quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Resultado de Janeiro/26 - Não tenho idéia...rsrs

 


Bom dia Finansfera! Tudo bom com vocês? 




Previa fazer um post de acompanhamento do resultado de janeiro há 15 dias atrás, mas acabei adiando e meio que cancelando os planos...Fiz o acompanhamento mas confesso que não estou confiante no resultado pois fiz uma bagunça esse mês para adequar minha carteira à nova realidade dela...Explico: Até então tinha imóvel próprio no RJ, porém como era um imóvel de moradia não computava ele nos meus resultados pois meu acompanhamento tem foco em patrimônio INVESTIDO e não patrimônio geral...Como meu foco é o FIRE e com isso na criação de renda, não teria por quê considerar o valor relativo ao imóvel que eu morava pois ele nunca ia me gerar renda. O problema é que no final do ano passado realizei a venda do imóvel e o valor dele caiu na minha conta, compondo uma nova "caixinha" no patrimônio criada para a compra futura do novo apartamento (prevista para 2027)... Essa caixinha é basicamente TD SELIC, rendendo 100% SELIC (menos taxas e impostos) até o momento da compra. Se o imóvel não compunha o valor de patrimônio gerador de renda, agora ele está "misturado" com os demais gerando renda (mesmo que com foco em curto prazo). Fiquei em dúvida de como tratar isso no patrimônio e acabei considerando esse valor nessa análise de janeiro...Resultado: A carteira explodiu com uma rentabilidade gigante, apesar de ser irreal.. O mesmo vai acontecer quando comprar o apartamento, mas com movimento invertido (queda vertiginosa artificial). Resolvi fazer isso pois estou sem paciência de ficar deduzindo do resultado total os valores relativos à caixinha e sua lucratividade que hoje é elevada (100% SELIC hoje em dia lucra muito). Assim, o resultado ficou mascarado e por isso não sei o que ocorreu na carteira de verdade em janeiro (mês que vem deve normalizar). Por outro lado, minha carteira hoje é basicamente 80% renda fixa com taxa alta (na maioria IPCA+) e 20% em ativos neutros globais. Dessa forma possivelmente tive um resultado positivo e satisfatório acima da inflação como nos meses anteriores. Cada vez mais a carteira fica "automática" se preparando para o momento que poderei praticamente "parar de acompanhá-la" ou acompanhar a cada 6 meses ou ano... No inicio do ano marco os ativos que vencem nele, coloco um despertador no celular para me lembrar de reinvestir e só atuo quando o alarme do celular avisar...simples assim... Esse é o objetivo de médio prazo.

No mais a vida aqui no interior de SP está se encaixando aos poucos, sendo os desafios com o apartamento alugado e necessidade de mão de obra sendo superados aos poucos. Hoje exatamente estamos testando uma babá para a VVI Toddler e a esposa já começou a fazer a burocracia para trabalhar por aqui...aos poucos a vida vai seguindo seu rumo. Sobre o Carnaval sai do Rio de Janeiro para curtir Carnaval em uma cidade de médio porte de SP e tive uma grata surpresa...um carnaval muito bem organizado, com ótimas opções para crianças (Sim...100% dos bloquinhos que fomos foram infantis), bastante segurança e a maioria das opções gratuitas. Adoramos...estamos gostando bastante da nova cidade.

O trabalho em si está pior que o trabalho que tinha antes...Apesar de fazer "quase a mesma coisa" a equipe dessa nova unidade é bem menos experiente, me dando muito trabalho. Quando chegamos em lugar desorganizado que não tem experiência no tipo de trabalho acabamos tendo que trabalhar o dobro para gerar metade que devíamos. É bastante frustrante isso, mas faz parte...Espero conseguir contribuir para a melhoria dos processos por lá e que o trabalho passe a ser menos penoso...Toda escolha tem lado positivo e negativo...esse é o negativo da nossa escolha de mudança, mas sabíamos desse risco e a liberdade geográfica ainda traz um bônus gigantesco para o cômputo de vantagens/desvantagens.

No mais a VVI Toddler está uma gracinha e a cada vez mais inteligente...Ela não aparenta ter sentido a mudança, já estando bem adaptada a nova cidade e até "achando ruim" quando vê um lixo na rua  pois, de acordo com ela, "estão sujando a minha cidade". É uma gracinha ver ela crescendo assim e desenvolvendo esse senso de pertencimento e responsabilidade com um lugar...um dos meus "sofrimentos" no RJ era exatamente essa falta de cuidado comum com a cidade...desse senso de que aqui é "seu" e por isso você tem que cuidar... Aqui sinto um sentimento um pouco diferente (lógico que aqui não é a Suiça...tem muita gente sem educação ou "largada", mas o sentimento é que tem muita gente que valoriza e cuida da cidade).

A cereja do bolo será se conseguirmos uma realocação da Sra VVI no mercado de trabalho de forma natural e que ela consiga trabalhar em locais mais "respeitosos em relação às relações de trabalho". Isso acontecendo a tendência é entrarmos em uma rotina muito boa por aqui.

Como por enquanto a Sra VVI não está  trabalhando e estamos tendo bastantes gastos no momento tendo apenas a minha renda (aluguel alto, gastos para montar o apartamento, empresa de babá, etc) praticamente não tem sobrado nada para investir...era esperado e foi planejado que passaríamos um tempo assim (criamos uma "reserva mudança" e até estou conseguindo não sacar dela, o que deve mudar a partir desse mês com o aumento dos gastos fixos com a babá). Ter uma condição financeira balizada em anos de plano FIRE dão uma grande tranquilidade em fazer esses movimentos. Estamos muito tranquilos... Acredito que tenhamos essa situação apenas pois mais uns 3 meses...Com a entrada da Sra VVI no mercado de trabalho a tendência é que o salário dela vá praticamente 100% para investimentos...Tudo a seu tempo...

No mais 2026 está voando e a carteira continua crescendo de forma controlada e constante.


Grande abraço a todos!


VVI