quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Piora do Cenário Econômico - Oportunidade ou Aviso sobre Futuro da Economia Brasileira?

 

 

Boa noite Finansfera!



Nos últimos tempos temos passado por uma piora da situação econômica do país..a inflação não dá trégua, o dólar continua alto mesmo com os aumentos de 1% na taxa SELIC por reunião do COPOM e na política muita gente "batendo cabeça" e nada sendo realmente feito para mudar esse cenário. Além disso ainda temos crise hídrica e COVID completando o quadro...que fase... A divida pública já beira os 100% (índices extremamente altos para um país subdesenvolvido como o Brasil) e já vemos indícios que a taxa de juros voltará aos dois dígitos (para o desespero do empresário e felicidade do investidor de renda fixa). pra piorar ano que vem é ano eleitoral (época de jogar todos os problemas pra baixo do tapete).

A grande pergunta que passa pela minha cabeça é: "Estamos em um momento de oportunidade ou aviso sobre uma piora da economia brasileira?"

 

 

 Quando pensamos que vai recuperar, vem outra queda...

 

 Todos sabemos que a melhor hora de ir às compras na renda variável são nas quedas de mercado...Ou seja, estaríamos em uma fase boa para aumentar a participação em ações. Por outro lado, como a queda está ligada com a piora da situação econômica do país, pode ser que esta queda gere revisão dos lucros das empresas na B3 (junto devido à maior SELIC) e com isso apesar de acessarmos ações por preços menores, também teremos redução do valuation das empresas, podendo anular a oportunidade...

Outro ponto a considerar é o fato que crises institucionais são complicadas e é demorado até um governo conseguir melhorar as condições econômicas e ir diminuindo o endividamento. Some a isso a perda de credibilidade do país pelo mundo e também o processo inflacionário mundial que irá acabar obrigando as grandes economias a aumentar suas taxas de juros (impactando nossa rentabilidade). Tempestade perfeita...

Após todos estes fatores, estou pessimista para o caminho que estamos percorrendo... Vejo maior chance de uma continuação da piora do cenário (com aumento de dólar e piora da Bolsa) do que de uma recuperação econômica.

Por este motivo, vou aumentar um pouco minha alocação em ativos internacionais (de 25% da carteira para 35%) no médio prazo diminuindo um pouco a alocação na renda variável brasileira.

Uma boa notícia foi a criação do WRLD11, ETF nacional que replica o ETF  VT. Isso diminuirá uma preocupação que tenho, uma vez que invisto toda a parte da carteira internacional diretamente no exterior e estava preocupado com possíveis alterações tributárias nos EUA/Irlanda ou regras tributárias malucas que o Brasil poderia criar em relação a investimentos no exterior. Assim, o ETF WRLD11 será uma boa opção para diversificar um pouco meus investimentos internacionais. 

 Mas em geral, faz parte da vida do "FIREE" esses altos e baixos, especialmente no Brasil... Não vou fechar a porta para um retorno em aposta Brasil, mas vou investir em ações BR com mais cuidado...pelo menos até ter uma visão um pouco mais clara de para onde estamos indo...

E você? Como está se preparando pros próximos meses/anos?

 

Grande abraço!

 

VVI



10 comentários:

  1. Boa questão esta. Acho que temos que ir devagar com a economia brasileira. Não dá pra continuar apostando tudo na bolsa brasileira qdo vc tira o mesmo na RF sem todo o risco. Acho que mais que nunca RF no Brasil e RV no Mundo todo é o caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Anon! Concordo 100%...A relação risco/retorno da RV no Brasil não vem batendo a RF. A cada dia a RV global vem se mostrando uma alternativa mais interessante que a RV BR.

      Grande abraço!

      VVI

      Excluir
  2. É impressionante como não conseguimos ter uma visão otimista do futuro do Brasil, só cenário nebuloso econômico, político, reformas que nunca são concretizadas (fica só no gogó) desses "representantes do povo", privatizações que nunca acontecem.

    Confesso que estou muito sem rumo, não sei investir no exterior "que angústia", e já me sinto atrasada o suficiente pra começar a estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade isto é reflexo puro do jeitinho brasileiro. O País tem o que seu povo merece. Entre no último post do VR para vc ver todo mundo ajudando o cara que tem milhões a sonegar seus lucros com bitcoins. Ai como podemos ter otimismo com o Brasil quando temos um povo () como este?

      Excluir
    2. Boa tarde Anon! Infelizmente a impunidade facilita esse cenário em que a pessoa que faz errado é premiada e quem tentar seguir a regra é bobo. Isso é algo que me incomoda muito no País (não ter segurança jurídica/tributária). Mas infelizmente é o País que vivemos...
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Boa noite Suzana! Infelizmente sempre que apostamos a favor do país acabamos nos arrependendo. Hoje em dia existem opções simples para investir fora sem nem precisar de conta lá fora (o ETF que me referi é um exemplo...se compra no homebroker de qualquer corretora). Obviamente um pouco de estudo é necessário, mas tem várias fontes boas de informação no YouTube (Exemplo: blog do Otávio Paranhos).
    Grande abraço!
    VVI

    ResponderExcluir
  4. Crises políticas eu já esperava, agora crise institucional não. Desde 07/09 estou fora! Por muito menos Dilma foi retirada do cargo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Anon! Infelizmente as únicas coisas que não espero no País é estabilidade e bom gerenciamento. Não sei como sempre voltamos a viver nessa montanha russa econômica/política.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Não acho que seja um clima de fim de mundo igual algumas pessoas tem falado.

    A Bolsa certamente está em um ciclo de queda e com a SELIC saindo de 2% para 11% em um intervalo de 12 meses, será necessário ajustar o preço das ações para acomodar o novo cenário de múltiplos com o novo cenário de juros. Acredito que nesse processo boas empresas podem ser puxadas para baixo e até entrarem em "promoção", basta cada um ficar de olho nos ativos que fazem sentido para sua estratégia. As oportunidades vão aparecer ao longo de 2022.

    Nesse cenário de ajustes de juros eu não pretendo liquidar minhas posições em bolsa brasileira ou Fundos Imobiliários, mas vou suspender os aportes nesses ativos por enquanto.

    A diversificação e a cabeça fria são a melhor pedida para esse momento.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde PI! Concordo com você...a pior crise sempre é a que estamos passando e temos que "comprar ao som dos canhões e vender ao som das trombetas". Apesar disso temos que proteger nossas carteiras para sobreviverem a qualquer cenário (talvez não o apocalipse zumbi...rsrs).
      Também não acredito em liquidar posições, mas diluí-las...Obviamente se perdemos confiança em uma ação temos que liquidar, mas não é o caso uma vez que é um problema sistêmico...Vou continuar seguindo com a minha alocação desejada, pelo menos até o ano que vem quando posso fazer alguns ajustes.
      Grande abraço!

      Excluir