sábado, 3 de agosto de 2024

Resultado da Carteira de Julho/24 (+ 2,58 % /+ 2,21 %)

 


Boa tarde colegas da Finansfera!


Após ter a VVI baby minha percepção de tempo mudou demais...por incrível que pareça tenho uma sensação que o tempo está passando muito rápido e devagar ao mesmo tempo! rsrs 

Antes de me xingarem de "Dilma" ou algo assim explico: Tem quase 2 anos que a VVI baby nasceu e para mim é como se tivesse uma década se passado...mal consigo me lembrar da minha vida antes dela...é tanta coisa a fazer que minha vida tem sido quase dedicação exclusiva para ela e afins (só estou conseguindo escrever essa atualização pois a Sra VVI levou a VVI baby para uma festinha de criança com a madrinha e tenho 1-2h de descanso)...assim, o tempo tem passado devagar...Por outro lado, quando penso que o ano já passou da metade levo um susto...tem pouquíssimo tempo que estava planejando iniciar 2024 de "pé-direito" fazendo diversas coisas que só estou adiando...enfim...maluquice mesmo...rsrs

Do ponto de vista de rentabilidade a carteira subiu bem, tendo aumentado 2,58 % (considerando os aportes) e 2,21 % (considerando apenas a lucratividade da carteira). Foi um dos raros meses que todas as classes de ativos subiram! Os maiores aumentos foram devido a valorização do Dólar frente ao Real (efeito indireto nos fundos internacionais) e também referente aos títulos do TD que foram favorecidos por uma leve redução das taxas dos títulos públicos vendidos. 

Do ponto de vista de gastos foi um mês de gastos controlados e sem grandes novidades...continuo gastando muito com a VVI baby, mas nada que seja problemático. Continuo conseguindo juntar um valor representativo do meu salário líquido (não como antes da VVI baby, mas um valor que permite manter uma margem de emergência boa se precisa gastar mais sem comprometer os investimentos). O difícil tá sendo segurar a Sra VVI e sua agenda de viagens programadas: A Sra VVI tem pais separados e cada um deles vive em um estado diferente. Após o nascimento da VVI baby ficou uma pressão maior por visitas mais frequentes e já viram né...tem que ser o mesmo número de viagens  para os dois lados ou um dos lados fica com ciúme do outro (nem parece que são adultos...enfim). Então lá estamos nós planejando mais uma viagem de uma semana e dessa vez com a VVI baby pagando passagem inteira (ela faz 2 anos em setembro). Que preguiça estou desse tanto de viagens...só queria ficar um tempinho tranquilo em casa e aproveitar férias um pouquinho (sim...terei que marcar parte das minhas férias para conseguir fazer essa viagem).

No mais sem grandes novidades...

Vamos aos gráficos de evolução da carteira desde 2021 e em 2024:

 




Os investimentos novos do mês foram colocados em uma "reserva de oportunidade" com o objetivo em participar da subscrição do HGRU11 que abriu recentemente. Possivelmente irei subscrever todas as cotas a que tenho direito. Sem novos investimentos continuo reinvestimento os rendimentos recebidos nas mesmas classes de ativos e controlando a distribuição entre as classes gerenciáveis de forma a manter as faixas próximas às desejadas. 

Queria aumentar um pouco os investimentos internacionais, mas com o dólar no valor que está prefiro esperar um pouco para ver se o patamar é passageiro ou firme. Enquanto isso, bora aproveitar as ótimas opções que o mercado BR apresenta! Estou estudando passar a adotar a estratégia "Renda+ escadinha" para garantir uma renda por mais tempo (40 anos). Já estou focado em gerar renda para um horizonte de 2040-2060. A idéia agora seria também começar a aportar em TD Renda+ 2060-2080. Isso garantiria uma renda até quase meus 100 anos! Obviamente a estratégia não seria que essa renda fosse 100 % da minha renda no período, mas sim uma renda complementar aos que teria com outros ativos. A grande vantagem é que devido ao longo prazo envolvido o valor necessário para garantir a renda hoje seria bem baixa! O site do TD e seus simuladores são bem úteis para essas brincadeiras! rsrs


E vocês colegas? Como estão suas carteiras?


Grande abraço!

VVI


obs: Me desculpem a queda na qualidade do blog, mas é que o tempo tem sido pouco e não tenho tido tempo de revisar meus posts como fazia antigamente...




10 comentários:

  1. Boa noite, V.V.I.

    "DILMEI" 😂.

    Entendo o que você quis dizer sobre sua percepção do tempo. Embora por motivos diferentes, sinto a mesma coisa, mas no meu caso, começou depois da pandemia.

    Será que isso é algo que vem com a idade? Quem sabe! Rs...

    Parece que julho foi um mês positivo para a Finansfera, com muitas classes de ativos subindo ao mesmo tempo. Isso dá uma motivação extra para seguir firme até o final do ano.

    Você tem um "probleminha" bom e cansativo com as várias viagens para visitar seus sogros, rs... O jeito é aproveitar ao máximo os momentos que estiver em casa.

    A ideia da "escadinha" no Renda+ é bem interessante. Dependendo da estratégia, até o tesouro Educa+ pode ser uma boa opção.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite SP! Pode ser isso mesmo...já tenho sentido efeitos da idade em alguns aspectos...rsrs. "O que não tem remédio, remediado está" - realmente não ganho nada em "sofrer" por algo que não tenho controle... Já tinha pensando em usar também o Educa+ mesmo...esse pacote de produtos ofertado recentemente pelo TD é muito interessante e abre várias estratégias pra geração de renda complementar na aposentadoria! Grande abraço!

      Excluir
  2. Eu tenho Educa+ 2026 que me pagará uma renda complementar até 2031, devo começar a comprar o Educa+ 2031 que segurará as pontas até que o meu IPCA+ 2035 vença. Aí eu devo comprar o Renda+ 2045 para caso o INSS me deixe na mão e Educa+ 2040. Só não sei ainda o que vou fazer no intervalo 2036-2040.
    Enfim, parece piada nós fazendo esses planejamentos de longuíssimo prazo, enquanto o brasileiro médio não sabe o que acontecerá com as finanças dele no mês que vem.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Mendigo! O Educa+ é sem dúvida uma ótima alternativa para compor um plano mais amplo! Minha ressalva é que por ter uma característica de menor prazo acaba não tendo um efeito bola de neve tão efetivo quanto no renda+. Por exemplo: Estava brincando no site do Tesouro Direto simulando opções de renda+ 2060...Pra se ter uma ideia do efeito do longo prazo a nosso favor, para garantir uma renda de R$10000/ mês (valor atual - corrigido pela inflação) de 2060 a 2080 seria necessário comprar uma quantidade de titulos hoje equivalentes a pouco mais de R$190000...é muito pouco pra garantir R$10000/ renda por 20 anos! O segredo? O fato de ser um título com início de pagamento daqui a 36 anos! Efeito bola de neve na veia... Grande abraço!

      Excluir
  3. VVI, essa sensação de que o tempo está voando é muito realm pra mim. No meu caso não tem a parte de sentir que o tempo também passa devagar, hahaha, ele só passa rápido mesmo. Mal posso acreditar que já estamos em agosto de 2024.

    Quanto às viagens, pelo que você descreveu isso com certeza é algo que teria que ser discutido, pois nesse ritmo aí você estará fazendo 3 viagens por ano (uma pro pai, outra pra mãe e outra particular de vocês). A não ser que os custos envolvidos não sejam muito representativos talvez fosse o caso de você alinhar um meio termo aí pra isso.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, boa tarde ET! O custo não é tão representativo...o problema é o stress de planejamento dessas viagens...Além disso tenho que usar férias que já estava contando pra descanso...Enfim...não tenho muito como argumentar nessas viagens...poderiam pelo menos dar uma distância maior entre elas para eu conseguir descansar um pouco mais entre elas...Grande abraço!

      Excluir
  4. Os dias passam devagar, e os anos passam rápido!

    ResponderExcluir
  5. Também tenho tido muito pouco tempo para escrever e até para ler os blogs dos colegas de finansfera. No meu caso, além de também ser pai, ainda estou estudando para concursos.

    Esse dólar alto me faz ter saudade da época em que estava no patamar dos 4 reais... e já achávamos caro! Ou seja, eu continuo aportando no exterior normalmente, como vinha fazendo, porque pode ser que um dia sintamos que esse dólar quase nos 6 reais "estava barato". Já vi muitos pessimistas projetando dólar a 8 reais... Tomara que estejam errados!

    Essa estratégia do Tesouro Renda + eu já vi comentarem em outro blog por aí, pelo visto está se tornando comum. Vou dar uma olhada nesse simulador do Tesouro que você mencionou.

    Feliz dia dos pais para todos nós da finansfera que somos pais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mendigo! Pois é...prever valor de dólar é algo impossível...é melhor mesmo seguir uma estratégia de dólar médio. Vale a pena dar uma olhada no simulador do TD...é bem interessante e de fácil utilização. Feliz dia dos pais!

      Excluir