domingo, 12 de junho de 2022

Que venha o Segundo Semestre! Será que o Mercado será comandado pelas Eleições a partir de Agora?

 

 

Boa tarde Finansfera! 

 

Uma postagem mais rápida hoje e também mais genérica...Confesso que nem vi esse primeiro semestre passar...entre nova onda de Covid, guerra da Ucrânia, sobe e desce de dólar e ativos e gravidez da Sra VVI o tempo foi passando e já estamos mais próximos do fim do ano que do seu começo...será que ainda há esperança para 2022? 

Junho começou com um susto...segunda-feira passada comecei com febre alta e sintomas gripais...rapidamente me isolei da Sra VVI e marquei um teste de COVID - Resultado: Positivo. Aqui no RJ há uma onda de COVID ocorrendo gigantesca (engraçado que a TV não tem mostrado o tamanho real). Quando avisei meu chefe disso, fui informado que outros 3 colegas foram diagnosticados positivos também (2 dias depois dessa conversa meu chefe também teve resultado positivo). E olha que nem estou ainda em regime presencial! Estou em Homeoffice... Estou em isolamento da Sra VVI atualmente há 6 dias, preso no quarto...Graças a Deus os testes da minha esposa deram negativo e aparentemente consegui me isolar a tempo de não contaminá-la (e também a bebê). Passei muito mal durante os 3 primeiros dias, com febres acima de 39graus e muito calafrio/dor no corpo...e olha que sou relativamente jovem e saudável...Até agora não sei aonde me contaminei pois ainda estou em homeoffice e saio de casa 1x por semana apenas para fazer compras no supermercado (sempre usando máscara). A boa notícia é que agora já estou bem melhor, estando há 48h sem febre...ainda bem que me vacinei direitinho... Aos que leem, não subestimem essa doença...as vacinas ajudaram muito, mas ainda tem potencial para complicar a vida de muitas pessoas...não é hora ainda de abrir a guarda...

Em relação aos investimentos no primeiro semestre este foi marcado por diversos investimentos não recorrentes e gastos controlados. Nessa parte foi excelente, com muita entrada de recursos novos...em relação a rentabilidade da carteira já foi bem diferente. Queda absurda dos ativos globais (até se recuperaram um pouco no final, mas ainda estão em média 15-20% negativos), com as ações BR andando de lado...A carteira como um todo teve um aumento acima da inflação apenas por causa dos aportes...Considerando a rentabilidade apenas, estou levemente negativo no ano (e sem considerar inflação). E olha que o efeito que menos tem impactado são as eleições...Covid, guerra e inflação global estão dificultando muito o trabalho do investidor no momento...a ponto das pesquisas eleitorais não efetarem ou afetarem pouco o mercado...todos estão mais interessados em saber do aumento da SELIC e FED ou a evolução dos preços das commodities por causa da guerra...Haja paciência.

Será que a partir de agora a tendência é que a disputa eleitoral comece a afetar mais os mercados ou nesse tempo de tantas ondas a marola será insignificante? Confesso que estou desanimado com o rumo do nosso País (independente do vencedor da eleição presidencial) e não consigo ver uma luz no fim do túnel. Muito populismo de todos os lados e mais do mesmo (venda de soluções milagrosas sem explicações detalhadas...o Brasil não aprende mesmo)...Velha política pura. O novo em si é apenas a contínua segregação do brasileiro... esquerda x direita, coxinha x mortadela, PTistas x Bolsonaristas...uma divisão que só é interessante para aqueles que defendem seus próprios interesses..."dividir pra conquistar"...estratégia de 600 anos de idade que continua a ser utilizada no Brasil (e o pior - dando resultados).

Desculpem o desabafo...ficar 6 dias em completo isolamento em uma suíte de 3m x 3m vendo Netflix e vídeos no Youtube fazem isso com a gente...rsrs. No mais se tudo continuar melhorando amanhã ou depois poderei finalmente sair do isolamento!  Prometo que no próximo post voltarei ao normal...rsrs

 

Grande abraço!

 

VVI

14 comentários:

  1. Boa tarde VVI. Espero que você já esteja melhor e que as meninas não tenham se contaminado. Estou com sintomas parecidos e aguardando o resultado do teste. Conheci o seu blog hoje e me identifiquei muito com a sua trajetória, apesar de estar alguns anos adiantado (FIRE em 2017). Pode contar com mais um na torcida para os seus planos. Você um dia vai ver como é legal viajar sem ter que fazer planilha. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde InvestIF! As meninas estão sem sintomas até o momento, acredito que escaparam dessa! Felizmente estou sem grandes sintomas, mas hoje, depois de 12 dias do primeiro sintoma, contínuo com febre elevada (acima de 38graus) o dia inteiro...12 dias em isolamento no quarto...se até o dia 14 não melhorar terei que ir no hospital investigar melhor o porquê da febre não ceder... Espero que seu teste dê negativo e que tenha uma recuperação rápida dos seus sintomas! Que legal conversar com alguém que já é FIRE! É interessante que temos muitos que estão no caminho mas poucos que se tornaram FIRE continuam ativos na Finansfera! Como tem sido o período FIRE? Como é sua alocação de ativos (em %) e tem passado bem pelos altos e baixos dos últimos anos?
      Obrigado por seguir o blog!
      Grande abraço!

      Excluir
    2. O meu é Covid mesmo. Mas parece que é um caso leve. Eu tenho 40% RV global e 60% RF Brasil, que inclue algumas previdências que não vestiram. Antes da pandemia eu viajava direto e cheguei a gastar 2% anual. Desde a pandemia, viajando nada ou muito poco, fico abaixo de 1%. O minimalismo ajuda bastante. Quando você vai ter que carregar na mochila tudo o que você comprar, você se dá conta que não precisa de muita coisa. Procuro não me preocupar com dinheiro. Só abro o site da corretora a cada 3 meses. Pretendo passar os próximos anos viajando no Brasil e países baratos. Eu gosto de ver natureza. Isso tem em qualquer lugar.

      Excluir
    3. Boa tarde InvestIF! Bem interessante sua alocação para um Fire! Esperava uma parcela em FIIs... não gosta desse ativo para aposentadoria? Como você faz para realizar os saques? Vende ativos da RV internacional trazendo os valores pro Brasil ou vive com semestralidade de títulos de RF? Qual a sua estratégia? Também amava viajar antes da pandemia...na verdade sempre foi nosso objetivo de vida (antes do plano filha). Não vejo a hora de conseguir voltar assim que a filha tiver uma idade segura pra viagens! Tem filhos? Pretende ter? Se sim, como isso impactou seu FIRE? Obrigado pelas informações! É muito útil ter o ponto de vista de um FIRE! Grande abraço!

      Excluir
    4. Por enquanto estou consumindo apenas um recurso de um fundo RF com baixa automática na conta corrente. Deve levar mais uns 2 anos pra acabar. Nunca comprei FII porque teria que fazer picking e eu acho que não tenho sorte pra escolher. Prefiro ficar só no IWDA+EIMI and chill. Nunca vendi nada no exterior e talvez nunca precise vender. Ainda tô pensando em usar ETF pra RF e parar de ficar comprando os títulos. Eu quero deixar tudo bem automático e fácil de declarar no IRPF. Não tenho planos de fazer família. Só namorar, cuidar da saúde e aproveitar a vida. Eu também sinto falta de ter mais gente aposentada na blogosfera, mas eu não posso reclamar pois eu mesmo não tenho saco de escrever. Espero que você continue com o blog até o final.

      Excluir
    5. Boa noite InvestIF! Interessante seu método! Também penso que na fase FIRE os investimentos devem ser simplificados e isso inclui a declaração de IRPF. Meu plano é ir migrando com o tempo meu patrimônio de crescimento para renda a fim de aposentar sem a necessidade de ficar vendendo ativos (viver de rendimentos de FIIs, dividendos/JCP e RF e deixar os ativos no exterior como reserva). Mas as estratégias mudam com o tempo e ainda tenho entre 5-10anos de acumulação pra pensar. Obrigado por compartilhar sua estratégia! Espero manter o blog até o final mesmo! Grande abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Espero que sim, pois isso significaria que as eleições serão o evento mais importante para a economia no segundo semestre...o medo é se houver algum evento mais impactante como tem ocorrido no primeiro semestre (guerra, Covid, superinflação global, risco de recessão americana,etc). Grande abraço!

      Excluir
  3. Vai e tem que ser. Elegeremos ou Foro de Sao Paulo ou mais 4 anos de Bolsodesmando. Triste. Petrobras será sucateada por qualquer um dos dois lados. Crise e fome uma constante. Latam não tem mais solução. Mundo caminha pra um cenário sombrio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anon! A boa notícia é que o Brasil é um país que só sabe viver em crises e por isso, apesar de estarmos com um cenário futuro bem nebuloso, não é muito diferente de cenários que já passamos antes. Ao meu ver o Brasil não vai quebrar... só vamos continuar a andar em círculos e desperdiçando as oportunidades que nos aparecem para crescer e criar um país mais justo e próspero... Infelizmente é como sabemos viver...pelo menos por enquanto. Paciência e foca no dia a dia que é mais proveitoso. Grande abraço!

      Excluir
  4. Fala VVI, que bom que você já está bem melhor!

    Aqui em Fortaleza, tá igual. Casos de COVID pipocando por todo o lado. Fiquei doente esses dias, exame deu negativo, mas não duvido que eu tenha pegado também, muito complicado entender essas janelas de contaminação...

    Sobre o segundo semestre, penso que vai ser bem tenso por conta das eleições, cenário externo também não ajuda. Estarei postando em breve sobre isso.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ZB! Tá foda mesmo...Cada dia é uma bomba nova...o jeito é tentar ignorar o máximo possível e manter os investimentos conforme o plano inicial...mas não é nada fácil...rsrs Grande abraço!

      Excluir
  5. VVI, no meu círculo social também tem uma quantidade absurda de gente pegando COVID (muitas deles já haviam pegado). Por incrível que pareça até agora eu pareço ter passado imune; se peguei não tive sintomas.

    Quanto ao rumo do país, eu sou suspeito pra falar, mas não tenho a MENOR esperança com o Brasil. Estou usando essa desesperança como o combustível pra eu me focar ao máximo no plano de dar o fora daqui.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ET! Tá difícil mesmo...Sobre o Brasil eu também não tenho a esperança do país se desenvolver, mas também não acho que vamos virar uma Venezuela. Nossa capacidade de produção de commodities vão continuar a nos manter andando de lado pela inércia. Somos um barco que anda em círculos. Não afunda, mas não chega a lugar nenhum. Sempre tive vontade de sair do país e por um tempo persegui isso, mas acredito que com a chegada da filha para o curto-prazo não tem chance. Quem sabe no futuro! Grande abraço!

      Excluir