domingo, 22 de agosto de 2021

Existe uma Melhor Estratégia para os Investimentos com Foco no FIRE?

 Saudações Finansfera!


Este mês participei de diversas discussões com colegas em busca do FIRE sobre estratégias possíveis para otimizar o caminho de acumulação e ao mesmo tempo minimizar os "altos e baixos" do mercado, especialmente na parte emocional. 

Considero que as discussões foram muito interessantes e confesso que estou interessado em aprofundar as discussões para decidir se no médio prazo vale a pena alterar minha atual estratégia. É muito legal ter a oportunidade de conversar com pessoas em diversos pontos da caminhada para o FIRE, inclusive pessoas que já são FIRE há algum tempo. Este contato permite acelerar nosso aprendizado com os erros/acertos dos outros, minimizando nossos riscos de cometermos os mesmos erros.

Minha estratégia atual é focada em uma relação entre renda variável (RV) e renda fixa (RF) de aproximadamente 50% / 50%. Destes a RF é toda no Brasil e a RV dividida em 20% RV diretamente em ações via Brasil e 20% em RV no exterior (tenho ainda 10% de Fundos Multimercado que pretendo eliminar nos próximos meses migrando para FIIs, RV BR e RV Exterior - quando receber o valor definirei  a proporção de acordo com o mercado). A maior parte do meu patrimônio está alocado com foco em crescimento e menos em geração de renda (na minha cabeça como falta um tempo considerável para atingir o FIRE, +-12 anos, faria mais sentido focar em crescimento e iria alterando a relação com o passar do tempo e na véspera do FIRE  estaria com patrimônio maior para renda que valor).

 


Eu avaliando semanalmente minha estratégia...


Nas discussões que participei me chamaram atenção duas estratégias que achei bastante interessantes e gostaria de compartilhar com vocês. Adicionalmente inclui uma terceira que seria um tipo de híbrido. Para alguns pode ser "chover no molhado", mas tenho pensado muito nessas duas estratégias que podem não ser factíveis para todos, mas não deixam de ser interessantes.

 

Seguem detalhes das estratégias:

 

1 - Estratégia 1 - Foco em Ativos Geradores de Renda

 

A primeira foi apontada por muitos colegas, especialmente aqueles mais avançados no caminho FIRE. Alguns apontaram que se arrependem de não ter seguido ela antes e que esta filosofia ajuda muito a passarmos pelos momentos de crise do mercado evitando que façamos "besteira" no caminho por causa do efeito psicológico.

Esta consiste em focar todo o patrimônio em ativos geradores de renda desde o início do caminho para o FIRE, fazendo aportes regulares e reinvestindo os proventos recebidos. Estas pessoas apontam que focar seu patrimônio para a geração de renda e não "ligar muito" para o valor do patrimônio em si gera uma grande tranquilidade para o investidor uma vez que com aportes constantes o valor de renda tende sempre a aumentar, sendo a oscilação do mercado irrelevante para a carteira. Dessa forma seu controle mensal estaria ligada ao aumento da renda de um mês para o outro, ignorando se o patrimônio for menor ou maior.

 



Pensando em renda qualquer aporte é um aumento dos proventos mensais.

 

Como investidor focado em crescimento e atualmente controlando minha lucratividade pelo valor do patrimônio, confesso que sofro sempre que vejo meu patrimônio caindo (ou valor investido aumentando abaixo da inflação)... Focar nos proventos me parece realmente um caminho bem mais tranquilo para o investidor (pelo menos psicologicamente). Além disso, o que realmente interessa? Ter um grande patrimônio ou fazer com que este gere um valor equivalente com os nossos gastos?

Realmente pensando por este lado me parece uma estratégia interessante, focada em ações/stocks pagadoras de dividendos, FIIs,/REITs e ativos de renda fixa com pagamento de juros/cupons.

 

2 - Estratégia 2 - Foco em Investir 100% dos Ativos no Exterior

 

Com a crescente popularização dos ativos no exterior e facilidades em abrir contas gratuitas em bancos e corretoras fora do Brasil, essa estratégia vem se tornando cada vez mais factível e interessante. Esta é ideal para aqueles que não aguentam mais a inflação no Brasil e os altos e baixos do nosso mercado. Investir 100 % dos ativos no exterior em moeda forte e um mercado mais estável e com menor inflação gera uma proteção monetária e política para o investidor...Não seria ótimo estar tranquilo com a queda da bolsa brasileira ou pelos dezenas de problemas políticos que geramos semanalmente no nosso país?

 


 Tranquilidade de Quem Investe 100% Fora do Brasil

 

Essa estratégia é ideal conjugada com o caminho do FIRE enquanto recebemos nosso salário em R$ e mantendo uma reserva de emergência para gastos no Brasil. Atualmente já é possível inclusive conseguir cartões de débito em dólar e utilizá-los no Brasil sem custos  (além do câmbio) podendo inclusive pagar gastos em R$ diretamente via cartão internacional sem ter que pagar impostos (Já vi exemplos via Bank of America, C6Bank e Nomad). 

Essa estratégia também é excelente para quem pretende no futuro morar fora do país.

Obviamente quem seguir essa estratégia tem que se preparar conhecendo as regras de investimentos no local onde os ativos são domiciliados a fim de evitar surpresas desagradáveis (Exemplo: Elevado imposto de  Herança dos EUA) e aceitar o risco do nosso Brasil dificultar a manutenção de investimento fora através de impostos (sabemos que o Brasil é imprevisível...pra criar uma lei tributando ativos no exterior ou dificultando acesso aos valores no exterior não custa).


3 - Estratégia 3 - Carteira Hedgeada com Foco na Renda


Uma possibilidade seria mesclar as estratégias 1 e 2, mas com foco em proteção das variações do câmbio. Nessa estratégia o foco seria nos ativos geradores de renda tanto nos investimentos no exterior quanto nos investimentos no Brasil, escolhendo uma proporção entre estes grupos de acordo com sua estratégia e caminho no FIRE (podendo ser 50% em Exterior, 50% em Brasil, ou outra relação).

Valores recebidos em moeda estrangeira seriam reinvestidos na conta no exterior enquanto os valores recebidos em reais seriam utilizados para fazer novos aportes e realizar rebalanceamentos.

Essa estratégia te deixa bastante protegido em relação  à variação cambial do real para outras moedas fortes. Além disso, você mantém boa parte dos patrimônios dentro e fora do país, facilitando mudanças de estratégias futuras.


E vocês, qual a estratégia de vocês? Conhecem outras estratégias interessantes?

 

Grande Abraço!


VVI

9 comentários:

  1. O jeito é investir em CHINA! EUA já era, fisco e o tempo da supremacia tá passando...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Anon! Acredito que como o futuro não é conhecido a melhor estratégia é investir de forma global e não ligado a uma área específica.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. "Existe uma Melhor Estratégia para os Investimentos com Foco no FIRE?" sim, mas só vamos descobrir qual é depois de estarmos aposentados, hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk, exatamente Scant! Só saberemos no futuro, quando não poderemos mais alterar a estratégia!
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Mas por que só uma? Eu discordo. Acho que dá pra atingir Fire por diversos caminhos diferentes, na finansfera mesmo tivemos pessoas que atingiram Fire por diversas maneiras! Acho que cada um que sabe qual o melhor para si.

      Excluir
  4. Olá VVI!

    Te entendo quanto ao desânimo de não ganhar da inflação. Contudo, 1~3 anos é um período curto e que é "aceitável" isso.

    A estratégia de foco na renda é tentadora, mas vou me aventurar primeiro em crescer o bolo para ai sim entrar na geração de renda.

    Ao menos vou tentar. Simplifiquei a carteira (nada de FIIs, uma parte da carteira vai replicar o ibov e dividendos (bova11 + divo11) e outra parte encontrar as pechinchas (fórmula mágica). Restante divido na RF (ipca, pré e pós)

    20 até 30% ficam no exterior como proteção (dois etfs de rv e um de rf).

    Vamos ver onde isso me leva!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Investidor Inglês! Também tinha na cabeça essa ideia de focar primeiro em crescimento e ir migrando a carteira pra dividendos chegando perto do FIRE. É a minha atual estratégia, apesar de achar interessante o foco em dividendos desde o início, especialmente por que essa estratégia me foi indicada por vários investidores FIRE que conheci (pessoas que já tem décadas de investimentos e hoje vivem de renda). Sobre a sua estratégia me parece bem sólida e parecida com a minha atual (a única macro diferença é que gosto do controle de ter minha própria carteira de ações BR ao invés de ETFs de índice). Em relação ao internacional não acho que vale a pena investir em RF lá fora. Eu pessoalmente jogo tudo em ETFs de acumulação em RV e compenso aumentando a RF BR.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Oi Viver, cada pessoa que segue uma estratégia vai querer te convencer que aquela estratégia é a melhor. Porém, acredito que não exista só um meio de atingir Fire. Tem gente que conseguiu com ações de crescimento, tem gente q conseguiu com FII, tem gente q conseguiu com pagadoras de dividendos, tem gente q conseguiu com Bitcoin, enfim...Acho q o caminho já é bem longo e tortuoso pra gente ficar se martirizando com isso. Crie uma estratégia, mas não se prenda até a morte com ela, se permita mudar. Eu mudo a minha estratégia sempre q não me sinto confortável, acho q às vezes a gente tem q ouvir o nosso íntimo. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Cansada! Sem dúvida não existe a melhor estratégia para todo mundo... É muito importante que analisemos várias estratégias diferentes para que depois de algum tempo de aprendizado possamos seguir aquela que se encaixa mais no nosso perfil. Também concordo que a estratégia pode e deve ser adaptada ao longo do caminho de acordo com o macro mercado e leis tributárias. Apesar disso, cada estratégia tem seu "boom de crescimento" que geralmente está ligado a manutenção dos investimentos naquela estratégia por algum tempo. Se alteramos muito a estratégia corremos o risco de ficar sem nenhum "boom", gastar com taxas de venda e ainda e ter risco de vender na baixa e comprar na alta. Assim, acredito que temos que pensar 100x antes de girar a carteira...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir