sábado, 12 de junho de 2021

Primeiro Post de Viagens - Como fui picado pelo mosquitinho da febre viajante...rsrs

 Boa noite colegas viajantes!


Nesse meu primeiro post de viagens acho interessante contar um pouco da minha estória e como tornei viajar como um "objetivo de vida"...

Desde que eu era criança meus pais tinham o hábito de tirar uns dias de férias em janeiro para ir pra praia...todo ano adorava a viagem pois podia comer um tanto de bobagem e brincar muito no mar (como toda criança eu acho). 

 

 Como amava a praia quando criança...rsrs

 

Apesar de adorar as viagens não as via com o objetivo cultural...apenas praia, comida e refrigerante...rsrs.

 Acelerando uns bons anos e já adulto empregado (por volta de 2009), resolvi levar a Sra. VVI (na época namorada) para uma viagem de férias. Como queria passar uma boa impressão, levei ela pra uma CVC para fazermos uma viagem dos sonhos pelo Nordeste ou Norte (tinha na cabeça uma viagem para Porto de Galinhas, Maragogi ou Lençóis Maranhenses). Chegando na loja fomos apresentados aos pacotes e confesso que tomei um susto com os preços...uma semana de viagem saia por uma fortuna...procuramos várias opções mas nada que se adequasse ao nosso bolso ou coragem...rsrs

Entre o folhear dos cadernos de pacotes da CVC acabamos caindo em um caderno de viagens internacionais. Em uma rápida olhada vimos um pacote promocional de 11 dias pela Europa (França, Bélgica, Holanda e Inglaterra). Para nossa surpresa o pacote parecia ser uma pacote de sonhos, com visitas aos maiores pontos turísticos destes locais e incluindo transporte, café da manhã e, em vários dias, almoço ou jantar. E o mais incrível: O preço era quase o mesmo que um dos pacotes de uma semana pelo Nordeste. Ficamos bobos de ver que saía mais "barato" ir pra Europa que pro Nordeste, então, apesar de não ter sido nossa primeira escolha (queríamos praia) fechamos o pacote pela Europa...

Nem eu e nem minha esposa tínhamos saído do Brasil antes...tinha aquele frio na barriga de estar em um lugar onde a língua era outra (apesar de na época já falar inglês bem) e onde não seríamos "locais" em caso de problemas. Por outro lado, havia aquela excitação por fazer uma viagem por onde nunca pensamos antes em ir  (pelo menos não seriamente). Os meses foram passando, as preparações foram realizadas (passaporte emitido, euros comprados, seguro saúde pago) e fomos para a viagem que tinha como objetivo relaxamento, mas no final abriu nossas cabeças de um jeito que voltamos já pensando na próxima viagem para o exterior.

 

Paris é incrível...acredita que só falamos inglês e fomos bem atendidos? rsrs
 

A quantidade de cultura, de história (é bizarro visitar um lugar tão antigo que foi construído muio antes do descobrimento do nosso próprio país), comidas típicas e línguas estranhas (holandês é um exemplo) abriram nossas mentes para o tamanho do mundo e sua complexidade.

No retorno dessa, que foi nossa primeira grande viagem, ainda não tínhamos ideia de como essa viagem iria mudar nossos objetivos de vida e acabaria por se tornar uma "tradição de família": Viajar o máximo possível a fim de conhecer culturas e ter novas experiências. 

Hoje, depois de mais de 10 anos, já não viajamos mais com empresas de turismo, tendo experiência suficiente para viajarmos por conta própria e leves (nas nossas últimas viagens tínhamos como objetivo viajar sem despachar bagagem - conseguimos e adoramos!).

 Como tanto minha esposa quanto eu trabalhamos e temos 30 dias por ano de férias (mais jogadas com marcação de férias junto com feriados e fins de semana e folgas negociadas) para viajar, usamos nossa criatividade para montar viagens das formas mais interessantes possível...Não é o quanto queríamos, mas suficiente para aproveitarmos um pouco... Nossa filosofia sempre foi: aproveitar enquanto somos jovens para fazer as viagens mais "quebradeira" e depois, com a saúde mais "debilitada" ou mais responsabilidades (filhos,etc) viajar pelo Brasil ou locais de logística simples para viagens.

Hoje somos mochileiros sim...mas mochileiros com um pouco de luxo...rsrs

Obs: Não somos nós na foto

Infelizmente essa pandemia maldita acabou por nos obrigar a interromper nossos planos de viagem por um tempo (na nossa última viagem no início de 2020 quase ficamos presos em outro país por causa do estouro da pandemia...voltamos 3 dias antes do fechamento das fronteiras da Tailândia).

Somos pessoas totalmente diferentes do que éramos antes das viagens e vamos tentar continuar viajando o máximo que pudermos... Demos sorte que em grande parte da nossas viagens o real ainda estava valorizado em relação ao dólar e demais moedas. Hoje as coisas estão mais complicadas e a tendência não é melhorar (COVID, crise, etc) ...

Para aqueles que ainda não tem um hábito de viagens, sugiro experimentar. Nunca imaginei que viajar fosse abrir meus olhos para outro mundo, mas foi isso que ocorreu. Além disso, viajar pode ser barato se você se programar direito...existem opções para todos os bolsos.

Nos próximos posts vou dar mais detalhes das viagens que fizemos, passar algumas dicas que considero interessantes (do tipo "gostaria de ter sabido disso quando era mais novo") e contar alguns perrengues de viagem (todo mundo gosta dessas estórias...pelo menos eu gosto...rsrs).

 

 Eu e Sra VVI voltando da Tailândia em 2020


Um grande abraço!

VVI


4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Vou acompanhar os relatos todos, especialmente os de viagem.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por prestigiar o blog Aposente Cedo! Com tantos anos de viagem tenho algumas boas estórias pra contar...logo vou publicar uma viagem detalhada! Grande abraço!

      Excluir
  2. Excelente, esse mosquito já picou muita gente, estou nesse meio. To aqui pras histórias da viagem tb que já sei que vão ser muitas, avante mochileiro!
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Conho certeza Papo TR! Como bom mochileiro tenho muitas vitórias, derrotas, alegrias e perrengues pra contar... É interessante como muitas vezes essas estórias marcam mais que as visitas aos grandes pontos turísticos...rsrs

    ResponderExcluir