recebido.



 Alocação dos Gastos do Mês de Agosto/21

 

No mês de agosto os investimentos foram focados nas ações e nos ETFs, mais ou menos 50 % pra cada. As ações com o intuito de aproveitar as constantes quedas do mercado e os ETFs pois tenho a intenção de aumentar minha alocação no exterior. Continuo preocupado com o curto prazo no Brasil com as diversas crises internas e ainda cenário de eleição de 2022...

Em agosto também decidi eliminar meus fundos multimercados e utilizar os recursos diretamente. Essa decisão veio do fato que gosto de controlar a carteira e ficava difícil tendo fundos multimercado pois os gestores alteravam a alocação mensalmente. Assim pedi o saque dos fundos e os valores serão disponibilizados nos próximos meses de acordo com o tempo de liquidação de cada um.

Previsão preliminar para Setembro: Realizar investimentos em ETFs e Ações BR. Talvez voltar com a carteira  de FIIs...vamos ver...

Abaixo segue a alocação da carteira atual e por tipos ativos.


 Distribuição da Carteira por Ativos (%)

 

Abaixo segue alocação atual da carteira de ações e alocação por setor.

 

 

 Composição da Carteira de Ações BR - Ativo x Peso

 


Composição da Carteira de Ações BR - Setor x Peso

 

 Continuo muito alocado em empresas elétricas e olha que tenho evitado investir nelas dando preferências para outros setores. Estou estudando entrar na COPASA e querendo aumentar SANESPAR. Gosto muito do setor de saneamento e acredito que seja uma boa época pra aumentar participação e ajudar na diluição da parcela de energia.

Em relação aos ETFs internacionais continuo tendo apenas 3 ativos, sendo um no mercado americano (VT) e dois ETFs de acumulação domiciliados na Irlanda (IWDA e EIMI). Abaixo segue a composição da carteira internacional.

              

Carteira Atual de ETFs Internacionais

 

Em relação a renda fixa continuo bastante alocado em ativos IPCA+, especialmente debêntures, CRIs/CRAs e CDBs, além de alguns fundos de investimentos em crédito privado. Esse mês liquidei a carteira de FIIs para aproveitar um LCI do Banco Inter que estava pagando IPCA+4,55 % pra 2024 (chegou até a incríveis 5,11 %!!!). Rentabilidade desse tipo com garantia do FGC tem que ser aproveitada. Abaixo segue minha alocação em renda fixa em função do tipo do ativo. Os fundos de RF/CP também estão em período de liquidação...devo passar para ativos diretamente também, assim como os fundos multimercados. Agora fundos apenas no PGBL e ETFs.


Composição da Carteira de Renda Fixa

 

Conclusão

Mais um mês de aumento da carteira devido aos aportes e não devido a lucratividade da carteira (considerando perda pra inflação). Apesar disso, baixa de mercado significa oportunidades de investimentos. Espero conseguir aproveitar. 

Como lição aprendida fica a forma como liquidei os FIIs. Apesar de no final ter saído um bom negócio (a carteira teria desabado), a forma como foi feita mostrou que ainda não estou imune a "descumprir minhas próprias regras". Não deveria de ter vendido os ativos, mas simplesmente deixado de fazer novos investimentos. Tentarei aprender com meus erros...

Que venham tempos melhores!


 Grande abraço e até a próxima!

 VVI

6 comentários:

  1. Olá, VVI.

    Acredito que as ações irão cair mais depois que a reforma tributária for aprovada.
    Assim dá para aproveitar as baixas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cowboy! Eu acho que o mercado já precificou o imposto sobre dividendos e fim dos JCPs... Só se aparecer algo novo pra baixar muito as ações ( considerando nosso país é bem possível)...Na aprovação da reforma no curtíssimo prazo pode cair, mas seria por efeito manada (logo volta ao normal). Se cair mas continuar com as empresas dando lucros consistentes é uma ótima oportunidade de aumentar participação! O que não pode é baixar o lucro e assim consequentemente no longo prazo alterar o valuation das empresas...Como invisto pro futuro me interesso que as ações estejam altas daqui há 10 anos e o mais baixa possível (mantendo saudáveis) atualmente! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá VVI!
    Parabéns pela carteira. Você é um guerreiro com CVC e Sanepar, acredita nas empresas? Eu tinha Sanepar e vendi, Não aguentava mais aquele lenga lenga, muita interferência estatal e ainda tem o custo de oportunidade né. Elétricas também são uma tentação pra mim, se deixar compro tudo de elétrica kkkkk.
    Essa crise serviu pra me lembrar de 2 coisas: tenha sempre RF e invista mais no exterior.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cansada! Kkk CVC foi uma aposta quando ela estava perto de R$15...Chegou a dobrar de valor e agora caiu bem...Acredito que no pós COVID ela possa recuperar... Sobre Sanespar eu gosto muito do setor e dos resultados da Sanespar...acho o valor dela atual muito baixo pra uma empresa que tem "monopólio" do saneamento, mesmo com as interferências. Só não compro mais pois já estou acima do meu limite atual com ela. Excelentes conselhos...RF e Investimentos no Exterior são a bola da vez!
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Olá VVI, boa tarde

    Também gosto do setor de utilidade pública (elétricas e saneamento), analisei alguns balanços e estou confiantes nesse setor.

    Concordo com você sobre as baixas de mercado e as boas oportunidade de investimentos.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde VAR! Estou apostando na recuperação desse setor! Rsrs A tributação de dividendos e crise hídrica já fizeram estrago suficiente... está na hora da recuperação! Grande abraço!

      Excluir