domingo, 15 de agosto de 2021

Meu Maior Inimigo em Investimentos - Ansiedade. E o seu?

 

 

Bom dia Finansfera!

 

Esse mês pensei muito sobre minha estratégia de investimentos (e se estou indo pelo caminho correto) e confesso que a ansiedade teve um efeito forte em mim. Esse problema já é um velho conhecido meu...Sou uma pessoa muito ansiosa, o que por exemplo me impede de montar uma reserva de oportunidade - sempre que tento montar uma com poucos meses já invento algum investimento para limpar a reserva...

Pensando sobre isso resolvi escrever esse post sobre os grandes problemas dos investidores. Cada investidor tem sua característica especifica...alguns tem dificuldade em economizar nos gastos...outros tem excesso de medo em sair da renda fixa e se aventurar pela renda variável...outros são como eu extremamente ansiosos e acabam sendo sempre pressionados psicologicamente para alterar sua estratégia e esperar resultados rápidos (por mais que saiba toda a teoria na cabeça dos retornos no longo prazo).

 

 

A pergunta que está constantemente no subconsciente: Será que estou no caminho certo?

 

Sou uma pessoa extremamente organizada, o que me faz uma pessoa ótima para organizar meus gastos. Não tenho dificuldade em economizar no que é possível e otimizar meus investimentos. Além disso, estudo muito e hoje tenho uma boa bagagem teórica sobre o mercado financeiro e as características de cada tipo de ativo (pelo menos acredito que sim). O meu principal problema, na minha opinião, é a ansiedade.

O mercado de ações caindo constantemente e reduzindo minha carteira mensalmente (mesmo comigo aportando mais dinheiro na carteira) ao mesmo tempo que a RF paga juros interessantes gera a velha discussão entre "o anjinho e o diabinho" nos meus ombros... Tenho que gastar um bom tempo repetindo para mim mesmo os dogmas dos investimentos "foco no longo prazo" e "compre ao som de canhões". 

Estou tentando trabalhar com esse problema psicológico que tem grande capacidade de dizimar uma boa carteira de investimento se ficar descontrolada. Tenho essa ciência que não tenho também uma ansiedade descontrolada. Minha ansiedade é normal e me faz querer sempre reavaliar meu planejamento financeiro. Tenho sempre que me segurar e as vezes abandonar análises financeiras por algumas semanas para segurar um pouco essa ansiedade. Há muito tempo atrás era o exemplo perfeito de investidor que fica girando carteira e pagamento impostos em excesso...Se uma estratégia não dava retorno em 1 ano, já mudava a estratégia... Hoje já não faço mais isso...pelo menos não fazia até esse mês...

Semana passada a ansiedade e boas opções na RF me fizeram eliminar minha recente criada carteira de FIIs. Vendi tudo aceitando um pequeno prejuízo e migrei para uma RF com altos juros. O problema não foi o movimento, mas o fato que depois, pensando "de cabeça fria", não acho que deveria ter liquidado a carteira em um dia, uma vez que demorei meses para decidir iniciá-la. Não acho que foi um mal movimento, mas a forma como foi feito deixa uma abertura para cometer erros graves no longo prazo. Tenho que trabalhar isso em mim para evitar que ocorra novamente...

Confesso que a COVID acabou por aumentar minha ansiedade me tirando da rotina de exercícios físicos que tinha e que acabavam por drenar uma boa parte da minha energia que hoje é usada para ampliar minha ansiedade. Tenho que voltar para a rotina de exercícios o quanto antes, mesmo que aqui em casa mesmo.

A própria criação desse Blog tem um pouco de tentativa em focar minha energia em algum lugar a fim de diminuir a minha ansiedade...

Acredito que cada investidor tem seus desafios internos, sendo cada pessoa um desafio diferente. E você? Qual o seu maior desafio no mundo dos investimentos?


Grande abraço!


VVI

 



8 comentários:

  1. Minha linha contra isso é basicamente: Nunca vender nenhuma ativo. Claro que esse nunca pode ser reavaliado em um cenário mt extremo. Mas não vendo só pq achei "algo melhor". Minha estratégia de investimento tbm ajuda mt nisso, pois a segurança é gigante e o risco de um investimento "Perder fundamento" é mt baixo. Invisto só em ETF e FII Multi-Multi-Multi.

    Por exemplo, até hoje tenho IVVB11 msm investindo agora no exterior diretamente por etf irlandês. Se mudo de estratégia, a guinada é feita com os novos aportes tão somente.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Sísifo! Também sigo na maior parte o plano de alterar estratégias com novos aportes, mas dependendo da alteração apenas com aportes demoraria anos para gerar essa alteração, o que pode comprometer a oportunidade (Exemplo: Aproveitar uma baixa do mercado para investir mais em ações ou vice-versa). Com o tempo e aumento do patrimônio os aportes se tornam valores muito pequenos em relação ao patrimônio total.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante esta reflexão. Tenho um pouco disso que vc tem, mas acho que meu maior inimigo seja meu pessimismo mesmo. Sempre que invisto em algo me bate aquela dúvida sobre estar fazendo a coisa certa ou não. Sempre acabo deixando no fundo de oportunidades e não investindo por um longo prazo e gerando retornos muito baixos neste dinheiro. Mas ai é só investir em algo "promissor" para as coisas começarem a cair e o ciclo se repete ! Mesmo com foco no longo prazo, meu prazo cada dia diminui a medida que o marco FIRE se aproxima. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite AA40! Também sou pessimista e consequentemente sou mais conservador que deveria... Nos últimos tempos isso tem segurado minha carteira positiva, mas pro longo prazo sei que não é a melhor alternativa. Mas no fim o que importa é investir em ativos que me permitam dormir bem a noite e isso estou conseguindo atender.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Nossa, muito parecido comigo também. Eu já sou um poço de ansiedade no dia a dia, daí quando a bolsa dá essas viradas, já fico pensando se tomei a melhor escolha, que não deveria ter vendido A, não deveria ter comprado B, deveria ter mais RF, menos RV, enfim, um martírio. É díficil criar uma estratégia e se manter nela durante muito tempo, o mais fácil é mudar a estratégia a todo momento kkkkkk. Estou pensando em fazer mudanças também agora, que seriam basicamente mais RF aqui e mais RV no exterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cansada! O problema é que nossa ansiedade tenta levar a gente a ir com a manada...se o mercado sobe, tendemos a querer entrar e quando o mercado cai, tendemos a vender. Assim sempre pegamos o pior momento (o ideal é comprar quando todo mundo vende e vender quando o mercado compra). Estou apostando que é o momento de compra de ações e FIIs e aumentando na RV (por mais que doa por dentro...rsrs). Outra coisa que tenho feito é só olhar minha planilha de investimentos ou o resultado do mercado no dia que vou fazer o aporte. Não fico mais olhando quase que diariamente a planilha ficando feliz/triste com os resultados.
      Vamos ver se dá certo...

      Grande abraço!

      Excluir
  5. Grande VVI

    Que coincidencia de postagens, né? No meu ultimo post q vc comentou tratei en passant desse tema de estratégia, ansiedade e comentei com vc que estou conseguindo girar a minha carteira o mínimo possível!!!

    Estou me balizando por duas perguntas: Qual a ação mais antiga do seu portfolio? qual a venda mais recente vc realizou? e tento maximizar a reposta dessas duas perguntas!!! Esses 2 contadores de tempo me fazem girar menos o portfolio!!!

    qt a ansiedade, é um sinal que está alguma coisa desiquilibrada. eu tento sempre equilibrar 3 vetores: patrimonio, corpo e mente!!! Qd 1 se prejudic, acaba prejudicando os demais. Tenta ver o q é no seu caso. vc suspeita q é o exercício físico, volte o qt antes. (eu sei q vc sabe, só to dando uma forcinha, rs)

    Grande abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia NFVB! Coincidência mesmo! Interessante o seu método para minimizar o risco de girar a carteira! Tenho como objetivo não vender ativos de RV a não ser que veja algo muito forte (normalmente pra isso vejo as recomendações da Suno que tenho assinatura). Em geral não tenho o hábito de girar carteira, mas esse mês acabou acontecendo com FIIs.
      Sobre a questão da ansiedade acredito que seja a falta de atividades físicas mesmo. Sempre fui muito ativo e desde o início da pandemia me tornei sedentário. Já estou com o plano de voltar (aqui em casa mesmo) a fazer algumas atividades.
      Grande abraço!

      Excluir