domingo, 20 de junho de 2021

Viagem por Pacote x Por Conta Própria - Vantagens e Desvantagens

 Bom dia a todos! 

Nessa semana resolvi escrever um pouco sobre minha visão em relação a viajar através de pacotes de empresas ou viajar totalmente por conta própria. Como descrevi no último post de viagens, minha primeira viagem internacional (desconsiderando tríplice fronteira com Argentina e Paraguai) foi através da CVC para a Europa (4 países em 11 dias) em 2010 e foi uma viagem mágica que revolucionou minha vida e da Sra VVI (após aquela viagem, viajar tornou-se nosso principal hobby). Confesso pra vocẽs que não foi a única, tendo sim contratado pacotes já sendo um viajante experiente (inclusive em 2019). Antes que você me crucifique e aponte que eu não seja mesmo um viajante experiente (pois na cabeça geral viajantes experientes não viajam de pacote) peço que aguarde o final do artigo pra me condenar a queimar na fogueira...rsrs

Acredito que faça parte do entendimento geral entre viajantes mais experientes que viajar através de pacotes sejam para iniciantes na arte de viajar ou para pessoas mais velhas que não tem muita desenvoltura com tecnologia, além de não ser economicamente interessante...eu mesmo tinha esse preconceito até ver que, na minha opinião, existem sim situações em que seja mais interessante viajar através de pacotes que por conta própria, mesmo que você seja um viajante experiente.

Pra entrar no cerne da questão é interessante fazer um resumo geral das principais vantagens e desvantagens em relação a viajar via pacote e conta própria. Com certeza devo ter esquecido alguma vantagem/desvantagem, mas acho que coloquei os principais. Na tabela abaixo resumo esses pontos:

 

Viajar com Pacote
Principais Vantagens Principais Desvantagens
Simplicidade – Não precisa se preocupar com logística – apenas ler bem o contrato e providenciar os poucos itens não inclusos Valores gastos no pacote podem ser substancialmente maiores que organizar diretamente as viagens
Baixa responsabilidade no tratamento de eventualidades – Se ocorrer algum problema na viagem a empresa é responsável por resolver Normalmente viagens de pacotes são organizadas a fim de agradar o grupo em geral e dessa forma tendem a querer agradar os “viajantes Instagramers” e idosos – Foco em visitar dezenas de lugares em pouquíssimo tempo permitindo gerar o máximo de fotos com pontos turísticos relevantes no pouco tempo existente.
Socialização facilitada – Geralmente os grupos são grandes e a socialização entre participantes é natural. Normalmente os pacotes por trabalharem com muitas pessoas no grupo fazem as viagens com ônibus. Dessa forma, fecham contratos com hotéis que ficam fora do centro das cidades para facilitar o estacionamento do ônibus e baratear o custo (hotéis fora do centro são mais baratos). Assim , se quiser dar uma volta a noite pela cidade vai ter que usar transporte até o centro.
As empresas tem maior facilidade em negociar vantagens para acesso a ingressos e facilidades nas visitas aos pontos turísticos mais concorridos. Quase todos os pacotes incluem o que chamo de ‘visitas golpe’ - Os pacotes tem acordos com lojas para que o pacote leve o grupo na loja de um determinado comerciante para “aprender a fazer algo” mas que na verdade o interesse é te colocar dentro de uma loja a fim que você compre itens muio mais caros que os encontrados em lojas no centro das cidades – Como fico nervoso com isso...Como os guias ganham comissão nessas vendas, acabamos perdendo 1-2h nessas “visitas” e tendo que correr nas visitas aos grandes pontos turísticos.
Em locais onde a logística e segurança são precárias empresas tem melhor condição para minimizar riscos de problemas. Normalmente as visitas opcionais propostas são repassadas ao grupo com valor superior a se você fizesse por conta própria – O problema é que fica uma certa “pressão” pra fazer com o grupo ao invés de sozinho.
Normalmente estes pacotes acompanham um guia que contém conhecimento considerável sobre a rota, fala o idioma local (ou tem inglês fluente) e pode ser uma boa fonte de dicas sobre os locais visitados. Normalmente para agradar aos participantes mais idosos, os passeios normalmente começam as 9h e terminal as 18-19h a fim de permitir muito tempo de descanso...acaba que perdemos muito tempo precioso com isso e ainda sempre tendo pessoas que não chegam no lobby do hotel no horário estipulado atrasando a saída do ônibus e com isso atrasando todo o passeio (esse tempo perdido vai sair do seu tempo livre nas atrações turísticas).
Normalmente os hotéis contratados atendem a índices mínimos de qualidade – são hotéis com boa infraestrutura e oferecem café da manhã estilo buffet livre (apesar de serem superlotados...rsrs). Com as viagens em ônibus e a existência de idosos no grupo, normalmente para ir de um lugar ao outro o pacote utiliza alguns dias de viagens onde você perde praticamente o dia inteiro indo de um pouco a outro, o que podemos evitar nas viagens por conta própria viajando durante a noite ou otimizando os horários de transporte evitando os horários em que os pontos turísticos estão abertos.
Viajar por Conta Própria
Principais Vantagens Principais Desvantagens
No final a viajem sai mais barata e é organizada com a sua cara – você decide os lugares exatos onde vai visitar e o tempo em cada local. Dependendo do número de destinos visitados, a logística pode ser complexa e arriscada. Um atraso ou perda de transporte pode gerar um efeito cascata de prejuízos na sua viagem. Negociar uma nova passagem barata com uma empresa sendo um pessoa só é bem mais difícil do que com um grupo…
Se quiser alterar algo durante a viagem, considerando suas reservas já realizadas, você tem todo o poder pra implementar a alteração. Dependendo da sua estratégia de viagem você pode inclusive ir definindo os próximos passos poucos dias antes de mudar de destino (eu não consigo fazer isso por ser ansioso e fechando tudo antes da viagem, mas vejo pessoas que conseguem). É necessário pensar em tudo na viagem – comprar passagens, reservar hotéis, comprar a distância ingressos dos pontos turísticos mais concorridos (muitas vezes em dólar no cartão - IOF e taxa de conversão de bancos), definir melhor logística para visitar todos os pontos interessantes no tempo existente, etc.
Você tem todo o tempo na atração turística livre para aproveitar da forma que preferir. Dependendo do local, ir sozinho pode configurar em riscos de segurança – grupos são menos visados por assaltantes ou golpistas uma vez que as empresas tem maior “contato” com a polícia local e normalmente tem um guia treinado em evitar essas situações.
Pra quem não gosta de ser forçado a socializar o tempo todo é bem melhor. Dependendo da complexidade da viagem, é necessário antecipar bastante o planejamento da viagem e é necessário pagar alguns custos em dólar no cartão de crédito.
É possível encontrar opções de hotéis, airbnbs e hosteis nos melhores pontos das cidades por preços reduzidos – Isso permite que você possa passear pelos centros históricos durante a noite e estar de volta na acomodação em poucos minutos. O tempo todo temos que ficar preocupados com o horário de saída do hotel para chegar ao aeroporto/rodoviária/estação de trem, estar ciente do trânsito do local, feriados,etc...Um erro de planejamento pode gerar altos riscos…


Bom, depois de apresentado o resumo seguem alguns pontos que acredito serem importantes antes de decidir por um ou outro:

1) Vocẽ é organizado? Tem cartão de crédito internacional e facilidade em fazer reservas com segurança através de sites muitas vezes estrangeiros? - Para viajar por conta própria você tem que ser organizado para gerenciar as dezenas de reservas necessárias e conseguir fazer reservas e compras antecipadamente... A boa notícia é que hoje fazer essas reservas está muito mais fácil que antigamente (sites como Booking.com, Airbnb, e comparadores de preços de viagens como skyscanner e google vôos agilizam muito o processo).

2) É uma pessoa com facilidade em fazer amizades e gosta de socializar durante as viagens? Viajar por conta própria exige que você se force a socializar - se não, você irá viajar e não conhecer outros viajantes (grande ganho de uma viagem na minha opinião - conhecer pessoas diferentes e enxergar como se vive nos locais visitados ou experiência de viagens dos outros viajantes). Se você não tem habilidades sociais fortes (tímido, etc) pode ser mais interessante viajar com pacotes pois a socialização é forçada o tempo todo (para o bem ou para o mal...rsrs).

3) É experiente em não cair em golpes e identificar situações/locais de risco? Normalmente os golpistas e assaltantes buscam grupos pequenos ou pessoas/casais sozinhos para agir (tirando batedores de carteira que gostam de muitas pessoas juntas) e dessa forma você tem que ficar mais ligado com o local por onde anda e o horário. Pacotes não te levam para locais inseguros e conhecem os horários onde o risco de problema é menor...

4) Valoriza mais a parte cultural da viagem (conhecer a vida dos locais, ir devagar, etc) que aquela foto no ponto turístico famoso? Os pacotes normalmente são montados para se fazer o máximo de pontos turísticos no menor tempo, o que permite otimizar o número de locais visitados pelo tempo...é claro que você pode fazer o mesmo por conta própria, mas a organização tem que ser bem pensada pra conseguir superar ou equivaler ao pacote.

5) Fala um mínimo de inglês? Digo mínimo mesmo, pois normalmente não é necessário um nível elevado para conseguir se comunicar nas viagens (mesmo por que a maior parte das pessoas com quem você vai conversar tem o inglês como segunda língua, assim não espere um nível elevado de inglês da pessoa com quem você irá conversar). Se não tem o mínimo de inglês os pacotes são boas opções pois geralmente tem um guia que, se não fala português fala espanhol. Assim você tem um interprete e um planejamento todo criado para que você não se sinta incomodado com a falta de comunicação. Isso pode ser útil em países mais pobres, onde pouca gente fala inglês (no interior da China foi engraçado...tive que me comunicar apenas com mímica e tradutor do Google translator...rsrs)

 

 Após os pontos indicados, conto pra vocês algumas experiências pessoais... Além da primeira viagem, fiz mais 3 viagens com pacotes contratados nesses 10 anos...2 delas já como viajante experiente...vocês devem estar se perguntando o por quê não é? se poderia com minha experiência montar essas viagens por um preço menor, por que não o fiz? Explico os motivos:

Viagem de 2014 - Europa oriental - Ainda não me sentia seguro com viajar por conta própria por países onde o inglês não era muito falado e por isso montei uma viagem meio por conta própria e meio com pacote - Peguei um pacote considerando os países mais centrais  e montei por conta própria 3 dias antes de iniciar o pacote (na República Tcheca) e mais 8 dias no final (Itália). No final vi que era bobagem pois mesmo nos países da Europa Oriental o nível de inglês era bom (República Tcheca, Eslováquia, Hungria eram bem tranquilas com o inglês). Com a visão que tenho hoje teria feito diferente, mas foi uma viagem excelente.

Viagem de 2018 - Egito/Jordânia/Israel/Palestina - Nessa viagem fiz algo parecido com a de 2014, mas por motivos diferentes - Sempre foi um grande sonho nosso conhecer o Egito (fruto de fitas alugadas quando crianças com reportagens da National Geographic no Egito- lembro que ficava alucinado com essas fitas). Nos anos anteriores no Egito havia ocorrido alguns atentados contra estrangeiros em hotéis...Depois de muito estudo de relatos de viajantes nesses locais acreditava que existia um certo exagero nas críticas negativas em relação a segurança, mas não quis arriscar a Sr. VVI e contratei um pacote pelo Egito terminando na Jordânia. Como sabia que Jordânia e Israel eram seguros, montei o fim da viagem por conta própria - Confesso que foi maravilhosa a viagem...o pacote contratado diretamente com um empresa do Egito foi o melhor que já fiz...Fomos tratados como reis no pacote não tendo nos preocupados com nada durante todo o período da viagem (não fazíamos nem os check-ins nos aeroportos acreditam? Nos levavam pro aeroporto, ficávamos sentados aguardando alguém da empresa ficar na fila e fazer o nosso check-in e despachando as malas...incrível ser possível fazer isso no Egito).

Viagem  de 2019 - A Sr. VVI e eu não estávamos pensando em viajar em uma determinada época e acabou que apareceu uma oportunidade de fazer uma viagem de última hora - Verificando nossos trajetos desejados (temos várias viagens pré montadas) e as condições climáticas no período vimos que o local preferencial para viajar era a Grécia e Turquia. Fazer a viagem por conta própria exigiria uma logística complexa de última hora para pular de ilha grega em ilha grega e ainda viajar pelo interior da Turquia...Dada a ótima experiência que tivemos com a viagem de 2018 verificamos com a mesma empresa se havia um pacote naquele período por estes países e havia...Fechamos o pacote ficando 2 dias a mais em Atenas (antes de começar o pacote) e 2 dias depois em Instambul (após o final do pacote). Compramos as passagens nós mesmos e fechamos a parte terrestre. A viagem foi maravilhosa (apesar de vários stresses com uma organização não tão boa como a da viagem de 2018 e alguma indignação com o pouco tempo em alguns pontos turísticos e "visitas golpes" - O que tentaram vender pra gente de tapetes turcos nessa viagem não foi brincadeira...rsrs).


Concluindo, acredito que não seja possível demonizar os passeios com pacotes. Existem situações onde essas viagens são mais vantajosas e se encaixam melhor com o estilo da pessoa, mas para viajantes jovens e experientes acredito que seja melhor em 95% das vezes planejar a viajam completa. Na minha opinião existem mais vantagens que desvantagens...Talvez isso mude um pouco com esse novo mercado de turismo pós-COVID (pode ser que empresas tenham mais facilidade em atender os novos critérios/exigências dos países) e com esses pacotes de baixíssimo custo vendidos por empresas como o Hotel Urbano (nunca usei mas nao sei como conseguem oferecer alguns pacotes por preços menores que os das passagens aéreas - se for seguro pode ser uma ótima opção para alguns destinos)

Nas primeiras vezes que organizar sua viagem você terá uma certa dificuldade, mas com o tempo vira um processo quase que automático...No final você economiza na viagem e tem uma viagem direcionada para seu estilo...Se errar, pelo menos você sabe que você que cometeu o erro de organização e não um terceiro... Para aqueles que estão iniciando seu caminho pela própria organização de viagem, seguem algumas dicas que considero serem excelentes aprendizados meus:


1) A planilha excel aceita tudo - cuidado na hora de programar sua viagem para considerar tempo de viagens entre lugares - Sair de um ponto A para um ponto B gasta tempo e é bom sempre ter em mente um plano B caso perca um transporte - Nunca marque um compromisso importante no dia após a chegada no novo local (nesse dia sempre coloque uma atividade mais livre como conhecer o centro histórico para que, caso você perca um transporte não tenha que sacrificar um passeio caro e importante no outro dia).

2) É muito fácil montar uma viagem em que em todos os dias vocẽ vai fazer diversas coisas legais...mas respeite o tempo necessário para seu corpo descansar...rotinas insanas de viagens cansam muito e acabam tirando um pouco da beleza da viagem (sugestão: Sempre coloque 1 da livre a cada 4-5 dias de viagem para descansar ou absorver a perda de um vôo ou outra emergência). A viagem é sempre melhor se você mantiver alguns dias para acordar sem despertador e aproveitar um café da manhã com calma...

3) Se force a fazer atividades não convencionais e se perder sem rumo pelas cidades que visita - Muitos dos momentos memoráveis que tive nas minhas viagens vieram de situações não programadas e que não teriam ocorrido se estivéssemos correndo de um lugar A para B ou nos mantido apenas nos pontos turísticos principais.

4) É importante economizar na viagem e controlar os gastos, mas não deixe de fazer o que quer por causa do preço. Lembre-se que você não deve voltar lá tão cedo e se aquela experiência é importante pra você a lembrança dela não tem preço. Dinheiro vem e vai...boas lembranças são pra sempre.

5) Tenha um seguro saúde (nem que seja aqueles gratuitos do cartão de crédito). Não vale economizar nisso...Uma emergência de saúde fora do país pode ser uma bomba financeira..e em dólares! rsrs

6) Se você é jovem e tem saúde/condições financeiras, dê preferência em fazer as viagens mais caras/complexas o quanto antes pois não conseguimos prever o futuro (vide COVID)...Perda de salário, filhos, problemas de saúde acontecem com o tempo e podem atrapalhar seu plano futuro de "mochilar pelo interior do sudeste asiático". Deixe Disney e Europa Ocidental para depois, pois a logística é muito mais simples e a tendência é que você consiga fazer no futuro (aquela viagem pela Índia e caminhada até o base camp do Everest vai te exigir um pouco mais...rsrs).

7) Fique atento com os feriados locais e horários/dias de funcionamento dos pontos turísticos - Museus normalmente tem um dia fechado (normalmente segunda) e em feriados, dependendo dos lugares, o transporte entre lugares é reduzido. Leve isso em consideração no seu planejamento (no futuro conto uma situação que passamos de perrengue por causa disso).

Bom, espero que este post tenha sido útil pra você e que te ajude um pouco nessas escolhas...viajar é maravilhoso de todos os jeitos. Não importa como, viaje. O nosso mundo se abre na frente dos nossos olhos de um jeito incrível...vemos que o mundo é gigantesco e mesmo com todas as diferenças entre nós, no fundo temos os mesmos sonhos, anseios, medos, etc. É uma sensação incrível ouvir o relato de uma pessoa totalmente diferente sobre sua vida e enxergar como a cultura /hábitos destes podem ser tão iguais ou diferentes dos nossos.

Grande abraço,

VVI



5 comentários:

  1. Fala parça, a letra ta muito pequena, não sei se é aqui ou aí, mas nem aproximando com ctrl + to conseguindo ler =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Papo TR! Estranho... chequei aqui no notebook e no meu celular e pareceu normal pra mim (na tabela está menor, mas consegui dar zoom normalmente). Poderia tentar em outra plataforma pra ver se foi um erro específico do seu aparelho ou por aqui? Um grande abraço! obs: você chegou a cadastrar seu email na newsletter? recebeu o aviso de nova publicação no email? Grande abraço!

      Excluir
    2. Prefiro sozinho, mas contratando um guia local. Nunca fiz essa contratação de guia e me arrependo amargamente pois minha viagem a Roma e ao Vaticano poderia ter sido muito melhor.

      Acho que passávamos por monumentos importantíssimos que não fazíamos ideia de que eram.

      Excluir
    3. Boa tarde Menos do que ganha! Concordo que existem lugares onde contratar um guia pode fazer toda a diferença na forma como você está visita o lugar... Já contratei alguns guias que fizeram toda a diferença na visita e outros que fiquei com um gostinho de ter jogado o dinheiro fora... Se contratar o guia usando o trip advisor pode-se usar o número de boas referências pra minimizar o risco, mas pessoalmente o mais faço com a Sra VVI é na noite do dia anterior a visita entramos no Google e lemos informações sobre o local ou baixamos algum aplicativo de guia turístico do local na Play Store...No quarto do hotel lemos sobre a visita e na hora vamos sem guia mesmo aproveitando as informações disponíveis...Tem funcionado! Infelizmente guias, principalmente em países desenvolvidos, é muito caro e acabamos preferindo trocar o guia por um jantar com pratos típicos...Grande abraço!

      Excluir
    4. Está bem pequena mesmo, mas com o CTRL+ resolveu aqui

      Excluir