sábado, 15 de janeiro de 2022

Avaliação das Metas 2021 e Previsão de Metas de 2022

 

 

Boa tarde Finansfera!


Em 2021 foi um ano de altos e baixos, onde a renda variável BR sofreu bastante e a renda física e ativos internacionais salvaram a carteira. Do ponto de vista pessoal, foi um ano de muita enrolação...Tinha como meta em 2021 voltar aos exercícios físicos (parados no início da pandemia), colocar a saúde em dia (fazer exames e consultas acumuladas em 2020), voltar a viajar e encomendar o herdeiro (rsrs). 

Segue a retrospectiva das metas e realizações em 2021 e depois as metas para 2022:

 

 

Meta 2022 - Cumprir as metas de 2021...kkk

 

Metas 2021 


 - Retorno aos Exercícios Físicos - Havia esperança com a diminuição da pandemia em 2021 e com a vacinação que ela fosse controlada. Infelizmente isso não ocorreu e, sempre que iniciava uma atividade, algo acontecia para travar sua continuidade (aumento da gravidade da pandemia, academia não seguindo os critérios mínimos de segurança, etc). Além disso, teve a preguiça que ajudou a atrapalhar esse retorno. O triste é ver que antes da pandemia eu perdia 3h do meu dia no trânsito e ainda chegava a tempo de fazer atividade física no mínimo três vezes por semana...Que ânimo eu tinha (e olha que eu não percebia). Nesse ano trabalhei em homeoffice (ganhando essas 3 horas) e mesmo assim não tive ânimo de fazer as atividades;

 - Colocar a Saúde em Dia - Em 2020 foi um ano em que só saíamos de casa para ir ao supermercado e, com o aumento da gravidade da pandemia, a última coisa que fazíamos era ir em consultas e fazer exames. Hospital/Clínicas apenas em urgências (ainda bem que não houve nenhuma). Em 2021 o objetivo era fazer os exames necessários e colocar em dia a saúde (ir no dentista, fazer exames de sangue, etc). Não posso dizer que não atendemos (fiz várias das atividades previstas), mas devido aos altos e baixos da pandemia não consegui fazer tudo que tinha (ainda tem algumas consultas em espera);

 

 

Em 2021 tudo foi adiado...até as metas...rsrs

 

 - Voltar a Viajar - Essa foi uma que não tiramos do papel. Vontade não faltou, mas a pandemia nos deixou com medo de viajar e nos contaminarmos ou ficarmos presos em algum país estrangeiro. Além disso, os critérios de entrada nos países mudava o tempo todo, o que deixava arriscado planejar uma viagem com antecedência;

- Encomendar o Herdeiro - Tínhamos planos (antes da pandemia) em ter nosso primeiro (e talvez único) filho em meados de 2020. A pandemia mudou todos os planos...Com o COVID correndo pelo país sem vacinas (realidade de 2020 e parte de 2021) era muito arriscado a Sra. VVI engravidar e termos que frequentar ambientes de alta contaminação.  Além disso, o índice de complicações para grávidas com COVID é muito alto e por isso não achamos seguro. Em 2021 ficamos reavaliando o plano a cada 3 meses e a cada vez que achávamos que poderíamos voltar ao plano, acontecia algo que nos fazia voltar atrás...

 Para 2022, acredito que a ideia e manter as mesmas metas de 2022, porém dessa vez realmente tirá-las do papel! rsrs 

 

Metas 2022

 

Em relação a atividade física, estou em um dilema pois praticava Muay Thai, que é uma atividade de contato (já há vários anos). Adoro e gostaria de continuar, porém em 2021 fiquei bastante decepcionado em ver que o pessoal da academia onde treinava ignorou, em sua maioria, a instrução de uso de máscaras e de evitar contato...Assim, como acredito que não é época de abaixar a guarda, devo ser forçado a ir para uma musculação ou outra atividade em outra academia que possa me resguardar por um tempo...infelizmente...queria tanto voltar...

 

 

Voltar pra Musculação dá uma Preguiça...rsrs... 

 

Em relação à saúde, essa meta já foi quase concluída em 2021...Agora é só fazer a manutenção e fechar as poucas pendências de 2021.

Em relação ao herdeiro, como tanto a Sra VVI quanto eu estamos vacinados (vacina e reforço), tínhamos combinado que independente do que acontecesse em 2021/22 iríamos começar a tentar no final de 2021. Logo podemos ter boas notícias em relação a esta meta...

 

Em 2022 o VVI Júnior vai Sair do Papel


Como meta econômica, tenho apenas manter a taxa de poupança acima de 50 % (o que vai ser um desafio caso a meta  do herdeiro seja cumprida) e continuar animado com o objetivo FIRE até os 50 anos. Pelo ocorrido em 2020 e 2021, estamos no caminho certo.

Em relação à meta de viagens, conversamos e resolvemos iniciar em 2022 as viagens, mas fazer viagens no Brasil...inicialmente aqui no estado em que moramos e dependendo da meta do herdeiro, ampliar para outros estados. Já temos uma viagem marcada para maio de 2022 para experimentarmos essa nova fase de viagens (viagem próxima)! Viajar faz falta...muita falta.

 No mais acho que é isso... Além das metas, temos nossos desejos de nos mantermos saudáveis, que nossos parentes e amigos se mantenham bem e, por que não, que nosso país tenha um ano mais tranquilo que o anterior (difícil por ser ano eleitoral, mas desejar "não tira pedaço").

Feliz 2022 para todos nós! E vocês? Quais as suas metas para 2022?

 

Grande abraço!

 

VVI

 

10 comentários:

  1. Foi um ano difícil de planejar financeiramente e pessoalmente também!

    Boa sorte na fabricação do herdeiro, espero ler boas novas o quanto antes.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  2. Caro VVI,

    Não existe nada mais caro, mas ao mesmo tempo mais recompensador, do que ter um filho! Desejo um grande sucesso a você e sua senhora nesta empreitada!
    E como amadurecemos...
    Não existe amor maior do que um pai/mãe para com seu rebento!
    Sinceramente, não tracei ainda os planos para 2022, mas farei em breve um post sobre isso.
    Um grande abraço!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite 40invest! Obrigado pelas palavras! Realmente ouço o mesmo de várias fontes diferentes! Espero que consigamos manter o controle de gastos e gerenciamento de tempo após o filho...
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Fala VVI, boa sorte nas suas metas para 2022, especialmente a do herdeiro, ter um filho deve ser uma experiência única, o desafio vai ser manter essa taxa de poupança nas taxa dos 50% kkk.

    Um bom 2022 a todos nós

    https://firejovem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite FJ! Obrigado! Com certeza vai ser um desafio...kkk.

      Excluir
  4. Olá, VVI.

    Eu também não bati todas as minhas metas de 2021. Agora sobre corridas, foi o ano que mais corri. A gente tem que deixar a preguiça de lado.
    Eu tive uma filha em 2021 (hoje tem 8 meses). Não gasto muita grana, mas toma muito tempo da gente.
    Daqui uns dias farei minhas metas para 2022.
    Tomara que consiga ter o bebê.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cowboy! Realmente a preguiça é a principal desculpa...vou focar em dar esse primeiro passo. Legal ver que sua experiência foi de baixos gastos...Alguns colegas gastaram bons valores e nutricionista, pré-natal, etc, mesmo tendo plano. Acho que a questão é conseguir manter os pés no chão. Obrigado pela experiência passada! Grande abraço!

      Excluir
  5. Olá VVI!

    Bacana sua organização no que tange aos seus objetivos.

    Em relação ao herdeiro, acho que vocês foram muito prudentes. Se Deus quiser 2022 será mais tranquilo e vocês conseguirão. Tenho uma filha que vai fazer 4 anos agora em fevereiro e posso dizer que é de longe a maior alegria de nossas vidas.

    Fica um pouco mais difícil bater a meta de aporte rs mas vale demais a pena, pode ter certeza!

    Em relação às viagens, nós também curtimos bastante mas ficamos muito receosos de viajar pro exterior igual a vocês. Viajamos só aqui pelas praias do estado mas espero que a gente consiga fazer outra Eurotrip no final do ano.

    Por sinal a gente tinha um blog de viagens, mas encerramos em 2017. Segue o link de qualquer forma. Guardei o que tinha postado no github:
    https://windmateus.github.io/pegadaspelomundo/index.html

    ResponderExcluir
  6. Boa noite ZB! Espero que eu consiga bater pelo menos a maioria dos objetivos! 2021 foi triste nesse quesito (só cumpri os econômicos). Sobre o filho é normal mesmo o aumento de gastos, mas acredito que consiga manter uma taxa de poupança elevada, pelo menos no início (após entrar em creche aí os custos viram exponenciais). Que bom que conseguiu viajar um pouco... Não vejo a hora de poder viajar de novo pra fora... Estava muito mal acostumado antes da pandemia otimizando férias e conseguindo viajar bastante! Legal saber que você tinha um blog de viagens! Eu publicava relatos de viagens no site mochileiros.com há muito tempo atrás. Pode deixar que vou dar uma olhada nele!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir