Bom dia Finansfera!
Junho foi um mês no qual praticamente não acompanhei o mercado, uma vez que a viagem de férias ocupou praticamente todo o mês! Viajem longa com criança pequena é algo totalmente diferente do que eu estava acostumado nas minhas viagens: É um processo demorado, cansativo e em alguns momentos divertido. Confesso que fiquei um pouco frustrado por ter viajado para lugares incríveis com dezenas de oportunidades turísticas incríveis e não ter conseguido aproveitar 10 % delas dadas às limitações trazidas pela VVI baby, mas no final a viagem foi bem mais lenta que eu estava acostumado e isso também tira um pouco do peso da "organização" da viagem.
Minhas viagens sempre foram milimetricamente planejadas de forma a otimizar nossos passeios e experiências e agora basicamente o que fazemos "é o que dá pra fazer". Existe uma certa beleza em viajar pra um lugar sem planejamento algum, apesar de ser um pouco frustrante estar perto de algo tão grandioso e ter que passar o dia em parquinhos de bairro... A boa notícia é que viajamos propositalmente por lugares que já conhecíamos bem e isso tirou um pouco do sentimento de perda de não visitar um determinado local, mas confesso que não achei que valeu tanto a pena viajar pra fora (em moeda forte) ao invés de ficar pelas redondezas de casa mesmo... Teria gastado menos, estressado menos, descansado um pouco mais e para a VVI baby não teria tanta diferença...não sei...ainda não tive tempo de processar todos os sentimentos da viagem...rsrs
Do resultado do mês achei interessante que o patrimônio ficou estável em relação à maio (-0,01%) e caiu levemente quando falamos mesmo de rentabilidade - 0,2% (sem aportes). Foi um resultado estranho, uma vez que as ações BR subiram, ETFs internacionais subiram bem (tanto valorização das cotas quanto cambial), os FIIs caíram pouco (praticamente estáveis) e a renda fixa é que foi o "vilão" do resultado mensal com uma queda acentuada... Vocês devem estar se perguntando: "Por que a renda fixa caiu?" - Na verdade a resposta é simples...não caiu...kkkk. Explico: nos últimos meses tenho aportado forte no TD Renda+ e este, apesar de ter um valor contratado fixo, no mercado secundário oscila muito, em especial, devido ao seu prazo de vencimento longo. Infelizmente a maioria das corretoras que possuo não permite que acompanhemos TD através da curva ao invés do valor no mercado secundário e com isso a rentabilidade do mês é "mascarada" por essa "falsa queda" dos investimentos em TD devido a marcação de mercado. Digo falsa pois ela só existiria se eu vendesse os títulos, algo que não farei (a ideia é ir até o final e essa renda compor minha aposentadoria antecipada). Assim o correto seria considerar a taxa contratada, mas, para isso, teria que entrar no espaço investidor da B3 e pegar o valor de curva manualmente para cada vez que comprei um título (ou montar uma equação matemática para calcular isso pra mim todo mês). Como estou com preguiça busquei o valor indicado pela corretora mesmo que é a afetada pelos aumentos das taxas ocorridas nos últimos tempos...paciência.
No futuro tentarei corrigir isso ou até retirar os TDs e demais investimentos medidos pelo valor do secundário da minha rentabilidade mensal (absurdo não permitirem a gente escolher o método - nisso palmas para a XP que é a única que conheço que permite a gente escolher o método de controle desses ativos).
Novidades, Taxa de Poupança e Movimentações do Mês
A maior novidade desse mês foi a viagem mesmo que ocupou 20 dias do mês, mas também tenho uma novidade que pode ou não se materializar: Me apareceu uma oportunidade de mobilidade na empresa para me mudar para outro estado. É algo que já desejávamos antes, porém hoje em dia já temos nossa vida toda organizada na cidade/estado que vivemos e uma mudança tendo criança pequena, 2 gatas, um apartamento próprio e ainda o trabalho da Sra VVI estabilizado...É muita coisa pra se preocupar e com certeza muitos gastos com mudança, etc... Do lado positivo a cidade pra onde nos mudaríamos é um lugar visto como bastante seguro, bom e com boa infraestrutura...vamos ver...na verdade a decisão está nas mãos da Sra VVI que seria a maior afetada pela mudança (começar do zero trabalho).
A taxa de poupança nesse mês foi muito baixa devido aos gastos com a viagem que foram turbinadas pelo alto valor do dólar...maravilha...mas deu pra investir um pouquinho de dinheiro novo. Espero que nos próximos meses termine de pagar as passagens aéreas (grande gasto) e volte a conseguir aportar valores mais consideráveis no plano FIRE.
As movimentações foram concentradas em reinvestimentos dos rendimentos recebidos nas suas mesmas classes de ativos (rendimentos de FIIs comprando novos FIIs, etc) e o dinheiro novo foi para compra de TD Renda+. A cada mês a taxa fica mais atrativa! Peguei um Renda+ 2040 por IPCA+6,48% nesse mês! Por um lado é bom pois tenho maior rendimento mas por outro lado isso significa que a situação econômica do Brasil está piorando...vamos ver até onde isso vai.
Seguem os gráficos do mês...
Gráficos do Mês
Rentabilidade Histórica da Carteira:
Distribuição da Parcela de Ações BR e Setores Investidos:
Notem que minha carteira de ações BR reduziu consideravelmente nos últimos tempos reduzindo de 20% da carteira para cerca de 12%. Também houve uma redução no número de ações e também maio foco em ações geradores de renda. Tudo isso faz parte de um processo lento e gradativo para transformar minha carteira em uma carteira pronta para me manter no FIRE...ainda falta um tempo mas a carteira aos pontos está se tornando mais voltada a geração de renda do que crescimento...
Distribuição da Parcela de FIIs e Setores Investidos:
Distribuição da Parcela de ETFs no Exterior:
E vocês amigos da Finansfera? Como viram o mercado nesse mês de juros? Também estão tendo este problema do tesouro direto bagunçando o seu controle mensal?
Grande abraço!
VVI
Olá, V.V.I.
ResponderExcluirViajar é sempre muito gratificante, especialmente nos primeiros dias, quando o cansaço ainda não apareceu. No entanto, viajar para fora do país com uma criança pequena deve ter sido um desafio enorme. Mas no final, sempre vale a pena e as boas lembranças ficam guardadas.
Mudar de estado não é uma tarefa muito agradável, e sair da nossa zona de conforto é algo que nossa mente evita. Contudo, é uma experiência que nos transforma e fortalece.
O problema surge quando já estamos estabilizados, como é o seu caso. São muitas escolhas a considerar antes de tomar uma decisão.
Sobre os investimentos, a marcação a mercado dos títulos do Tesouro é bem chata para quem pretende levar até o vencimento. Rs...
Não sabia que a XP permite escolher a forma de visualização da rentabilidade dos títulos públicos. Essa é uma opção interessante para investidores que não pretendem lucrar com a oscilação dos títulos.
Um abraço
Boa tarde SP! Pois é...a inércia é muito grande quando temos uma oportunidade dessa, porém, por outro lado, é uma oportunidade de começar de novo em um lugar desconhecido. Sempre tem um gostinho de aventura...rsrs. Estou estudando a melhor forma de considerar a rentabilidade do renda+ sem mascarar a rentabilidade dos demais investimentos...é muito chato não termos a escolha da forma que iremos acompanhar nossos investimentos...Grande abraço!
ExcluirViagem e férias são muito bons, mesmo quando é ruim :))
ResponderExcluirComplicado viajar com criança muito pequena, baseado em minhas próprias lembranças acho que as crianças lembram muito pouco de tudo que acontece antes dos 5 anos, então nessa fase privilegiaria viagens para lugares mais próximos e fáceis.
Abraços.
Boa noite Mendigo! Concordo plenamente! Essa viagem também teve como objetivo apresentar a filha pra parte da família que mora fora...mas já estou convencendo a Sra VVI a viajarmos dentro do Brasil na próxima (de preferencia com voos diretos e se no máximo 2h). Grande abraço!
ExcluirVVI,
ResponderExcluirVc não curte acumular milhas para viajar não? Na maioria dos casos comprar passagem com milhas ganha ao comprar em dinheiro. E como vcs estão com custos altos, já converte em milhas esses gastos.
O lado positivo da marcação a mercado dos TD, é que traz seu investimento a valor presente, e vc tem ideia por quanto venderia, caso precisasse. Quando o título sobe muito, muita gente "aproveita" e vende
Abraço!
Boa noite CP! Cara, antigamente usava muito milhas pras viagens, mas de um tempo pra cá acumular milhas tem sido muito difícil, sem contar que você tem que ficar monitorando o tempo todo pelas promoções de milhas se não só consegue passagens por um valor muito alto. Como não tenho mais paciência pra isso prefiro o Cashback mesmo dos cartões que é dinheiro na mão. Grande abraço!
ExcluirVVI, realmente viajar com criança pequena deve ser bem complicado. Acho que você foi um pouco juvenil de mandar logo uma viagem internacional nessas circunstâncias, rs
ResponderExcluirSobre a questão do TD, eu fiz exatamente o que você disse: fiz uma equação lá no Excel que vai sempre pegar o IPCA do mês + a taxa contratada e descontar o IR pra eu acompanhar meus títulos (que são poucos, mas enfim). Acompanhar o valor de mercado pra gente que vai carregar o título até o vencimento não faz sentido.
Abraço.
https://engenheirotardio.blogspot.com/
Opa, boa tarde ET! A decisão pela viagem internacional não foi minha...kkk...ei fui contra...preferia viajar no BR mesmo, mas a Sra VVI sempre tem a última palavra e decidiu pela viagem...rsrs. Essa equação deve ficar chatinha pois tem que considerar a taxa da B3 semestral...Deve ser bem chato montar isso...rsrs Grande abraço!
ExcluirOlá VVI! A questão da marcação a mercado eu até prefiro, pro caso de haver necessidade de resgate antecipado. No site do TD o valor da marcação na curva também não é certo, porque eles não usam a taxa que compramos, usam a taxa de venda pra fazer a marcação na curva, eu até mandei mensagem uma vez questionando a diferença, postei a resposta no blog:
ResponderExcluirhttps://bilionariodozero.blogspot.com/2022/08/spread-no-tesouro-direto.html
Viajar com criança é bem isso que escreveu, faz o que dá, fica 90% do tempo correndo atrás das crias hehe, eu particularmente preferia ficar em casa, mas já fizemos 3 viagens longas de carro desde que a baby nasceu (18 meses).
Abraços
Opa, boa tarde Bilionário! Realmente vai da estratégia de cada um...se a pessoa focar em lucro vendendo no secundário realmente é uma boa...Aa corretoras poderiam deixar você escolher como quer ver essa informação...Sei que a XP permite isso, mas é a única que conheço. Sobre essa diferença do correto e apontado pela B3 vou dar uma olhada pra entender melhor! Também preferiria ficar em casa ou viajar por perto pois não faria diferença pra filha (o que ela quer é parquinhos e outras crianças -isso tem em todo lugar), mas quem manda nisso é a Sra VVI. Paciência...Se eu acheo dificil viajando de avião, imagina de carro...rsrs. A VVI baby enjoa no Uber imagina viajando horas...Grande abraço!
ExcluirOlá VVI!
ResponderExcluirViajar com criança é assim mesmo. A gente planeja mas no final acaba fazendo o que dá hehe. Mas no final, é fantástico viver esses momentos com as crianças e até por isso o aporte mensal é o que menos importa nessa hora.
Sobre os investimentos, a CZB ainda rendeu +2,04% no mês passado, o que me deixou bem impressionado. Foi fruto da alocação em ativos dolarizados iniciada em 2020. Foi o que salvou o mês com um dólar que fechou em R$5,59.
Abraço!
Bom dia ZB! Pois é...mas não é fácil para uma pessoa sistemática como eu ter zero controle da viagem...rsrs. Mas estou aos poucos aprendendo a me adaptar. Realmente a valorização do dólar deu um Up nos investimentos mês passado! Grande abraço!
Excluir