domingo, 17 de outubro de 2021

Será que um blog de finanças amador nasce já fadado ao fim?

 

 

Bom dia Finansfera!

 

Nesse post levanto uma discussão sobre o futuro dos blogs de investidores amadores, como este meu, que nascem com o intuito de gerar discussões na Finasfera sobre investimentos sem interesse que o blog se torne uma fonte de retorno financeiro.

 

 

Durante muito tempo fui leitor de blogs amadores de finanças, adorando ver pontos de vistas diferentes e distribuições de carteiras que me faziam abrir os olhos para formas de investir diferentes das minhas e explicações com ângulos diferentes dos normalmente abordados nos blogs profissionais e fontes tradicionais de informação. O que mais me atraia para esse tipo de fonte era o fato que estes não tinham o objetivo de ganhar dinheiro com o blog ou indicações, sendo então informações isentas de um investidor para outro  (não necessariamente informações corretas mas isentas).

Depois de algum tempo de leitura comecei a ter vontade de dividir meu método de investimento, aprendizado e angústias como investidor focado no FIRE (loooongo prazo). Via em outros blogs discussões muito interessantes mas não conseguia centralizar a discussão em algum assunto específico. Por este motivo comecei a pensar na possibilidade de criar meu próprio blog e dividir minhas experiências. Daí nasceu o blog VVI...

O que não previa é que escrever um post dá tanto trabalho...escolher um bom tema para a discussão, escrever e analisar o que foi escrito...corrigir erros de digitação, português ou melhorar o entendimento das sentenças...temos que ler e reler o texto algumas vezes até conseguir fechar o texto. Além disso tem a obtenção de figuras que encaixem com o tema e também a formatação de texto/figuras/tabelas que de vez em quando insistem em não ficar conforme planejado... 

No início como temos muito a dizer os assuntos saem naturalmente olhando para tela...na verdade a dificuldade é escolher qual tema abordar naquele post...Mas com o passar do tempo e escrita de vários posts os assuntos começam a ficar escassos ou repetitivos. 

Outro ponto é que muitas vezes acabamos não atendendo ao objetivo principal do blog que era gerar discussões. Não é raro um post de um canal já consolidado não atingir nem uma dezena de comentários...Para os posts de blogs iniciantes, após todo o trabalho apontado nos parágrafos acima, não é raro termos nenhum comentário depois de semanas ou alguns poucos. Confesso que é um pouco decepcionante gastar algumas horas preparando um post para no final não ter nenhum comentário... Como investidores temos na cabeça que nosso tempo vale dinheiro e por isso temos que usar nosso tempo naquilo que nos traz mais retorno (financeiro ou emocional). Gastar tempo e não ter nem um comentário no post é o equivalente a pagar para trabalhar...

 

 

Escrevendo um post pra no final ter 2 comentários...rsrs

 

Notei inclusive nos últimos meses uma desaceleração dos blogs em geral...vejo blogs parados, menos postagens e menos comentários ainda...Será que efeito do desanimo com as constantes quedas das ações  e FIIs?

Com a popularização também dos grupos de investidores no Whatsapp / Telegram acredito que os blogs de finanças estão mais ameaçados ainda...É muito mais fácil levantar uma discussão / enviar pontos de vista em um grupo de Whatsapp/Telegram que através de um Blog... Muitas vezes me vejo atendendo minha "necessidade discussões" mais nestes grupos que em blogs. Por semanas é possível gerar dezenas de discussões interessantes e mandar mensagens diretamente para alguns investidores para ter discussões mais direcionadas.

Não estou dizendo que meu canal irá acabar, ainda pretendo mantê-lo pois entendo que como tudo é necessário um tempo de maturação e desenvolvimento...assim como investir em ações é pro longo prazo, acredito que blogs também sejam...mas o que comecei a notar é que poucos blogs sobrevivem muitos anos...Existe uma rotatividade muito grande na Finansfera e vejo poucos blogs com capacidade de gerar discussões com vários pontos de vista...talvez o futuro dos blogs seja realmente centralizar as discussões em poucos blogs ao invés de criar vários e diluir a Finansfera.

Será que o trabalho de criação e manutenção de um blog amador e seu retorno condenam o blog a uma vida curta? Grupos de Whatsapp/Telegram serão a nova Finansfera?

 

O que acham? Vem também dessa forma? Algum ponto de vista diferente?

Grande abraço!

 

VVI



14 comentários:

  1. VVI,

    Na minha opinião a isonomia dos blogs é a maior vantagem, aqui a escassez da publicidade proporciona um ambiente mais sincero das opiniões de quem escreve.

    Eu não participo de nenhum grupo de Whatsapp ou Telegram sobre investimento e sinceramente acho que esses grupos não acrescentam quase nada para o tema e devem ser movido por paixões pessoas intensas de cada membro, ainda mais bizarras do que no Instagram.

    Eu sinceramente escrevo no meu blog para mim e não para os leitores, sou uma pessoa nostálgica e quero manter um registro da evolução da minha situação financeira e do meu pensamento sobre questões da atualidade. Quero chegar em 2030 e olhar para o 'Pi de 2021' e pensar "Poxa, eu pensava dessa forma e olha só" ou então "Nossa, eu nem imaginava que isso fosse acontecer diferente" e tudo mais.

    Ainda separo algumas horinhas por semana para ler os blogroll, inclusive me deparei com o fato do seu blog não estar na minha lista apesar de suas constantes participações nos comentários do meu blog e já providenciei a correção no meu blogroll para que eu possa acompanhar com frequência suas postagens.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde PI! Recentemente (últimos meses) tenho participado de alguns grupos e confesso que tem sido interessantes. Tem servido bem para o objetivo de ver posições diferentes sobre ativos e tirar dúvidas/levantar discussões sobre assuntos.
      Interessante a sua visão de objetivo com o seu blog. Não tinha visto essa possibilidade. Realmente com o tempo mudamos muito nossa forma de ver as coisas e consequentemente de investir. Minha carteira atual é completamente diferente da carteira de 3 anos atrás...
      Também gosto de ler o blogroll, apesar da rotatividade de blogs estar alta ultimamente e a quantidade de posts menor (acho que o povo está desanimado pra escrever dadas as carteiras mês a mês andando de lado).
      Grande abraço!

      Excluir
    2. Tenho a mesma percepção de ti! Acredito que o blog seja mais para efeito de registro histórico do que gerar debates/audiência.

      Excluir
  2. Olá VVI!

    Me identifiquei bastante com seu texto, em especial com o trabalho que dá pra gente bolar essas postagens, mas quando a gente termina é bem satisfatório ainda mais quando temos o feedback dos colegas, o que faz a gente aprender ainda mais.
    E eu também estou contigo no sentindo que sou FIRE - longo prazo extreme! rs
    Por sinal, seu blog está bem bacana. Acabo de adicionar ao meu blogroll.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde ZB! Sim, é muito satisfatório ver que um tema levantado trouxe discussão entre os participantes da Finansfera! Espero alcançar o FIRE ainda com saúde para aproveitar um pouquinho..rsrs
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá, VVI.

    Tenho 5 anos de blog e às vezes dá uma preguiça ou fico sem assuntos para escrever, mas tem semanas que os assuntos veem aos montes. É assim mesmo. Tem hora que desanima, mas dá para seguir.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cowboy! Essa preguiça é complicada mesmo! Um passo de cada vez mesmo. Bom saber que tem 5 anos de blog e ainda está atuante na Finansfera! Grande abraço!

      Excluir
  5. Boa reflexão.
    Eu mesmo já não tenho muito o que escrever de relevante no meu blog, não acho que finanças pessoais seja um tópico complicado ou extenso, o que pega de verdade é a parte comportamental, afinal "Conhecer o caminho não é trilhar o caminho".
    Mantenho então meu blog mais como um histórico e de vez em quando tenho uma epifania igual ao post desse mês sobre FIIs, que vai fazer eu mudar a minha estratégia em relação a essa classe de ativos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Olá VVI,

    Ter um blog é para mim um processo quase terapêutico. O simples fato de compartilhar a história, o progresso e as muitas dificuldades com tantas pessoas, ajuda a trilhar essa LONGA caminhada.

    Possuo uma enorme dificuldade em mostrar meu progresso para meus amigos e familiares, chego a ficar frustrado e chateado muitas vezes. E postar regularmente (pelo menos uma vez por mês) me faz lembrar diariamente que estou na busca da IF e que não estou sozinho nessa jornada.

    Concordo com O Poupador do Interior: Que escreve o blog para si e não para os outros. E sinto um enorme prazer em compartilhar um pouco com a experiência adquirida na jornada.

    E respondendo a sua pergunta: acredito que não, o blog de finanças não acabará, mas manterá a nostalgia de poder colocar os gráficos, tabelas e análise na tela de todos aqueles realmente interessados em independência e liberdade.

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite VAR! É uma pena mesmo que tão poucas pessoas no nosso meio se interessem por investimentos. Realmente com um caminho tão longo para o FIRE o blog pode ser uma forma de manter o acompanhamento.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi, VVI! Eu não participo de grupos de Telegram ou Facebook; muito barulho para quem começa. Acho que a desaceleração tem a ver com duas coisas: a pandemia está "acabando" (muitas mas muitas aspas aqui pois não, não está mas tudo está se reativando) e as pessoas vão passar menos tempo na Internet; a segunda é que por conta da pandemia muitos começaram a se interesar em investimentos seja por hobby ou necessidade mas investir requer tempo e quem foi por hobby pode não se interessar mais agora que tem mais opções e quem foi por necessidade, provavelmente está tentando reativar a economia do lar e também não tem tempo. Poucos continuam porque demanda tempo e estudo. Eu tenho um estudo super errático de investimentos: com a rotina familiar e as minhas aulas em horários que vão das 6:30 até às 21:00 é muito difícil. Só não paro porque não quero estar no mesmo lugar em dez anos. Mas custa e nem todos conseguem continuar aprendendo, buscando informação, etc. Mas olha, vc já teve mais que dois comentários! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Muna! Kkk... realmente esse post deu Ibope...nada como um título controverso para atrair os comentários. Realmente investir pode ser trabalhoso se quisermos, mas um conselho...O conhecimento necessário para investir bem é bastante superficial na verdade. Muito conhecimento só é importante se você quiser investir diretamente você mesmo em uma carteira complexa (sem garantia de melhores retornos). Pessoalmente se fosse começar de novo do zero não sei se faria uma carteira super diversificada em tipos de ativos diferentes ou focada em ativos específicos como é a minha hoje. As vezes menos é mais (não estou apontando pra não diversificar...isso é muito importante...mas diversificar demais também é um problema). Um grande abraço!

    ResponderExcluir