domingo, 25 de julho de 2021

Perrenges/Estórias Engraçadas de Viagem - Parte 1

 

 

Bom dia viajantes!

 

Independente do seu planejamento e experiência, todo viajante está exposto aos perrengues de viagens.  Simplesmente aceite...por melhor que seja o planejamento, sempre haverá aquele feriado local na data do translado, aquele hotel de nota alta que não tem nada a ver com as fotos, aquele ônibus salvador que te levaria do local onde você está até o ponto turístico desejado que deixou de circular 1 mês antes da sua viagem, entre outros...

Estes podem se tornar futuramente boas histórias de viagem ou tornar a viagem um verdadeiro pesadelo. Nos meus 10 anos de viagens já passei por diversos perrengues e graças a Deus nenhum do tipo "pesadelo". Apesar disso, alguns foram engraçados e outros que na hora foram considerados ruins, hoje em dia são estórias que sempre são lembradas nas trocas de experiências com amigos viajantes (muitas vezes mais lembradas que os grandes pontos turísticos)...rsrs

 

 

Quando o perrengue acontece, é assim que nos sentimos...

 

Segue uma lista de alguns "perregues" ocorridos:

 

1) Prova de Vinhos no Chile: 

 

A Sra VVI é uma grande apreciadora de vinho enquanto eu não consigo diferenciar um vinho seco do suave... Como estávamos passeando pelo Chile, marcamos algumas visitas a vinícolas da região. 

Em um desses passeios a vinícolas, sentamos em uma linda mesa gigante ao ar livre onde haviam alguns pratinhos de salgadinhos e várias taças e diferentes garrafas de vinhos (brancos e tintos). Sentamos na mesa junto com várias outras pessoas que iriam participar da prova de vinhos. 

Com o início da prova ficou claro que eu não entendo nada mesmo de vinhos: enquanto minha esposa apontava a característica "frutada" ou "amadeirada", para mim eram todos iguais (só conseguia distinguir o branco do tinto...mas aí também não dá né?). 

Em um determinado momento trouxeram alguns pratinhos de queijos especiais e colocaram ao meu lado. Neste momento achei interessante pegar um queijo e provar com um pouco de vinho para ver se fazia diferença. Provei e não faz...rsrs...mas logo depois olhei para a Sra VVI que estava sentada na minha frente e ela estava com uma cara de assustada com os olhos arregalados...Eu não tinha entendido o que havia acontecido...o que fiz de errado? Não deu 5 segundos e ela me grita: "Menino, esse queijo não é seu!!!"

 

 

Esse acontecimento ficou conhecido entre nós como "O Queijo da Vergonha"

 

Quando olhei para o lado vi uma mulher me olhando e nesse ponto a ficha caiu...Existiam diferentes pacotes de provas de vinho...algumas pessoas pagaram um plano que incluía a degustação com queijos, caso da mulher ao meu lado (pensei que o queijo era comunitário e enfiei a mão no prato de queijos da mulher na frente dela). 

Na hora comecei a pedir mil desculpas para a mulher em inglês e espanhol ao mesmo tempo e já fazendo referência ao garçom para que ele trouxesse outro prato por minha conta para dar o queijo para a mulher...Nisso olho a Sra VVI na minha frente gargalhando...Nesse momento a mesa inteira já tinha entendido o que ocorreu e também estava rindo da situação. A sorte é que a mulher era brasileira também e bem humorada percebeu que foi um engano (só descobri quando ela me respondeu em bom português dizendo que estava tudo ok). Fiquei super sem graça...E não é que no próximo vinho a mulher me oferece um outro pedaço de queijo? Queria abrir um buraco no chão e me esconder...rsrs...

Até hoje em situações que provamos vinhos minha esposa ri de mim lembrando dessa e outras situações embaraçosas relacionadas a provas de vinhos (gostaria de dizer que foi a única vez que fiz bobagem nessas provas...depois conto outro).


2) Aeroporto errado em Belfast (Irlanda do Norte) - 

 

Esse é um perregue clássico, mas não menos desesperador. Sou uma pessoa extremamente organizada com horários e planejamento e por isso tinha a logística toda preparada para chegar ao aeroporto. 

Saímos quase 3 horas antes do horário do vôo pra não ter risco. Pegamos o ônibus correto e ficamos um tempão pra chegar no aeroporto (que era longe do centro), mas chegamos dentro do programado cerca de 1 hora antes do horário do vôo... Procuramos com calma a informação do portão de embarque (checkin estava feito online) e não conseguimos achar...até que conseguimos conversar com uma pessoa que trabalhava no aeroporto - Conclusão: Estávamos no aeroporto errado! 

Aparentemente existia um pequeno aeroporto perto do centro de Belfast de onde saíam apenas vôos de empresas low cost e o aeroporto principal (onde estávamos) que era o aeroporto internacional e de onde saíam os vôos da companhia aérea pela qual havia comprado o bilhete...Nessa situação cometi dois erros graves:

a) Apesar de comprar a passagem por uma companhia aérea grande, o vôo era partilhado com uma low cost (tinha escrito pequeno dentro do comprovante de passagem que o vôo era com a companhia low cost). Pelas buscas que fiz na internet o aeroporto era pequeno e não apareceu...falhei em não comparar o código do aeroporto com o escrito na passagem...

b) Apesar do nosso vôo ser para Escócia (destino internacional, e por isso deveria sair do aeroporto internacional) como a Irlanda do Norte e Escócia fazem parte do Reino Unido os vôos entre estes países são considerados "vôos locais".

Nisso o desespero tomou conta de nós...perderíamos nosso vôo e haveria um efeito cascata nos nossos planejamentos de passeios do dia seguinte (além de diária de hotel e taxas de remarcação de passagem elevadas em libras esterlinas!!!). 

Mais que depressa corremos e pegamos o primeiro táxi que vimos. Demos sorte que o taxista era gente boa e correu para chegar no outro aeroporto a tempo. Era horário de grande trânsito e nosso desespero só foi aumentando...Já estava quase chorando pensando no grande prejuízo e na quantidade de coisas que teria que cancelar ou reprogramar (nesse momento que defini uma regra interna de nunca marcar um passeio importante no dia após chegar de viagem - risco de perder o passeio).

Moral da estória: Conseguimos chegar a tempo e pegar o vôo! O Taxi saiu caro, mas bem mais barato que teria sido se tivéssemos perdido o vôo, com certeza! E o mais engraçado é que vimos que o aeroporto correto era muito perto do local onde ficamos em Belfast (poderíamos ter chegado lá em 20 minutos)...


3) Fronteira Fechada por Feriado


Dentro de uma grande viagem que fizemos precisávamos cruzar da Jordânia para Israel. Tínhamos lido diversos relatos sobre a facilidade que era sair de Amã (capital da Jordânia) até a fronteira com Israel e como era tranquilo cruzar a fronteira e pegar um transporte (minivans) até Jerusalém. Sabíamos que precisávamos cruzar a fronteira em um horário em que houvesse as minivans, pois a fronteira era longe de Jerusalém e sem as minivans a única opção eram os táxis, famosos por cobrar fortunas dos turistas desavisados em relação aos horários das minivans. 

No planejamento, verifiquei que havia um dia ótimo para realizar a travessia para otimizar nosso tempo em Amã e Jerusalem. Por sorte (pelo menos eu pensava isso) esse dia era um dia antes de um dos maiores feriados judeus: O Yom Kippur. Ví isso como uma excelente oportunidade de aproveitar o primeiro dia em Jerusalém em um feriado tão especial para os judeus. 

Tudo correu muito bem na viagem e no dia anterior a nossa ida para a fronteira Jordânia/Israel veio a bomba: Minha esposa estava lendo sobre o que poderíamos fazer no nosso primeiro dia em Jerusaĺém quando ela me perguntou assustada: "Você sabe que amanhã é feriado em Israel não é?"

Eu mais que rapidamente respondo: "Não, o feriado é depois de amanhã".

Ai vem a Sra. VVI e diz: " Você sabe que os feriados religiosos em Israel começam no dia anterior no pôr do sol e vão até o por do sol do dia seguinte não é?"

Putz..cheque-mate. 

Fui estudar no google e ela tinha razão. O feriado começava a tarde do dia seguinte e esse feriado é tão importante que Israel fecha a fronteira durante o Yom Kippur. E ĺá vem o desespero...procura na internet, pergunta pro pessoal do hotel em Jerusalém e no final conseguimos a informação que a fronteira fechava no dia seguinte às 11h da manhã!! E o pessoal não garantia que as minivans funcionariam pois normalmente não funcionam em feriados!!!! Ferrou...

 Se não conseguíssemos cruzar teríamos que ficar mais dois dias em Amã aguardando a reabertura da fronteira e perder 2 dias em Jerusalém!!!

 

 
 Nunca mais vou esquecer desse feriado...e nem judeu eu sou...rsrs

 

Nesse momento já contratei uma pessoa pra levar a gente saindo 5h30 da manhã pra chegar na hora de abertura da fronteira (9h). A viagem era longa...Fomos morrendo de medo de não conseguir cruzar a fronteira e também de não conseguir pegar o transporte para Jerusalém (ou ser "assaltado" por um taxi). Chegamos 8h30 na fronteira e ficamos na fila para pegar o transporte, ainda com medo de atrasarem nossa entrada e ficarmos retidos. 

Demorou bastante pra conseguirmos vencer as burocracias na Jordânia e chegar na fronteira israelense (cerca de 2h) mas quando chegamos ainda estava aberta!!!! Foi um alívio tão grande que nem me estressei com os policiais israelenses que abriram todas as nossas mochilas e ainda fizeram várias perguntas pra gente...Tudo certo! Chegando na parte externa, a primeira visão que tivemos foi uma minivan!!!! Que maravilha!

No final deu tudo certo...Sorte de viajante! Conseguimos chegar a tempo no hotel e ainda fazer compras pros dois dias seguintes em que todos os comércios fecham (todo mundo faz seu estoque ou tem que ir na área muçulmana da cidade pra conseguir comer).


Esses são alguns dos perrengues que tivemos e que hoje morremos de rir lembrando...viraram boas estórias e lembranças de viagem. 

 

E vocês? Algum perrengue para compartilhar?

 

Um grande abraço!

 

VVI




4 comentários:

  1. Recentemente viajei para a califórnia, depois de 14 dias no méximo, e fomos visitar o parque do Yosemite. Chegando lá, de cara o guardinha me pergunta do agendamento? E eu, "o que? que agendamento?" . Pois é agora precisa agendar para entrar num parque nacional por lá. Resumo, nunca mais terei a chance de entrar nele já que voltei ao Brasil e nao pretendo voltar a Comunifórnia tão logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Anon! A COVID alterou muitas das regras de acesso aos lugares e possivelmente em muitos casos estás alterações não estão claras na internet...Nesse período pós COVID é possível que situações como a sua aconteçam com maior frequência...Espero que tenha conseguido aproveitar outros passeios na sua viagem! Grande abraço!

      Excluir
  2. A do aeroporto é clássica, o bom dela é que aumenta muito o nível de atenção do viajante pras próximas. O ruim de viajar com data toda fixa são essas corridas e senso de urgência que acontecem no caminho, já senti muito disso e por isso hoje oq mais quero é viajar sem compromisso haha.

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Tudo bom TR? Ainda bem que dessa vez apesar da dor de cabeça não perdemos o vôo...rsrs...Pois é...sendo assalariado e tendo apenas 30 dias por mês de férias acaba que temos que aproveitar cada minuto e acabamos por fazer uma logística corrida...rsrs... Um dia poderei seguir seu exemplo...kkkkk... Grande abraço!

    ResponderExcluir