sábado, 6 de julho de 2024

Resultado da Carteira de Jun/24 (-0,01% / -0,2%)


 


Bom dia Finansfera!


Junho foi um mês no qual praticamente não acompanhei o mercado, uma vez que a viagem de férias ocupou praticamente todo o mês! Viajem longa com criança pequena é algo totalmente diferente do que eu estava acostumado nas minhas viagens: É um processo demorado, cansativo e em alguns momentos divertido. Confesso que fiquei um pouco frustrado por ter viajado para lugares incríveis com dezenas de oportunidades turísticas incríveis e não ter conseguido aproveitar 10 % delas dadas às limitações trazidas pela VVI baby, mas no final a viagem foi bem mais lenta que eu estava acostumado e isso também tira um pouco do peso da "organização" da viagem. 

Minhas viagens sempre foram milimetricamente planejadas de forma a otimizar nossos passeios e experiências e agora basicamente o que fazemos "é o que dá pra fazer". Existe uma certa beleza em viajar pra um lugar sem planejamento algum, apesar de ser um pouco frustrante estar perto de algo tão grandioso e ter que passar o dia em parquinhos de bairro... A boa notícia é que viajamos propositalmente por lugares que já conhecíamos bem e isso tirou um pouco do sentimento de perda de não visitar um determinado local, mas confesso que não achei que valeu tanto a pena viajar pra fora (em moeda forte) ao invés de ficar pelas redondezas de casa mesmo... Teria gastado menos, estressado menos, descansado um pouco mais e para a VVI baby não teria tanta diferença...não sei...ainda não tive tempo de processar todos os sentimentos da viagem...rsrs

Do resultado do mês achei interessante que o patrimônio ficou estável em relação à maio (-0,01%) e caiu levemente quando falamos mesmo de rentabilidade - 0,2% (sem aportes). Foi um resultado estranho, uma vez que as ações BR subiram, ETFs internacionais subiram bem (tanto valorização das cotas quanto cambial), os FIIs caíram pouco (praticamente estáveis) e a renda fixa é que foi o "vilão" do resultado mensal com uma queda acentuada... Vocês devem estar se perguntando: "Por que a renda fixa caiu?" - Na verdade a resposta é simples...não caiu...kkkk. Explico: nos últimos meses tenho aportado forte no TD Renda+ e este, apesar de ter um valor contratado fixo, no mercado secundário oscila muito, em especial, devido ao seu prazo de vencimento longo. Infelizmente a maioria das corretoras que possuo não permite que acompanhemos TD através da curva ao invés do valor no mercado secundário e com isso a rentabilidade do mês é "mascarada" por essa "falsa queda" dos investimentos em TD devido a marcação de mercado. Digo falsa pois ela só existiria se eu vendesse os títulos, algo que não farei (a ideia é ir até o final e essa renda compor minha aposentadoria antecipada). Assim o correto seria considerar a taxa contratada, mas, para isso, teria que entrar no espaço investidor da B3 e pegar o valor de curva manualmente para cada vez que comprei um título (ou montar uma equação matemática para calcular isso pra mim todo mês). Como estou com preguiça busquei o valor indicado pela corretora mesmo que é a afetada pelos aumentos das taxas ocorridas nos últimos tempos...paciência. 

No futuro tentarei corrigir isso ou até retirar os TDs e demais investimentos medidos pelo valor do secundário da minha rentabilidade mensal (absurdo não permitirem a gente escolher o método - nisso palmas para a XP que é a única que conheço que permite a gente escolher o método de controle desses ativos).

Novidades, Taxa de Poupança e Movimentações do Mês

A maior novidade desse mês foi a viagem mesmo que ocupou 20 dias do mês, mas também tenho uma novidade que pode ou não se materializar: Me apareceu uma oportunidade de mobilidade na empresa para me mudar para outro estado. É algo que já desejávamos antes, porém hoje em dia já temos nossa vida toda organizada na cidade/estado que vivemos e uma mudança tendo criança pequena, 2 gatas, um apartamento  próprio e ainda o trabalho da Sra VVI estabilizado...É muita coisa pra se preocupar e com certeza muitos gastos com mudança, etc... Do lado positivo a cidade pra onde nos mudaríamos é um lugar visto como bastante seguro, bom e com boa infraestrutura...vamos ver...na verdade a decisão está nas mãos da Sra VVI que seria a maior afetada pela mudança (começar do zero trabalho).

A taxa de poupança nesse mês foi muito baixa devido aos gastos com a viagem que foram turbinadas pelo alto valor do dólar...maravilha...mas deu pra investir um pouquinho de dinheiro novo. Espero que nos próximos meses termine de pagar as passagens aéreas (grande gasto) e volte a conseguir aportar valores mais consideráveis no plano FIRE.

As movimentações foram concentradas em reinvestimentos dos rendimentos recebidos nas suas mesmas classes de ativos (rendimentos de FIIs comprando novos FIIs, etc) e o dinheiro novo foi para compra de TD Renda+. A cada mês a taxa fica mais atrativa! Peguei um Renda+ 2040 por IPCA+6,48% nesse mês! Por um lado é bom pois tenho maior rendimento mas por outro lado isso significa que a situação econômica do Brasil está piorando...vamos ver até onde isso vai.

Seguem os gráficos do mês...

Gráficos do Mês

Rentabilidade Histórica da Carteira: