domingo, 13 de fevereiro de 2022

O Aumento das Responsabilidades x Perda da Liberdade com o Passar do Tempo - Vale a Pena?

 

 

 Bom dia Blogosfera!


Hoje queria fazer uma reflexão sobre a evolução das responsabilidades x perda da liberdade na nossa vida...Resolvi fazer essa reflexão pois no momento estou inundado de medo, excitação, preocupação, ,entre outras emoções gerais dada a recente novidade na minha vida...serei pai.

Estava no planejamento de 2022 essa meta, porém não esperava que ocorresse tão rápido. Apenas 15 dias após iniciarmos o plano, já veio a confirmação do resultado. Fui surpreendido pela velocidade da notícia uma vez que com amigos próximos houve uma demora considerável (aproximadamente 6 meses). Mas está aí...com aproximadamente 39 anos serei pai de primeira viagem.

Essa notícia me fez pensar no conceito de liberdade x responsabilidade. É fato que a partir de agora minhas responsabilidades irão aumentar muito e com isso meu grau de liberdade diminuir. E isso me assusta muito. 

 


 A vida é feita de escolhas...Querendo nós ou não...

 

Quando crianças, temos uma liberdade quase que total. As responsabilidades são dos pais e às crianças cabe apenas fazer "o que quiserem" dentro das poucas regras estipuladas pelos pais. Não existem questões que dependam das ações das crianças...sempre existe um pai que cuida das grandes responsabilidades. Lembro que na minha cabeça de criança só tinha a responsabilidade de tirar boas notas, mesmo não entendendo realmente pra que isso... No início era apenas para agradar os pais, depois para ter mais tempo de férias e por fim para ingressar em uma boa universidade com a visão, em um futuro distante, em trabalhar , ganhar dinheiro e ter minhas próprias coisas.

As responsabilidades reais iniciam quando chegamos a idade adulta. Inicialmente com a pressão pela escolha de uma boa profissão e a entrada em uma boa universidade (preferencialmente pública). Depois em conseguir um bom emprego e ir morar fora de casa (sozinho ou em república). Depois com a necessidade de pagamentos de contas e impostos...especialmente os impostos...rsrs. Nessa fase os namoros esparsos começam a gerar dúvidas sobre o futuro...namoros longos começam a gerar perguntas sobre noivado...casamento...filhos. Tenho uma característica que sou muito ansioso e um pouco averso a mudanças. Não tenho problema com atividades repetitivas (apesar do meu trabalho ser o oposto disso) e gosto de manter a minha vida simples. Acredito que isso me aproximou muito da filosofia minimalista e facilita minha caminhada para o FIRE. Sou uma pessoa de forma geral previsível e controlada (não é a toa que sou um engenheiro).

 


 E achávamos quando crianças que a vida era tão simples...rsrs


Sempre valorizei muito liberdade pois esta me permitia fazer guinadas na minha vida sem ter que me preocupar com muitas coisas...tudo que precisava fazer era montar um novo plano e seguir. Isso começou a mudar quando o namoro com a Sra VVI ficou sério...mais de uma década de namoro e a situação começou a ficar difícil de manter como estava...Por mais que a Sra VVI não me cobrasse um "evolução" da condição de namorado, havia uma pressão familiar e da sociedade pelo fato de "não estarmos ficando mais novos". Nesse momento  vi minha liberdade em risco (não considerando a questão de me relacionar com outras mulheres, pois não via essa necessidade e não era isso que me incomodava), pois pela primeira vez faria um comprometimento firme com alguém...um casamento...um acordo "até que a morte os separe". Tive dificuldade em aceita isso, mas no fim a paciência da Sra VVI me ajudou e casamos. 

  Depois de casado, não vi grande mudança na vida...sempre me dei muito bem com a Sra VVI e já estávamos morando juntos há alguns anos. Minha vida continuou boa e "livre". Com o passar dos anos a Sra VVI sentia falta de animais de estimação e propôs adotarmos um gatinho. Não gostei da idéia, pois animais de estimação dão trabalho e geram responsabilidade. Adoro animais (tive durante toda a minha vida de criança), mas naquela época quem cuidava eram meus país, tendo eu apenas a parte de boa de ter um bichinho. Depois de muita pressão, fui convencido a adotarmos duas gatinhas (com gatos ter 2 é mais fácil que 1...incrível mas é verdade). Logo depois de 1 ano senti a ameaça a minha liberdade diretamente...uma das gatinhas desenvolveu problema renal e obrigou a gente a levar no veterinário várias vezes em um período de poucos meses...ficava preocupado o tempo todo, pois estava envolvido com as gatinhas (adoro elas), mas ao mesmo tempo tenho a responsabilidade de cuidar delas e isso me limitava... Essa perda de liberdade me ficou claro nesse momento e também quando resolvíamos viajar. Gatos são animais que não se comportam bem em serem deixados em uma "casa temporária" enquanto os donos viajam...eles são muito ligados às casas onde vivem...e por este motivo me vi limitando as nossas férias por causa das gatinhas (apesar de contratar cuidadora pra ir na casa todo dia, percebemos que após 1 semana as gatas começam a ficar stressadas sem nossa presença e começam a aprontar). Nesse momento vi que não tinha mais aquela liberdade completa que sempre me orgulhava. Outro ponto estava ligado a mudanças físicas de moradia. Há algum tempo pensávamos em nos mudar pra fora do país. O plano ainda existe, mas tendo as gatinhas esse plano fica um pouco mais complicado em implementar...

Hoje estou casado, temos 2 gatas (uma delas dá problemas renais de tempos em tempos sem a veterinária conseguir resolver o problema - aparentemente gatos tem alguns problemas recorrentes que normalmente apenas se trata os sintomas e que somem após alguns dias) e agora assumi a maior responsabilidade de todas...uma que irá acabar com minha liberdade plena definitivamente pelo resto da minha vida...ter um filho. Confesso que nunca quis ter filhos...viveria muito bem sem ter, mas a Sra VVI é o contrário de mim. Desde o início ela sempre foi ótima com crianças e sempre vi que ela queria muito ser mãe. Por amar ela e não ver como eu podia privá-la de ser mãe, resolvi arriscar e aqui estou...rsrs

De forma geral, a nossa vida nos apresenta diversas escolhas que nos fazem sacrificar nossa liberdade em troca de um propósito. Após aceitar algumas dessas "oportunidades" vejo que sacrifiquei parte da minha liberdade, mas ganhei muito com isso e não faria diferente (casamento, adoção gatinhas, etc). Essa condição me traz uma reflexão que apesar de Liberdade ser inversamente proporcional a Responsabilidades, não ter responsabilidades e ter liberdade plena não me traria a felicidade que acreditava trazer. Minhas escolhas me trouxeram aonde estou, e me tornaram uma pessoa melhor, mesmo que a custas de parte da minha liberdade. Estar casado com a Sra VVI me trouxe alegrias acima do esperado...as gatinhas me tranquilizam e passam um carinho incondicional diário...e agora independente do que aconteça terei uma ligação com a Sra VVI pelo resto da minha vida por este filho.

 


 Ainda não sabemos se será menina ou menino...mas tanto faz...

 

Confesso que estou com medo, mas ao mesmo tempo animado. Espero conseguir manter um pouco da minha vida pré-filho, mas também animado com as novidades que esta nova vida pode me trazer. No fim, acredito que liberdade se comporte igual a dinheiro. Acumular muito dinheiro nos abre várias portas, porém se não trocar o dinheiro por produtos/experiências o dinheiro não tem valor algum... Temos que "vender" nossa liberdade para "comprar" experiências...para evoluirmos na nossa vida e preencher parte do vazio que temos dentro de nós...Estou viajando muito? rsrs

Vou ficando por aqui nessa filosofia de momento...sei que as coisas não serão mais como antes...e espero que essa perda de liberdade me dê um grande lucro no longo prazo através de experiências e alegrais... Mais um investimento pra colocar na planilha de controle...rsrs

Grande abraço!

 VVI





19 comentários:

  1. VVI,

    Não tenho filhos mas o que sempre escuto é que a vida se divide entre "antes" e "depois", nada é como antes, mas ao mesmo tempo tudo muda para uma vida que você não pensa em trocar pela anterior.

    Parabéns pelo começo da jornada em ser papai. Que venha com muita saúde.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde PI! Obrigado pelo votos de saúde! Também escuto muito isso...o problema é quando a gente gosta muito da nossa vida de "antes". Mas vou arrumar um jeito de fazer funcionar parte do "antes" com o "depois".
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. se não trocar o dinheiro por produtos/experiências o dinheiro não tem valor algum...isto é um grande equívoco. Já dizia um sábio investior, dinheiro só serve para uma coisa, gerar mais dinheiro!
    A nada da sua vida pré-filhos vai restar, vai por mim que tenho 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Anon! antigamente com o dinheiro físico ainda existia algumas utilidades para o dinheiro propriamente dito, mas hoje com o dinheiro digital não passa de alguns bytes na tela do computador. Se o dinheiro não for gasto, não tem propósito...Sobra a vida pré-filhos, se conseguir manter a rotina de exercícios físicos, o plano FIRE e a rotina de viagens (mesmo que menos viagens e mais lentas) está bom d+.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pelo filhão!
    Tal qual você, eu amo a minha liberdade, e portanto sempre fui avesso a responsabilidades.
    "Que eu não dependa de ninguém e que ninguém dependa de mim" é quase uma filosofia de vida, assim segui um caminho mais solitário, o que claro, vem com suas consequências.
    Caso eu tivesse achado alguém legal (como parece ser o seu caso) para construir a vida comigo, eu teria embarcado nessa aventura. Hoje eu sinto que essa janela se fechou, tive minhas alegrias e tristezas, e agora que (quase) terminei de construir meu castelo, acharia bastante estranho arrumar uma princesa que não ajudou em nada, para usufruir desse castelo.
    Que hajam múltiplos caminhos para felicidade e que tanto você, quanto eu a encontremos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde MI! Pois é...também sempre tive esse orgulho de não depender de ninguém e de ninguém depender de mim...já falei isso várias vezes, inclusive algumas vezes gerando um certo mal estar na família. Existem várias formas de ser feliz e de viver a vida com propósito! Como te disse, se não fosse minha esposa seguiria minha vida sem filhos esem qualquer problema. Acredito que o caminho para encontrarmos nossa felicidade está mais na nossa cabeça que fora...estando bem consigo mesmo, é quase certo que dará certo...no mais, nunca é tarde pra encontrar uma princesa...por experiência própria, normalmente a encontramos quando não estamos procurando...
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. VVI,

    Eu também sou papai e tive o mesmo medo que você. Fica tranquilo, esse medo é um combustível na nossa vida. As preocupações aumentam, a responsabilidade também, mas com elas vem uma força implacável, suficiente o bastante para tornar qualquer problema em coisa mínima.

    Meu desejo é que o/a neném venha com muita sáude, que é o que temos de mais importante.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite PR! Obrigado pelas palavras e desejo! É uma nova etapa da vida com certeza!
      Grande abraço!

      Excluir
  7. Olá, VVI.

    Parabéns pelo bebê.

    Teve uma época da minha vida que eu planejava não ter filhos para não ter ninguém dependente de mim. Só que o jogo virou. Hoje tenho uma filha de 9 meses e estou gostando da experiência de ser pai. Toma muito o tempo da gente mais é legal.
    Desejo saúde as vocês.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cowboy! Exatamente o mesmo caminho... obrigado pelo desejo!
      Grande abraço!

      Excluir
  8. Esse é o verdadeiro investimento de lonnnnngo prazo!!!! 25 anos depois, de vez em quando ainda faço aporte sem direito a resgate. Mas vale a pena! Parabéns e que Deus abençoe que venha com muita saúde.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Claudinei! É um investimento pro resto da vida mesmo... obrigado pelos votos de saúde!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. VVI,
    Imagine que você pode gostar de passear na praça com seu filho, viajar com a família. Claro que terá responsabilidades, mas vão vir outras coisas, na verdade você tem que criar essas outras coisas prazerosas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite CP! Com certeza! Já estou me preparando psicologicamente para isso!
      Obrigado pela dica!
      Grande abraço!

      Excluir
  11. Que belo post, VVI!
    Por coincidência fui pai exatamente com sua idade de 39 anos. Normal todo esse sentimento que você está tendo nesse momento, ainda mais quando vejo que você parece se cobrar muito. Sou do mesmo jeito.
    O nascimento da minha filha foi certamente a coisa que mais impactou na minha vida e no meu casamento. Ela é o que há de mais importante pra mim, persevero ainda mais pensando no futuro dela. Mas se o amor por ela é enorme pode ter certeza que com isso vem um peso ainda maior nas responsabilidades e cobranças, a vida de casal também muda bastante, mas tudo isso faz parte da vida, pois sinto que serve para nossa evolução como pessoa.
    Você vai dar conta! Tudo de bom pra vocês! Que essa criança chegue com muita saúde e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite ZB! Obrigado pelas belas palavras! Sim...me cobro muito mesmo e também sou um pouco averso a mudanças...por isso será tão difícil pra mim. Mas toda mudança se apresenta como uma oportunidade de melhoria, então estou torcendo para que seja pra melhor... Grande abraço!

      Excluir
  12. Parabéns pelo seu filho, VVI!

    Nunca consegui me imaginar sendo pai. As vezes fico pensando em como será minha velhice, pois dificilmente terei filhos um dia.

    Abraço.
    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu ET! Eu também não me via tendo filhos...nunca tive a vontade...mas para a esposa isso era muito importante e não via ela não sendo uma mãe. Resolvi aceitar esse desafio. Tomara que dê certo!
      Grande abraço!

      Excluir