Bom dia Finansfera!
Chegamos ao final do ano de 2025 e, olhando para trás, concluo que foi um ano de grandes mudanças pessoais e, do ponto financeiro, um excelente ano como não via há muito tempo! Fazendo uma retrospectiva temos de mais relevante no ano:
1) Mudança de Setor no Trabalho com Mudança de Estado;
2) Venda do Apartamento;
3) Simplificação da Carteira de Investimentos preparando para um futuro FIRE.
Foram grandes mudanças! Um ano cheio de emoções, muito trabalho (tanto no emprego quanto cuidando de criança e organizando mudança) e alguns "saltos de fé" (depois de aproximadamente 18 anos em um local resolvemos mudar para outro estado).
2025 foi o ano em que fiz mais um movimento para simplificar a carteira e eliminei os FIIs, transformando-os em TD (no final de 2024 tinha feito algo similar com as ações BR). Foi o maior "cavalo de pau" que já fiz na minha história de investidor, sendo que na época os FIIs eram cerca de 25 % da minha carteira de investimentos. Essa simplificação trouxe uma grande tranquilidade para a minha carteira e uma previsibilidade de crescimento contínuo bem grande. A carteira cresce constantemente como um reloginho e hoje em dia quando vejo notícias de movimentos estranhos nos FIIs, liquidações de fundos, indícios de compra/venda casada entre fundos da mesma gestora e outras ações que obrigavam a gente a prestar atenção ou agir apenas sorrio pois isso já não me afeta (ainda bem, pois tinha posição relevante em IRDM11...rsrs). Rumo ao "automatismo pleno" da carteira composta apenas de TD + ETF neutro internacional.
Do ponto de vista pessoal acredito que 2026 será um ano com foco em estabilidade...criar raízes no novo setor e nova cidade...quem sabe no ano que compraremos um imóvel nessa nova cidade e vamos fincar raízes de vez (previsão é compra em 2027, mas quem sabe)...
Do ponto de vista de investimentos possivelmente será um ano com poucos investimentos novos, uma vez que estou com gastos muito elevados (aluguel, babá, escola, etc) e a Sra VVI ainda não voltou pro mercado de trabalho na nova cidade (estamos trabalhando nisso...mas possivelmente só estará efetiva mais pro meio do ano), mas por outro lado o patrimônio já é tal que "cresce sozinho". Logo se conseguir "empatar" os gastos com receitas do trabalho nesse momento, sem necessitar acessar as reservas que temos, já tá de ótimo tamanho (lembrando que a partir do meio do ano se tudo der certo e a Sra VVI voltar ao mercado de trabalho a renda total deve voltar a superar com folga os gastos e conseguiremos voltar a aportar forte).
A carteira em 2025 aumentou 24,23 % em relação ao final de 2024, sendo deste aumento cerca de 16,90 % relativo a rentabilidade dos investimentos (o resto foram devido a aportes). Nada mal para uma carteira bem defensiva e durante quase metade do ano sendo composta apenas de renda fixa + ETF internacional (rentabilidade equivalente a 113% do CDI em 2025 - sem descontar impostos). Estou muito satisfeito com esse resultado. Verdade que perdi o grande momento da renda variável em 2025, mas o que importa é que venci com folga o IPCA acumulado (cerca de 4,18%) e fiz bons aportes com taxas altas em TD longo.
Considerando o período em que faço o acompanhamento mensal dos meus investimentos (desde dezembro de 2021) minha carteira dobrou em apenas 4 anos! É notável esse fato...Fico muito feliz do que tenho alcançado nesse período e como tenho alcançado (sem grandes concessões...vivendo bem mas sem necessitar de muito).
Seguem os principais dados acumulados:
Crescimento do Patrimônio (azul), rentabilidade acumulada (laranja) e IPCA (cinza) em 2025
Composição do Patrimônio
Baita resultado. Parabéns! Feliz 2026
ResponderExcluirObrigado Anon!
Excluir