Boa noite Finansfera!
Nos mudamos para uma nova cidade no dia 22/10/2025 e nesse pouco mais de 1 mês muita coisa aconteceu na nossa vida por aqui...honestamente parece até que estamos por aqui há mais tempo...rsrs. Dentre as nossas aventuras nesse tempo com certeza a mais inesperada foi o apartamento alugado...
Desafio 1 - Manutenção do Apartamento
Alugamos um apartamento de padrão mais elevado do que tínhamos no RJ de forma a testarmos um apartamento mais espaçoso com o crescimento da VVI Toddler. Um outro ponto era garantir uma suíte para ela de forma a facilitar o monta e desmonta de banheiro de criança...assim facilitaria pra gente. Quando visitamos o apartamento ficamos maravilhados e, apesar do preço elevado, consideramos que valia a pena experimentar (até pra decidirmos no futuro o estilo do apartamento que iremos comprar). O problema é que descobrimos depois que o apartamento tinha ficado para venda um tempo fechado e morando um pouco nele pudemos ver que o apartamento não foi tão bem cuidado nesse tempo de vida dele...A maioria das coisas são originais do lançamento do Prédio (tem uns 15 anos de vida) e muitas coisas pedem reparo. Tivemos até o momento pelo menos 5 pontos de vazamentos a resolver, além de rejuntes abrindo, mangueiras de gás vencidas a mais de 6 anos, piso riscado, janelas que não fecham direito, entre outros problemas...E o pior...basicamente a Imobiliária lavou as mãos para os problemas apontando que nós é que temos que orçar os consertos, mandar orçamentos para aprovação da imobiliária, acompanhar os serviços e fazer prestações de contas (prometeram que vão descontar do aluguel). Isso nos tem dado um trabalho absurdo pois estamos há mais de 1 mês tendo que correr atrás desses consertos, sendo alguns emergencias (vazamentos) ou perigosos (rejunte saindo, mangueira de gás vencida,, etc). Apesar de prometerem nos reembolsar, disseram que seria apenas a partir do segundo aluguel...vamos ver...a conta deles conosco já chega a quase 80% do valor de um aluguel (que não é baixo). Vamos ver se pagam direitinho ou se vão vir com um grande "Veja bem"....O imóvel em si tem grandes vantagens como ter quartos bem grandes e ter uma planta excelente, mas de vez em quando penso que ele é uma armadilha "vestida" de sonho. O pior é que o plano inicial era morar um pouco nele e depois de 1 ano (quando teríamos tempo para avaliar as opções na cidade, confirmar se esse é o bairro que queremos, etc) dependendo fazer uma oferta no apartamento e evitar mais uma mudança, mas a cada dia a chance desse cenário vai diminuindo... Estou sonhando hoje em terminarmos essas reformas sem fim e começar o período que poderemos nos concentrar em nós mesmos e não nos problemas da casa...tinha me desacostumado a alugar imóvel...rsrs
Desafio 2 - Arrumar Babá e Faxineira
Conseguimos rapidamente uma nova escola para a VVI Toddler bem perto daqui de casa...Isso foi ótimo pois adoramos buscar ela a pé (isso fazia diferença no RJ). Com essa velocidade (só estávamos planejando colocar ela na escolinha no ano que vem) acabou que focamos no segundo ponto mais importante antecipadamente: Arrumar uma babá/cuidadora de casa. Isso é primordial para liberar a Sra VVI para voltar ao mercado de trabalho e poder começar a "mandar currículos". Achamos que seria fácil...que engano. O mercado aqui é muito aquecido e tem muita falta de mão de obra. Tentamos de tudo pra conseguir uma recomendação (grupo de escolinha, grupo do prédio, grupo dos prédios próximos, grupo das escolinhas e prédios dos novos amigos, etc) mas nada...isso mesmo...não recebemos recomendações ruins, mas sim recebemos ZERO recomendações. Ninguém disponível. Ficamos assustado com isso...Depois de 1 mês tentando conseguir nos rendemos a tentar usar essas empresas que conectam clientes e babás no estilo Uber/99. Apesar de termos conseguido algumas recomendações é bizarro como o processo tem se desenvolvido... Marcamos uma conversa com alguém e a pessoa simplesmente não dá mais retorno...Fazemos uma conversa pessoalmente e no final o que parece é que ela está nos entrevistando...quando falamos o salário CLT proposto só faltam soltar um "Mas só isso?" (O valor é 20% a mais do que pagávamos para uma babá lá no RJ). Está sendo uma aventura e tanto conseguir alguém... Já estamos quase nos rendendo a contratar empresas de fornecimento de mão de obra para isso (e pagar uns 50% a mais por mês, porém sem qualquer vínculo trabalhista - o que gostaria muito pois fazer Esocial é muito complicado...sempre me stressei com os erros que ele dava).
Nem uma faxineira conseguimos, acreditam? Marcam e desmarcam... apontam doença, compromissos e improvisos para deixar de vir...moral da história...estamos há mais de 1 mês aqui sem conseguir uma simples faxina...Também nos rendemos a empresas de limpeza e segunda-feria devem mandar finalmente alguém para fazer uma faxina (mediante pagamento 25% acima do preço padrão).
Desafio 3 - Meu Trabalho
No meu setor anterior eu já era Sênior e altamente respeitado. Tinha 17 anos trabalhando lá e depois de tanto tempo a gente sabe exatamente o que tem que fazer, os limites do aceitável, as pessoas que são boas e ruins e era um trabalho que eu sabia fazer bem (depois de 17 anos não é possível que não soubesse né?). Porém, para me mudar de cidade tive que aceitar uma proposta de um setor "mais humilde" e mais desorganizado. Estou sofrendo bastante com as desorganizações coorporativas de alguns gestores e coordenadores fazendo coisas que no meu setor anterior teriam sido consideradas bizarras e irresponsáveis. Para piorar, sou o novato lá (apesar de 18 anos de casa) e não tenho tanta força para mudar as coisas. O pessoal nesse novo setor é bem mais político e interessado em manter prazos irreais, sem compromisso com qualidade (algo impensável no meu setor anterior). Por isso estou trabalhando muito e infelizmente mal...tendo que perder muito tempo em eventos e reuniões desnecessárias e atender a mandos e desmandos de coordenadores inexperientes e as vezes penso que mal intencionados... Tem sido difícil, mas tenho esperança que com o tempo consiga me impor cada vez mais e mudar isso (as pessoas lá já viram a qualidade do meu trabalho e elogiam...aos poucos devo ir ganhando moral de novo). Mas o mais difícil pra mim é ver a Sra VVI que sempre trabalhou muito atualmente focada em cuidar 100% do tempo VVI Toddler...Não pensem mal dela...ela ama ficar com a VVI Toddler, mas é nítido pra mim também que ela fica preocupada em demorar muito na sua reinserção no mercado e "perder a mão" no trabalho dela. Ver essa preocupação dela me mata...precisamos rápido arrumar uma babá amorosa e confiável para começarmos a voltar aos trilhos.
Desafio 4 - Orçamento
Com a vinda para essa cidade a Sra VVI saiu de seus empregos e hoje não recebe mais nada de salário. Apesar disso ela mantém os planos de saúde dos pais e outros gastos obrigatórios. Nosso aluguel aqui não é barato e os gastos de início de vida por aqui tem sido altos. Essa cidade apesar de menor não tem um custo de vida mais baixo que o RJ e com essa dificuldade de arrumar babá, faxineira, serviços, etc temos uma previsão de gastar bastante. Hoje, sendo a única renda da casa meu salário está praticamente empatando com os gastos mensais (tem 2 meses que não invisto mais nada). Possivelmente quando arrumarmos a babá entraremos no campo negativo de gastos x receitas. Dito isso, não tem problema...sabíamos que seria assim e fizemos uma reserva de mudança elevada que ainda nem precisamos tocar (bom pelo menos não por causa da mudança). Assim, continuamos bem tranquilos pois temos cerca de 1 ano dos gastos atuais em reserva para cobrir esses gastos (logo a Sra VVI volta ao trabalho e essa balança volta pro positivo). Já disse isso, mas a conquista de um patrimônio mais elevado nos deixa tranquilos para arriscar mais...Talvez se não tivéssemos condição de fazer essa reserva e ter diversos investimentos de lastro talvez não tivéssemos dado esse "passo de fé".
Bom...nem só de desafios temos vivido nesse mês. Várias coisas boas aconteceram também! Seguem as principais:
Boa Notícia 1 - Cidade Maravilhosa
Já tínhamos muitas pessoas afirmando que a cidade era muito boa para se viver e só confirmamos isso até agora. Se eu demorava 2h30 no trânsito no RJ para ir e voltar pro trabalho, agora demoro 40min. A cidade é muito verde e as pessoas bem mais educadas e pacientes. A VVI Toddler está fazendo muitos amiguinhos e temos diversos parques próximos de casa para visitar aos fins de semana. Com tão pouco tempo já nos sentimos em casa e vemos grande condição de nos adaptarmos cada vez mais! A VVI Toddler não tem mostrado sintomas de saudade dos amigos anteriores e tem se adaptado bem. Moramos em um bairro bastante bem localizado em relação a cidade, tendo um supermercado praticamente na frente!
Boa Notícia 2 - Venda do Imóvel RJ
Quando decidimos nos mudar uma dúvida martelava na nossa cabeça: O que fazer com nosso imóvel? Éramos proprietários do imóvel e sabemos que normalmente vender um apartamento não é um processo fácil, em especial a distãncia (estamos em outro Estado). Além disso, como não conhecemos bem a nova cidade, não teria lógica chegar comprando um novo imóvel de cara e se vendêssemos o apartamento nesse caso teríamos que pagar IR por lucro (na verdade imposto sobre inflação, mas isso é outra estória). Outra opção que seria alugar o apartamento além de nos trazer uma rentabilidade baixa teríamos ainda que pagar 27,5% de IR sobre o valor e ainda teria o risco do Inquilino destruir o imóvel: Infelizmente no RJ tem muita gente que não cuida daquilo que não é seu... Ficamos um bom tempo em dúvida e 1 mês antes de mudar resolvemos vender, até pensando em começar a vender pra na prática vender em uns 6 meses. Deixaríamos as chaves em uma imobiliária e eles cuidariam de tudo. Moral da estória: Vendemos o apartamento em 15 dias! Foi absurdamente rápido e no final achamos que foi uma ótima decisão pois tira um grande peso das nossas costas em manter um ativo fechado/alugado e com vários gastos. O comprador é uma ótima pessoa e já quitou cerca de 80% do imóvel (falta só os 20% relativos ao financiamento imobiliário previsto para finalizar daqui uns 15 dias). Ele já está fazendo reforma lá e já assumiu os gastos de condomínio e afins! O lado negativo é que terei que pagar IR no lucro da venda, mas paciência...não é tanto assim (com fatores de diminuição a alíquota ficou em torno de 10% de Imposto). Assim tenho tudo para começar 2026 sem mais ligações com o RJ e com dinheiro no bolso rendendo SELIC (A idéia é deixar no TD SELIC rendendo até daqui a 1 ano quando desejarmos comprar um novo).
Boa Notícia 3 - Economia de Tempo
Essa eu já tinha adiantado, mas é uma excelente notícia. Estou ganhando cerca de 1h50 de vida de volta evitando trânsitos. Essas 1h50 serão importantíssimas para meu retorno às atividades físicas (prioridade máxima - estou parado desde a pandemia). No RJ minha rotina insana impedia de fazer qualquer coisa...mas agora vou aproveitar esse tempo para cuidar novamente de mim. Meus exames começaram a voltar alterados e a barriga já começa a incomodar. Para alguém que sempre foi atleta estar nessa situação é bem incômoda. Só estou esperando o apartamento dar uma folga nos problemas e conseguirmos a babá para iniciar uma Musculação.
Bom gente, esse é um resumo rápido do último mês que pareceram 6 meses de vida...rsrs...Tanta coisa aconteceu e está acontecendo que tenho me sentido bastante cansado, mas pelo menos tenho uma visão boa de futuro. Tudo aponta para uma movimentação correta da nossa parte. Para conseguir a cereja do bolo é só conseguir a realocação da Sra VVI em uma condição melhor do que a do RJ. Vamos ver...
Sobre resultados dos investimentos esse mês foi uma confusão pois tiveram saídas de recursos de pagamento de imposto sobre venda do imóvel, entrada dos recursos da venda do imóvel (que simplesmente ignorei no controle) e afins. No final cheguei a uma situação de equilíbrio com o salário e vou mantendo essa situação por pelo menos 1 ano. Gastos altos mas dentro do esperado.
Grande abraço!
VVI