sábado, 11 de março de 2023

Fechamento da Carteira de Fevereiro/23 (- 1,70 % / - 2,16 %)

 



Bom dia Finansfera!


Demorou mas chegou a atualização de fevereiro da carteira! Esse mês foi o mês de retorno da Sra VVI ao trabalho e tem sido innnnssssaaannna a nossa rotina diária. Praticamente 100 %  do nosso tempo é gasto com a VVI baby, arrumação de casa e trabalhos. Não sobra praticamente nenhum tempo para nós ou para outros hobbys/atividade física/etc. Espero que seja apenas uma fase e logo consigamos algum tempo para relaxamento (sem brincadeira...estamos falando de praticamente todos os dias dormindo entre 23h30-0h e acordando entre 4-5h30 - isso quando não temos que acordar de madrugada com choros/demandas da VVI baby). E isso tudo mesmo tendo uma babá em casa durante horário comercial...tá difícil...

Em relação aos investimentos, fevereiro foi um mês péssimo para minha carteira... O patrimônio derreteu 1,7 %, sendo a rentabilidade da carteira reduzida em 2,16 %. Toda a euforia de janeiro foi devolvida em fevereiro e já estou negativo de novo...maravilha... Culpa basicamente da renda variável brasileira (ações e FIIs) que tiveram queda considerável.

    É bem assim que estou me sentindo...rsrs


Sobre os gastos foi um mês de pouca economia e muitos  gastos...Os gastos  com a babá, vacinas e outras coisas da VVI baby drenaram uma boa parte da verba de investimentos do mês...A boa notícia é que a partir de março a Sra VVI deve voltar a contribuir no pagamento dos gastos uma vez que voltará a ter salário. O grande desafio agora é montar uma rotina sustentável a longo prazo entre  VVI baby x Trabalho x Vida Pessoal. Está parecendo uma missão impossível, mas temos que tentar...

De novidade veio a proposta de fechamento do capital da ENBR3 que é uma das minhas principais ações da carteira (uma pena, uma das únicas que não me dava trabalho...rsrs). Vamos ver se o processo é aprovado. Pelo menos o valor ofertado para o fechamento aparenta ser bom, apesar de estar com uma preguiça absurda desse processo uma vez que pela primeira vez terei que pagar imposto em uma venda (caso se confirme o fechamento). Vamos ver como será...

Abaixo seguem as curvas de aumento do meu patrimônio, sua rentabilidade e o IPCA acumulado e também uma curva só mostrando o ano de 2023. Achei interessante colocar os dois gráficos a partir de agora para vermos a evolução não só anual, mas também acumulada. Também como o IPCA de fevereiro não foi divulgado, vou passar a divulgar no mês em avaliação o IPCA-15 e atualizando no próximo mês com o IPCA completo. Assim não fica um 'buraco" no gráfico.

Acumulado desde 2021


Acumulado de 2023



 Abaixo segue a alocação do meu patrimônio por tipo de investimento:

Resumindo a alocação acima e eliminando os investimentos não gerenciáveis (reserva de emergência e PGBL), temos a alocação simplificada abaixo que é a que eu utilizo para o rebalanceamento com novos aportes:


Como pode ser visto no gráfico acima tive um aumento considerável da porcentagem de FIIs na carteira...Alcancei os 15 % dos FIIs que era o objetivo e estou avaliando aumentar esse limite para 20 %... Estou gostando bastante da idéia de ter uma renda todo mês com a tranquilidade dos FIIs... Além disso estão muito descontados! Está difícil decidir no quê investir dada a quantidade de boas oportunidades no mercado em praticamente todas as classes! 
 
Abaixo seguem gráficos com a minha atual alocação geral em cada classe de ativos:
 
Ações BR: 

 
Esse mês fiz uma compra pontual de KLBN11 e CSMG11... Apenas reinvestindo os dividendos recebidos em fevereiro e complementando com uma pequena parcela de dinheiro novo. Para o mês que vem vamos ver como fica a novela da OPA da ENBR3. Podemos ter mudanças consideráveis na carteira pois ENBR3 corresponde a mais de 10 % da carteira de ações.


 FIIs:

  
 
Para os FIIs acrescentei um novo ativo na carteira...XPCI11. Um fundo de papel para compor com RECR11 e MCCI11. É um fundo de papéis de alta qualidade que estava bastante descontado. Resolvi colocar na carteira aproveitando um vencimento de um CDB antigo que tinha.

Renda Fixa:


Foi um mês sem aportes na renda fixa. Inclusive desviei o vencimento do CDB do mês passado e investi em FIIs. Logo devo fazer um novo aporte em RF. Quem sabe um tesouro direto longo IPCA+? Tá dando vontade, apesar de não gostar de investir em produtos sem isenção de imposto...vamos ver...

ETFs Internacionais:

 

 Na parte internacional não tive novos aportes. Deixando um pouco de lado por enquanto dada a já elevada alocação internacional da carteira (cerca de 22%).


E vocês, colegas FIRE? Como foi o fevereiro de vocês? Conseguiram se salvar? Estou pensando em passar meu controle de patrimônio aqui no blog de mensal para trimestral... Fazer o acompanhamento mensal tem me gerado ansiedade e sabemos que ansiedade é inimiga do investidor consciente. Vi que esse desanimo tem sido geral na Finasfera... Talvez controlando a cada 3 meses ou 6 meses essas variações de mercado sejam minimizados e atenuados... Vou pensar bem sobre o assunto...


Grande abraço!


VVI



6 comentários:

  1. VVI,

    Apesar de por vezes parecer desesperador essa rotina com a bebê o receio de não conseguir conciliar casa-trabalho-bebê é só uma fase, no final das contas todos os canais conseguem se adaptar após testarem várias fórmulas de rotina.

    Sobre a presença de grandes oportunidades no mercado é um fato.

    Continue sempre presente por aqui por mais que mude para trimestral.
    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia PI! Estou apostando nisso...rsrs. A rotina atual é insustentável e por isso espero que melhore com o tempo. Espero que consigamos também encontrar uma rotina factível e sustentável... A falta de tempo não vai me afastar da Finansfera...a ideia é continuar com mais artigos gerais e menos fechamentos...mas ainda estou pensando o que irei fazer...tá faltando tempo até pra isso. Grande abraço!

      Excluir
  2. Nem sei o que pensar sobre FII. Com certeza é uma delicia receber os rendimentos mensalmente, mas o quanto dessa renda pode ser gasta é um mistério, alguns FII com maior histórico de tempo estão com mesmo valor de cota e pagando o mesmo rendimento que há 10 anos, outros dobraram o valor do rendimento nesses 10 anos.
    Ainda tem a crise de crédito que não se sabe onde vai parar e FII de papel podem ser afetados, apesar que o Buffet fala para ser arrojado quando o mercado está cauteloso, mas ele também fala que a 1º e a 2º regras são: não perca dinheiro.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Mendigo! Por enquanto como estou na fase de acumulação eu reinvisto 100% dos rendimentos. Na fase de FIRE com certeza terei que estipular uma porcentagem de reinvestimento pra repor inflação, mas não deve ser nada superior a 30%...Quando investimos em FIIs temos que lembrar que o crescimento dos rendimentos não é feito pelo tempo, dada a obrigatoriedade do FII em distribuir 95% do lucro...o aumento do rendimento é dado pelo reinvestimento comprando mais cotas do fundo. Isso acaba dando a ideia que FIIs não são bons negócios pois o valor do rendimento tende a se manter "constante".
      A vantagem de ser diversificado é crises de crédito, entre outros, acabam tendo um impacto limitado na carteira como um todo... Grande abraço!

      Excluir
  3. VVI,
    Vc pode planejar vender mês a mês para não atingir o limite, e assim não incide imposto, uma vez que esse processo pode durar mais de 5 meses. Mas claro, caso vc julgue que o processo irá se concretizar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia CP! Esse era (ou ainda é...não sei) meu plano...esse mês fiz uma venda de ENBR3 mas por uma confusão/sacanagem da Clear a venda gerou uma confusão na minha carteira (longa história mas cuidado com aluguel de ações...não é tão inofensivo como parece)....Assim esse mês já não posso mais vender nada...Se o processo demorar mais e a cotação nao cair muito pode ser uma boa alternativa mesmo. Grande abraço!

      Excluir